Automobiles Gonfaronnaises Sportives
Nome completo | Automobiles Gonfaronnaises Sportives |
Sede | Gonfaron, França |
Chefe de equipe | Henri Julien |
Pessoal notável | Cyril de Rouvre Patrizio Cantù Hughes de Chaunac Gabriele Raffanelli Christian Vanderpleyn |
Pilotos | 10
|
Chassis | 8
|
Motor | Motori Moderni e Ford Cosworth |
Pneus | Pirelli e Goodyear |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia | GP da Itália de 1986 |
Último GP | GP da Espanha de 1991 (não-classificado) |
Grandes Prêmios | 80 (48 largadas) |
Campeã de construtores | 0 (12º em 1987) |
Campeã de pilotos | 0 (21º em 1987, com Roberto Moreno) |
Vitórias | 0 |
Pole Position | 0 |
Voltas rápidas | 0 |
Pontos | 2 |
Posição no último campeonato (1991) | NC (15º) nenhum ponto |
Automobiles Gonfaronnaises Sportives, conhecida apenas por AGS, foi uma equipe francesa de Fórmula 1 sediada em Gonfaron (município situado 40 km ao norte de Toulon). Esteve na categoria entre 1986 e 1991. Foi fundada pelo mecânico Henri Julien, o qual seria chefe de equipe.
Índice
1 O início
1.1 1986: estreia da AGS
1.2 1987: primeira temporada completa
1.3 1988: Moreno sai, entra Streiff
1.4 1989: Tarquini se junta à AGS
1.5 1990: a crise
1.6 1991: despedida da AGS
2 Pilotos
3 Classificação Completa da AGS
4 Todos os Resultados da AGS na Fórmula 1
5 Referências
O início |
1986: estreia da AGS |
Em 1986, a AGS, famosa por competir nas Fórmulas 2 e 3000 no final da década de 1970 e início dos anos 80, estreia na Fórmula 1, no GP da Itália. Ivan Capelli, então com 23 anos, participa de 2 corridas com o AGS JH21, primeiro carro da equipe e equipado com motores Motori Moderni. Não terminou o citado GP da Itália e o GP de Portugal. O veterano francês Didier Pironi, em fase final de recuperação das lesões que sofrera no treino para o GP da Alemanha de 1982, testou pela equipe, mas não foi contratado.
1987: primeira temporada completa |
1987 marcou a primeira temporada completa da AGS. Pascal Fabre, que representou o time na Fórmula 2 em 1982, foi o escolhido para conduzir o AGS JH22, que, na verdade, era um Renault RE40 modificado. Embora Fabre tivesse largado em 11 das 14 corridas em que esteve presente, não seguiu para as 2 últimas provas da temporada, sendo substituído pelo brasileiro Roberto Moreno, responsável por marcar o primeiro ponto da AGS no GP da Austrália, em virtude da desclassificação de Ayrton Senna.
1988: Moreno sai, entra Streiff |
Embora Moreno tivesse garantido sua presença na temporada de 1988, a AGS sacou o brasileiro e colocou em seu lugar o francês Philippe Streiff, vindo da Tyrrell; além dele, a equipe ganha um patrocinador forte, o grupo empresarial Bouygues. Com carro novo, o AGS JH23, que tinha chassis de carbono e kevlar, o time ganha mais reforços. O chassi JH23 era mais fraco que seu antecessor, e a temporada foi um fracasso: nenhum ponto foi marcado e Streiff tornou-se o primeiro piloto no time de Gonfaron a fazer uma temporada completa na categoria.
1989: Tarquini se junta à AGS |
Em 1989, a AGS, desta vez com o chassi JH24, contrata o italiano Gabriele Tarquini, que correria pela FIRST (equipe italiana que chegou a se inscrever, mas foi barrada pela FIA). Streiff continuaria na escuderia, mas o francês sofre um grave acidente durante testes no Rio de Janeiro e fica paraplégico. Para seu lugar, foi contratado o alemão Joachim Winkelhock, que não se classificou para nenhuma das sete corridas em que foi inscrito. Yannick Dalmas substituiu o germânico em nove provas, mas também não foi bem-sucedido em tentar garantir sua vaga no grid. Mesmo com os problemas, Tarquini marcou 1 ponto ao chegar em 6º lugar no GP do México. Era a segunda e última vez que o time francês pontuou na categoria.
1990: a crise |
Em crise, a AGS ganha mais um patrocinador: a grife Ted Lapidus. Michel Costa volta como desenhista e Hughes de Chaunac é contratado como novo diretor-esportivo. Com o AGS JH25, um carro melhor que o JH24, Tarquini e Dalmas pouco fizeram para melhorar o desempenho do time, que fecha a temporada sem pontuar com apenas quatro corridas participadas, apenas três terminadas em 1990 e as demais os pilotos não conseguiram passar da pré-classificação ou no grid de largada.
1991: despedida da AGS |
Em 1991, a AGS tenta desesperadamente sair da grave crise finaceira que passava. O JH26, projetado por Michel Costa, não saiu do papel, continuando com o JH25 (rebatizado como JH25-B), e a equipe é vendida para Patricio Cantù e Gabriele Raffanelli. Mas uma luz brilhava no fim do túnel com a contratação de Stefan Johansson, que também trabalhava na McLaren como piloto de testes. No entanto, após duas corridas, o veterano sueco deixa a equipe, e em seu lugar entra Fabrizio Barbazza. Porém, o italiano não conseguiu se classificar para nenhuma prova. Gabriele Tarquini ainda conquistou um 8º lugar nos GP dos Estados Unidos e deixa o time após não obter classificação para o GP de Portugal. Em seu lugar, veio outro francês, Olivier Grouillard, que não se classifica para o GP da Espanha. Depois disto, a AGS encerra sua participação na F-1.
Pilotos |
Ivan Capelli - O milanês que estreou na F-1 quase no encerramento da temporada de 1985 pela Tyrrell, participou de duas provas pela equipe de Gonfaron em 1986 nos GPs de Itália e Portugal, abandonando em ambas.
Pascal Fabre - Participou de uma temporada quase completa em 1987. O piloto francês falhou apenas três vezes por não conseguir vaga no grid, e acabou substituído por Roberto Moreno nos GPs do Japão e da Austrália.
Roberto Pupo Moreno - O brasileiro correu as duas últimas provas na AGS em 1987: Japão e Austrália, marcando o primeiro ponto da equipe na categoria nesta, graças à desclassificação de Ayrton Senna por irregularidades em seu carro.
Philippe Streiff - Contratado em 1988, o francês foi o primeiro piloto a terminar uma temporada completa e tendo o 8º lugar no GP do Japão como melhor resultado. Um grave acidente durante testes no circuito de Jacarepaguá em 1989 deixou-o paraplégico e encerrou sua carreira.
Gabriele Tarquini - Foi o segundo piloto e último a pontuar pela equipe AGS em 1989, e o que participou de mais provas. Saiu da escuderia após falhar em tentar a classificação para o GP de Portugal em 1991.
Joachim Winkelhock - O irmão mais novo de Manfred Winkelhock foi contratado para o lugar de Philippe Streiff em 1989, mas acabou fracassando ao não passar da pré-classificação em sete corridas em que foi inscrito.
Yannick Dalmas - O piloto de Le Beausset, que havia começado a temporada de 1989 pela Larrousse, substituiu Joachim Winkelhock, mas também não passou da pré-classificação em nove provas.
Stefan Johansson - Ex-piloto de Shadow, Spirit, Tyrrell, Toleman, Ferrari, McLaren, Ligier e Onyx, o sueco foi inscrito em duas corridas pela AGS em 1991 nos GPs dos Estados Unidos e do Brasil, mas não conseguiu vaga em ambas.
Fabrizio Barbazza - O piloto da Lombardia tentou se classificar em 12 corridas em 1991, mas acabou não se classificando em seis e nas outras seis nem passou da pré.
Olivier Grouillard - Ex-piloto de Ligier e Osella/Fondmetal, foi o último piloto inscrito na equipe de Gonfaron e tentou se classificar para o GP da Espanha em 1991, último da equipe. Não passou da pré-classificação.
Classificação Completa da AGS |
AGS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Ano | Nome oficial | Chassi | Motor | Pneus | Combustível (fornecedor) | Nº do carro | Pilotos | Classificação de Pilotos | Classificação de Construtores | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
1991 | AGS Racing | JH25 | Ford Cosworth DFR 3.5 V8 | Goodyear | Elf | 17 | Gabriele Tarquini | NC (31º) Tarquini (0 ponto) NC (43º) Barbazza - NC (44º) Johansson - NC (48º) Grouillard - | NC (15º lugar) nenhum ponto | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | Stefan Johansson | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fabrizio Barbazza | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
JH25B | 17 | Gabriele Tarquini | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | Fabrizio Barbazza | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
JH27 | 17 | Gabriele Tarquini | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Olivier Grouillard | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | Fabrizio Barbazza | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1990 | AGS Racing | JH24 JH25 | Ford Cosworth DFR V8 | Goodyear | Elf | 17 | Gabriele Tarquini | NC (25º) Dalmas (0 ponto) NC (32º) Tarquini (0 ponto) | NC (14º lugar) nenhum ponto | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | Yannick Dalmas | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1989 | AGS Racing | AGS JH23B | Ford Cosworth DFR V8 | Goodyear | Elf | 40 | Gabriele Tarquini | 27º Tarquini 1 ponto NC (49º) Dalmas - NC (52º) J. Winkelhock - | 15º lugar 1 ponto | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
41 | Joachim Winkelhock | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Yannick Dalmas | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1988 | AGS Racing | JH23 | Ford Cosworth DFZ 3.5 V8 | Goodyear | Elf | 14 | Philippe Streiff | NC (21º) Streiff (0 ponto) | NC (13º lugar) 0 ponto | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
1987 | Team El Charro AGS | JH22 | Ford Cosworth DFZ 3.5 V8 | Goodyear | Avgas Acto | 14 | Pascal Fabre | 21º Moreno 1 ponto NC (25º) Fabre (0 ponto) | 12º lugar 1 ponto | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
Roberto Moreno | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1986 | Jolly Club SpA | JH21C | Motori Moderni 615-90 V6 Turbo | Pirelli | 31 | Ivan Capelli | NC (31º) Capelli 0 ponto | NC (14º lugar) nenhum ponto |
Todos os Resultados da AGS na Fórmula 1 |
(legenda)
Ano | Chassi | Motor | Pneus | Nº | Pilotos | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | Pontos | Posição | |
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USA | BRA | SMR | MON | CAN | MEX | FRA | GBR | GER | HUN | BEL | ITA | POR | ESP | JAP | AUS | |||||||||
1991 | JH25 | Ford Cosworth DFR V8 | G | 17 | Gabriele Tarquini | 8 | Ret | NQ | Ret | NPQ | NPQ | 0 | NC (15º) | |||||||||||
18 | Stefan Johansson | NQ | NQ | |||||||||||||||||||||
Fabrizio Barbazza | NQ | NQ | NQ | NQ | ||||||||||||||||||||
JH25B | 17 | Gabriele Tarquini | NQ | NQ | NQ | NPQ | NPQ | |||||||||||||||||
18 | Fabrizio Barbazza | NQ | NQ | NPQ | NPQ | NPQ | ||||||||||||||||||
JH27 | 17 | Gabriele Tarquini | NPQ | NQ | ||||||||||||||||||||
Olivier Grouillard | NPQ | |||||||||||||||||||||||
18 | Fabrizio Barbazza | NPQ | NPQ | NPQ | ||||||||||||||||||||
USA | BRA | SMR | MON | CAN | MEX | FRA | GBR | GER | HUN | BEL | ITA | POR | ESP | JAP | AUS | |||||||||
1990 | JH24 | Ford Cosworth DFR V8 | G | 17 | Gabriele Tarquini | NQ | NQ | 0 | NC (14º) | |||||||||||||||
18 | Yannick Dalmas | NQ | Ret | |||||||||||||||||||||
JH25 | 17 | Gabriele Tarquini | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NQ | Ret | NPQ | 13 | NQ | NQ | NQ | Ret | NQ | Ret | ||||||||
18 | Yannick Dalmas | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | 17 | NPQ | NQ | NQ | NQ | NC | Ret | 9 | NQ | NQ | |||||||||
BRA | SMR | MON | MEX | USA | CAN | FRA | GBR | GER | HUN | BEL | ITA | POR | ESP | JAP | AUS | |||||||||
1989 | JH23B | Ford Cosworth DFR V8 | G | 40 | Philippe Streiff | Inj | 1 | 15º | ||||||||||||||||
Gabriele Tarquini | 8 | Ret | 6 | 7 | Ret | Ret | NQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | |||||||||
41 | Joachim Winkelhock | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | ||||||||||||||||
Yannick Dalmas | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | NPQ | EXC | NPQ | NPQ | NPQ | |||||||||||||||
BRA | SMR | MON | MEX | CAN | USA | FRA | GBR | GER | HUN | BEL | ITA | POR | ESP | JAP | AUS | |||||||||
1988 | JH23 | Ford Cosworth DFZ V8 | G | 14 | Philippe Streiff | Ret | 10 | Ret | 12 | Ret | Ret | Ret | Ret | Ret | Ret | 10 | Ret | 9 | Ret | 8 | 11 | 0 | NC (13º) | |
BRA | SMR | BEL | MON | USA | FRA | GBR | GER | HUN | AUT | ITA | POR | ESP | MEX | JAP | AUS | |||||||||
1987 | JH22 | Ford Cosworth DFZ V8 | G | 14 | Pascal Fabre | 12 | 13 | 10 | 13 | 12 | 9 | 9 | Ret | 13 | NC | NQ | NQ | Ret | NQ | 1 | 12º | |||
Roberto Moreno | Ret | 6 | ||||||||||||||||||||||
BRA | ESP | SMR | MON | BEL | CAN | USA | FRA | GBR | GER | HUN | AUT | ITA | POR | MEX | AUS | |||||||||
1986 | JH21C | Motori Moderni 615-90 V6 Turbo | P | 31 | Ivan Capelli | Ret | Ret | 0 | NC (14º) |
Referências |
[http://portalsportszone.com.br/?p=122 Especial sobre a AGS na Formula 1
]