Luiz Razia
Luiz Razia | |
---|---|
Nacionalidade | Brasileira |
Data de Nascimento | 4 de abril de 1989 (29 anos) |
Local de Nascimento | Barreiras (BA), Brasil |
GP2 Series de 2012 | |
Ano de estreia | 2009 |
Equipe atual | Arden |
Corridas | 80 |
Vitórias | 5 |
Poles | 1 |
Voltas mais rápidas | 5 |
Luiz Tadeu Razia Filho (Barreiras, 4 de abril de 1989) é um automobilista brasileiro.
Índice
1 Infância e juventude
2 Trajetória esportiva
2.1 O título da F-3
2.2 Piloto de testes
2.3 Vice-campeonato na GP2
2.4 Fórmula 1
3 Posição de chegada nas corridas de GP2
3.1 Resultados na GP2 Series
3.2 Resultados na GP2 Asia Series
4 Referências
5 Ligações externas
Infância e juventude |
Nascido em Barreiras, cidade localizada no oeste da Bahia, Razia estreou nas pistas de Autocross aos 13 anos de idade, e já na temporada seguinte conquistou o título de vice-campeão Baiano da modalidade, a apenas um ponto do primeiro colocado.
Trajetória esportiva |
Em 2004, mudou-se para Brasília, onde começou a treinar e a correr de kart, que é considerada a base da carreira de um profissional. Em apenas seis meses de treinos, consagrou-se campeão brasileiro da categoria.
Ainda em 2004, o passo seguinte foi a estréia no campeonato Fórmula 3 Sul-americana. Os treinos de adaptação à nova categoria começaram dias depois da vitória no campeonato nacional. Na temporada seguinte, já como piloto da equipe Dragão Motorsport, Luiz Razia entrou definitivamente para o cenário do automobilismo nacional ao disputar, simultaneamente, a Fórmula 3 Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault. Na F-3, conquistou duas pole positions e duas vitórias em seu primeiro ano na categoria.
Em 2005, como o mais jovem piloto em atividade na Fórmula Renault, Razia acumulou experiência em pistas de rua, e voltou a competir na Bahia em uma prova que reuniu 200 mil pessoas ao redor do circuito montado em Salvador. Na Fórmula 3, terminou o ano em quinto no campeonato com duas vitórias, duas pole positions e quatro melhores voltas no segundo ano.
O título da F-3 |
Em 2006, o piloto baiano passou a competir por estrutura própria, e participou ativamente da fundação da Razia Sports. Ao final do campeonato, conquistou o título da categoria, liderando o ranking de vitórias, pole positions e melhores voltas. Em 14 corridas, subiu ao degrau mais alto do pódio sete vezes, largou seis vezes na primeira posição do grid e, em sete oportunidades, foi o piloto mais rápido durante uma corrida.
No ano seguinte, 2007, Razia mudou-se para a Itália e passou a competir nos campeonatos europeus e italianos de Fórmula 3000. Nesse período, ele participou, também, de testes na A1GP e na GP2.
Piloto de testes |
Em 15 de dezembro de 2009, o barreirense foi confirmado como piloto de testes da equipe Virgin Racing durante a temporada 2010.[1]
Simultaneamente, Razia disputou a temporada 2009-10 da GP2 Asia Series, pela equipe Barwa Addax.
Foi piloto de testes da Team Lotus em 2011.[2] Em 15 de abril, durante os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da China, fez sua estreia oficial na Fórmula 1, fazendo testes para a Team Lotus.
Vice-campeonato na GP2 |
Em 2012 disputou a GP2 pela Arden e obteve o 2º lugar na classificação geral (com 222 pontos), ficando atrás apenas do campeão, o italiano Davide Valsecchi. Nessa temporada, Razia obteve quatro vitórias: Malásia (Feature race), Espanha (Sprint race), Valencia (Sprint race) e Grã-Bretanha (Sprint race).
Fórmula 1 |
No dia 31 de Janeiro de 2013 foi anunciado que Razia disputaria a temporada de 2013 da F1 pela equipe Marussia, ao lado do britânico e também estreante, Max Chilton. O Brasil passaria a contar, portanto, com dois pilotos na F1 em 2013. No entanto, após problemas entre seus patrocinadores e a Marussia, a equipe russa reincidiria o contrato de Razia no dia 1 de março, sendo o piloto brasileiro substituído por Jules Bianchi.[3]
Posição de chegada nas corridas de GP2 |
Resultados na GP2 Series |
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Temporada | Equipe | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2009 | Fisichella Motor Sport | ESP FEA 16 | ESP SPR 12 | MON FEA 13 | MON SPR 10 | TUR FEA Ret | TUR SPR 20 | GBR FEA 20 | GBR SPR Ret | GER FEA Ret | GER SPR 14 | HUN FEA Ret | HUN SPR Ret | 19º | 8 | ||||||||||||
PartyPokerRacing.com Scuderia Coloni | VAL FEA Ret | VAL SPR 13 | BEL FEA | BEL SPR | ITA FEA 8 | ITA SPR 1 | ALG FEA 10 | ALG SPR 17 | |||||||||||||||||||
2010 | Rapax Team | ESP FEA 7 | ESP SPR 2 | MON FEA 7 | MON SPR 5 | TUR FEA 5 | TUR SPR 2 | VAL FEA Ret | VAL SPR Ret | GBR FEA Ret | GBR SPR 15 | GER FEA Ret | GER SPR 13 | HUN FEA 10 | HUN SPR Ret | BEL FEA 16 | BEL SPR 10 | ITA FEA Ret | ITA SPR 10 | ABU FEA 7 | ABU SPR 2 | 11º | 28 | ||||
2011 | Team AirAsia | TUR FEA 6 | TUR SPR 18 | ESP FEA Ret | ESP SPR Ret | MON FEA Ret | MON SPR 20 | VAL FEA 6 | VAL SPR 2 | GBR FEA 17 | GBR SPR 14 | GER FEA Ret | GER SPR 14 | HUN FEA 3 | HUN SPR 7 | BEL FEA Ret | BEL SPR Ret | ITA FEA 10 | ITA SPR 9 | 12º | 19 | ||||||
2012 | Arden International | MYS FEA 1 | MYS SPR 5 | BHR1 FEA 2 | BHR1 SPR 4 | BHR2 FEA 4 | BHR2 SPR 2 | ESP FEA 8 | ESP SPR 1 | MON FEA 15 | MON SPR 6 | VAL FEA 3 | VAL SPR 1 | GBR FEA 5 | GBR SPR 1 | GER FEA 7 | GER SPR 10 | HUN FEA 3 | HUN SPR 3 | BEL FEA 6 | BEL SPR 20 | ITA FEA Ret | ITA SPR 16 | SGP FEA 5 | SGP SPR 4 | 2º | 204 |
Resultados na GP2 Asia Series |
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Temporada | Equipe | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2008-09 | Trust Team Arden | CHN FEA Ret | CHN SPR 17 | UAE FEA 10 | UAE SPR C | BHR FEA 14 | BHR SPR 9 | QAT FEA 8 | QAT SPR 6 | MAL FEA Ret | MAL SPR Ret | BHR FEA 8 | BHR SPR 1 | 13º | 9 |
2009–10 | Barwa Addax Team | ABU1 FEA Ret | ABU1 SPR 11 | ABU2 FEA | ABU2 SPR | BHR1 FEA | BHR1 SPR | 26º | 0 | ||||||
Rapax Team | BHR2 FEA Ret | BHR2 SPR 13 | |||||||||||||
2011 | Team AirAsia | ABU FEA Ret | ABU SPR 16 | ITA FEA Ret | ITA SPR 14 | 25º | 0 |
Referências
↑ «Parente Parente, Razia join Virgin as testers». Autosport.com. Consultado em 15 de dezembro de 2009
↑ «2011 Test Driver Line-up» (em inglês). Teamlotus.co.uk. Consultado em 11 de março de 2011
↑ Rafael Lopes e Marcelo Courrege (1 de março de 2013). «Luiz Razia fora da F-1: patrocinador não paga e Marussia convoca Bianchi». Globo.com. Globoesporte.com. Consultado em 1 de março de 2013
Ligações externas |
Site oficial (em português) www.luizrazia.com
Estatísticas em DriverDatabase.com (em inglês) www.driverdb.com