Lucas Di Grassi
Lucas Di Grassi | |
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Lucas Di Grassi no ePrix de Berlin de 2017 | |
Informações pessoais | |
Nome completo | Lucas Tucci di Grassi |
Nacionalidade | brasileiro |
Nascimento | 11 de agosto de 1984 (34 anos) São Paulo, São Paulo |
Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas | 2010 |
Equipes | Virgin Racing |
GPs disputados | 18 |
Títulos | 0 |
Vitórias | 0 |
Pódios | 0 |
Pontos | 0 |
Pole positions | 0 |
Primeiro GP | GP do Bahrein de 2010 |
Último GP | GP de Abu Dhabi de 2010 |
Registros na FIA Fórmula E | |
Temporadas | 2014-15-presente |
Equipes | Audi Sport ABT Schaeffler |
ePrix's | 39 (46 largadas) |
Títulos | 1 (2016-17) |
Vitórias | 8 |
Pódios | 27 |
Pontos | 613 |
Pole positions | 3 |
Primeiro ePrix | ePrix de Pequim de 2014 |
Último ePrix | ePrix de Al-Diriyah de 2018 |
Registros no Mundial de Endurance | |
Temporadas | 2012 |
Equipes | Audi Sport Team Joest |
Corridas | 1 |
Vitórias | 0 |
Pódios | 1 |
Pole positions | 0 |
Lucas Tucci Di Grassi (São Paulo, 11 de agosto de 1984) é um automobilista brasileiro. O piloto fez sua estreia na Fórmula 1 em 2010, sendo o 30º brasileiro a correr na categoria[1] Atualmente corre na Fórmula E, onde foi campeão da temporada 2016-17.[2] É membro da Mensa Brasil.[3]
Índice
1 Carreira
1.1 GP2 Series
1.2 Fórmula 1
1.2.1 Testes com a Pirelli
1.3 Fórmula E
2 Títulos
2.1 Kart
2.2 Fórmulas
3 Posição de chegada nas corridas
3.1 Fórmula 3 Inglesa
3.2 Fórmula 3 Europeia
3.3 GP2 Series
3.4 Fórmula 1
3.5 Fórmula E
4 Prêmios
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações externas
Carreira |
Iniciou a carreira no kart, em 1997, então com 13 anos de idade, graças a influência do seu pai, Vito. Os bons resultados não demoraram a surgir: no mesmo ano foi campeão bandeirante e campeão paulista do interior, vencendo todas as corridas. No ano seguinte Lucas foi campeão sul-americano com a equipe Roda Motors na cidade de Tigre na Argentina. Ainda no kart conquistou o título pan-americano em 2000.[carece de fontes]
Em 2002 veio o vice-campeonato brasileiro da Fórmula Renault. Em 2003 foi vice-campeão da Fórmula 3 Sul-americana.
Em 2004, Aos 19 anos, Lucas foi escolhido entre cerca de 100 jovens pilotos de todo o mundo, para fazer parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da equipe Renault de Formula 1, no qual permaneceu por 4 anos.
Em 2005 venceu o tradicional e cobiçado GP de Macau de F3, repetindo o que já haviam feito os brasileiros Ayrton Senna e Maurício Gugelmin. Para sair com a vitória Lucas superou, entre outros, o polonês Robert Kubica e o alemão Sebastian Vettel.
GP2 Series |
Em 2006, transferiu-se para a GP2 Series com a equipe Durango, onde somou oito pontos e terminou em décimo sexto. Suas boas atuações na temporada de estréia, mesmo com um carro muitíssimo limitado, chamaram atenção das equipes maiores. Após o término do campeonato, fecha contrato com a equipe bicampeã, ART Grand Prix, para a temporada 2007, onde terminou com o vice-campeonato, perdendo o título para o alemão Timo Glock, da iSport.
Em 2008, assume a condição de piloto de testes da equipe Renault F1, tornando-se reserva imediato dos titulares Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. Ainda em 2008, Di Grassi retornou para competir na GP2 Series a partir da sétima etapa da competição, e mesmo assim, terminou na terceira colocação na temporada (dois pontos do vice-campeão Bruno Senna e dez do campeão Giorgio Pantano).
Após a excelente temporada, especulou-se que Di Grassi poderia ter uma vaga na Fórmula 1 em 2009, tendo chegado até a testar o carro da Honda F1, na Espanha, junto com o conterrâneo Bruno Senna. No entanto, com o fim das atividades da Honda na Fórmula 1, Lucas acabou sem chances de subir para a categoria principal do automobilismo.
Em 2009, continuou competindo na GP2 Series pela equipe espanhola Racing Engineering, pela qual o italiano Giorgio Pantano conquistou o título em 2008. Contudo o carro de 2009 não parecia ser competitivo o bastante, sofrendo constantes problemas mecânicos e excessivo desgaste de pneus. Mesmo assim Lucas terminou o campeonato na terceira colocação.
Fórmula 1 |
No dia 10 de dezembro de 2009 a imprensa ao redor do mundo confirmou o contrato de Lucas com a Manor Grand Prix e no dia 11 de dezembro de 2009 o próprio piloto, a convite da Rede Globo de Televisão deu a notícia de seu contrato ao vivo no programa Globo Esporte.[4] Segundo Lucas, esta é a que tem melhor estrutura e maior chance de destaque entre as equipes novatas. A equipe Manor Grand Prix passau a se chamar Virgin Racing, empresa de Richard Branson, proprietário da Virgin Records que atua na indústria fonográfica. Virgin Group já estava envolvido na F1 desde o início de 2009, patrocinando a Brawn GP, atual Mercedes GP.
No dia 15 de dezembro de 2009 Lucas foi confirmado oficialmente pela equipe Virgin Racing como titular para 2010,[5] formando dupla com o alemão Timo Glock. Di Grassi fez uma boa temporada, dentro da possibilidades que carro e equipe lhe ofereciam. Ao longo do ano abandonou oito das dezenove provas, mesmo número de abandonos que seu experiente companheiro de equipe, quase sempre por quebras no problemático VR-01. Além disso, teve um carro nas mesmas condições do companheiro em apenas 4 das 19 provas, ainda assim conseguindo muitas vezes andar no mesmo ritmo, ou até superá-lo. Não chegou a largar no Grande Prêmio do Japão e sua melhor posição de chegada foi uma 14° colocação no Grande Prêmio da Malásia. Terminou a temporada à frente do companheiro de equipe. Após não ter seu contrato renovado pela equipe Virgin, que priorizou o dinheiro trazido pelo belga Jérôme d'Ambrosio, Lucas procurou vagas em outros times. Não conseguindo, o piloto afirmou tentar uma vaga de piloto de testes para 2011 e tentar voltar a ser titular em 2012.[6] No dia 8 de abril de 2011 di Grassi foi confirmado como piloto de testes da Pirelli, fornecedora oficial de pneus da F1.[7]
Testes com a Pirelli |
Di Grassi não conseguiu seguir na Fórmula 1 em 2011, perdendo a vaga para Jérôme d'Ambrosio. Para não perder o ritmo, o brasileiro aceitou a proposta da Pirelli para ser o piloto de testes fábrica italiana no lugar do espanhol Pedro de la Rosa, visando desenvolver os pneus para a F1 em 2012.[8] Segundo o próprio piloto, isso pode ser uma vantagem em um possível retorno à categoria, uma vez que está conseguindo muitas informações sobre os pneus.[9]
Fórmula E |
Em 2014, passou a competir na Fórmula E, vencendo a primeira prova da categoria, disputada em Pequim. Após colisão entre Prost e Heidfeld, nos minutos finais da corrida, Lucas di Grassi, que estava em terceiro, conseguiu ultrapassá-los, vencendo a corrida.[10] Na etapa seguinte, em Putrajaya, o brasileiro chegou em segundo lugar, mantendo a liderança no campeonato.[11]
Em 2017, Di Grassi se torna campeão da Fórmula E.
Títulos |
Kart |
1997
- Campeão Bandeirante de Kart[12]
- Campeão Paulista do Interior[12]
1998
- Campeão Sul-Americano Sudam Júnior[12]
- Campeão Bandeirante[12]
2000
- Campeão Panamericano de Fórmula A[12]
Fórmulas |
2005
- Campeão do Grande Prêmio de Macau da Fórmula 3[12]
2016–17
- Campeão Mundial de Fórmula E.
Posição de chegada nas corridas |
(Legenda: Corridas em negrito indicam pole position; corridas em itálico indicam volta mais rápida.)
Fórmula 3 Inglesa |
Ano | Equipe | DON | SIL | CRO | KNO | SNE | CAS | DON 2 | OUL | SIL 2 | THR | SPA | BRH | Classificação | Pontos | ||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2004 | Hitech Racing | 10 | 9 | Ret | 6 | 3 | 15 | 4 | 3 | Ret | 7 | 9 | 8 | Ret | Ret | Ret | 2 | 11 | 11 | 1 | 1 | 7 | 6 | Ret | 3 | 8º | 130 |
Fórmula 3 Europeia |
Ano | Equipe | 1ª etapa HOC | 2ª etapa PAU | 3ª etapa SPA | 4ª etapa MON | 5ª etapa OSC | 6ª etapa NOR | 7ª etapa NÜR | 8ª etapa ZAN | 9ª etapa LAU | 10ª etapa HOC | Classificação | Pontos | ||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2005 | Manor Motorsport | Ret | Ret | 5º | 7º | Ret | 3º | 7º | 5º | 1º | 2º | 5º | 6º | 2º | Ret | Ret | Ret | 8º | 3º | 2º | Ret | 3º | 68 |
GP2 Series |
Temporada | Equipe | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2006 | Durango | VAL FEA 17 | VAL SPR 16 | SMR FEA Ret | SMR SPR Ret | EUR FEA 18 | EUR SPR 13 | ESP FEA 12 | ESP SPR 9 | MON FEA 11 | GBR FEA Ret | GBR SPR EX | FRA FEA 7 | FRA SPR 6 | GER FEA Ret | GER SPR Ret | HUN FEA 13 | HUN SPR Ret | TUR FEA 5 | TUR SPR 9 | ITA FEA 10 | ITA SPR 14 | 17º | 8 |
2007 | ART Grand Prix | BHR FEA 5 | BHR SPR Ret | ESP FEA 3 | ESP SPR 3 | MON FEA 5 | FRA FEA 2 | FRA SPR 4 | GBR FEA 4 | GBR SPR 4 | EUR FEA 2 | EUR SPR 6 | HUN FEA 4 | HUN SPR 4 | TUR FEA 1 | TUR SPR 11 | ITA FEA 13 | ITA SPR 4 | BEL FEA 3 | BEL SPR 3 | VAL FEA Ret | VAL SPR 13 | 2º | 77 |
2008 | Campos Racing | ESP FEA | ESP SPR | TUR FEA | TUR SPR | MON FEA | MON SPR | FRA FEA 2 | FRA SPR 4 | GBR FEA 2 | GBR SPR 2 | GER FEA 5 | GER SPR Ret | HUN FEA 1 | HUN SPR 10 | EUR FEA 4 | EUR SPR 1 | BEL FEA 20 | BEL SPR 5 | ITA FEA 1 | ITA SPR 11 | 3º | 63 | |
2009 | Racing Engineering | ESP FEA Ret | ESP SPR 10 | MON FEA 4 | MON SPR 4 | TUR FEA 8 | TUR SPR 1 | GBR FEA 2 | GBR SPR 19 | GER FEA 7 | GER SPR 25 | HUN FEA 2 | HUN SPR 3 | VAL FEA 19 | VAL SPR Ret | BEL FEA 3 | BEL SPR Ret | ITA FEA 3 | ITA SPR 2 | ALG FEA 3 | ALG SPR 15 | 3º | 63 |
Fórmula 1 |
Temporada | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2010 | Virgin Racing | Virgin VR-01 | Cosworth CA2010 2.4 V8 | BHR Ret | AUS Ret | MAL 14 | CHN Ret | ESP 19 | MON Ret | TUR 19 | CAN 19 | EUR 17 | GBR Ret | GER Ret | HUN 18 | BEL 17 | ITA Ret | CIN 15 | JPN NL | KOR Ret | BRA NC | ABD 18 | 24º | 0 |
Fórmula E |
(Corridas em negrito indicam Pole Position; corridas em itálico indica volta mais rápida)
Temporada | Equipe | Chassis | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2014–15 | Audi Sport ABT | Spark-Renault SRT 01E | PEQ 1 | PUT 2 | PDE 3 | BUE Ret | MIA 9 | LBH 3 | MON 2 | BER DSQ | MOS 2 | LON 4 | LON 6 | 3º | 133 | ||
2015–16 | ABT Schaeffler Audi Sport | Spark-ABT Schaeffler FE01 | PEQ 2 | PUT 1 | PDE 2 | BUE 3 | MEX DSQ | LBH 1 | PAR 1 | BER 3 | LON 4 | LON Ret | 2º | 153 | |||
2016–17 | ABT Schaeffler Audi Sport | Spark-ABT Schaeffler FE02 | HKG 2 | MAR 5 | BUE 3 | MEX 1 | MON 2 | PAR Ret | BER 2 | BER 3 | NIQ 4 | NIQ 5 | MTR 1 | MTR 7 | 1º | 181 | |
2017–18 | Audi Sport ABT Schaeffler | Spark-Audi e-tron FE04 | HKG 17 | HKG 14 | MAR Ret | SAN Ret | MEX 9 | PDE 2 | ROM 2 | PAR 2 | BER 2 | ZUR 1 | NIQ 1 | NIQ 2 | 2º | 144 | |
2018–19 | Audi Sport ABT Schaeffler | Spark-Audi e-tron FE05 | ADR 9 | MAR | SAN | MEX | HKG | SNY | ROM | PAR | MON | BER | BRN | NIQ | NIQ | 9°* | 2* |
Prêmios |
Ano | Prêmio | Categoria | Resultado | Ref |
---|---|---|---|---|
2007 | Capacete de Ouro | Internacional | Venceu | [13] |
2008 | Venceu | [14] |
Ver também |
- Lista de pilotos brasileiros na Fórmula 1
Referências
↑ Jornal Diário (12 de dezembro de 2009). «Di Grassi será 30º brasileiro na F-1». Consultado em 20 de abril de 2010 [ligação inativa]
↑ «Lucas di Grassi conquista título mundial da Fórmula E». Consultado em 31 de julho de 2017
↑ «Di Grassi faz parte de um grupo de superinteligentes - Geral - Estadão». Estadão
↑ GLOBOESPORTE.COM (11 de dezembro de 2009). «Lucas di Grassi se diz pronto para estreia na Fórmula 1: 'Chegou a minha hora'». Consultado em 20 de abril de 2010
↑ Estadao.com.br (15 de dezembro de 2009). «Virgin confirma contratação de Lucas di Grassi para 2010». Consultado em 20 de abril de 2010
↑ GLOBOESPORTE.COM (19 de Janeiro de 2011). «De olho na temporada 2012, Di Grassi busca vaga de piloto de teste este ano». Consultado em 19 de Janeiro de 2011
↑ tazio.uol.com.br (8 de abril de 2011). «Pirelli anuncia Di Grassi como novo piloto de testes». Consultado em 8 de abril de 2011
↑ «Lucas Di Grassi vira piloto oficial de testes da Pirelli para a Fórmula 1». Agência Estado. 6 de julho de 2011
↑ FERREIRA, Bruno (31 de março de 2012). «"Pelo lado técnico, estou na melhor posição possível", avalia Di Grassi»
↑ «Fórmula E: Lucas di Grassi vence 1ª prova da categoria em Pequim». FOX Sports
↑ «Fórmula E: Grassi chega em segundo na Malásia». VEJA
↑ abcdef F1Mania (30 de setembro de 2009). «Di Grassi: uma carreira pautada pelo profissionalismo». Consultado em 20 de abril de 2010
↑ Site Oficial do Capacete de Ouro. «Vncedores do Capacete de Ouro 2007». Consultado em 20 de abril de 2010
↑ Site Oficial do Capacete de Ouro. «Vncedores do Capacete de Ouro 2008». Consultado em 20 de abril de 2010
Ligações externas |
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Precedido por Alexandre Prémat | Vencedor do Grande Prémio de Macau 2005 | Sucedido por Mike Conway |