Ismaelitas




De acordo com o Livro de Gênesis, Ismaelitas (árabe: Bani ismail, hebraico: Bnai Yishma el) são os descendentes de Ismael, o filho mais velho de Abraão e os descendentes dos doze filhos, os príncipes de Ismael.


No Alcorão; "Deus deu dons a todos Ismael, Eliseu, Jonas e Lot favor acima das nações".[1]"Com alguns de seus antepassados e seus descendentes, e seus irmãos; e Nós escolheu e guiou-os até à senda reta".[2]




Índice






  • 1 Origens tradicionais


  • 2 Registros históricos dos Ismaelitas


  • 3 Tentativas de traçar a ascendência genealógica dos árabes


  • 4 Ver Também


  • 5 Referências


  • 6 Links externos





Origens tradicionais |


De acordo com o Livro de Gênesis, a primeira esposa de Abraão se chamava Sara e sua escrava egípcia se chamava Agar. No entanto, Sara não era capaz de conceber um filho. De acordo com Gênesis 16:3 Sara (Sarai) deu sua escrava Agar, no casamento, a Abraão, a fim de que Abraão pudesse ter um herdeiro - "Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai" (Versão Almeida). Agar deu à luz Ismael, e a partir de Abraão, os ismaelitas descendem dele. Abraão rogou a Deus para Ismael vivesse sob sua benção, como visto em Gênesis 17:20: "E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação."


O livro samaritano Asaṭīr diz no capítulo VIII: "1. E depois da morte de Abraão, Ismael reinou vinte e sete anos; 2. E todos os filhos de Nebaot governaram por um ano na vida de Ismael; 3. E durante trinta anos depois de sua morte, desde o rio do Egito até o rio Eufrates; e construíram Meca.; 4. Pois assim é dito ( Gênesis 25:16): "Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos; doze príncipes segundo as suas famílias.". Este texto foi datado por Moisés Gaster ao terceiro século A.C., mas sua escrita aramaica assemelha-se mais a linguagem utilizada pelo estudioso Ab Hisda no século XI.[3]


Flávio Josefo afirma que "nasceram doze filhos de Ismael: Nabaioth, Quedar, Abdeel, Mabsam, Idumas, Masmoas, Massaos, Chodad, Theman, Jetur, Naphesus, Cadmas". Estes habitaram todo o país a partir do Eufrates até o Mar Vermelho, e foi nomeado Nabatene.[4]Targum explica a partir Gênesis 25:16: "E eles (filhos de Ismael) habitaram a partir de Hindikia (Oceano Índico) para Palusa (Pelusiumt, que está em frente do Egito) como tu vais para Atur (Assíria)." Kebra Negast diz no capítulo 83: "Muitos países estão enumerados sobre a qual Ismael governou."[5]



Registros históricos dos Ismaelitas |


Inscrições reais assírias e babilônicas e inscrições no norte da Arábia a partir dos séculos 9 a 6 A.C. menciona o rei de Qedar como rei dos árabes, e o rei dos Ismaelitas.[6][7][8][9] Os nomes dos filhos de Ismael, "Nabat, Quedar, Abdeel, Dumá, Massá, e Temã" foram mencionados em pedaços em registros assírios como tribos dos Ismaelitas. Jesur foi mencionado em inscrições gregas no Primeiro Século AC.[10]


O reino de Qedar esteve em pé por muito tempo após o desaparecimento do último nativo de Babilônia, o rei Nabonido, mas o reino Nabateu surgiu a partir do reino qedarita por causa da continuidade geográfica e linguística entre as duas tribos cerca de duzentos e cinqüenta anos mais tarde.[11][12][13]
Muitos nomes de tribos árames da época de Maomé (e agora), como Asad, Madhhij, e o ancestral tribos de Maomé: Ma ad, e Nizar[14] foram encontradas na inscrição Namara datada de 325 A.C.[15][16]


Almacrizi diz que Moisés eliminou quase todos os árabes não Ismaelita como os amalequitas e os midianitas,[17] e no tempo de Maomé todos os árabes eram descendentes de Ismael, de acordo com os historiadores Hisham Ibn Al-Kalbi e al-Sharqi, que acreditavam que todos os Árabes eram descendentes de Ismael, incluindo os catanitas.[18]



Tentativas de traçar a ascendência genealógica dos árabes |


Genealogistas Árabes medievais dividiram os Árabes em três grupos:



  • "Antigos árabes", tribos que desapareceram ou foram destruídos, como ʿĀd e de Tamud, muitas vezes mencionado no Alcorão como exemplos do poder de Deus para destruir aqueles que não acreditam e não seguem seus profetas e mensageiros.

  • "Árabes puros" do Sul da Arábia, descendentes de Qahtan, que era descendente de Ismael. Os catanitas (Qahtanis) alegam ter emigrado da terra do Iêmen, após a destruição do Ma'rib Barragem (sadd Ma'rib).

  • Os "Árabes arabizados" (musta''ribah), do centro e do Norte da Arábia, descendente de Ismael, o filho mais velho de Abraão através de seu descendente Adnan. Como a antiga tribo de Hawazin, ou a moderna tribo de Otaibah.[19][20][21][22]



Abu Ja'far al-Baqir (676-743 D.C.) escreveu que seu pai Ali ibn Husayn informou-o de que Maomé no Islã disse: "O primeiro cuja língua falou em limpar a Arábia foi Ismael, quando ele tinha quatorze anos de idade."[23]Hisham Ibn Muhammad al-Kalbi (737-819 AD) estabeleceu um vínculo genealógico entre Ismael e Maomé usando escritos de fonte bíblica e de Palmyran e as antigas tradições orais dos Árabes. Seu livro, Jamharat al-Nasab ("A Abundância de Parentesco"), parece sugerir que o povo conhecido como 'Árabes' (do seu tempo) eram todos descendentes de Ismael.[24] Ibn Kathir (1301-1373) escreve que "Todos os Árabes de Hijaz são descendentes de Nebaiote e Qedar." Fontes judaicas identificam também, normalmente, Qedar com os Árabes e Muçulmanos.[25][26][d] de Acordo com o autor e estudioso Irfan Shahîd, enquanto estudiosos ocidentais viram este tipo de "genealógica ismaelita" com suspeitas, o conceito pode ser suportado,


Genealogias ismaelitas era visto com desconfiança, como uma fabricação tardia islâmica de modo a resolver a confusão entre habitantes do norte e do sul da Península Arábica. Mas menos do a extravagância, o conceito é muito mais modesto em sua denotação, e fontes sóbrias só se aplicam a determinados grupos, entre os Árabes pré-Islâmicos. Algumas declarações importantes para este efeito foram feitas por Maomé, quando identificou alguns Árabes Ismaelitas e outros não.[27]


O Ismaelismo nesta definição mais limitada sustenta que Ismael era tanto uma importante figura religiosa e homônimo ancestral por alguns dos árabes da Arábia ocidental. Um destaque maior na genealogia fica por conta dos dois primeiros de doze filhos de Ismael, Nebaiote (em árabe: نبيت, Nabīt) e Qedar (em árabe: قيدار, Qaydār), que também estão em lugar de destaque no relato do Gênesis. É provável que eles e suas tribos viviam no noroeste da Arábia e foram, historicamente, o mais importante das doze tribos ismaelitas.


De acordo com fontes da literatura grega, acredita-se que a primeira pessoa a falar árabe claramente foi Ismael:
"Ismail, cresceu entre a tribo Jurhum, aprendendo a língua árabe pura a partir deles de uma forma antiga do Aramaico. Quando ele cresceu, sucessivamente, se casou com duas senhoras da tribo Jurhum, sendo a segunda esposa filha do Mudad ibn 'Amr, líder da tribo Jurhum. Ismael poderia falar apenas egípcio antigo e o hebraico de seus pais antes de seu casamento, vindo a falar um idioma derivado de todas as três línguas que soou melhor do que todos os três e tornou-se o idioma de Deus."[28]


Estudiosos árabes alternativos traçam a ascendência de Muhammad até para Ma ad (e de lá para Adão), alguns traçando até Nebaiote, outros até Qedar.[29] Muitos estudiosos muçulmanos veem Isaías 42 (21:13-17) como uma previsão da vinda de um servo de Deus que está associado com Qedar e interpretam isto como uma referência a Maomé.[30]



Ver Também |



  • Hebreus

  • Árabes

  • Ismael

  • Ismaelismo

  • Islamismo

  • Judaísmo

  • Bíblia

  • Antigo Testamento

  • Alcorão

  • Civilização



Referências




  1. Alcorão 6:86


  2. Alcorão 6:87


  3. A Companion to Samaritan Studies, ed. by Alan David Crown, et al. p. 34


  4. Josephus. «12». Complete Works of Josephus Volume 1. [S.l.: s.n.] 


  5. Gaster, Moses. The Asatir: the Samaritan book of Moses. [S.l.: s.n.] 


  6. Delitzsche. Assyriesche Lesestuche. [S.l.: s.n.] OCLC 2008786 


  7. Montgomry. Arabia and the Bible. [S.l.: s.n.] OCLC 639516 


  8. Winnet. Ancient Records from North Arabia. [S.l.: s.n.] OCLC 79767 


  9. Stetkevychc. Muhammad and the Golden Bough. [S.l.: s.n.] ISBN 0253332087 


  10. Hamilton, Victor P. The book of Genesis. [S.l.: s.n.] ISBN 0802823092 


  11. Ibrahim. «Nabatean Origins». Arabian Studies in honour of Mahmud Gul. [S.l.: s.n.] ISSN 0003-0279 


  12. Marx, edited by Angelika Neuwirth, Nicolai Sinai, Michael. The Qur'an in context historical and literary investigations into the Qur'anic milieu. [S.l.: s.n.] ISBN 9789047430322 [ligação inativa] 


  13. «routes to Arabia» (PDF) 


  14. Ibn Ishaq; Guillaume. The Life of Muhammad: A Translation of Ibn Isḥāq’s sīrat. [S.l.: s.n.] ISBN 0195778286 


  15. Shahid. Byzantium and the Arabs in the 5th century. [S.l.: s.n.] ISBN 0884021521 


  16. Ibn Ishaq; Guillaume. The Life of Muhammad: A Translation of Ibn Isḥāq’s sīrat. [S.l.: s.n.] ISBN 0195778286 


  17. Almacrizi. Kitab al-Mawa'iz wa al-I'tibar: Book of wisdoms from Ancient writings and ruins. [S.l.: s.n.] ISBN 1873992165 


  18. Baladhuri. Ansab al-Ashraf. [S.l.: s.n.] 


  19. Al-Qthami, Hmood bin Dawi. شمال الحجاز "North of Hejaz". [S.l.: s.n.] 


  20. «قبائل عُتَيبة» 


  21. H. Kindermann-[C.E. Bosworth]. "'Utayba." Encyclopaedia of Islam. Edited by: P. Bearman, Th. Bianquis, C.E. Bosworth, E. van Donzel and W.P. Heinrichs. Brill, 2007.


  22. «مقال عن قبيلة عتيبه باللغه الإنجليزيه» 


  23. Wheeler, 2002, p. 110-111.


  24. «"Arabia" in Ancient History» 


  25. Alexander, 1847, p. 67.


  26. Alfonso, 2007, p. 137, note 36.


  27. Shahîd, 1989, p. 335-336.


  28. «The Ka'abah And The Abrahamic Tradition» 


  29. al-Mousawi in Boudreau et al., 1998, p. 219.


  30. Zepp et al., 2000, p. 50.



Links externos |


  • NET Bíblia Em Ismaelitas



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