Simtek








































































































































Reino Unido Simtek

Simtek logo.svg

Nome completo
MTV Simtek Ford

Sede

Banbury, Reino Unido

Fundador(es)

Nick Wirth
Max Mosley
























Pilotos



Pilotos de teste

Itália Andrea Montermini
Japão Hideki Noda



Chassis

Simtek S941
Simtek S951

Motor

Ford

Pneus

Goodyear



Histórico na Fórmula 1

Estreia

Brasil GP do Brasil, 1994

Último GP

Mónaco GP de Mônaco, 1995

Grandes Prêmios
20

Campeã de construtores
0 (13° lugar em 1994 e 1995)

Campeã de pilotos
0 (27° lugar em 1995, com Domenico Schiattarella)

Vitórias
0 (9° lugar no GP da França de 1994 e no GP da Argentina de 1995)

Pole Position
0 (14° no GP da Argentina de 1995, com Jos Verstappen)

Voltas rápidas
0

Pontos
0

Posição no último campeonato
(1995)

13° (0 pontos)

Simtek (Simulation Technology) foi uma firma de consultoria de engenharia e uma equipe de Fórmula 1 fundada pelo projetista Nick Wirth e por Max Mosley (então presidente da FIA), que competiu entre os anos de 1994 e 1995.




Índice






  • 1 História antes da F-1


  • 2 Entrada na F-1


    • 2.1 A tragédia


    • 2.2 Desempenho pós-Ratzenberger


    • 2.3 1995: cinco corridas e final das atividades




  • 3 Pilotos


  • 4 Carros





História antes da F-1 |


Nick Wirth e Max Mosley fundaram a empresa em 1989, com a intenção de criar designs automobilísticos com um melhor custo-benefício e uma empresa de desenvolvimento de serviços de alta qualidade. Inicialmente, a sede da equipe era na própria casa de Wirth, a companhia cresceu rapidamente e conseguiu construir suas instalações em uma zona industrial da cidade de Banbury, no condado de Oxfordshire (centro-sul da Inglaterra). Ela começou seus serviços com um moderno túnel de vento. FIA, Ligier e equipes das fórmulas 3000 e Indy já eram clientes da Simtek.


Em 1990, a empresa projetou um carro de Fórmula 1 para a BMW, que pretendia reestrear na categoria com equipe própria após fornecer motores para Brabham e Arrows nos anos 80. Mas a empresa alemã desistiu e foi para o turismo alemão. Com isso o projeto foi abortado, e mesmo assim a Simtek continuou com a BMW para desenvolver seu carro de turismo. O projeto do carro de F1 foi reativado, atualizado e vendido para a Andrea Moda, equipe que correu em 1992 na categoria. A equipe só consegue se qualificar para um GP (Mônaco) e abandona a F1 no mesmo ano.


Em 1993, eles são contratados para desenhar um carro de F1 para a equipe Bravo, que seria estreante. Mas a morte do fundador Jean-François Mosnier põe um fim repentino à equipe recém-criada.



Entrada na F-1 |


Em agosto de 1993, Wirth decide entrar na Fórmula 1 com a Simtek no ano seguinte. Jack Brabham, tri-campeão mundial da categoria, vira acionista da equipe e esta contrata seu filho, David, para correr como primeiro piloto na equipe. Andrea de Cesaris e Gil de Ferran, com bons patrocinadores, foram cotados para 2° piloto, mas a equipe acabou contratando o novato austríaco Roland Ratzenberger, então com 33 anos (ele alegava ter 31 para parecer mais novo). Já em 1994, a Simtek, patrocinada pela emissora musical MTV, estréia na Fórmula 1, no GP do Brasil. Ratzenberger não se classificou, ao contrário do companheiro David Brabham. A equipe trocou um espaço de anúncio no carro, por alimentação. No GP do Pacífico, Ratzenberger, aproveitando sua experiência no automobilismo japonês, se classificou em 22°, e David Brabham, em penúltimo. O austríaco chegou em 11°, mas não imaginava que esta seria sua única (e última) corrida na F1.



A tragédia |





Roland Ratzenberger antes de sofrer seu acidente fatal, no treino classificatório do GP de San Marino de 1994.


Em 30 de abril, Ratzenberger morreu quando a asa dianteira do S941 se soltou, arremessando-o no muro da curva Villeneuve. Ele morreu na pista, embora tenham anunciado que tenha sido no hospital. O brasileiro Ayrton Senna, da Williams, ao ver o austríaco recebendo massagem cardíaca na pista, não se conformou e pediu o cancelamento da prova. Apesar da situação, a Simtek e todas as outras equipes correram o GP de San Marino. Embora o austríaco tivesse conquistado o penúltimo tempo do grid, sua posição ficou vaga em sinal de respeito, deixando apenas David Brabham competir.



Desempenho pós-Ratzenberger |


Em Mônaco, David Brabham novamente corre sozinho, em homenagem a Ratzenberger, esperando quem seria seu parceiro de equipe. O italiano Andrea Montermini, piloto de testes da equipe, ocupou o lugar do falecido piloto austríaco, mas quase teve o mesmo destino ao bater violentamente seu carro no muro do Circuit de Catalunya, em Barcelona. Felizmente, ele teve ferimentos leves e um tornozelo fraturado. No Canadá, David Brabham correu sozinho pela terceira vez. O francês Jean-Marc Gounon, que correu na Minardi em 1993, esteve presente em sete corridas, completando quatro e não terminando três, sendo seu melhor resultado um nono lugar em Magny-Cours. No GP de Portugal, Gounon é substituído pelo italiano Domenico Schiattarella, que chega em 19° lugar no GP da Europa, em Jerez de la Frontera, e é substituído pelo japonês Taki Inoue em Suzuka. Schiattarella regressa ao time na Austrália, onde abandona.



1995: cinco corridas e final das atividades |


No ano de 1995, a Simtek mantém Schiattarella e contrata o holandês Jos Verstappen, "emprestado" pela Benetton. O japonês Hideki Noda (ex-Larrousse), foi contratado para ser piloto de testes, mas com sua situação definida: iria disputar a segunda metade da temporada, em substituição ao italiano. No Brasil, "Mimmo" e Verstappen não terminam, por problemas de direção e na caixa de câmbio, respectivamente. O melhor desempenho do time veio no Grande Prêmio da Argentina: Verstappen largaria em 14°, a melhor posição da história da Simtek, enquanto Schiattarella largaria em vigésimo. Nas primeiras voltas, o holandês roubaria a cena ao estar em 6° lugar, com uma ultrapassagem sobre a Ferrari de Gerhard Berger. Mas, na volta 23, o motor Ford estoura e Verstappen abandona a prova. Schiattarella chegou em 9° (e último) lugar. Na Espanha, Mimmo chega em 15º após largar em 22º, e Verstappen cruzou a linha de chegada em 12º lugar


Em Mônaco, a Simtek disputaria uma corrida de F-1 pela última vez. Schiattarella não alinha seu carro no grid após bater no warm-up, e Verstappen, após largar em 23º, deixa a prova em decorrência de problemas na caixa de câmbio. Depois da corrida, a MTV, principal patrocinador da Simtek, retirou o patrocínio, e desta maneira a escuderia encerraria as atividades.



Pilotos |




  • Roland Ratzenberger - Austríaco com bem-sucedida carreira no automobilismo japonês, disputou apenas o Grande Prêmio do Pacífico. Faleceu após violento acidente no treino classificatório do GP de San Marino, aos 33 anos.


  • David Brabham - Filho de Jack Brabham, foi o único piloto da Simtek a correr todas as etapas de 1994. Com passagem pela equipe Brabham, saiu da Fórmula 1 no mesmo ano.


  • Andrea Montermini - Reserva da Simtek em 1994, não chegou a correr pela equipe, por conta de um grave acidente em Barcelona.


  • Jean-Marc Gounon - Substituiu Christian Fittipaldi na Minardi no final da temporada de 1993, graças a seu suporte financeiro superior ao do piloto brasileiro. Pela Simtek, disputou sete corridas, tendo um nono lugar como melhor resultado.


  • Taki Inoue - O japonês disputou o GP do Japão, sendo esta a única corrida dele pela Simtek. Correndo pela Footwork em 1995, tornou-se conhecido pelo bizarro atropelamento por um carro de resgate na Hungria.


  • Domenico Schiattarella - O italiano correu sete etapas da F-1 entre 1994 e 1995, não pontuando em nenhuma delas.


  • Jos Verstappen - Emprestado pela Benetton à Simtek, foi o responsável pela melhor posição de largada do time. Chegou a ultrapassar a Ferrari de Berger no GP da Argentina antes do motor estourar. Com o encerramento das atividades da escuderia, o holandês passaria ainda por Footwork, Tyrrell, Stewart, Arrows e Minardi até encerrar sua trajetória na Fórmula 1 em 2003.



Carros |







































Ano
Nome Oficial
Modelo
Motor
Pneu
Principal Patrocinador
Pilotos
Pilotos de testes
Classificação pilotos
Classificação construtores

1994
MTV Simtek Ford

S941

Ford HBD6 3.5 V8

G

MTV
31.Austrália David Brabham
32.Áustria Roland Ratzenberger
Itália Andrea Montermini
França Jean-Marc Gounon
Itália Mimmo Schiattarella
Japão Taki Inoue

Itália Andrea Montermini
Gounon - 29º (0 PT)
D. Brabham - 31º (0 PT)
Ratzenberger - 33º (0 PT)
Schiattarella - 37º (0 PT)
Inoue - 44º (0 PT)
Montermini - 46º (0 PT)
14º lugar (0 pt)

1995
MTV Simtek Ford

S951

Ford EBD6 3.0 V8

G

MTV
11.Itália Mimmo Schiattarella
12.Países Baixos Jos Verstappen

Japão Hideki Noda
Schiattarella - 27º (0 PT)
Verstappen - 31º (0 PT)
13º lugar (0 pt)




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