Blanka































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Blanka


Blanka
Informações gerais
Nome no Japão

Buranka (ブランカ)
Série

Street Fighter

Primeiro jogo

Street Fighter II:The World Warrior
Designer
Akira Yasuda
Dublador em inglês
Tom Carlton (SFII movie)
Scott McNeil (Street Fighter: Code of Honor)
Taliesin Jaffe (Street Fighter IV)
Dublador japonês
Yūji Ueda (Street Fighter Alpha 3, Street Fighter IV)
Captura de movimentos
Robert Mammone (filme)
Informações pessoais
Sexo
masculino
Data de nascimento

12 de fevereiro de 1966
Nacionalidade

 Brasil
Estilo(s) de luta
Luta Selvagem autodidata (Army Ants) / Capoeira.

Blanka (ブランカ, Buranka?) é um personagem fictício da série de jogos de luta Street Fighter da Capcom. Ele apareceu pela primeira vez no videogame Street Fighter II de 1991 como um dos oito personagens jogáveis, e foi posteriormente apresentado sequências e spin-off. Blanka também está presente em vários jogos de crossover da Capcom, incluindo a série SNK vs. Capcom. O personagem apareceu em outras adaptações de mídia da franquia, incluindo um filme de animação, um filme live-action, uma série animada de televisão e revistas em quadrinhos.




Blanka foi originalmente concebido como um personagem humano por Akira "Akiman" Yasuda, e sofreu várias reconceituações durante a produção de Street Fighter II antes de chegar à sua versão final como uma fera selvagem com pele verde e longos cabelos laranja. A história de fundo de Blanka é que ele já foi humano, mas depois de um acidente de avião no Brasil ele sofreu uma mutação (resultando em sua coloração verde e sua capacidade de gerar eletricidade). Blanka foi geralmente bem recebido pelos críticos e fãs, tornando-se um dos personagens mais populares da franquia.




Índice






  • 1 Concepção e design


    • 1.1 Criação


    • 1.2 Características




  • 2 História


    • 2.1 Início


    • 2.2 "Carreira" de lutador


    • 2.3 Street Fighter Alpha 3


    • 2.4 Street Fighter 2 (Torneio)


    • 2.5 Street Fighter IV




  • 3 No Jogo


  • 4 Fundos de Tela (Cenários)


    • 4.1 Golpes


    • 4.2 Falas Famosas




  • 5 Curiosidades


  • 6 Referências





Concepção e design |



Criação |


Projetado por Akira "Akiman" Yasuda, o conceito por trás de Blanka surgiu em um projeto inicial como um homem africano chamado Anabebe, que foi criado por um leão. Após o lançamento de Final Fight, a Capcom conduziu abordou Street Fighter II e considerou vários designs para o personagem Blanka (incluindo um lutador mascarado baseado em Tiger Mask e um guerreiro estilo ninja).[1][2] Seu design mais tarde mudou para um homem grande com cabelos grossos e costeletas, chamado "Hammer Blanka".[3] A equipe então adotou a aparência feroz de Blanka, porque eles sentiram que o jogo seria "chato" com apenas personagens humanos.[4]





Características |


A característica física mais proeminente de Blanka é sua cor verde, inicialmente atribuída ao seu consumo de clorofila das plantas para se misturar em seu ambiente selvagem.[5][6] No entanto, quando Street Fighter foi trazido para os EUA, a coloração de Blanka foi atribuída a ele ser atingido por um raio durante a tempestade elétrica em que seu avião caiu.[7][8] Em Street Fighter II, a pele de Blanka é verde-amarelada, mas versões posteriores do personagem são de um verde brilhante.






Blanka luta em um estilo autodidata e animalesco.[5][9] Em vários de seus movimentos especiais ele rola em uma bola, lançando-se contra um oponente.[5][10][11] 3] No ataque característico de Blanka, ele se agacha e emite uma corrente elétrica chocando tudo o que toca.[5][12][13] Apesar de Blanka rosnar em combate,[14] exceto por Street Fighter Alpha 3 ele fala em cinemáticas.[15]





História |



Início |


Em uma noite chuvosa no Brasil, um avião teve sérias dificuldades em passar pelo tempo difícil. Estava bem difícil e relâmpagos soavam em todo lugar. Ambos, pilotos e passageiros, estavam aterrorizados pela magnitude da tempestade. Um pequeno garoto chamado Jimmy estava no avião a caminho de visitar sua mãe, quando repentinamente um poderoso raio acerta a aeronave com força. O raio parecia ter estranhas propriedades e começou a criar uma mutação no corpo do Jimmy. O avião planou até a selva amazônica. Ninguém sobreviveu à queda com exceção de um: Jimmy, em péssimo estado. Adiante havia uma alcatéia de lobos que vendo o estado desprotegido e as estranhas propriedades da criança, decidiram o juntar como um filhote. Desde então Jimmy sofreu amnésia. Pouco ou nada se lembrava de sua mãe ou da queda. E isso poderia explicar porque Jimmy estava tão calmo em seu novo corpo que com a mutação e a vida na selva levou-o de humano a fera. Criado por lobos e aprendendo com os outros animais da floresta que ele conviveu (macacos balançando, enguias a transmitir eletricidade pela pele, etc.), e se tornando mais forte por carregar lenhas e pedras, Jimmy não mais existia, mas um ser que se autoproclamava "Blanka" Mina do BinGo (sendo essa somente na variação azul).


Já que na primeira vez que os nativos do Brasil o viram, sua pele pálida e estranhos movimentos o deram o apelido de Blanka. Os nativos das vilas dentro da Amazônia temiam que a fera tentasse matá-los cedo ou tarde. Depois de anos amassando plantas contra sua pele, a clorofila mudou sua cor para verde. Assim, Blanka cresceu em isolação de outros humanos e não aprendeu nenhuma língua senão as animalísticas como grunhidos e gritos, sendo assim, Blanka passou o início de sua "nova vida" dentro das selvas brasileiras.


Os aldeões das vilas amazônicas decidiram que a melhor aposta seria eliminar o monstro, mas quando caçado Blanka não estava em lugar algum para ser encontrado. Deixou a floresta guiada por uma estranha força e agora nas principais cidades do Brasil, Blanka aparece e desafia qualquer outro homem para encará-lo. Ele se tornou uma máquina para caçar pessoas que antes eram como ele. Mas apesar do fato de ele ter perdido suas proporções humanas, uma prova de humanidade continua presa em seu corpo: um par de tornozeleiras. Seu cabelo é longo e sua pele evoluiu em uma estranha cor verde. Apesar de agir mais como um animal que um homem, seu jeans rasgado e um par de tornozeleiras trazem uma ligação com uma humanidade dentro dele. Treinado para sobreviver na dura floresta Amazônica, Blanka é capaz de longos e poderosos socos e movimentos corporais rápidos e fluídos. Ele pode rolar em forma de bola e girar em direção a seu oponente em um movimento que desafia a gravidade. O tempo que passou nadando próximo a enguias tornou o seu corpo um poderoso condutor que pode explodir em luz e poder, Blanka absorveu deles o poder da eletricidade, podendo emitir choques elétricos por todo seu corpo, o que mais tarde serviria para atacar seus inimigos, e na presente situação, Blanka poderia usar por si só aparelhos elétricos, assim ajudando-o em suas necessidades pessoais. Tais técnicas animais o ajudariam a se ambientar em seu presente estado. Sua natureza selvagem o dá um inconfundível e feroz estilo de luta.


Blanka conheceu pela primeira vez a civilização ao entrar escondido numa caçamba de um caminhão que transportava melancias, algumas más línguas dizem que o tal caminhão onde Blanka pegava carona na verdade seria de um contrabandista. Durante uma de suas viagens, Blanka por acaso salvou a vida de um turista perdido que estava em perigo na selva, a partir de então, o turista chamado Dan Hibiki se tornara um grande amigo do monstro verde. Curiosamente, Dan consegue se comunicar com Blanka através dos grunhidos deste, sendo o único ser humano a entender o que significa. Talvez graças a Dan, que Blanka aprendeu a falar como um ser humano. Com isso, Blanka acaba saindo do ambiente selvagem para se aventurar mais pela civilização, inclusive a procura de oponentes dignos a fim de testar suas habilidades de luta.



"Carreira" de lutador |


Blanka conheceu e fez certa amizade com os lutadores E.Honda, Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Zangief e Dhalsim, com quem disputava um campeonato. Em Dhalsim, Blanka teve a inspiração para manter sua mente, corpo e alma sob controle absoluto para assim adquirir paz de espírito e coragem para lutar, além de ter em Honda um parceiro de lutas. Blanka conheceu Zangief quando enfrentou este no ringue, assim tomando conhecimento da organização criminosa Shadaloo, liderada pelo ditador M.Bison, e assim, Blanka fica sabendo que a tal organização havia sido a responsável de derubar seu avião na intenção de torná-lo o monstro que ele era, e tinham a intenção de torná-lo cobaia para experimentos de clonagem, para fundar um exército de monstros semelhantes a ele. A fim de impedir tal feito, Blanka se junta aos demais competidores e na liderança de Guile, parte na luta contra a tal organização terrorista(Tal fato é mostrado inclusive no filme live-action de Street Fighter, porém com alterações no enredo).


Com muito esforço, Blanka e seus parceiros conseguem derrubar Bison, que em desvantagem acaba fugindo, tendo um paradeiro desconhecido. Pouco contente com o mundo fora da selva e ainda correndo perigos de ser capturado, Blanka volta ao cenário florestal.



Street Fighter Alpha 3 |


Depois de algum tempo exilado da sociedade, porém aprimorando o que aprendera com os humanos, Blanka continua vivendo em paz da forma que quisera na floresta amazônica, até ser procurado novamente por seu velho amigo Dan, o que o motivou a voltar a se aventurar. Pegando carona desta vez no carro de um caçador, Blanka reencontra seu amigo Dan e através deste, conhece Sakura Kasugano, que se tornara aluna de Dan, e também era interesse amoroso do mesmo. Eventualmente, Blanka conhece Karin Kanzuki, a arrogante rival de Sakura que através do monstro, conhece Dan e se sente atraída por este(sem ser correspondida, já que Dan é apaixonado por Sakura e a princípio nem imagina que Sakura só quer aprender com ele para impressionar Ryu). Blanka também se torna eventualmente um aluno de Dan na arte Saikyo de karatê. Logo o trio(Dan, Sakura e Blanka) descobrem sobre os novos planos de Bison e sobre op Psycho Drive, uma máquina que tornava Bison extremamente poderoso e perigoso, então partem para a destruição da mesma. Eles conseguem destruir uma das câmaras de energia do Psycho Drive, apenas para depois aturarem as mentiras de Karin, que insistia em se gabar dizendo que ela havia transmitido o sinal de satélite, através de seus agentes de tecnologia, para destruir tal máquina(Karin havia seguido o trio até a base de Bison) e assim se auto-proclamar a heroína.


Ainda em sua jornada para derrubar a Shadaloo, Blanka enfrenta Zangief novamente, e inconscientemente faz Zangief ajudar a destruir a Shadaloo, também com a ajuda de Honda. Ele então enfrenta Balrog, antes de lutar contra M. Bison, com a ajuda de outros heróis ao seu lado. Após Bison ser derrotado, Blanka, Dan e Sakura trabalham juntos e destroem a arma de Bison, o Psycho Drive.



Street Fighter 2 (Torneio) |


Blanka foi convidado e lutou no segundo Torneio Mundial de Lutadores, com o propósito de ficar famoso e reencontrar os remanescentes de sua família, e provavelmente lutou com Guile. Sua mãe estava assistindo, e ela o reconheceu pelas tornozeleiras que ele calçava. Ela imediatamente foi à sua procura e eles tiveram um emocionante reencontro. No término de Street Fighter II, Blanka reencontra sua mãe, Samanta. Ela revela que Blanka era conhecido como Jimmy, e que sofreu um acidente de avião quando menino. Esse fato fez Blanka crescer em um ambiente selvagem, e desde o ocorrido ele viveu separado da mãe. Na cena final da vitória de Blanka no torneio, o lutador mostra que, apesar de sua ferocidade e determinação implacáveis em batalha, ele é sensível e carinhoso, abraçando sua mãe e chorando em prantos ao reencontrá-la após décadas de separação.



Street Fighter IV |


Mesmo após ter se reencontrado com sua mãe e passar a viver com ela, Blanka continuou a se sentir isolado, pois o povo da pequena cidade onde moravam tinha receio de sua aparência bestial. Recebendo um convite para o torneio da S.I.N., Blanka saiu de casa para viajar junto com Dan até o torneio, pretendendo vencer para deixar sua mãe orgulhosa e conseguir o respeito das pessoas. Ao final do torneio, a mãe de Blanka o traz de volta de Hong Kong e, ao voltar, ele descobre que as pessoas haviam adquirido admiração para com ele, chegando a visitá-lo em sua casa.



No Jogo |



Fundos de Tela (Cenários) |



  • SF2 stage: Bacia do rio Amazonas (Brasil).

  • SFA3 stage: Ramificação do Rio Madeira - pantanal, Brasil.



Golpes |



  • Electric Thunder

  • Rolling Attack

  • Vertical Rolling

  • Backstep Rolling

  • Groundshave Rolling

  • Tropical Hazard

  • Lighting Cannonball (Ultra Combo)



Falas Famosas |



  • "Seeing you in action is a joke!" ("Ver você em ação é uma piada!")

  • "Now you realize the powers I possess!" ("Agora você percebeu os poderes que possuo!")

  • "You'll never survive in a jungle!" ("Você nunca vai sobreviver em uma selva!")



Curiosidades |



  • Descobriu-se que a Shadaloo fora responsável pelo seu acidente de avião e ele a odiava por isso, e o livro de referência All About Street Fighter Zero 3 afirma que ele era caçado pela Shadaloo, embora os eventos do jogo contando isso não estivessem necessariamente no cânone.

  • De acordo com as mesmas fontes que dizem porque ele detestava a Shadaloo, depois de anos de contato direto com as plantas, sua pele absorveu clorofila suficiente para ficar da cor verde.

  • Em jogos posteriores da série Street Fighter II, a Capcom fez com que ele parecesse mais feroz, pois achavam que estava muito "bobo". No entanto, em Street Fighter Zero 3, decidiram fazê-lo "bobo" outra vez.

  • Em SFZ3, a Capcom se esqueceu que ele não deveria conhecer seu nome até o final de Street Fighter II (sua mãe o chamava pelo seu nome real, e ele não o reconhecia). Por causa disso, posteriormente mudou-se o cânone, e se considera agora que ele sempre soube seu nome.

  • Ele seria conhecido localmente como o "hombre blanco" e teria transformado "blanco" em seu apelido, Blanka. A Capcom pareceu ignorar que a língua falada no Brasil não é o espanhol, mas o português.

  • Da mesma forma, seria improvável que seu nome fosse Jimmy (mesmo no Japão), pois é um nome inglês.


  • Charlie (Nash no Japão), amigo de Guile e Blanka não são o mesmo; no entanto, no filme Street Fighter, de 1994, eles foram combinados em apenas um, o brasileiro Carlos Blanka ou Charlie Blanka (antes da aparição real de Charlie nos jogos), o desenho Street Fighter - The Animated Series segue a cronologia do filme.

  • Algumas pessoas acham que Blanka seria Charlie (mas isso se comprovou falso em Street Fighter Zero 3), pois quando se chega ao final de X-Men vs. Street Fighter jogando com Charlie/Nash, é possível ver Bison aplicar uma injeção nele e a imagem logo após fica totalmente branca, porém nas continuações da série "Vs." Charlie/Nash foi mostrado como um personagem secreto, "Shadow".

  • Foi a versão americana de SF que relacionou a história de Blanka com a de Charlie. No Japão esse personagem chama-se Nash, já que na verdade nunca foi citado antes de SFZero o nome do amigo de Guile, que foi morto por Bison (Vega), Nash aparece no anime Street Fighter II V e teve as feições inspiradas no ator francês Jean Reno. Outro erro da versão americana foi atribuir a Blanka o estilo de luta capoeira. Street Fighter só foi ter um lutador de capoeira oficialmente em Street Fighter III, que seria a queniana Elena.

  • Quanto a questão de sua fala, Blanka parece se comunicar através de uns "ruidos selvagens", os quais somente são entendidos por Dan na série Alpha/Zero, porém na versão de Street Fighter II Blanka possui frases de vitória bastante compreensíveis, como "Ver você em ação é uma piada". Implica-se que Dan o tenha ensinado a falar no interregno entre a série Alpha e SFII.

  • Em Street Fighter RPG da White Wolf, Blanka é um híbrido animal, tendo adquirido seus poderes elétricos com enguias e suas habilidades atléticas com os macaco-aranha, além de ser um praticante de capoeira.[16]

  • Em outro jogo da Capcom, Dead Rising 2, o personagem principal pode colocar uma máscara do Blanka, que é encontrada numa loja de brinquedos.

  • Em 2008, o programa CQC enviou um repórter a Espanha, que fez algumas perguntas sobre o Brasil aos transeuntes espanhóis e lhes mostrava fotos de brasileiros ilustres, a fim de testar os conhecimentos dos europeus sobre nosso país. Apenas três de nossas celebridades foram reconhecidas por todos os espanhóis interrogados: Gisele Bündchen, Pelé e Blanka.



Referências




  1. Capcom Sound Team Alph Lyla (15/11/1992). "Making of Street Fighter II". Capcom-004: Street Fighter II Complete File (CD/booklet). Capcom. p. 1.


  2. Staff (abril de 1992). "The Making of Street Fighter II". Electronic Gaming Monthly (33): 103.


  3. Capcom Sound Team Alph Lyla (15/11/1992). "Making of Street Fighter II". Capcom-004: Street Fighter II Complete File (CD/booklet). Capcom. p. 4.


  4. Prandoni, Claudio (24 de outubro de 2011). http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/10/24/no-inicio-de-street-fighter-ii-blanka-era-um-humano-normal-diz-produtor-da-serie-veja-entrevista.htm´"No início de 'Street Fighter II', Blanka era um humano normal"]. UOL.


  5. abcd Clements, Ryan (30 de janeiro de 2009). «Street Fighter IV: Blanka». IGN. Ziff Davis. Cópia arquivada em 8 de novembro de 2014 


  6. Gilbert, Henry (16 de março de 2013). «Gaming's most green characters». GamesRadar. Future plc. Cópia arquivada em 8 de novembro de 2014 


  7. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome ign


  8. Gonzalez, Annette (9 de março de 2010). «Genetically Mutated Characters: Side Effects Include...». Game Informer. Consultado em 4 de maio de 2014. Cópia arquivada em 8 de novembro de 2014 


  9. Jensen, K. Thor (29 de fevereiro de 2012). «Best Street Fighter Tattoos». UGO Networks. IGN Entertainment. Cópia arquivada em 5 de março de 2012 


  10. Capcom USA (1998). Street Fighter Alpha 3 instruction booklet (booklet). [S.l.]: Capcom USA. p. 15 


  11. «Street Fighter X Tekken official web manual». Capcom. Consultado em 5 de maio de 2014. Cópia arquivada em 8 de novembro de 2014 


  12. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome grhistory11


  13. Capcom USA (1992). Street Fighter II instruction booklet (booklet). [S.l.]: Capcom USA. pp. 20–21 


  14. Frear, Dave. «Review: Street Fighter Alpha 3 (Game Boy Advance)». Nintendo Life. Nlife. Cópia arquivada em 8 de novembro de 2014 


  15. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome alpha


  16. Cassaro, Marcelo (março de 2008). «Street Fighter RPG». Editora Escala. Dragon Slayer 






























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