Timo Glock




































































































































Timo Glock

Timo Glock.JPG
Timo Glock em 2015
Informações pessoais

Nome completo
Timo Glock

Nacionalidade

alemão

Nascimento

18 de março de 1982 (36 anos)
Lindenfels, Alemanha Ocidental
Registros na Fórmula 1

Temporadas

2004, 2008–2012

Equipes
4 (Jordan, Toyota, Virgin e Marussia)

GPs disputados
95 (91 largadas)

Títulos
0 (10º em 2008 e 2009)

Vitórias
0

Pódios
3

Pontos
51

Pole positions
0

Primeiro GP

GP do Canadá de 2004

Último GP

GP do Brasil de 2012
Registros na IndyCar Series

Temporadas

2005

Equipes

Rocketsports Racing

Corridas
13

Títulos
0

Vitórias
0

Pódios
1

Pontos
202

Pole positions
0

Primeira corrida

Toyota Grand Prix of Long Beach de 2005

Última corrida

Gran Premio Telmex-Tecate presented by Banamex de 2005
Registros no Mundial de Turismo

Temporadas
2013 -

Equipes
2 (Team RMG, Team MTEK)

Corridas
66

Títulos
0

Vitórias
3

Pódios
7

Pole positions
2

Timo Glock (Lindenfels, 18 de março de 1982) é um automobilista alemão.




Índice






  • 1 Carreira


    • 1.1 2009


    • 1.2 2018




  • 2 Posição de chegada nas corridas de Fórmula 1


  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





Carreira |


Em 2004, Eddie Jordan contrata Timo Glock como terceiro piloto da equipe Jordan.[1]


Na semana do GP do Canadá, Glock é confirmado como piloto titular para conduzir o Jordan #19, que até então era ocupado pelo italiano Giorgio Pantano (problemas financeiros).[2] O alemão de 22 anos terminou a prova em 11º lugar, mas as desclassificações dos carros da Williams e da Toyota por irregularidades no sistema de freios, foi classificado oficialmente em 7º lugar e os primeiros 2 pontos da carreira. Pantano voltou nas sete provas seguintes, mas nas três últimas provas voltou a ser substituído por Glock, que foi 15º nos GPs: China, Japão e Brasil.


Glock disputa a Champ Car em 2005 conquistando o 8º lugar no campeonato.


Em 2006 disputou a GP2 Series, terminando em 4º no campeonato com 60 pontos pela equipe ISport International e pela mesma equipe, disputou novamente a GP2 Series, conquistando o inédito título em 2007 com 88 pontos.


No mês de novembro de 2007, Timo Glock fecha acordo com a Toyota[3] para disputar o campeonato de 2008 da Fórmula 1 na vaga do compatriota Ralf Schumacher.[4]


Glock foi apontado pela imprensa Brasileira tornando-se, involuntariamente, o vilão de Felipe Massa e da torcida brasileira como o piloto que definiu o título do mundial de 2008 em favor de Lewis Hamilton, ao ser ultrapassado pelo piloto inglês nas últimas curvas do GP do Brasil disputado em Interlagos, finalizando assim o primeiro título de Hamilton. Na ocasião, chovia levemente quando quase todos os pilotos, à exceção de Glock e Trulli (pilotos da Toyota), trocaram os pneus. Com isso, o alemão que estava em 7º, passou para o 4º lugar, ganhando as posições de Vettel, Hamilton e Kovalainen, que optaram pela troca de pneus e naquele momento Felipe Massa ficava com o título.


Na última volta quando a chuva ficou mais forte, o alemão da Toyota #12 não conseguiu manter o rendimento, e no início da "Junção" ele foi ultrapassado numa manobra por Vettel e Hamilton (chegando na 5ª posição para garantir o título).


Após a prova, o piloto da Toyota disse que nada poderia fazer para impedir a ultrapassagem de Hamilton, já que no pelotão da frente, ele era o único que corria sem pneus de chuva.


"Não fazia sentido parar para trocar, já que, assim, eu ficaria fora da zona de pontuação. Fiz de tudo para permanecer na pista. Ficava no meu carro falando: "Só mais uma volta, só mais uma volta". Tentei fazer o meu melhor, mas não deu. Corridas são assim", disse Glock.[5]


Dez dias depois da prova, o livro de visitas do site oficial de Glock foi atacado com mais de 500 mensagens, a maior parte de cunho racista, em função do piloto alemão da Toyota ser ultrapassado por Hamilton na última volta.[6]



2009 |


Durante o treino classificatório para o Grande Prêmio do Japão, Glock sofreu um grave acidente e teve de ser levado de helicóptero ao hospital de Suzuka. Com um profundo corte na perna esquerda e dores nas costas, acabou ficando fora da corrida.[7]


Posteriormente, ficou constatado que Glock tinha uma fratura na coluna, decorrente do acidente no Japão e por isso ficou também fora do Grande Prêmio do Brasil. Sendo substuído pelo piloto japonês Kamui Kobayashi.[8] O piloto alemão também não participou do GP de Abu Dhabi. Embora já estivesse sentindo-se bem para correr, a equipe resolveu não correr riscos e decidiu poupá-lo.[9]


Em 17 de novembro de 2009 foi anunciado que Glock disputaria a temporada de 2010 pela equipe estreante Virgin Racing.[10]



2018 |


Em 2013, o piloto abandonou a Formula 1 e continua a correr, como piloto da BMW, na Deutsche Tourenwagen Masters (DTM), que é uma categoria de corrida de carros de turismo baseada na Alemanha. Ele também trabalha como comentarista de transmissões esportivas para os canais de televisão do RTL Group.[11]



Posição de chegada nas corridas de Fórmula 1 |


Legenda: (Corrida em itálico indica volta mais rápida)














































































































































































































Ano
Equipe
Chassis
Motor
Pneus
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20

Pontos
Posição

2012

Marussia F1 Team

MR01

Cosworth CA2012 2.4 V8

P

AUS
14

MAL
17

CHN
19

BHR
19

ESP
18

MON
14

CAN
Ret

EUR
DNS

GBR
18

ALE
22

HUN
21

BEL
15

ITA
17

CIN
12

JAP
16

COR
18

IND
20

EAU
14

EUA
19

BRA
16
0
NC
(20º)

2011

Marussia Virgin Racing

MVR-02

Cosworth CA2011 2.4 V8

P

AUS
NC

MAL
16

CHN
21

TUR
DNS

ESP
19

MON
Ret

CAN
15

EUR
21

GBR
16

ALE
17

HUN
17

BEL
18

ITA
15

CIN
Ret

JAP
20

COR
18

IND
Ret

EAU
19

BRA
Ret

0
NC
(25º)

2010

Virgin Racing

VR-01

Cosworth CA2010 2.4 V8

B

BHR
Ret

AUS
Ret

MAL
Ret

CHN
DNS

ESP
18

MON
Ret

TUR
18

CAN
Ret

EUR
19

GBR
18

GER
18

HUN
16

BEL
18

ITA
17

CIN
Ret

JPN
14

KOR
Ret

BRA
20

ABD
Ret

0
NC
(25º)

2009

Panasonic Toyota Racing

TF109
Toyota
RVX-09 2.4 V8

B

AUS
4

MAL
3½

CHN
7

BHR
7

ESP
10

MON
10

TUR
8

GBR
9

ALE
9

HUN
6

EUR
14

BEL
10

ITA
12

CIN
2

JAP
DNS

BRA
Les

ABU
Les



24
10º

2008

Panasonic Toyota Racing

TF108
Toyota
RVX-08 2.4 V8

B

AUS
Ret

MAL
Ret

BHR
9

ESP
11

TUR
13

MON
12

CAN
4

FRA
11

GBR
12

ALE
Ret

HUN
2

EUR
7

BEL
9

ITA
11

CIN
4

JAP
Ret

CHN
7

BRA
6


25
10º

2004

Jordan Ford

EJ14

Ford RS2 3.0 V10

B

AUS
TD

MAS
TD

BHR
TD

SMR
TD

ESP
TD

MON
TD

EUR
TD

CAN
7

EUA
TD

FRA
TD

GBR
TD

ALE
TD

HUN
TD

BEL
TD

ITA
TD

CHN
15

JAP
15

BRA
15


2
19º

½ Em corridas que não completaram 75% das voltas a pontuação é reduzida pela metade.



Referências




  1. «História». Enciclopédia F1 AutomotorLogo Automotor 


  2. «Jordan confirma estréia de alemão Timo Glock na Fórmula Um». UOL - Últimas notícias. 12 de junho de 2004 


  3. «Toyota confirma Timo Glock em 2008». globoesporte.com. 19 de novembro de 2007 


  4. «Ralf Schumacher anuncia saída da Toyota». ZH. 1º de outubro de 2007 


  5. «Vilão alemão Glock impede que alemão Vettel vire herói». Folha de S.Paulo. 3 de novembro de 2008 


  6. «Timo Glock recebe ofensas racistas em site oficial». ZH esportes. 12 de novembro de 2008 


  7. Timo Glock está fora do GP do Japão


  8. Timo Glock fica de fora do GP do Brasil de Fórmula 1


  9. Glock não participará de última corrida do ano


  10. Alemão Timo Glock correrá na nova escuderia Manor GP


  11. Dez anos após frustrar Interlagos, Glock ainda é cobrado nas redes sociais BOL Notícias



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Timo Glock


  • A última e decisiva volta do Grande Prêmio do Brasil de Formula 1











  • Portal de biografias



Popular posts from this blog

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

count number of partitions of a set with n elements into k subsets

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks