GP3 Series
GP3 Series | |
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Temporada da GP3 Series de 2018 | |
Categoria | Monolugares |
País ou região | Internacional |
Temporada inaugural | 2010 |
Temporada final | 2018 |
Pilotos | 28 |
Equipes | 7 |
Construtores | Dallara |
Fornecedores dos motores | Mecachrome |
Fornecedores dos pneus | Pirelli |
Último piloto campeão | Anthoine Hubert |
Última equipe campeã | ART Grand Prix |
Site oficial | gp3series.com |
A GP3 Series, ou, abreviando, GP3, foi uma categoria de monopostos, de promoção à GP2 Series, que teve início em 2010.[1] Inicialmente, estava previsto a fusão com o campeonato de International Fórmula Master.[1] Contudo, a GP3 Series usou inicialmente um novo chassis da Dallara e motores Renault.[2][3]
Espera-se que o orçamento ronde os €600,000 por ano.[4]
Em 2019, a categoria vai se fundir com o Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA para formar uma nova categoria, o Campeonato de Fórmula 3 da FIA.[5]
Índice
1 Carro da GP3 Series
2 Fim-de-Semana de Corrida
3 Sistema de pontos
4 Temporadas
4.1 2010
4.2 2011
4.3 2012
4.4 2013
4.5 2014
4.6 2015
4.7 2016
4.8 2017
4.9 2018
5 Campeões
6 Ver também
7 Referências
Carro da GP3 Series |
Os carros da GP3 Series foram iguais para todos os participantes.
- Chassis
- Desenhado e construído pela Dallara, empresa que já produzia o chassis da GP2 Series e IndyCar Series, além dos carros da equipe Hispania Racing Team de Formula 1.[2][3]
- Motor
- desenvolvido inicialmente pela Renault e posteriormente pela Mecachrome.[2][3]
- Caixa de velocidades
Caixa de velocidades sequencial longitudinal de 6 velocidades.[3]
- Pneus
- A italiana Pirelli é a fornecedora de pneus da GP3 Series, co contrário da Bridgestone, que fornece para a GP2 Series.[2][3]
- Outras partes
- A Brembo fabricou os freios, tal qual já acontecia na GP2 Series.[3]
Fim-de-Semana de Corrida |
Um fim de semana de corrida contava com uma sessão de treinos de 30 minutos na sexta-feira e uma sessão de 30 minutos de classificação no sábado, seguido por duas corridas. A sessão de classificação determinava a ordem do grid para a corrida de sábado.
A segunda corrida acontecia no domingo e o grid era decidido pelo resultado de sábado com o top 8 sendo invertido, sendo assim, o piloto que obteve o oitavo lugar no sábado, largava na pole position e o vencedor saia da oitava posição.
A distância de cada corrida era decidida antes de cada evento, entretanto era obrigatório correr o número determinado de voltas dentro do tempo limite de 30 minutos. Não sendo completado o número de voltas, vencia quem recebesse a bandeirada ao final do tempo.[3]
Sistema de pontos |
- Pole Position para a corrida de Sábado: 2 pontos
Sistema de Pontuação para a Corrida 1 | |||||||||
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1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º |
25 | 18 | 15 | 12 | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 | 1 |
Sistema de pontos para a Corrida 2 | |||||||
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1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º |
15 | 12 | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 | 1 |
- Volta mais rápida: 2 pontos por corrida. Para registar a volta mais rápida, o piloto deveria completar pelo menos 90% das voltas da corrida e terminar dentro do Top 10.
Com este sistema de pontos, o maior número de pontos que alguém podia marcar durante o fim-de-semana era de 46, fazendo a pole position e vencendo as duas corrida com volta mais rápida em ambas.
Temporadas |
2010 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2010
A Temporada da GP3 Series de 2010 foi a temporada inaugural da categoria.
2011 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2011
2012 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2012
2013 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2013
2014 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2014
2015 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2015
2016 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2016
2017 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2017
2018 |
Ver artigo principal: Temporada da GP3 Series de 2018
Campeões |
Ano | Campeão | Segundo | Terceiro | Equipe Campeã |
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2010 | Esteban Gutiérrez (ART Grand Prix) | Robert Wickens (Status Grand Prix) | Nico Müller (Jenzer Motorsport) | ART Grand Prix |
2011 | Valtteri Bottas (Lotus ART) | James Calado (Lotus ART) | Nigel Melker (RSC Mücke Motorsport) | Lotus ART |
2012 | Mitch Evans (MW Arden) | Daniel Abt (Lotus GP) | António Félix da Costa (Carlin) | Lotus GP |
2013 | Daniil Kvyat (MW Arden) | Facu Regalia (ART Grand Prix) | Conor Daly (ART Grand Prix) | ART Grand Prix |
2014 | Alex Lynn (Carlin) | Dean Stoneman (Koiranen GP)* | Marvin Kirchhöfer (ART Grand Prix) | Carlin |
2015 | Esteban Ocon (ART Grand Prix) | Luca Ghiotto (Trident) | Marvin Kirchhöfer (ART Grand Prix) | ART Grand Prix |
2016 | Charles Leclerc (ART Grand Prix) | Alexander Albon (ART Grand Prix) | Antonio Fuoco (Trident) | ART Grand Prix |
2017 | George Russell (ART Grand Prix) | Jack Aitken (ART Grand Prix) | Nirei Fukuzumi (ART Grand Prix) | ART Grand Prix |
2018 | Anthoine Hubert (ART Grand Prix) | Nikita Mazepin (ART Grand Prix) | Callum Ilott (ART Grand Prix) | ART Grand Prix |
*Stoneman começou a temporada na equipe Marussia Manor Racing.
Ver também |
- Fórmula 1
- Fórmula 2
- Fórmula 3
- GP2 Series
- GP2 Asia Series
- Campeonato de Fórmula 2 da FIA
Referências
↑ ab Elizalde, Pablo (3 de outubro de 2008). «GP2 organisers announce GP3 series». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 1 de julho de 2009
↑ abcd Elizalde, Pablo (4 de maio de 2009). «Organisers reveal GP3 details». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 1 de julho de 2009
↑ abcdefg «New GP3 Series welcomes technical partners». GP2 Series. 4 de maio de 2009. Consultado em 1 de julho de 2009
↑ «GP3 Series to use Turbocharged Renault engines». italiaracing.net. 19 de março de 2009. Consultado em 1 de julho de 2009
↑ Simmons, Marcus (22 de setembro de 2017). «FIA confirms new single-make Formula 3 category for 2019». autosport.com. Autosport. Consultado em 17 de janeiro de 2018