Carlota Joaquina de Bourbon





















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Carlota Joaquina



Rainha Consorte de Portugal e Algarves
Reinado

7 de setembro de 1822
a 10 de março de 1826
Antecessor(a)

Pedro III de Portugal
Sucessora

Maria Leopoldina da Áustria

Rainha Consorte do Reino Unido de
Portugal, Brasil e Algarves
Reinado

20 de março de 1816
a 7 de setembro de 1822

Imperatriz Consorte do Brasil
Reinado

15 de novembro de 1825
a 10 de março de 1826

 
Marido

João VI de Portugal
Descendência

Maria Teresa, Princesa da Beira
Francisco Antônio, Príncipe da Beira
Maria Isabel de Bragança
Pedro I do Brasil & IV de Portugal
Maria Francisca de Bragança
Isabel Maria de Bragança
Miguel I de Portugal
Maria da Assunção de Bragança
Ana de Jesus Maria de Bragança

Casa

Bourbon (por nascimento)
Bragança (por casamento)
Nome completo


Carlota Joaquina Teresa Cayetana
Nascimento

25 de abril de 1775
 

Palácio Real de Aranjuez, Aranjuez, Espanha
Morte

7 de janeiro de 1830 (54 anos)
 

Palácio Real de Queluz, Queluz, Portugal
Enterro

Panteão Real da Dinastia de Bragança, Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa, Portugal
Pai

Carlos IV da Espanha
Mãe

Maria Luísa de Parma
Religião

Catolicismo
Assinatura

Assinatura de Carlota Joaquina

Carlota Joaquina Teresa Cayetana (Aranjuez, 25 de abril de 1775 – Queluz, 7 de janeiro de 1830) foi uma infanta espanhola e, esposa do rei D. João VI e rainha consorte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e depois do Reino de Portugal e Algarves de 1816 até 1826.


Primogênita do rei Carlos IV da Espanha e Maria Luísa de Parma, casou-se em maio de 1785, aos dez anos de idade, com o então Infante D. João, Senhor do Infantado e Duque de Beja, filho da rainha D. Maria I de Portugal, numa tentativa de cimentar laços entre as duas coroas ibéricas.


Detestada pela corte portuguesa, onde era chamada de a "Megera de Queluz", Carlota Joaquina também ganhou gradualmente a antipatia do povo, que a acusava de promiscuidade e de influenciar o marido a favor dos interesses da coroa espanhola.


Depois da transferência da corte portuguesa para o Brasil, Carlota Joaquina começou a conspirar contra o marido, alegando que o mesmo não tinha capacidade mental para governar Portugal e suas possessões, querendo assim estabelecer uma regência. Ambiciosa, ela também planejava usurpar a coroa espanhola que estava nas mãos de José Bonaparte, irmão de Napoleão Bonaparte.


Após o casamento em 1817 de seu filho D. Pedro com a arquiduquesa Maria Leopoldina da Áustria e, com a posterior volta da família real a Portugal em 1821, Carlota Joaquina foi confinada no Palácio Real de Queluz, onde morreu solitária e abandonada pelos filhos em 7 de janeiro de 1830.


Após sua morte, Carlota Joaquina, principalmente no Brasil, tornou-se parte da cultura popular e uma figura histórica importante, sendo o assunto de vários livros, filmes e outras mídias. Alguns estudiosos acreditam que ela tenha tido um comportamento rude e superficial, atribuindo-lhe o facto dela odiar o Brasil.




Índice






  • 1 Biografia


    • 1.1 A infância


    • 1.2 Casamento


    • 1.3 Vida na corte portuguesa


    • 1.4 Tramas políticas


    • 1.5 Projetos no Rio da Prata


    • 1.6 No Rio de Janeiro


    • 1.7 Retorno à Portugal, conspirações e morte




  • 2 Descendência


  • 3 Ancestrais


  • 4 Títulos e estilos


  • 5 Representações na cultura


  • 6 Bibliografia


  • 7 Referências


  • 8 Ligações externas





Biografia |



A infância |




Carlota Joaquina ca. 1775, por Anton Raphael Mengs.


Nascida em 25 de abril de 1775 no Palácio Real de Aranjuez, Aranjuez, Espanha, Carlota Joaquina era a filha primogênita do rei Carlos IV da Espanha e da rainha Maria Luísa de Parma. Batizada Carlota Joaquina Teresa Cayetana, era tratada apenas por Carlota, nome o qual homenageava seu pai e também seu avô, o rei Carlos III da Espanha (de quem Carlota era a neta predileta). Apesar da rigidez de sua educação e da etiqueta da corte, a infanta foi descrita como travessa e brincalhona.


Teve uma educação rígida e profundamente católica, com bases nos campos de estudo da religião, geografia, pintura e equitação (esporte predileto de Carlota). O temperamento fechado e austero da monarquia espanhola impunha à família e à toda corte rígidas normas de comportamento e etiqueta. O rei, Carlos III era um homem de comportamento reservado, que dedicava mais tempo à família do que pelas animações da vida cortesã, que ficavam ao cargo de sua nora, Maria Luísa. A mãe de Carlota Joaquina logo assumiu a organização dos entretenimentos na corte, com festas luxuosas, onde a moral era facilmente esquecida. Logo, sua imagem estaria ligada à de uma mulher promíscua, que traia o marido com outros homens. Entre eles, possivelmente, estava o primeiro-ministro Manuel de Godoy, cuja suposta ligação amorosa foi bastante explorada pela imprensa da época. Nem mesmo as gestações sucessivas e o nascimento de um herdeiro para o trono em 1784 livraram Maria Luísa do desprezo da população. Ela passaria à história como uma das rainhas mais impopulares da Espanha e sua má fama atingiu inclusive seus filhos, especialmente sua primogênita.



Casamento |




Carlota Joaquina com 10 anos de idade em 1785, por Mariano Salvador Maella.


Seu aprendizado seria posto à prova quando foi submetida a uma série de exames públicos diante da corte espanhola e dos embaixadores portugueses, enviados em nome da rainha D. Maria I de Portugal para avaliar os dotes da princesa, destinada a casar-se com o infante português D. João de Bragança (futuro D. João VI de Portugal). Em outubro de 1785, a Gazeta de Lisboa publicava um relato dos testes:


Tudo satisfez tão completamente que não se pode expressar a admiração que deve causar uma instrução tão vasta em uma idade tão tenra: mas […] o decidido talento com que Deus dotou esta sereníssima Senhora, a sua prodigiosa memória, compreensão e desembaraço, mostrarão que tudo é possível, principalmente com o desvelo e capacidade com que o sobredito mestre lhe promove tão úteis e gloriosas aplicações.”[1]


Comprovado o talento da noiva, não havia, portanto, qualquer impedimento para o consórcio com o príncipe português, teve seu casamento arranjado, em 8 de maio de 1785 (com apenas dez anos de idade). Ela e sua comitiva partiram para Lisboa no dia 11 de maio de 1785. No dia em que iria a Portugal, Carlota Joaquina pediu à sua mãe para que fizessem uma pintura sua com seu vestido vermelho para colocar na parede, no lugar do quadro da infanta D. Margarida de Habsburgo (à qual Carlota dizia superar em beleza). Viajaram com a infanta o padre Felipe Scio, famoso teólogo espanhol e erudito, D. Emília O’Dempsy, a açafata, e D. Anna Miquelina, criada particular da princesa. As bodas entre D. João e D. Carlota foram oficialmente realizadas no dia 9 de junho. Ela tinha tão somente onze anos, enquanto ele dezoito. A pouca idade da noiva, por sua vez, era um empecilho para a consumação da união, de modo que a jovem deveria esperar algum tempo para que então se tornasse apta a conceber e gerar filhos.



Vida na corte portuguesa |




D. Carlota Joaquina com 12 anos de idade em 1787, por Giuseppe Troni.


Não obstante, o clima na corte dos Bragança diferenciava em muitos aspectos da alegre corte espanhola. Enquanto em outras partes do mundo ocidental representavam o marco de uma nova sociedade baseada nos princípios iluministas, em Portugal a Igreja Católica impõe normas proibindo todo tipo de divertimento.[2] Eram vetadas a dramatização de comédias, inclusive a realização de bailes e festas. O reinado de D. Maria I de Portugal foi marcado pela ascensão de um grupo conservador da nobreza e do clero de Portugal. Criados no meio desse ambiente de “tédio”, como definiu D. Mariana Vitória de Bourbon (tia-avó de Carlota). Desse modo, a infanta Carlota se viu no meio de um ambiente bastante religioso e austero, em contraste com a extravagância e o fausto a que estava acostumada. Apesar disso, sua relação com a sogra era muito terna, como mostram as cartas trocadas entre ambas. A alegria e a vivacidade de Carlota Joaquina eram as responsáveis pelas raras horas de descontração da rainha.[3]


Seus hábitos e costumes mais liberais diferenciavam em muitos aspectos do de outras mulheres da corte. Bastante tradicionais com relação ao comportamento feminino, os homens portugueses desaprovavam a desenvoltura com que D. Carlota transitava no espaço público, sua atuação no campo político e seu destempero no cotidiano familiar. Uma vez que a maioria das mulheres portuguesas eram privadas do convívio social, o comportamento transgressor de Carlota Joaquina deu margem para que certos boatos maliciosos a seu respeito fossem levantados pela corte. Alguns deles chegavam a ser preconceituosos, como o da duquesa de Abrantes, mulher do general francês Junot que mais tarde invadiria Portugal. Durante o período em que esteve em Lisboa, Madame Junot ridicularizava a esposa de D. João tanto por sua maneira de agir quando pela sua forma de se vestir, e a escrachava como uma mulher extremamente feia.



Tramas políticas |


Por ser descartada das decisões muitas das vezes, Carlota Joaquina organizou à sua volta um partido com o objetivo de tirar as rédeas do poder ao príncipe regente, prendendo-o e declarando-o incapaz de cuidar dos assuntos do Estado, tal como sua mãe.


Contudo, em 1805 esse partido foi descoberto;[4] o conde de Vila Verde propôs a abertura de um inquérito e a prisão dos implicados, e a princesa só não pagou mais caro porque D. João, desejando evitar um escândalo público, opôs-se à sua prisão, preferindo confinar os movimentos da esposa ao Palácio de Queluz, enquanto ele mesmo ia morar para o Palácio de Mafra, separando-se dela.


E deles e dos que estavam contra a política de um monarca forte e com poder de decisão depara-se-nos sobre ela a coisas mais incríveis, numa altura em que "as mulheres não tinham voz, a não ser para urdir surdas intrigas", que hoje está a ser revista que a revelam afinal "uma mulher de elevada cultura política, com rasgos de extraordinária sagacidade, para além de mãe atentíssima, sobretudo no que concerne à saúde de seus filhos, e ainda de filha dedicada, de esposa muitas vezes terna, contra tudo o que dela se propalou".[5]


Contra ela e o Reino de Portugal temos nomeadamente a descrição feita pela mulher do general que comandou a primeira invasão francesa a Portugal, Laura Junot, que afirma: a sua fealdade, seus cabelos sujos e revoltos, seus lábios muito finos e arroxeados adornados por um buço espesso, seus dentes, desiguais como a flauta de Pã". Chegando ao ponto de escrever que Não podia convencer-me de que ela era uma mulher e, entretanto, sabia de fatos nessa época que provavam fartamente o contrário.





Carlota Joaquina com 39 anos de idade por João Baptista Ribeiro, 1824


Passava por ser de ânimo perspicaz e de dotes elevados de espírito, porém, as suas qualidades morais não mereceram igual apreço. Ambiciosa, violenta, pretendeu logo dominar a vontade de seu marido, e dirigi-lo nos negócios internos e nos do Estado. Não se submetendo o regente, começou a olhá-lo com desprezo e desdém, convertendo o lar doméstico em contínua luta, cujos menores incidentes eram discutidos e comentados nas praças públicas. D. Carlota dispôs as coisas de forma que criou um partido seu, e em 1805 divulgou-se que o regente descobrira uma conspiração tramada contra ele pela esposa. Ela, tendo a seu lado nobres e eclesiásticos, projectava tirar o governo a seu marido, e prendê-lo, declarando-o incapaz de gerir os negócios públicos. O conde de Vila Verde dispunha-se a abrir uma devassa e castigar os criminosos, porém o regente, para evitar escândalo, não consentiu, limitando-se a separar-se de sua mulher, dando-lhe para residência o Palácio Real de Queluz onde antes viviam juntos, passando ele a residir em Mafra, e a exilar fidalgos que mais se manifestavam afetos à princesa. A desgraçada situação a que chegou Portugal, em 1807, fez com que os esposos se reunissem por algum tempo, e a esquadra, que em novembro conduziu o Príncipe regente e D. Maria I ao Brasil, levava também a seu bordo a astuciosa princesa. No Rio continuaram vivendo separados, cada um em seu palácio, reunindo-se apenas quando eram obrigados a comparecer nalguma solenidade pública.


Em uma carta, Dom João escreve à irmã que sua esposa Carlota Joaquina teria raspado os cabelos devido a uma infestação de piolhos.


O próprio Octávio Tarquínio de Sousa, em «História dos Fundadores do Império do Brasil», diz que a mulher era quase horrenda, ossuda, com uma espádua acentuadamente mais alta do que a outra, uns olhos miúdos, a pele grossa que as marcas de bexiga ainda faziam mais áspera, o nariz avermelhado. E pequena quase anã, claudicante (…) uma alma ardente, ambiciosa, inquieta, sulcada de paixões, sem escrúpulos, com os impulsos do sexo alvoroçados.



Projetos no Rio da Prata |




Carlota, por Jean-Baptiste Debret, Museus Castro Maya.


E prossegue, adiante: D. Carlota Joaquina é que se não resignava à inação política a que se via condenada, decidida, como estava, a dominar como soberana; e começando a lavrar no Rio da Prata os primeiros sintomas de emancipação, concebeu o projecto de levantar para si um trono nas províncias espanholas da América, ou pelo menos, de governar como regente em nome de seu irmão Fernando VII. Auxiliada pelo vice-almirante inglês Sydney Smith, e não encontrando oposição do marido, foram enviados agentes ao Rio da Prata, onde formaram um grande partido. As intrigas principiaram então a desenvolver-se mais cruéis e enredadoras.


D. João pediu a Londres transferência do vice-almirante. Satisfeito o pedido, Sydney Smith retirou-se, vindo substitui-lo o almirante de Courcy. No entretanto, as divergências eram enormes. No próprio governo havia correntes muito opostas. D. João, então cedeu e, pediu que não a contrariassem sempre que suas exigências não fossem impossíveis de satisfazer. Anulados afinal os planos da Rainha, nem assim ela esmoreceu. Procurou ser agradável aos castelhanos, e conseguir, na falta de seu pai Carlos IV e de seu irmão, prisioneiros na França, ser nomeada regente da Espanha, e vir talvez a ser a herdeira de Carlos IV, abolindo-se a lei sálica. Para realizar o projeto, teve de sustentar acesa luta com o embaixador inglês, tendo a astúcia de alcançar que o governo da regência lhe permitisse enviar secretamente ao general Elio, que estava em Montevidéu, víveres e dinheiro, para o que não hesitou em vender as jóias. Afinal, e visto não ser possível narrar detidamente as variadas peripécias desta luta de orgulhos e de ambições, o sonho dissipou-se.



No Rio de Janeiro |





“Dona Leopoldina, uma de suas noras, que casou com Dom Pedro I, Imperador do Brasil, quando a viu pela primeira vez, achou-a tão feia que "baixou os olhos como não querendo voltar a vê-la; as marcas da varíola, o corte de cabelo, cordões e mais cordões de pérolas e pedras preciosas enroladas em seus cabelos, pendendo de seus cachos gordurosos como cobras.”




Bairro do Catete, op. cit..[6]




Partida da Rainha Carlota Joaquina a Lisboa


Foi durante a estada no Rio de Janeiro, entre os anos de 1808 e 1821, quando D. João VI pôde realmente governar pessoalmente o Império Português, que Carlota Joaquina demonstrou muitas das facetas de sua personalidade.



É fato sabido que ela tinha um fetichismo confesso em relação aos sapatos:


Assim como alguns contam carneirinhos para dormir, há quem diga que Carlota contava sapatos. Carneirinhos aparentemente são iguais, sapatos existem tantos quantos propõe o imaginário. Haja tempo para dormir! Carlota tinha, sem exagero, dezenas de pares, onde destacavam-se os vermelhos e os de salto alto. Homem sábio este, porque, os estudiosos do assunto juram que a cor vermelha é a cor da sedução. Mas, certamente não levou isto tão a sério, já que os mesmos estudiosos ainda nos lembram que o vermelho é também a cor do poder e da dominação. Carlota com seu instinto aguçado aprendeu desde menina que os sapatos de salto alto e ainda vermelhos, eram muito poderosos. Como a cor possui uma intensa força de comunicação, a vaidosa Carlota preferia os vermelhos acima de qualquer outra cor e os usava - altos - impedindo que alguém esquecesse quem ela era. Como se fosse possível. Então, o vermelho da Imperatriz do Brasil evidencia sua posição, comanda atitudes, ordena aos que a rodeiam. Segundo os especialistas ainda, o vermelho também é uma cor erótica e, talvez seja a mensagem de cor mais direta que se pode enviar, paixão e poder são claramente comunicados. Viajantes, surpreendiam-se com a quantidade de sapatarias existentes no Rio de Janeiro - capital do Império Português na América - repletas de trabalhadores nesta cidade onde, de cada seis habitantes, cinco andavam descalços. Mais ainda, ao observarem que as senhoras brasileiras, usavam sapatos de seda para andar em qualquer tempo nas calçadas de pedras desniveladas e mal cuidadas, esgarçando em pouco tempo o delicado tecido do calçado. Não esquecendo que naquele momento, também este tecido era tido como erótico conseqüentemente, os sapatos confeccionados com ele, representavam peças insinuantes. Assim, as senhoras também tinham objetos que por elas falavam. Apesar dos extremos das cores, as senhoras da Corte tinham sua munição e com ela comunicavam suas intenções, esperado serem admiradas como mulheres desejáveis, sem apelos diretos, que podiam estar sendo compreendidos como ameaçadores à sua posição de “senhora” numa sociedade patriarcal como da época, bem como de enfrentamento à Carlota.[7]


Viveu alguns anos afastada da política, sempre separada de seu marido, que então já havia sido aclamado Rei, por ter falecido D. Maria I em 1816, até que a Revolução do Porto em 1820, que trouxe para a Europa a família real, pôs novamente em evidência a rainha, reunindo algum tempo os esposos.




Retrato equestre da Rainha Carlota, em exibição no Museu Imperial do Brasil, por Domingos Sequeira.



Retorno à Portugal, conspirações e morte |





João VI e Carlota Joaquina


Aliada aos frades, aos nobres, aos que se mostravam pouco simpáticos ao novo regime, urdia a conspiração chamada da rua Formosa, destinada a obrigar o rei a abdicar e a destruir a Constituição. Falhando esse plano, as cortes de 15 de maio de 1822 decidiram deportar a rainha para o Palácio do Ramalhão, em Sintra, por ela se recusar a jurar a Constituição, alvitre que ela aceitou com júbilo, pois lhe permitia continuar a sua obra perturbadora. Opondo-se abertamente à Revolução liberal do Porto, de 24 de agosto de 1820, foi a figura mais notável do País a recusar-se a jurar a Constituição de 1822, juntamente com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Carlos da Cunha e Menezes.


Neste retiro do Ramalhão tramou ainda a queda da Constituição; e servindo-se de D. Miguel, que ela educara, e com quem vivia intimamente, conseguiu realizar o movimento conhecido por Vilafrancada em 26 de maio. Derrubada a Constituição e dissolvidas as cortes, foi levantado o desterro da rainha, e D. João VI a foi buscar à quinta do Ramalhão, conduzindo-a ao paço da Bemposta.




Rainha Carlota, por Nicolas-Antoine Taunay (1817), em exibição no Palácio Nacional de Queluz.


Pouco tempo, porém, durou a harmonia entre os esposos, porque a rainha mudou a sua residência para Queluz, e tornou-se cabeça do partido absolutista que dentro em pouco promoveu a Abrilada em 30 de abril de 1824. Tendo a rainha tomado parte manifesta no movimento, quando D. João VI, apoiado nos embaixadores francês e inglês, se decidiu a mandar sair do reino D. Miguel, ordenou que sua mulher se recolhesse ao paço de Queluz, e nunca mais aparecesse na corte.


Em consequência desse ato, que a promoveu a figura de proa do partido reaccionário, a rainha foi exilada para Queluz, vivendo uma vez mais separada do rei (que vivia no Palácio da Bemposta, em Lisboa), onde continuou a exercer intensa atividade política, promovendo várias conspirações para derrubar D. João VI e suspender a constituição.


O seu Palácio ou quinta do Ramalhão tornou-se o principal foco da intriga absolutista, e à rainha é imputada enorme responsabilidade nos projectos dos principais levantamentos reaccionários dos anos 1820 (a Vilafrancada, de 1823, e a Abrilada, de 1824), que procuraram abolir o constitucionalismo, afastar D. João VI do governo e colocar no trono infante D. Miguel, seu filho direto, a quem ela educara.


Após a Vilafrancada, o rei acabou por suspender a constituição, prometendo não obstante para breve a convocação de novas eleições, a fim de se redigir um novo texto constitucional. Foi então buscar a esposa no retiro e durante alguns meses, reinou a harmonia entre os dois.



Pouco tempo depois, esta harmonia desfez-se, após o golpe da Abrilada, em que o infante D. Miguel tentou apossar-se do trono, com o auxílio de sua mãe, a verdadeira cabeça do partido absolutista em Portugal. Com o apoio dos embaixadores francês e inglês, D. João retirou-se para um vaso de guerra estacionado no Tejo, exonerou D. Miguel do cargo de generalíssimo do exército e ordenou-lhe o exílio; quanto à sua esposa, decretou que fosse desterrada para sempre para Queluz, nunca mais devendo aparecer na corte.




Rainha viúva, por Luis de la Cruz, Museu do Prado, ca. 1826.


Sentindo a morte próxima (talvez porque fosse lentamente envenenado), D. João VI nomeou um conselho de regência para lhe suceder após a morte, o qual devia escolher o herdeiro do trono português e ao qual presidia a sua filha Isabel Maria de Bragança — retirava desta forma à sua mulher uma prerrogativa que desde sempre na história portuguesa havia cabido à rainha-viúva: o exercício da regência do reino durante a menoridade ou ausência do herdeiro no país. O documento que estabeleceu o conselho regencial tem sua veracidade hoje contestada, pois o rei — segundo afirmam os médicos e estudiosos atuais que analisaram as suas vísceras, enterradas em um jarro de porcelana chinesa sob uma laje, na capela dos Meninos de Palhavã, no Mosteiro de São Vicente de Fora, e a grafologia da sua assinatura — já se encontrava, alegam, morto à sua data.


A 10 de março de 1826 faleceu, no Palácio da Bemposta, D. João VI, tendo previamente nomeado regência presidida por sua filha, a infanta D. Isabel Maria, e composta do cardeal patriarca, Duque de Cadaval, Marquês de Valada, Conde dos Arcos e os seus ministros de Estado.


Instituíra uma ordem exclusivamente destinada às senhoras, com a autorização do príncipe regente, seu marido, por decreto de 4 de novembro de 1801, com a designação de Ordem das Damas Nobres de Santa Isabel, cujos estatutos foram confirmados pelo alvará de 25 de abril de 1804.[8]


Durante o governo de D. Miguel, que ascendeu ao trono em 1828, não viria a ter papel relevante na governação daquele que fora, para muitos, o seu filho predilecto, pois faleceu (ou suicidou-se) em 1830 em Queluz. De resto, o próprio príncipe não a mandou chamar do desterro assim que subiu ao trono, pelo que faleceu só, esquecida, triste e amargurada. Segundo alguns historiadores, este facto é um dos vários indicadores de que teria existido um afastamento gradual entre mãe e filho nos últimos anos de vida daquela. Jaz no Panteão Real da Dinastia de Bragança, ao lado do seu desavindo marido, no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.[9]



Descendência |









































































Nome
Retrato
Nascimento
Morte
Notas[10]

Maria Teresa de Bragança

Maria Teresa de Braganca.jpg
29 de abril de 1793
17 de janeiro de 1874
Casou-se com Pedro Carlos de Bourbon e Bragança, com descendência.

Casou-se com Carlos de Bourbon, Conde de Molina, sem descendência.



Francisco António, Príncipe da Beira

Antònio Pio, Príncipe da Beira.png
21 de março de 1795
11 de junho de 1801
Faleceu aos 6 anos, fazendo o seu irmão Pedro, herdeiro do trono de Portugal.

Maria Isabel de Bragança

Maria Isabel of Braganza.jpg
19 de maio de 1797
26 de dezembro de 1818
Casou-se com Fernando VII da Espanha, com descendência.

Pedro I do Brasil & IV de Portugal

DpedroI-brasil-full.jpg
12 de outubro de 1798
24 de setembro de 1834
Casou-se com Maria Leopoldina da Áustria, com descendência.

Casou-se com Amélia de Leuchtenberg, com descendência.



Maria Francisca de Assis de Bragança

Infanta Maria Francisca of Portugal.jpg
22 de abril de 1800
11 de setembro de 1834
Casou-se com Carlos de Bourbon, Conde de Molina, com descendência.

Isabel Maria de Bragança

Isabel Maria de Braganza.jpg
4 de julho de 1801
22 de abril de 1876
Não se casou, morreu aos 74 anos.

Miguel I de Portugal

30- Rei D. Miguel - O Absoluto.jpg
26 de outubro de 1802
14 de novembro de 1866
Casou-se com Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg, com descendência.

Maria da Assunção de Bragança

Maria da Assunção of Portugal.jpg
25 de junho de 1805
7 de janeiro de 1834
Não se casou, morreu aos 28 anos.

Ana de Jesus Maria de Bragança

Anajesusmariabraganca.jpg
23 de outubro de 1806
22 de junho de 1857
Casou-se com Nuno José de Moura Barreto, 1.º Duque de Loulé, com descendência.


Ancestrais |







Títulos e estilos |


Coat of Arms of Carlota Joaquina of Spain, Queen of Portugal.svg


  • 25 de abril de 1775 – 8 de maio de 1785: Sua Alteza Real, a Infanta Dona Carlota Joaquina da Espanha

  • 8 de maio de 1785 – 20 de Março de 1816: Sua Alteza Real, a Princesa do Brasil, Duquesa de Bragança, etc.

  • 20 de Março de 1816 – 7 de Setembro de 1822: Sua Majestade Fidelíssima, a Rainha Consorte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves

  • 7 de Setembro de 1822 – 10 de Março de 1826: Sua Majestade Fidelíssima, a Rainha Consorte de Portugal e Algarves
    • 29 de Agosto de 1825 – 10 de Março de 1826: Sua Majestade Imperial e Fidelíssima, a Imperatriz Consorte do Brasil




Representações na cultura |




  • Independência ou Morte (1972) — Carlota Joaquina é interpretada neste longa por Heloísa Helena.


  • Marquesa de Santos (1984) — Direção: Ary Coslov; Elenco: Maitê Proença, Gracindo Jr., Bibi Ferreira (como Carlota), Edwin Luisi, Maria Padilha, entre outros.


  • Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1994) — Direção: Carla Camurati; Elenco: Marieta Severo, Marco Nanini, Vera Holtz, Ney Latorraca, Marcos Palmeira, entre outros. Conta jocosamente a história da princesa Carlota Joaquina (Marieta Severo) desde sua infância, tratando Carlota como uma mulher grosseira, rude, que falava palavrões, traía o marido e desprezava o Brasil.


  • O Quinto dos Infernos (2002) — Direção: Wolf Maya; Elenco: Marcos Pasquim, Betty Lago, Bruna Lombardi, José Wilker, André Mattos, entre outros. Ilustra a vida da família real portuguesa um pouco antes e depois da vinda de Carlota Joaquina (Betty Lago) e D. João (André Mattos) para o Brasil.

  • Em 2007, a atriz Stella Miranda interpreta Carlota Joaquina no musical Império, de Miguel Falabella, que conta parte da história do Império do Brasil.

  • Na telenovela brasileira Liberdade, Liberdade, Carlota Joaquina foi interpretada por Susana Ribeiro.[12]

  • Em 2017, na telenovela Novo Mundo, Carlota Joaquina foi interpretada pela atriz Débora Olivieri.

  • Também em 2017, na minissérie Era uma vez uma história, Carlota Joaquina foi interpretada pela atriz Bianca Comparato.



Bibliografia |




  • AZEVEDO, Francisca Nogueira de. Carlota Joaquina na Corte do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

  • AZEVEDO, Francisca Nogueira de. Carlota Joaquina: cartas inéditas. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2007.

  • CASSOTTI, Marsilio. Carlota Joaquina - O Pecado Espanhol. Lisboa, A Esfera dos Livros, 2009.

  • CHEKE, Marcus. Carlota Joaquina, a Rainha Intrigante. 1949.

  • LIMA, Oliveira. D. João VI no Brasil. Topbooks.

  • PEREIRA, Sara Marques (1999), D. Carlota Joaquina e os Espelhos de Clio - Actuação Política e Figurações Historiográficas, Livros Horizonte, Lisboa, 1999.

  • PEREIRA, Sara Marques (2008), D. Carlota Joaquina Rainha de Portugal, Livros Horizonte, Lisboa, 2008.

  • SANTOS, João Felício dos. Carlota Joaquina, a Rainha Devassa. 1968.

  • LÁZARO, Alice, La Menina - Retrato de Dona Carlota Joaquina nas Cartas Familiares (1785-1790), Chiado Editora, 2011.

  • LOUSADA, M.ª Alexandre e PEREIRA, M.ª de Fátima Melo, D. Miguel, Círculo de Leitores, Lisboa, 2005

  • Resenha das familias titulares do reino de Portugal, por João Carlos Feo Cardozo de Castello Branco e Torres, Manuel de Castro Pereira de Mesquita, Imprensa Nacional, Lisboa, 1838, pág.s 35 e 36




Referências




  1. (PEREIRA, 1999, p. 26).


  2. (AZEVEDO, 2008, p. 30)


  3. (AZEVEDO, 2008, p. 30).


  4. «Biografia, NetSaber». Biografias.netsaber.com.br 


  5. «Uma carta inédita de Dona Carlota Joaquina», Teresa Martins Marques, Navegações, vol. 2, n. 1, p. 53-56, jan./jun. 2009


  6. «Bairro do Catete, op. cit.». Bairrodocatete.com.br 


  7. «Os sapatos de Carlota - por Cláudia Kiewel» 


  8. Resenha das familias titulares do reino de Portugal, por João Carlos Feo Cardozo de Castello Branco e Torres, Manuel de Castro Pereira de Mesquita, Imprensa Nacional, Lisboa, 1838, pág. 36


  9. Carlota Joaquina de Bourbon (em inglês) no Find a Grave


  10. Weir 1996, pp. 286–299


  11. «Antepasados de Carlota Joaquina de Borbón». Consultado em 19 de março de 2017 


  12. «'Liberdade, liberdade': Ega e Alexandra conspiram com Carlota Joaquina e morrem enforcados». Extra. 20 de julho de 2016. Consultado em 22 de julho de 2016 



Ligações externas |




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  • Carlota Joaquina de Bourbon (D.),O Portal da História, Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume II, págs. 760-761, Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor, Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral

  • Musical Império Uma comédia musical ambientada no Primeiro Reinado

















Carlota Joaquina da Espanha
Casa de Bourbon
Ramo da Casa de Capeto
25 de abril de 1775 – 7 de janeiro de 1830
Precedida por
Pedro III de Portugal

Coat of Arms of Carlota Joaquina of Spain, Queen of Portugal.svg
Rainha Consorte de Portugal e Algarves
7 de setembro de 1822 – 10 de março de 1826
Sucedida por
Maria Leopoldina da Áustria

Novo título

Rainha Consorte do Reino Unido de
Portugal, Brasil e Algarves

20 de março de 1816 – 7 de setembro de 1822

Título extinto
Independência do Brasil



























































































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