Região Lemánica
A Região Lemánica engloba toda a região banhada pelo lago Lemano [1] e se ele só é nomeado como tal pela Suíça é reconhecido de facto pela França, tanto mais que ambos se referem à Bacia Lemánica (em francês: Bassin Lémanique)
Conhecido como o "Lago da Nestlé", porque sua sede está situada nas margens do rio.
Índice
1 Os países
2 As localidades
3 Transportes lacustres
3.1 Hoje
3.2 História
4 Notas
5 Referências
Os países |
França
- a Sul o Chablais Saboiardo
- a Sul o Chablais Saboiardo
Suíça
- a Este o Cantão de Valais por onde entra o Rio Ródano
- a Norte o Cantão de Vaud no chamado Grande Lago
- a Oeste o Cantão de Genebra no Pequeno Lago ou Lago de Genebra, por onde sai o Ródano. [nota 1]
- a Este o Cantão de Valais por onde entra o Rio Ródano
As localidades |
Via de comunicação privilegiada desde a Antiguidade, o lago conta hoje várias cidades e só mencionando das mais importantes podem citar-se:
- Em França
- No Chablais Saboiardo
Évian-les-Bains - as águas célebres, as termas
Thonon-les-Bains - as termas
Yvoire - vila medieval fortificada
- No Chablais Saboiardo
- Na Suíça :
- No Cantão de Vaud - neste cantão existem duas regiões vinícolas notáveis: La Côte e Lavaux que está inscrita na UNESCO
Montreux - o Festival de Jazz de Montreux (ver Notas)
Lausana - a Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL) que com a Universidade de Lausana (UNIL) formam um enorme campus
Nyon - e o Paleo Festival o maior festival ao ar livre da suíça [2]
- e entre as menos conhecidas: Morges, Rolle e Coppet
- No Cantão de Genebra ;
Genebra - a cidade de Calvino e do Jet d'Eau
- Versoix
- No Cantão de Vaud - neste cantão existem duas regiões vinícolas notáveis: La Côte e Lavaux que está inscrita na UNESCO
Ver artigo principal: Lago Lemano
Transportes lacustres |
Hoje |
O transporte é assegurado pela Companhia Geral de Navegação sobre o lago Lemano (CGN) que tem a concessão da navegação no lago - servindo tanto o lado suíço como o francês - e como característica o facto de uma grande parte da frota ser constituída por barcos da Belle Epoque a roda de água [3] que são utilizados diariamente.
História |
Nos tempos feudais a Casa de Saboia possuía a totalidade do litoral lemánico, menos Genebra. Para se assegurarem do controlo do lago, fizeram vir carpinteiros navais de Génova que construíram as primeiras barcas. Genebra apela os construtores de Nice e em breve assiste-se no lago a batalhas navais.[4] No século XIX] são largamente utilizadas embarcações em todo a lago para o transporte de mercadorias, principalmente pedra e madeira.
De há uns anos a esta parte começou a aparecer o interesse pelas antigas barcas do lago e foi assim que a barca Neptune construída em 1904, foi comprada em 1971 por Genebra para conservar um testemunho da navegação sobre o lago.[5] A Neptuno veio juntar-se a de Lausana, La Vaudoise (de Vaud) construída em 1932 e que navega sobre as cores da Confraria dos Piratas de Ouchy. Ouchy é o porto de Lausana e local dos estaleiros da CGN.
A França por sua vez não tendo uma barca para restaurar construiu uma a partir de planos originais que foi metida na água a 11 de junho de [[2000 no porto de Thonon-les-Bains na presença da Neptuno e da Vaudoise. A Savoie é assim a réplica de uma barca construída em Genebra em 1896 e que foi demolida no local que viu o seu renascimento. [6]
Ver artigo principal: Barca do Lemano
Notas
↑ O Lago Lemano é dividido em duas bacias: a do Grande Lago a Este até Nyon, e a Oeste, próximo de Genebra, o Pequeno Lago ou lago de Genebra - Larousse; Lac Léman
Referências
↑ «Communiqué de presse mai 1999» (PDF). Office fédéral de la statistique
↑ «Paleo Festival de Nyon»
↑ «Compagnie Générale de Navigation sur le lac Léman - A frota» (em francês)
↑ «História da Savoie» (em francês)
↑ «Sitio web do Estado de Genebra e Neptuno» (em francês)
↑ «Sitio web da barca La Savoie» (em francês)