Automobiles Gonfaronnaises Sportives









































































































































França AGS

Nome completo
Automobiles Gonfaronnaises Sportives

Sede

Gonfaron, França





Chefe de equipe

França Henri Julien













Pessoal notável
Cyril de Rouvre
Patrizio Cantù
Hughes de Chaunac
Gabriele Raffanelli
Christian Vanderpleyn






Pilotos







Chassis



Motor

Motori Moderni e Ford Cosworth

Pneus

Pirelli e Goodyear



Histórico na Fórmula 1

Estreia

Itália GP da Itália de 1986

Último GP

Espanha GP da Espanha de 1991 (não-classificado)

Grandes Prêmios
80 (48 largadas)

Campeã de construtores
0 (12º em 1987)

Campeã de pilotos
0 (21º em 1987, com Roberto Moreno)

Vitórias
0

Pole Position
0

Voltas rápidas
0

Pontos
2

Posição no último campeonato
(1991)

NC (15º) nenhum ponto

Automobiles Gonfaronnaises Sportives, conhecida apenas por AGS, foi uma equipe francesa de Fórmula 1 sediada em Gonfaron (município situado 40 km ao norte de Toulon). Esteve na categoria entre 1986 e 1991. Foi fundada pelo mecânico Henri Julien, o qual seria chefe de equipe.




Índice






  • 1 O início


    • 1.1 1986: estreia da AGS


    • 1.2 1987: primeira temporada completa


    • 1.3 1988: Moreno sai, entra Streiff


    • 1.4 1989: Tarquini se junta à AGS


    • 1.5 1990: a crise


    • 1.6 1991: despedida da AGS




  • 2 Pilotos


  • 3 Classificação Completa da AGS


  • 4 Todos os Resultados da AGS na Fórmula 1


  • 5 Referências





O início |



1986: estreia da AGS |


Em 1986, a AGS, famosa por competir nas Fórmulas 2 e 3000 no final da década de 1970 e início dos anos 80, estreia na Fórmula 1, no GP da Itália. Ivan Capelli, então com 23 anos, participa de 2 corridas com o AGS JH21, primeiro carro da equipe e equipado com motores Motori Moderni. Não terminou o citado GP da Itália e o GP de Portugal. O veterano francês Didier Pironi, em fase final de recuperação das lesões que sofrera no treino para o GP da Alemanha de 1982, testou pela equipe, mas não foi contratado.



1987: primeira temporada completa |


1987 marcou a primeira temporada completa da AGS. Pascal Fabre, que representou o time na Fórmula 2 em 1982, foi o escolhido para conduzir o AGS JH22, que, na verdade, era um Renault RE40 modificado. Embora Fabre tivesse largado em 11 das 14 corridas em que esteve presente, não seguiu para as 2 últimas provas da temporada, sendo substituído pelo brasileiro Roberto Moreno, responsável por marcar o primeiro ponto da AGS no GP da Austrália, em virtude da desclassificação de Ayrton Senna.



1988: Moreno sai, entra Streiff |


Embora Moreno tivesse garantido sua presença na temporada de 1988, a AGS sacou o brasileiro e colocou em seu lugar o francês Philippe Streiff, vindo da Tyrrell; além dele, a equipe ganha um patrocinador forte, o grupo empresarial Bouygues. Com carro novo, o AGS JH23, que tinha chassis de carbono e kevlar, o time ganha mais reforços. O chassi JH23 era mais fraco que seu antecessor, e a temporada foi um fracasso: nenhum ponto foi marcado e Streiff tornou-se o primeiro piloto no time de Gonfaron a fazer uma temporada completa na categoria.



1989: Tarquini se junta à AGS |


Em 1989, a AGS, desta vez com o chassi JH24, contrata o italiano Gabriele Tarquini, que correria pela FIRST (equipe italiana que chegou a se inscrever, mas foi barrada pela FIA). Streiff continuaria na escuderia, mas o francês sofre um grave acidente durante testes no Rio de Janeiro e fica paraplégico. Para seu lugar, foi contratado o alemão Joachim Winkelhock, que não se classificou para nenhuma das sete corridas em que foi inscrito. Yannick Dalmas substituiu o germânico em nove provas, mas também não foi bem-sucedido em tentar garantir sua vaga no grid. Mesmo com os problemas, Tarquini marcou 1 ponto ao chegar em 6º lugar no GP do México. Era a segunda e última vez que o time francês pontuou na categoria.



1990: a crise |


Em crise, a AGS ganha mais um patrocinador: a grife Ted Lapidus. Michel Costa volta como desenhista e Hughes de Chaunac é contratado como novo diretor-esportivo. Com o AGS JH25, um carro melhor que o JH24, Tarquini e Dalmas pouco fizeram para melhorar o desempenho do time, que fecha a temporada sem pontuar com apenas quatro corridas participadas, apenas três terminadas em 1990 e as demais os pilotos não conseguiram passar da pré-classificação ou no grid de largada.



1991: despedida da AGS |


Em 1991, a AGS tenta desesperadamente sair da grave crise finaceira que passava. O JH26, projetado por Michel Costa, não saiu do papel, continuando com o JH25 (rebatizado como JH25-B), e a equipe é vendida para Patricio Cantù e Gabriele Raffanelli. Mas uma luz brilhava no fim do túnel com a contratação de Stefan Johansson, que também trabalhava na McLaren como piloto de testes. No entanto, após duas corridas, o veterano sueco deixa a equipe, e em seu lugar entra Fabrizio Barbazza. Porém, o italiano não conseguiu se classificar para nenhuma prova. Gabriele Tarquini ainda conquistou um 8º lugar nos GP dos Estados Unidos e deixa o time após não obter classificação para o GP de Portugal. Em seu lugar, veio outro francês, Olivier Grouillard, que não se classifica para o GP da Espanha. Depois disto, a AGS encerra sua participação na F-1.



Pilotos |




  • Ivan Capelli - O milanês que estreou na F-1 quase no encerramento da temporada de 1985 pela Tyrrell, participou de duas provas pela equipe de Gonfaron em 1986 nos GPs de Itália e Portugal, abandonando em ambas.


  • Pascal Fabre - Participou de uma temporada quase completa em 1987. O piloto francês falhou apenas três vezes por não conseguir vaga no grid, e acabou substituído por Roberto Moreno nos GPs do Japão e da Austrália.


  • Roberto Pupo Moreno - O brasileiro correu as duas últimas provas na AGS em 1987: Japão e Austrália, marcando o primeiro ponto da equipe na categoria nesta, graças à desclassificação de Ayrton Senna por irregularidades em seu carro.


  • Philippe Streiff - Contratado em 1988, o francês foi o primeiro piloto a terminar uma temporada completa e tendo o 8º lugar no GP do Japão como melhor resultado. Um grave acidente durante testes no circuito de Jacarepaguá em 1989 deixou-o paraplégico e encerrou sua carreira.


  • Gabriele Tarquini - Foi o segundo piloto e último a pontuar pela equipe AGS em 1989, e o que participou de mais provas. Saiu da escuderia após falhar em tentar a classificação para o GP de Portugal em 1991.


  • Joachim Winkelhock - O irmão mais novo de Manfred Winkelhock foi contratado para o lugar de Philippe Streiff em 1989, mas acabou fracassando ao não passar da pré-classificação em sete corridas em que foi inscrito.


  • Yannick Dalmas - O piloto de Le Beausset, que havia começado a temporada de 1989 pela Larrousse, substituiu Joachim Winkelhock, mas também não passou da pré-classificação em nove provas.


  • Stefan Johansson - Ex-piloto de Shadow, Spirit, Tyrrell, Toleman, Ferrari, McLaren, Ligier e Onyx, o sueco foi inscrito em duas corridas pela AGS em 1991 nos GPs dos Estados Unidos e do Brasil, mas não conseguiu vaga em ambas.


  • Fabrizio Barbazza - O piloto da Lombardia tentou se classificar em 12 corridas em 1991, mas acabou não se classificando em seis e nas outras seis nem passou da pré.


  • Olivier Grouillard - Ex-piloto de Ligier e Osella/Fondmetal, foi o último piloto inscrito na equipe de Gonfaron e tentou se classificar para o GP da Espanha em 1991, último da equipe. Não passou da pré-classificação.



Classificação Completa da AGS |




























































































































Todos os Resultados da AGS na Fórmula 1 |


(legenda)













































































































































































































































































































































































































































































































































































































Ano
Chassi
Motor
Pneus

Pilotos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

Pontos
Posição



USA

BRA

SMR

MON

CAN

MEX

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

ESP

JAP

AUS


1991

JH25

Ford Cosworth
DFR V8

G
17

Itália Gabriele Tarquini
8
Ret
NQ
Ret
NPQ
NPQ











0

NC
(15º)

18

Suécia Stefan Johansson
NQ
NQ















Itália Fabrizio Barbazza


NQ
NQ
NQ
NQ











JH25B
17

Itália Gabriele Tarquini






NQ
NQ
NQ
NPQ
NPQ





18

Itália Fabrizio Barbazza






NQ
NQ
NPQ
NPQ
NPQ






JH27
17

Itália Gabriele Tarquini











NPQ
NQ




França Olivier Grouillard













NPQ


18

Itália Fabrizio Barbazza











NPQ
NPQ
NPQ





USA

BRA

SMR

MON

CAN

MEX

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

ESP

JAP

AUS


1990

JH24

Ford Cosworth
DFR V8

G
17

Itália Gabriele Tarquini
NQ
NQ















0

NC
(14º)

18

França Yannick Dalmas
NQ
Ret















JH25
17

Itália Gabriele Tarquini


NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NQ
Ret
NPQ
13
NQ
NQ
NQ
Ret
NQ
Ret
18

França Yannick Dalmas


NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
17
NPQ
NQ
NQ
NQ
NC
Ret
9
NQ
NQ



BRA

SMR

MON

MEX

USA

CAN

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

ESP

JAP

AUS


1989

JH23B

Ford Cosworth
DFR V8

G
40

França Philippe Streiff
Inj
















1

15º

Itália Gabriele Tarquini

8
Ret
6
7
Ret
Ret
NQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
41

Alemanha Joachim Winkelhock
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ










França Yannick Dalmas







NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
EXC
NPQ
NPQ
NPQ



BRA

SMR

MON

MEX

CAN

USA

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

ESP

JAP

AUS


1988

JH23

Ford Cosworth
DFZ V8

G
14

França Philippe Streiff
Ret
10
Ret
12
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret
10
Ret
9
Ret
8
11

0

NC
(13º)




BRA

SMR

BEL

MON

USA

FRA

GBR

GER

HUN

AUT

ITA

POR

ESP

MEX

JAP

AUS


1987

JH22

Ford Cosworth
DFZ V8

G
14

França Pascal Fabre
12
13
10
13
12
9
9
Ret
13
NC
NQ
NQ
Ret
NQ



1

12º

Brasil Roberto Moreno














Ret
6



BRA

ESP

SMR

MON

BEL

CAN

USA

FRA

GBR

GER

HUN

AUT

ITA

POR

MEX

AUS


1986

JH21C

Motori Moderni 615-90
V6 Turbo

P
31

Itália Ivan Capelli












Ret
Ret



0

NC
(14º)



Referências |



Commons

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