Montserrat




Coordenadas: 16° 45' N 62° 12' O



Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Monserrate.































































































Montserrat
Montserrat











Bandeira

Brasão de armas


Bandeira

Brasão de armas


Lema: não tem

Hino nacional: "God Save the Queen"


Localização Montserrat


Localização


Capital

Plymouth (de jure)1
Brades (de facto)

Língua oficial

Inglês

Governo
Território Britânico Ultramarino
 - Monarca

Isabel II
 - Governador

Andrew Pearce
 - Premier

Donaldson Romeo

História
 
 - Controlo britânico estabelecido
1632 

Área
 
 - Total 102 km² (219.º)
 - Água (%)
n/a

População
 
 - Estimativa para 2006 4655 hab. (216.º)
 - Urbana
 (n/a.º)

PIB (base PPC)
Estimativa de 2002
 - Total US$ 99 milhões 
 - Per capita
US$ 3400 

Moeda

Dólar do Caribe Oriental (XCD)

Fuso horário

UTC-4 (UTC-4)

Cód. Internet

.ms

Cód. telef.

+1-664

1 Abandonada em 1997 devido a uma erupção vulcânica. Os edifícios governamentais localizam-se actualmente em Brades, fazendo desta cidade a capital de facto.



Montserrat (ou Monserrate[1][2][3]) é uma ilha das Caraíbas (Caribe em português brasileiro), que se constitui como um território ultramarino do Reino Unido. Situa-se nas ilhas de Barlavento, parte da cadeia insular das Pequenas Antilhas, nas Índias Ocidentais. A ilha de Monserrate tem aproximadamente 16 km (9,9 mi) de comprimento e 11 km (6,8 mi) de largura, com cerca de 40 km de linha de costa.[4] Monserrate tem a alcunha (apelido, em português brasileiro) de "Ilha Esmeralda das Caraíbas", quer pelas suas semelhanças com as costa irlandesa e devido à ascendência de alguns dos seus habitantes.


A 18 de julho de 1995, o vulcão anteriormente dormente das Soufrière Hills voltou a estar ativo. As erupções destruíram a capital da era georgiana de Monserrate, Plymouth, bem como forçaram dois terços da população a fugir.[5] A atividade vulcânica continua atualmente, afetando principalmente as vizinhanças de Plymouth, incluindo as suas docas, bem como o lado oriental da ilha em torno do antigo Aeroporto W. H. Bramble, cujos escombros foram enterrados pelas correntes de lava resultantes da atividade vulcânica de 11 de fevereiro de 2010.


Apesar de Plymouth ser ainda a capital de jure do território, uma nova cidade e porto estão a ser construídas em Little Bay, no noroeste da ilha. Enquanto a construção continua, o centro de governo permanece provisoriamente em Brades, no norte da ilha.




Índice






  • 1 História


  • 2 Política


  • 3 Subdivisões


  • 4 Geografia


    • 4.1 Clima


    • 4.2 Hidrografia


    • 4.3 Flora e fauna


    • 4.4 Atividade vulcânica




  • 5 Economia


  • 6 Demografia


  • 7 Cultura


    • 7.1 Esportes


    • 7.2 Filhos ilustres




  • 8 Ver também


  • 9 Referências





História |



Ver artigo principal: História de Montserrat

A ilha de Montserrat era habitada pelos índios Arawak e por povos nativos caribenhos. Cristóvão Colombo descobriu a ilha em sua segunda viagem em 1493, chamando-a de Santa María de Montserrat. A ilha ficou sob domínio britânico a partir de 1632. A violência anticatólica em Nevis forçou um grupo de irlandeses (muitos dos quais foram involuntariamente transportados da Irlanda como escravos) a se estabelecerem em Montserrat. Uma colônia neo-feudal foi desenvolvida. A família Devereux teve um período de avanço econômico em sua fazenda que ocupava uma parte importante da ilha.[6] A importação de escravos africanos, que era muito comum nas ilhas do Caribe, levou ao desenvolvimento das plantações de açúcar e algodão, entre outros, sendo que, no final de 1700, havia muitas plantações na ilha. Muitos irlandeses também foram considerados escravos, muitos deles presos políticos liderados por Cromwell.[7]


Em 1782, durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, Montserrat foi brevemente capturada pela França. Foi devolvida à Grã-Bretanha pelo Tratado de Versalhes que acabou com o conflito. Uma revolução de escravos fracassou em 17 de março de 1768, dando origem à comemoração como feriado no Dia de São Patrício. A escravidão foi abolida em Montserrat em 1834. A queda dos preços do açúcar durante o século XIX teve que recuar a economia da ilha, e em 1857, o britânico Joseph Sturge comprou uma plantação de açúcar para demonstrar que era mais economicamente viável usar mão de obra assalariada que escravos. Vários membros da família Sturge comprou mais terras e em 1869 formou a Montserrat Company Limited, começou a plantar árvores de limão para produzir suco de limão, a escola também foi criado e um monte de terra para os habitantes da ilha foram vendidos, e como resultado muito de Montserrat pertencia a pequenos agricultores. De 1871 a 1958, foi administrado como parte da colônia Federal das Ilhas de Sotavento, tornando-se em um curto período de tempo em uma província da Federação das Índias Ocidentais entre 1958-1962.[8][9][10]


Com a criação dos AIR Studios na década de 1970 pelo produtor dos Beatles, George Martin, a ilha atraiu músicos mundialmente famosos, que vieram gravar no tranquilo ambiente tropical de Montserrat. Na última década do século XX, houve dois eventos que devastaram a ilha.


Na madrugada de 17 de setembro de 1989, o furacão Hugo, uma tempestade da categoria 4, atingiu Montserrat, com ventos que ultrapassaram os 140 km/h danificaram 90% dos edifícios da região. Os AIR Studios foram fechados e o turismo, que era a principal fonte de renda, praticamente desapareceu.


O vulcão Soufrière Hills, que desde o século XVII não apresentava qualquer erupção, apesar de nos anos 1966/67 ter sido registrada alguma atividade sísmica, em 18 de julho de 1995 acordou e entrou em atividade, tendo a capital Plymouth sido evacuada. Em 1997 deu-se a maior erupção, que destruiu o aeroporto e matou 19 pessoas. O novo aeroporto seria inaugurado em 2005.


A população está atualmente concentrada em 40% da parte norte da ilha. O restante é uma zona de exclusão devido à ameaça do vulcão, incluindo a antiga capital, Plymouth.



Política |



Ver artigo principal: Política de Montserrat

Um governador age como o chefe de estado simbólico e é o representante da monarca do Reino Unido, Isabel II. Um ministro-chefe eleito é o chefe de governo. Sua mais alta corte de justiça é a Suprema Corte do Caribe Oriental.


Montserrat é membro da Comunidade do Caribe e da Organização dos Estados do Caribe Oriental. Deborah Barnes-Jones foi governadora de Montserrat de 10 de maio de 2004 até 6 de julho de 2007. Antes deste destino, ela foi embaixadora britânica na Geórgia, assumindo o cargo em 2001. Desde 27 de julho, O governador é Peter Andrew, diplomata de carreira, ex-vice-alto comissário e cônsul geral em Lagos, Nigéria, conselheiro político em Islamabad e Bagdá, e no escritório da Irlanda do Norte.



Subdivisões |



Ver artigo principal: Paróquias de Montserrat

A ilha de Montserrat encontra-se dividida em 3 paróquias (parishes).



  • Saint Anthony

  • Saint Georges

  • Saint Peter


Dessas, apenas Saint Peter possui uma população estabelecida, já que as outras duas estão na área de exclusão do vulcão Soufriére.



Geografia |


Montserrat está localizado a sudeste de Porto Rico e a sudoeste da ilha de Antigua.


A ilha é montanhosa e vulcânica em sua totalidade e seu ponto máximo é o vulcão Soufriere Hills (914 metros) que está atualmente ativo. Existem também algumas pequenas praias na costa.



Clima |


Montserrat está localizado na zona climática equatorial úmida, formada pelos ventos alísios do nordeste e pelas correntes quentes do oceano. As temperaturas são de um clima equatorial típico, onde a média anual é de 25° C. As variações da temperatura anual e do dia à noite são muito pequenas, dificilmente de cerca de 5° C. A precipitação é abundante, onde os valores médios são cerca de 2 000 mm por ano. Apenas no sul, essa precipitação média cai para 1 000 mm. Há alguns meses a estação seca, mas o período não está isento de precipitação, que são mais intensos durante o verão. De junho a novembro, a ilha pode ser sujeita a eventuais furacões.



Hidrografia |


A rede fluvial na ilha é densa, sendo que todos os seus rios são de caráter montanhoso, destacando-se as corredeiras e as cascatas. Os rios são curtos e fluem para o mar do Caribe e o oceano Atlântico. A ilha também possui fontes termais associadas à atividade vulcânica.



Flora e fauna |


A natureza é altamente degradada devido a atividades agrícolas e atividade vulcânica na região. As florestas cobrem aproximadamente um terço da ilha, estas são as florestas tropicais sempre verdes, onde as árvores perdem suas folhas parcialmente no período de menor precipitação.


Como outras ilhas do Caribe, Montserrat é o lar de algumas plantas e animais raros, incluindo uma espécie chamada pribby (Rondeletia buxifolia), que até 2006, era conhecida apenas em um livro botânico de Monserrat. Também em 2006, os conservadores resgataram várias plantas de uma orquídea (Epidendrum montserratense) e instalaram-nas em um jardim botânico. Montserrat é também o lar de um sapo gigante (Leptodactylus fallax) que está criticamente em perigo, é conhecido localmente como Mountain Chicken e é encontrado apenas em Montserrat e Dominica. A espécie sofreu declínios catastróficos devido a várias doenças anfíbias e a erupção vulcânica em 1997. Também é habitada por pequenos mamíferos e outros animais.


Montserrat é conhecida por seus recifes de corais e suas cavernas ao longo da costa. As cavernas são as casas de muitas espécies de morcegos, existem esforços para monitorar e proteger dez espécies de morcegos com perigo de extinção.[11]



Atividade vulcânica |


O vulcão Soufrière Hills é o mais ativo do Caribe e a causa do abandono da capital da ilha, Plymouth, anos atrás, devido ao perigo que esta montanha representa para seus habitantes. O Observatório de Vulcões de Montserrat (MVO por sua sigla em inglês) monitora constantemente a atividade das Colinas Soufrière, fornecendo boletins semanais de atividade vulcânica para a população da ilha.[12]



Economia |



Ver artigo principal: Economia de Montserrat

Devido à atividade vulcânica que começou em julho de 1995, a ilha teve sua economia pequena, mas aberta, posta em um beco sem saída. A erupção catastrófica de junho de 1997 fechou os aeroportos e portos, causando um profundo isolamento econômico e social de Montserrat.


Sua moeda é o Dólar do Caribe Oriental. A economia de Montserrat é baseada na pesca e no turismo. Também é importante a emissão de selos para colecionadores.



Demografia |




Mapa de Montserrat



Ver artigo principal: Demografia de Montserrat

O país é povoado pela maioria dos mulatos, muitos desses descendentes de irlandeses e africanos; Há também uma minoria branca. A maioria da população professa a religião cristã do ramo protestante (principalmente metodista e pentecostal) com 45%, anglicanismo com 35%, catolicismo com 15% e outras minorias religiosas.


Em 18 de julho de 1995, o vulcão Soufrière Hills entrou em erupção e, a partir dessa data, continua cuspindo lava e cinzas esporadicamente, o que causou a emigração da maioria da população da ilha. Atualmente, o sul da ilha é praticamente desabitado, principalmente a área de Plymouth, a capital. Atualmente, a cidade de Brades serve como sede temporária do governo e uma nova cidade em Little Bay está em construção e espera-se que abrigue o governo da ilha. Antes da erupção vulcânica, a população era de 13.200 habitantes. Mais de 9.000 saíram da ilha, mas poucos retornaram. Dois terços da população emigraram, a maioria para o Reino Unido. A população atual é de cerca de 6.000 e a maioria da população reside no noroeste da ilha, a única área que é livre de erupções vulcânicas.



Cultura |



Ver artigo principal: Cultura de Montserrat

Como outras ilhas do Caribe, há influências europeias e africanas na cultura da ilha. Um aspecto a destacar é a influência irlandesa, uma vez que os primeiros colonos brancos eram da Irlanda.



Esportes |


O críquete é o esporte mais popular em Montserrat. Os jogadores de Montserrat podem ser escolhidos para jogar no time de críquete das Índias Ocidentais. Jim Allen foi o primeiro a jogar pelas Índias Ocidentais, tendo representado ela na World Series. Nenhum outro jogador de Montserrat jogou pelas Índias Ocidentais, até que Lionel Baker fez sua estréia internacional contra o Paquistão em novembro de 2008. Montserrat tem seu time de futebol nacional afiliado à FIFA, tendo competido duas vezes nas eliminatórias da Copa do Mundo. A FIFA construiu um campo perto do aeroporto para o país.



Filhos ilustres |




  • William Devereux - um dos mais importantes proprietários históricos.


  • Jim Allen – ex-jogador de críquete que representou o World Cricket Series das Índias Ocidentais


  • Lionel Baker – el primer habitante de Montserrat en participar en las series de cricket internacional10​


  • Alphonsus "Arrow" Cassell - músico, conhecido pela canção "Hot Hot Hot" que vendeu mais de quatro milhões de cópias​


  • M. P. Shiel – escritor


  • Maizie Williams – cantora, membro do grupo musical Boney M


  • Vladimir Santos Farrell - futebolista


  • Helen Joseph - Miss Montserrat 1964, representou seu país no Miss Mundo 1964, onde conseguiu entrar na tabela das semifinalistas (Top-16). É até agora a única participação de Montserrat em um concurso de beleza de alto calibre.



Ver também |



  • Lista de territórios dependentes

  • Lista de Estados soberanos e territórios dependentes da América



Referências




  1. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 13 de maio de 2013 


  2. Rocha, Carlos (17 de maio de 2010). «Nomes de países das Caraíbas». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Consultado em 13 de maio de 2013. Arquivado do original em 21 de dezembro de 2014 


  3. Macedo, Vítor (Primavera de 2013). «Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41). 11 páginas. ISSN 1830-7809. Consultado em 23 de maio de 2013 


  4. «World Factbook — Montserrat». CIA. Consultado em 13 de maio de 2013 


  5. «Volcano Observatory &madsh; Montserrat». Consultado em 13 de maio de 2013 


  6. Akenson, Donald H. (1997). «Ireland's neo-Feudal Empire, 1630-1650». If the Irish ran the world: Montserrat, 1630-1730. McGill-Queen's Press - MQUP. p. 273. ISBN 978-0-7735-1686-1.


  7. http://www.everyculture.com/Ma-Ni/Montserrat.html


  8. http://www.sturgefamily.com/Discover/THE%20MONTSERRAT%20CONNECTION.htm


  9. https://web.archive.org/web/20110708041758/http://www.thecommonwealth.org/Templates/YearbookInternal.asp?NodeID=140427


  10. Fergus, Howard A (1996). Gallery Montserrat: some prominent people in our history. Canoe Press University of West Indies. p. 83. ISBN 976-8125-25-X.


  11. https://web.archive.org/web/20110515132213/http://en.scientificcommons.org/57043975


  12. https://web.archive.org/web/20120621225133/http://www.mvo.ms/whats-new/last-activity-a-weekly-reports/weekly-reports-archive













Popular posts from this blog

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks

Calculate evaluation metrics using cross_val_predict sklearn

Insert data from modal to MySQL (multiple modal on website)