Asfalto






Asfalto refinado.





Vibroacabadora.




Estrada pavimentada com asfalto na Noruega.




Usina de asfalto.


O asfalto[1] (não confundir com alcatrão) é um betume espesso, de material aglutinante escuro e reluzente, de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais, resíduo da destilação a vácuo do petróleo . Não é um material volátil, é solúvel em bissulfeto de carbono (CS2{displaystyle CS_{2}}CS_2), amolece a temperaturas entre 150°C e 200°C, com propriedades isolantes e adesivas. Também denomina a superfície revestida por este betume. É muito usado na pavimentação de ruas, estradas e aeroportos.[2][3]


Existem vários tipos de asfalto:



  • O CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo (Ex. CAP-20, CAP-70);

  • O ADP - Asfalto Diluído de Petróleo(Ex. CM-30, CR-250);

  • A Emulsão Asfáltica (Ex. RR-2C, RM-1C); entre outros.


Dentro da engenharia rodoviária, cada tipo de asfalto se destina a um fim. Por exemplo: o ADP é utilizado para a imprimação (impermeabilização) da base dos pavimentos. Por outro lado, o CAP e as emulsões asfálticas são constituintes das camadas de rolamento das rodovias, de maneira que o CAP entra como constituinte dos revestimentos asfálticos de alto padrão como o CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente - ao passo que as emulsões asfálticas são constituintes dos revestimentos de médio e baixo padrão, como os pré-misturados a frio e a quente (PMF e PMQ) e os tratamentos superficiais, as lamas asfálticas e microasfalto.[4]


Cabe ressaltar que a adoção de um revestimento de alto, médio ou baixo padrão leva em conta aspectos como: número e tipo de veículos pesados que transitam/transitarão na rodovia; vida útil adotada para o pavimento; disponibilidade de material; composição das camadas inferiores do pavimento, entre outros.




Índice






  • 1 História


  • 2 Aplicação


  • 3 Usina de asfalto


  • 4 Ver também


  • 5 Referências





História |


Os registros mais antigos são de 3000 a.C., quando ele era usado para conter vazamentos de águas em reservatórios, já passando pouco depois a pavimentar estradas no Oriente Médio. Nesta época, ele não era extraído do petróleo, mas sim feito com piche retirado de lagos pastosos. A partir de 1909 iniciou-se o emprego de asfalto derivado do petróleo, devido a sua maior pureza e viabilidade econômica, sendo atualmente o principal meio de produção de asfalto.[2]



Aplicação |


Embora em larga utilização no Brasil, o asfalto como solução para as rodovias em regiões tropicais não é ideal, devido ao intenso intemperismo destas regiões. Rodovias com superfície de concreto são mais resistentes às intensas variações diurnas de temperatura e umidade características do clima tropical.[2]



Usina de asfalto |


Uma usina de asfalto é um conjunto de equipamentos mecânicos e eletrônicos interconectados de forma a produzir misturas asfálticas. Variam em capacidade de produção e princípios de proporcionamento dos componentes, podendo ser estacionárias ou móveis.
[5]



Ver também |



  • Betume

  • Bioasfalto



Referências




  1. Asfalto - Enciclopédia e Dicionários Porto Editora, 10 de Julho de 2010


  2. abc Materiais Betuminosos


  3. Asfalto


  4. PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA


  5. Pavimentação asfáltica-Formação básica para engenheiros






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