Lucas Di Grassi




































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Lucas Di Grassi

Di Grassi at the 2017 Berlin ePrix.jpg
Lucas Di Grassi no ePrix de Berlin de 2017
Informações pessoais

Nome completo
Lucas Tucci di Grassi

Nacionalidade

brasileiro

Nascimento

11 de agosto de 1984 (34 anos)
São Paulo,  São Paulo
Registros na Fórmula 1

Temporadas

2010

Equipes

Virgin Racing

GPs disputados
18

Títulos
0

Vitórias
0

Pódios
0

Pontos
0

Pole positions
0

Primeiro GP

GP do Bahrein de 2010

Último GP

GP de Abu Dhabi de 2010
Registros na FIA Fórmula E

Temporadas

2014-15-presente

Equipes

Audi Sport ABT Schaeffler

ePrix's
39 (46 largadas)

Títulos
1 (2016-17)

Vitórias
8

Pódios
27

Pontos
613

Pole positions
3

Primeiro ePrix

ePrix de Pequim de 2014

Último ePrix

ePrix de Al-Diriyah de 2018
Registros no Mundial de Endurance

Temporadas

2012

Equipes

Audi Sport Team Joest

Corridas
1

Vitórias
0

Pódios
1

Pole positions
0

Lucas Tucci Di Grassi (São Paulo, 11 de agosto de 1984) é um automobilista brasileiro. O piloto fez sua estreia na Fórmula 1 em 2010, sendo o 30º brasileiro a correr na categoria[1] Atualmente corre na Fórmula E, onde foi campeão da temporada 2016-17.[2] É membro da Mensa Brasil.[3]




Índice






  • 1 Carreira


    • 1.1 GP2 Series


    • 1.2 Fórmula 1


      • 1.2.1 Testes com a Pirelli




    • 1.3 Fórmula E




  • 2 Títulos


    • 2.1 Kart


    • 2.2 Fórmulas




  • 3 Posição de chegada nas corridas


    • 3.1 Fórmula 3 Inglesa


    • 3.2 Fórmula 3 Europeia


    • 3.3 GP2 Series


    • 3.4 Fórmula 1


    • 3.5 Fórmula E




  • 4 Prêmios


  • 5 Ver também


  • 6 Referências


  • 7 Ligações externas





Carreira |


Iniciou a carreira no kart, em 1997, então com 13 anos de idade, graças a influência do seu pai, Vito. Os bons resultados não demoraram a surgir: no mesmo ano foi campeão bandeirante e campeão paulista do interior, vencendo todas as corridas. No ano seguinte Lucas foi campeão sul-americano com a equipe Roda Motors na cidade de Tigre na Argentina. Ainda no kart conquistou o título pan-americano em 2000.[carece de fontes?]


Em 2002 veio o vice-campeonato brasileiro da Fórmula Renault. Em 2003 foi vice-campeão da Fórmula 3 Sul-americana.


Em 2004, Aos 19 anos, Lucas foi escolhido entre cerca de 100 jovens pilotos de todo o mundo, para fazer parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da equipe Renault de Formula 1, no qual permaneceu por 4 anos.


Em 2005 venceu o tradicional e cobiçado GP de Macau de F3, repetindo o que já haviam feito os brasileiros Ayrton Senna e Maurício Gugelmin. Para sair com a vitória Lucas superou, entre outros, o polonês Robert Kubica e o alemão Sebastian Vettel.



GP2 Series |




Di Grassi na etapa de Silverstone da temporada da GP2 de 2008


Em 2006, transferiu-se para a GP2 Series com a equipe Durango, onde somou oito pontos e terminou em décimo sexto. Suas boas atuações na temporada de estréia, mesmo com um carro muitíssimo limitado, chamaram atenção das equipes maiores. Após o término do campeonato, fecha contrato com a equipe bicampeã, ART Grand Prix, para a temporada 2007, onde terminou com o vice-campeonato, perdendo o título para o alemão Timo Glock, da iSport.


Em 2008, assume a condição de piloto de testes da equipe Renault F1, tornando-se reserva imediato dos titulares Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. Ainda em 2008, Di Grassi retornou para competir na GP2 Series a partir da sétima etapa da competição, e mesmo assim, terminou na terceira colocação na temporada (dois pontos do vice-campeão Bruno Senna e dez do campeão Giorgio Pantano).


Após a excelente temporada, especulou-se que Di Grassi poderia ter uma vaga na Fórmula 1 em 2009, tendo chegado até a testar o carro da Honda F1, na Espanha, junto com o conterrâneo Bruno Senna. No entanto, com o fim das atividades da Honda na Fórmula 1, Lucas acabou sem chances de subir para a categoria principal do automobilismo.


Em 2009, continuou competindo na GP2 Series pela equipe espanhola Racing Engineering, pela qual o italiano Giorgio Pantano conquistou o título em 2008. Contudo o carro de 2009 não parecia ser competitivo o bastante, sofrendo constantes problemas mecânicos e excessivo desgaste de pneus. Mesmo assim Lucas terminou o campeonato na terceira colocação.



Fórmula 1 |




Lucas Di Grassi na primeira corrida finalizada pela equipe no Grande Prêmio da Malásia.


No dia 10 de dezembro de 2009 a imprensa ao redor do mundo confirmou o contrato de Lucas com a Manor Grand Prix e no dia 11 de dezembro de 2009 o próprio piloto, a convite da Rede Globo de Televisão deu a notícia de seu contrato ao vivo no programa Globo Esporte.[4] Segundo Lucas, esta é a que tem melhor estrutura e maior chance de destaque entre as equipes novatas. A equipe Manor Grand Prix passau a se chamar Virgin Racing, empresa de Richard Branson, proprietário da Virgin Records que atua na indústria fonográfica. Virgin Group já estava envolvido na F1 desde o início de 2009, patrocinando a Brawn GP, atual Mercedes GP.


No dia 15 de dezembro de 2009 Lucas foi confirmado oficialmente pela equipe Virgin Racing como titular para 2010,[5] formando dupla com o alemão Timo Glock. Di Grassi fez uma boa temporada, dentro da possibilidades que carro e equipe lhe ofereciam. Ao longo do ano abandonou oito das dezenove provas, mesmo número de abandonos que seu experiente companheiro de equipe, quase sempre por quebras no problemático VR-01. Além disso, teve um carro nas mesmas condições do companheiro em apenas 4 das 19 provas, ainda assim conseguindo muitas vezes andar no mesmo ritmo, ou até superá-lo. Não chegou a largar no Grande Prêmio do Japão e sua melhor posição de chegada foi uma 14° colocação no Grande Prêmio da Malásia. Terminou a temporada à frente do companheiro de equipe. Após não ter seu contrato renovado pela equipe Virgin, que priorizou o dinheiro trazido pelo belga Jérôme d'Ambrosio, Lucas procurou vagas em outros times. Não conseguindo, o piloto afirmou tentar uma vaga de piloto de testes para 2011 e tentar voltar a ser titular em 2012.[6] No dia 8 de abril de 2011 di Grassi foi confirmado como piloto de testes da Pirelli, fornecedora oficial de pneus da F1.[7]



Testes com a Pirelli |


Di Grassi não conseguiu seguir na Fórmula 1 em 2011, perdendo a vaga para Jérôme d'Ambrosio. Para não perder o ritmo, o brasileiro aceitou a proposta da Pirelli para ser o piloto de testes fábrica italiana no lugar do espanhol Pedro de la Rosa, visando desenvolver os pneus para a F1 em 2012.[8] Segundo o próprio piloto, isso pode ser uma vantagem em um possível retorno à categoria, uma vez que está conseguindo muitas informações sobre os pneus.[9]



Fórmula E |


Em 2014, passou a competir na Fórmula E, vencendo a primeira prova da categoria, disputada em Pequim. Após colisão entre Prost e Heidfeld, nos minutos finais da corrida, Lucas di Grassi, que estava em terceiro, conseguiu ultrapassá-los, vencendo a corrida.[10] Na etapa seguinte, em Putrajaya, o brasileiro chegou em segundo lugar, mantendo a liderança no campeonato.[11]
Em 2017, Di Grassi se torna campeão da Fórmula E.



Títulos |



Kart |


1997



  • Campeão Bandeirante de Kart[12]

  • Campeão Paulista do Interior[12]


1998



  • Campeão Sul-Americano Sudam Júnior[12]

  • Campeão Bandeirante[12]


2000


  • Campeão Panamericano de Fórmula A[12]


Fórmulas |


2005


  • Campeão do Grande Prêmio de Macau da Fórmula 3[12]

2016–17


  • Campeão Mundial de Fórmula E.


Posição de chegada nas corridas |


(Legenda: Corridas em negrito indicam pole position; corridas em itálico indicam volta mais rápida.)



Fórmula 3 Inglesa |



















































Ano
Equipe

DON Reino Unido

SIL Reino Unido

CRO Reino Unido

KNO Reino Unido

SNE
Reino Unido

CAS Reino Unido

DON 2 Reino Unido

OUL Reino Unido

SIL 2 Reino Unido

THR Reino Unido

SPA Bélgica

BRH Reino Unido
Classificação
Pontos

2004

Hitech Racing
10
9
Ret
6
3
15
4
3
Ret
7
9
8
Ret
Ret
Ret
2
11
11
1
1
7
6
Ret
3

130


Fórmula 3 Europeia |













































Ano
Equipe
1ª etapa
AlemanhaHOC
2ª etapa
FrançaPAU
3ª etapa
BélgicaSPA
4ª etapa
MónacoMON
5ª etapa
AlemanhaOSC
6ª etapa
AlemanhaNOR
7ª etapa
AlemanhaNÜR
8ª etapa
Países BaixosZAN
9ª etapa
AlemanhaLAU
10ª etapa
AlemanhaHOC
Classificação
Pontos

2005

Manor Motorsport
Ret
Ret


Ret










Ret
Ret
Ret



Ret

68


GP2 Series |










































































































































Temporada
Equipe
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
Classificação
Pontos

2006

Durango

VAL
FEA
17

VAL
SPR
16

SMR
FEA
Ret

SMR
SPR
Ret

EUR
FEA
18

EUR
SPR
13

ESP
FEA
12

ESP
SPR
9

MON
FEA

11

GBR
FEA
Ret

GBR
SPR
EX

FRA
FEA
7

FRA
SPR
6

GER
FEA
Ret

GER
SPR
Ret

HUN
FEA
13

HUN
SPR
Ret

TUR
FEA
5

TUR
SPR
9

ITA
FEA
10

ITA
SPR
14
17º
8

2007

ART Grand Prix

BHR
FEA
5

BHR
SPR
Ret

ESP
FEA
3

ESP
SPR
3

MON
FEA
5

FRA
FEA
2

FRA
SPR
4

GBR
FEA
4

GBR
SPR
4

EUR
FEA
2

EUR
SPR
6

HUN
FEA
4

HUN
SPR
4

TUR
FEA
1

TUR
SPR
11

ITA
FEA
13

ITA
SPR
4

BEL
FEA
3

BEL
SPR
3

VAL
FEA
Ret

VAL
SPR
13



77

2008

Campos Racing

ESP
FEA

ESP
SPR

TUR
FEA

TUR
SPR

MON
FEA

MON
SPR

FRA
FEA
2

FRA
SPR
4

GBR
FEA
2

GBR
SPR
2

GER
FEA
5

GER
SPR
Ret

HUN
FEA
1

HUN
SPR

10

EUR
FEA
4

EUR
SPR

1

BEL
FEA
20

BEL
SPR
5

ITA
FEA
1

ITA
SPR
11




63

2009

Racing Engineering

ESP
FEA
Ret

ESP
SPR
10

MON
FEA
4

MON
SPR
4

TUR
FEA
8

TUR
SPR

1

GBR
FEA
2

GBR
SPR
19

GER
FEA
7

GER
SPR
25

HUN
FEA

2

HUN
SPR
3

VAL
FEA
19

VAL
SPR
Ret

BEL
FEA
3

BEL
SPR
Ret

ITA
FEA
3

ITA
SPR
2

ALG
FEA
3

ALG
SPR
15




63


Fórmula 1 |

























































Temporada
Equipe
Chassis
Motor
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
Classificação
Pontos

2010

Virgin Racing
Virgin VR-01

Cosworth CA2010 2.4 V8

BHR
Ret

AUS
Ret

MAL
14

CHN
Ret

ESP
19

MON
Ret

TUR
19

CAN
19

EUR
17

GBR
Ret

GER
Ret

HUN
18

BEL
17

ITA
Ret

CIN
15

JPN
NL

KOR
Ret

BRA
NC

ABD
18
24º
0


Fórmula E |


(Corridas em negrito indicam Pole Position; corridas em itálico indica volta mais rápida)



























































































































Temporada
Equipe
Chassis
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
Classificação
Pontos

2014–15

Audi Sport ABT

Spark-Renault SRT 01E

PEQ
1

PUT
2

PDE
3

BUE
Ret

MIA
9

LBH
3

MON
2
BER
DSQ

MOS
2

LON
4

LON
6



133

2015–16

ABT Schaeffler Audi Sport

Spark-ABT Schaeffler FE01

PEQ
2

PUT
1

PDE
2

BUE
3
MEX
DSQ

LBH
1

PAR
1

BER
3

LON
4

LON
Ret






153

2016–17

ABT Schaeffler Audi Sport

Spark-ABT Schaeffler FE02

HKG
2


MAR
5

BUE
3

MEX
1

MON
2

PAR
Ret

BER
2

BER
3

NIQ
4

NIQ
5

MTR
1

MTR
7




181

2017–18

Audi Sport ABT Schaeffler

Spark-Audi e-tron FE04

HKG
17

HKG
14

MAR
Ret

SAN
Ret

MEX
9

PDE
2

ROM
2

PAR
2

BER
2

ZUR
1

NIQ
1

NIQ
2




144

2018–19

Audi Sport ABT Schaeffler

Spark-Audi e-tron FE05

ADR
9

MAR


SAN


MEX


HKG


SNY


ROM


PAR


MON


BER


BRN


NIQ


NIQ

9°*
2*


Prêmios |






















Ano
Prêmio
Categoria
Resultado
Ref

2007

Capacete de Ouro
Internacional
Venceu
[13]

2008
Venceu
[14]


Ver também |


  • Lista de pilotos brasileiros na Fórmula 1


Referências




  1. Jornal Diário (12 de dezembro de 2009). «Di Grassi será 30º brasileiro na F-1». Consultado em 20 de abril de 2010 [ligação inativa]


  2. «Lucas di Grassi conquista título mundial da Fórmula E». Consultado em 31 de julho de 2017 


  3. «Di Grassi faz parte de um grupo de superinteligentes - Geral - Estadão». Estadão 


  4. GLOBOESPORTE.COM (11 de dezembro de 2009). «Lucas di Grassi se diz pronto para estreia na Fórmula 1: 'Chegou a minha hora'». Consultado em 20 de abril de 2010 


  5. Estadao.com.br (15 de dezembro de 2009). «Virgin confirma contratação de Lucas di Grassi para 2010». Consultado em 20 de abril de 2010 


  6. GLOBOESPORTE.COM (19 de Janeiro de 2011). «De olho na temporada 2012, Di Grassi busca vaga de piloto de teste este ano». Consultado em 19 de Janeiro de 2011 


  7. tazio.uol.com.br (8 de abril de 2011). «Pirelli anuncia Di Grassi como novo piloto de testes». Consultado em 8 de abril de 2011 


  8. «Lucas Di Grassi vira piloto oficial de testes da Pirelli para a Fórmula 1». Agência Estado. 6 de julho de 2011 


  9. FERREIRA, Bruno (31 de março de 2012). «"Pelo lado técnico, estou na melhor posição possível", avalia Di Grassi» 


  10. «Fórmula E: Lucas di Grassi vence 1ª prova da categoria em Pequim». FOX Sports 


  11. «Fórmula E: Grassi chega em segundo na Malásia». VEJA 


  12. abcdef F1Mania (30 de setembro de 2009). «Di Grassi: uma carreira pautada pelo profissionalismo». Consultado em 20 de abril de 2010 


  13. Site Oficial do Capacete de Ouro. «Vncedores do Capacete de Ouro 2007». Consultado em 20 de abril de 2010 


  14. Site Oficial do Capacete de Ouro. «Vncedores do Capacete de Ouro 2008». Consultado em 20 de abril de 2010 



Ligações externas |
















Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Wikiquote

Citações no Wikiquote

Commons

Imagens e media no Commons

Commons

Categoria no Commons



  • Commons

  • Commons

  • Wikiquote




  • Sítio oficial


  • Lucas Di Grassi no Facebook


  • Lucas Di Grassi no Twitter


  • Lucas Di Grassi no Instagram







Precedido por
Alexandre Prémat

Vencedor do Grande Prémio de Macau
2005
Sucedido por
Mike Conway






























  • Portal de biografias
  • Portal do desporto
  • Portal do automobilismo








Popular posts from this blog

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

count number of partitions of a set with n elements into k subsets

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks