Brawn GP
Nome completo | Brawn GP Formula One Team |
Sede | Brackley, Inglaterra |
Fundador(es) | Ross Brawn |
Pessoal notável | Ross Brawn Nick Fry Loïc Bigois Jörg Zander |
Nome anterior | Honda Racing F1 Team |
Nome posterior | Mercedes GP Petronas Formula One Team |
Pilotos | 2
|
Pilotos de teste | 2
|
Chassis | 1
|
Motor | Mercedes |
Pneus | Bridgestone |
Combustível | ExxonMobil |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia | GP da Austrália de 2009 |
Último GP | GP de Abu Dhabi de 2009 |
Grandes Prêmios | 17 |
Campeã de construtores | 1 (2009) |
Campeã de pilotos | 1 (2009) |
Vitórias | 8 |
Pole Position | 5 |
Voltas rápidas | 4 |
Pontos | 172 |
Posição no último campeonato (2009) | 1º (172 pontos) |
Brawn GP Formula One Team foi uma equipe e construtora de Fórmula 1, criada no dia 6 de março de 2009, liderada por Ross Brawn, antigo chefe de equipe da Honda Racing F1 Team. A escuderia foi vendida à Mercedes-Benz, sendo que o anúncio oficial deu-se no dia 16 de novembro de 2009.
A Brawn GP foi a equipe de crescimento mais meteórico na história da Fórmula 1, sendo que na sua primeira e única temporada, alcançou o título de pilotos e o mundial de construtores. Teve como seus pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello. Teve todo seu sucesso creditado a Ross Brawn, que assim, se tornou um grande nome na categoria levando uma equipe falida como a Honda F1, a equipe com o melhor aproveitamento em corridas da história da categoria, superior a 75% dos pontos disputados.
Índice
1 História
1.1 O início da Brawn GP
1.2 A temporada de 2009
1.3 Venda e formação da Mercedes GP
2 Pilotos
3 O carro
4 Títulos Mundiais de pilotos
5 Títulos Mundiais de Construtores
6 Resultados da equipe na temporada de 2009
7 Referências
8 Ligações externas
História |
O início da Brawn GP |
Ver artigo principal: Honda Racing F1 Team
Afetada pela crise econômica mundial, a Honda anunciou, no dia 5 de dezembro de 2008, sua retirada da F1, deixando o espólio da equipe à venda.[1] No dia 6 de março de 2009, através de um sistema chamado management buyout, Ross Brawn adquiriu o que restou da equipe, fundando então a Brawn GP.[2][3]
A temporada de 2009 |
A primeira corrida da equipe foi em Melbourne, no Grande Prêmio da Austrália, realizado no dia 29 de março de 2009. A estreia foi de muito sucesso: foi apenas a terceira vez na história que a Fórmula 1 viu uma equipe estreante levar seus dois pilotos aos dois lugares mais altos do pódio (o que não acontecia desde a Mercedes no Grande Prêmio da França de 1954[4]), além de terem feito dobradinha no grid de largada. O chefe e dono, Ross Brawn, demonstrou ter um carro competitivo no início da temporada, levando Button a conquistar seis vitórias em sete provas, o que rendeu os títulos de pilotos ao inglês e o de construtores para a equipe, junto com outras duas vitórias conquistadas por Barrichello na segunda metade da temporada de 2009 da Fórmula 1, quando a Brawn já não detinha o melhor carro, tendo sido sistematicamente superada pela Red Bull Racing.
Venda e formação da Mercedes GP |
Ver artigo principal: Mercedes GP
Em 16 de novembro de 2009, foi confirmado que a fornecedora de motores da equipe, a montadora alemã Mercedes-Benz, em parceria com a Aabar Investments havia comprado uma participação de 75,1% na Brawn GP (Mercedes: 45,1%; Aabar: 30%),[5] que foi renomeada Mercedes GP para a temporada de 2010.[6][7]
Pilotos |
A Brawn GP contava com a mesma dupla de pilotos que a Honda F1 vinha contando desde 2006: Rubens Barrichello e Jenson Button. Os pilotos de teste eram Alexander Wurz e Anthony Davidson. Wurz foi piloto de testes da Honda e foi mantido naquele ano. Já Davidson participou dos últimos GPs da Super Aguri, ao lado do japonês Takuma Sato.
O carro |
O modelo BGP 001 utilizado na temporada de 2009 foi montado a partir do chassi do RA109, que seria usado pela equipe Honda na temporada. O carro fez com que Barrichello quebrasse o recorde do Circuit de Catalunya, durante os testes. Isso já foi o suficiente para que levantassem suspeitas que a equipe tinha o difusor utilizado de forma irregular no carro (essa mesma denuncia foi atribuída a Williams e Toyota), entretanto um delegado da FIA disse que o difusor das 3 equipes estavam legais. Com a manifestação rejeitada pela FIA, as equipes decidiram apelar da decisão. A apelação foi examinada e recusada entre as corridas da Malásia e da China, pela Corte de Apelação da FIA (no dia 15 de abril de 2009).
Títulos Mundiais de pilotos |
Campeonatos | Pilotos | Temporadas |
---|---|---|
1 | Jenson Button | 2009 |
Títulos Mundiais de Construtores |
Campeonatos | Pilotos | Temporadas |
---|---|---|
1 | Jenson Button | 2009 |
Rubens Barrichello | 2009 |
Resultados da equipe na temporada de 2009 |
|
Negrito = Pole position.
Itálico = Melhor volta da prova.
Ret = Não completou a prova.
½ = Foi dada a metade dos pontos. A corrida foi interrompida pelo mau tempo.
Referências
↑ «Honda se retira da Fórmula-1 e coloca equipe à venda». Clicrbs.com.br. Consultado em 21 de abril de 2018
↑ «Nasceu a Brawn GP». Autosport.aeiou.pt
↑ «Nasce a Brawn GP». Grande Prêmio. 5 de março de 2009. Consultado em 20 de abril de 2018
↑ «Brilliant Button wins on Brawn debut». eurosport.co.uk. 29 de março de 2009. Consultado em 21 de abril de 2018
↑ Benson, Andrew (16 de novembro de 2009). «Mercedes take ownership of Brawn». news.bbc.co.uk. Consultado em 21 de abril de 2018
↑ «Mercedes compra Brawn GP e vende a sua parte da McLaren». UOL Esporte. Esporte.uol.com.br. Consultado em 21 de abril de 2018
↑ «Mercedes-Benz compra a Brawn GP». Globo.com. Globoesporte.globo.com. Consultado em 21 de abril de 2018
Ligações externas |
Site oficial (em inglês) www.brawngp.co.uk