Bart Simpson
Bart Simpson | |
---|---|
Personagem fictícia de The Simpsons | |
| |
Nome original | Bartholomew JoJo Simpson |
Nascimento | 1 de Abril |
Idade | 10 anos |
Sexo | Masculino |
Ocupação | Estudante na Springfield Elementary School. |
Família | Pais: Homer e Marge Irmãs: Lisa e Maggie e Irmão(s): Hugo Simpson |
Voz | Nancy Cartwright |
Dobragem | Carla de Sá |
Dublagem | Peterson Adriano (temporadas 1–7) Rodrigo Antas (temporadas 8–presente) |
Primeira aparição | Good Night (Ullman Show) O Prêmio de Natal |
Bartholomew J. Bouvier Simpson é o filho mais velho da família Simpson. É rebelde, desobediente e tem más notas na escola. Este comportamento deixa-o frequentemente em problemas, que ele contorna usando a sua astúcia e um pouco de sorte.
É revelado em alguns episódios, que o mal dentro de Bart deve-se ao fato de Marge ter acidentalmente bebido uma gota de álcool durante a gravidez, o que mexeu com o cérebro do bebê tornando-o no ruim que é. O seu cabelo, apesar de aparecer louro, é vermelho, apenas doura com o sol (temporada 20, episódio 12).
No elenco, Nancy Cartwright originalmente planejava fazer um teste para o papel de Lisa, enquanto Yeardley Smith tentava sair para o Bart. A voz de Smith era alta demais para um menino, então ela recebeu o papel de Lisa. Cartwright descobriu que Lisa não era interessante na época, então fez o teste para Bart, que ela achou que era um papel melhor.[1]
Índice
1 Aniversário
2 Conhecimentos e Habilidades
3 Personalidade
4 Outras habilidades
5 Família
5.1 Homer Simpson
5.2 Marge Simpson
5.3 Lisa Simpson
5.4 Maggie Simpson
6 Relacionamentos
6.1 Outros Relacionamentos
6.2 Relacionamentos no futuro
7 Futuro
7.1 Futuros conhecidos
7.2 Futuros imaginados
8 Curiosidades
9 Ver também
10 Bibliografia
11 Ligações externas
12 Referências
Aniversário |
De acordo com o livro Simpsons o álbum de família sem censura (ISBN 0-06-096582-7), seu "aniversário" é em 1 de Abril ou o Dia da Mentira. De acordo com a cronologia do programa Bart nasceu em 1981 pois ele é dois anos e 38 dias mais velho que Lisa, que nasceu durante as Olimpíadas de Verão de 1984. Entretanto, no episódio "Casei com Marge", foi revelado que Bart foi concebido no final de maio de 1980 (Homer e Marge tinham acabado de ver O império contra-ataca), o que deixaria sua data de nascimento em 1 de Abril de 1981. O ano provavelmente não é consistente pois Bart é sempre descrito como tendo 10 anos. Na temporada 26, episódio 6, simpsorama, Bart diz para Homer que seu aniversário é dia 23 de fevereiro.
Bart foi considerado uma das 101 personalidades mais influentes do século XX, pela revista Time, na edição de 18 de abril de 2005 vol. 165, nº 16, onde estão relacionados políticos, artistas, inventores, cientistas e celebridades variadas.
Conhecimentos e Habilidades |
Bart é um poliglota e pode falar várias línguas, com diferentes graus de fluência. Embora ele não tenha demonstrado a capacidade desde sua viagem à França, como estudante de intercâmbio, ele fala um francês quase perfeito em The Crepes of Wrath. Ele também aprendeu espanhol em questão de horas, em sua “preparação” para a viagem da família ao Brasil. Mas acabou se frustrando ao descobrir ainda no avião ao saber que os brasileiros falam Português e não espanhol (em Blame It on Lisa). Bart também fala japonês; que ele também aprendeu em um par de horas na prisão, juntamente com Homer; no episódio A Star is Burns. Outra habilidade é a musical, sendo um baterista promissor, pelo menos até que uma lesão no braço destruísse essa capacidade (Jazzy and the Pussycats).
Personalidade |
Bart se comporta igual a uma criança imatura de 10 anos e sempre desobedece os seus pais. Sua desobediência faz com que coloque risco na vida das pessoas, especialmente na de sua irmã Lisa Simpson, a quem Bart está sempre em desacordo. Bart odeia estudar e considera que o aprendizado é chato. Bart sempre causa problemas na Escola Elementar de Springfield e sempre pertuba e incomoda o Diretor Skinner, fazendo que Bart Simpson fique na detenção. Sua imaturidade muitas vezes leva Homer Simpson estrangular o Bart Simpson e também fazer Bart Simpson brigar com sua irmã Lisa Simpson. Muitas vezes seu melhor amigo Milhouse acompanha Bart Simpson em suas confusões, embora ele recusa fazer isso algumas vezes para não sobrar para ele. Bart sempre chama seu pai Homer Simpson de Homer Simpson em vez de pai, o que leva algumas vezes Homer estrangular o Bart. Bart muitas vezes se diverte com seu pai Homer Simpson, embora algumas vezes só faça isso para conseguir o que quer, mas muitas vezes Homer já sabe disso.
Outras habilidades |
Ele era um jogador e principal artilheiro do "Mighty Pig"s, um time de hockey infantil ("Lisa on Ice"). Bart também é capaz de disparar armas de fogo com uma assustadora precisão como se evidenciou durante o tempo que estudou em um Colégio Militar ("The Secret War of Lisa Simpson"). Mais tarde, ele exibiu perícia semelhante ao roubar um tanque de guerra para abater, sozinho, um satélite da MLB com uma precisão extraordinária. Embora nesse ponto, Bart estava sob o efeito de uma droga experimental que deveria suprimir seu déficit de atenção ("Brother's Little Helper").
Bart também pode dirigir carros com uma destreza surpreendente para sua idade. Tendo sua própria carteira de motorista, dado a ele após salvar Springfield de um incêndio (mostrado em Big Little Girl).
Bart também é um chef habilidoso. Ele cozinhou uma refeição de três pratos para seus pais, além da sobremesa (O Brother, Where Bart Thou?).
Quando foi inspetor de corredores ele demonstrou; depois de provar o “gosto da autoridade”; disposição para cumprir as regras da escola (Separate Vocations). Este traço mais tarde novamente demonstrado quando ele, atuando como leão de chácara, expulsou Homer do La Maison (Bart After Dark).
Embora frequentemente receba nota F na escola, Bart mostra um consistente nível de inteligência, perspicácia e crítica social afiada. Essa inteligência varia de episódio para episódio. E, embora Lisa fosse capaz de provar que ele era "mais burro do que um hamster" "Bart Big" (Duffless), Bart também é capaz de frustrar repetidamente o gênio homicida de Sideshow Bob.
Enquanto Lisa é mais "CDF", Bart tem uma extrema "inteligência social", e com ela assume uma posição de líder nato indiscutível em qualquer situação imposta a ele. Por exemplo, quando um grupo de crianças de Springfield se infiltrou em Shelbyville (Lemon of Troy) ou quando liderou uma revolta no Campo Krusty de Férias (Kamp Krusty). A habilidade de Bart com as pessoas também é evidenciado quando ele se torna o âncora de maior sucesso do telejornal Kidz Newz, do Canal 6 de Springfield (em Girly Edition).
Outras atividades recreativas no qual ele demostra talento: skate, hipismo, laço e tênis.
Ele também tem a capacidade de encontrar trufas pelo cheiro (episódio The Real Housewives of Fat Tony).
Família |
Homer Simpson |
A relação entre os dois não é muito estável, mas também não é má. Bart desde pequeno é vítima de estrangulamentos de seu pai e de vez em quando, o seu pai ignora-o. Apesar de tudo, Homer não o esquece e tenta, mas enerva-se de vez em quando pelos disparates que Bart faz, que o chegam mesmo a enervar pelas más notas da escola e pelas travessuras.
Marge Simpson |
Ele adora a mãe, mas quando ela o controla, considera-a chata. É talvez o único membro da família Simpson que compreende e dá atenção aos sentimentos de Bart.
Lisa Simpson |
A relação não é muito boa, mas é típica de irmãos. Eles os dois passam a vida a gozarem um ao outro e em alguns episódios, a Lisa estrangula o Bart. Mas de vez em quando, pede conselhos a Lisa. A relação dos dois quando menores era horrível, até Bart descobrir que a sua primeira palavra foi o seu nome de "Lisa" (episódio Lisa's First Word). Depois disso, a relação foi menos odiosa e Bart conseguiu aceitá-la, como irmã. Apesar das constantes divergências e gabarolices, no fundo, amam-se.
Maggie Simpson |
Maggie olha para Bart como a sua influência. De vez em quando faz o mesmo que o irmão faz, como travessuras ao pai. Em um dos episódio, Bart fuma e ela também.
É considerada fisicamente mais forte que ele.
Certamente seja a única da família que mais goste dele e que o respeite.
Relacionamentos |
Bart já teve vários relacionamentos e paixões, que foram desde um amor platônico (episódio New Kid on the Block), um noivado (Apocalypse Cow) e até um “quase casamento” (Little Big Girl).
Laura Powers – filha adolescente de Ruth Power.
Greta Wolfcastle – filha do ator Rainier Wolfcastle.
Mary Spuckler – uma das filhas de Cletus.
Nikki McKenna – colega da Escola Primária de Springfield.
Gina Vendetti – colega do Reformatório Juvenil de Springfield.
Jessica Lovejoy – filha do Reverendo Lovejoy.
Darcy – garota da cidade de North Haverbrook.
Jenny – menina voluntária no Castelo dos Aposentados de Springfield.
Melody Juniper – filha da nova professora de música da escola.
Sherri e Terri – colegas da Escola Primária de Springfield.
Shauna – ex-namorada de Jimbo.
Outros Relacionamentos |
Backy – menina de aparelho ortodôntico que beijou Bart durante a “Festa do Pijama” promovida Lisa em "Homer's Odyssey".
Prima de Sherri e Terri – garota que diz ter uma queda por Bart, em "The Way We Weren't".
Menina do Romance de Verão – garota, sem nome, com quem Bart teve um breve relacionamento. Ele a incluiu na lista de “100 atividades para fazer no verão” e ela o inclui na lista de “beijar 100 meninos” (episódio "The Monkey Suit").
Relacionamentos no futuro |
Jenda – namorada de adolescência, esposa, ex-esposa e futura mãe dos filhos de Bart. Apareceu pela primeira vez em “Future-Drama”.
Segunda ex-esposa – no episódio "Lisa's Wedding" um Bart adulto diz que se divorciou duas vezes. Presumindo-se que a primeira vez foi com Jenda, a identidade da segunda ex-esposa ainda é um mistério.
Verdadeiro Amor de Bart – segundo a “Máquina de Astrologia” do Professor Frink, Bart encontrará seu verdadeiro amor um minuto antes de morrer, aos 83 anos.
Futuro |
Tal como acontece com outros personagens, o futuro de Bart não segue nenhum padrão definido ou lógico e simplesmente muda de acordo com os episódios. Estes futuros não têm nenhuma conexão uns com os outros. Isso porque os Simpsons vivem sob um cronograma flutuante em uma série contínua. Qualquer idade dos personagens no futuro se baseia na idade perpétua dada a personagem antes da sua introdução atual na série (com a exceção de celebridades na vida real). Ele tem diferentes versões de si mesmo, no futuro, que são estas:
Futuros conhecidos |
Future-Drama (15º episódio da 16ª temporada) – aos 18 anos Bart resolve pedir Jenda, sua namorada, em casamento depois do Baile de Formatura do Ensino Médio. No entanto, ela o recusa por acreditar Bart não tem planos para uma carreira estável. A oportunidade de reconquistar Jenda surge quando Bart salva o Sr. Burns de um assalto, que o recompensa com uma bolsa de estudos para Universidade de Yale. Mas ao descobrir o quanto sua irmã seria infeliz ao lado de Milhouse, Bart volta a trás e devolve a bolsa de estudo para quem ela estava originalmente destinada, Lisa.
Lisa's Wedding (19º episódio da 6ª temporada) – uma cartomante descreve o que seria o futuro no ano de 2010 (o episódio foi exibido originalmente em 1995): Aos 25 anos Bart trabalha em uma companhia de demolição e afirma que tem planos de ir para universidade (e estudar direito), tão logo que ele "se despojar de toda sua agressividade ". Ele também menciona ter se divorciado duas vezes nessa época.
Bart to the Future (17º episódio da 11ª temporada) – um gerente de um cassino índio conjurar uma visão de como Bart seria em 30 anos se não mudasse seu comportamento: Aos 40 anos Bart investe sem sucesso em uma carreira musical, após abandonar a universidade. Ele e seu parceiro de banda, Ralph Wiggum, são despejados do casebre à beira do mar depois de um fracassado show no Bar do Nelson. Sem dinheiro, sem moradia e sem amigos, depois de ser abandonado por Ralph, Bart resolve viver à custa da recém-eleita presidente dos Estados Unidos – Lisa Simpson.
Holidays of Future Passed (9º episódio da 23ª temporada) – Bart é um divorciado de 40 anos que ainda age como se tivesse 10, mora na Escola Primária de Springfield e tem dois filhos pequenos (cujos nomes não são ditos) que quase nunca vê. Na véspera de natal os meninos são obrigados por sua mãe, Jenda, a passarem o feriado com ele, o que não agrada a nenhum dos três.
Itchy & Scratchy: The Movie (6º episódio da 4ª temporada) – aos 50 anos, Bart parece ter se endireitado e se formou na faculdade de direito, já que aparece como Chefe da Suprema Corte de Justiça.
The Boys of Bummer (18º episódio da 18ª temporada) – Na idade de 70 anos, Bart mora com Milhouse no Castelo de Aposentados de Springfield.
Futuros imaginados |
Bart Gets an "F" (1º episódio da 2ª temporada) – Bart se ve em um futuro como um homem de meia-idade que nunca saiu da 4ª série, ainda está na classe de uma idosa senhora Krabappel e estuda ao lado de seu filho, Bart Jr, a quem precisa para responder a questão sobre o livro "A Ilha do Tesouro".
O Brother, Where Bart Thou? (8º episódio da 21ª temporada) – O desejo de Bart de ter um irmãozinho esbarra na possibilidade de nascer, ao invés disso, outra menina. Temendo que isso ocorra, Bart se imagina sendo obrigado a carregar as sacolas de compras de Lisa, Maggie e da Terceira Irmã Simpson, enquanto elas conversam e passeiam pelo Shopping.
Itchy & Scratchy: The Movie (6º episódio da 4ª temporada) – alerdada pela senhora Krabappel quanto a um possível futuro sombrio que espera por Bart se ele não começasse a levar os estudos a sério, uma temerosa Marge imagina seu filho como um stripper, gordo, desprezível e sem futuro sombrio.
Curiosidades |
- Em 2014, o Zenit St. Petersburgo assinou um contrato com a 20th Century Fox para poder utilizar Bart como mascote do clube. Os Simpsons já arrecadaram mais de 3 bilhões de dólares com publicidade. Mais de 150 personagens aparecem regularmente, entre protagonistas, coadjuvantes e ocasionais. Quantos empregos Homer já teve? Segundo o site Portal Simpsons, ele já teve 46 profissões. // Qual a verdadeira idade do Sr. Burns? Nas temporadas antigas, ele tinha 81 anos. Nas mais recentes ele tem 104.
Ver também |
- Os Simpsons
Bibliografia |
Cartwright, Nancy (2000). My Life as a 10-Year-Old Boy. New York City: Hyperion Books. ISBN 0-7868-8600-5
Groening, Matt (1997). Richmond, Ray; Coffman, Antonia, eds. The Simpsons: A Complete Guide to Our Favorite Family 1st ed. New York: HarperPerennial. ISBN 978-0-06-095252-5. LCCN 98141857. OCLC 37796735. OL 433519M
Turner, Chris (2004). Planet Simpson: How a Cartoon Masterpiece Documented an Era and Defined a Generation 1st ed. Toronto: Random House Canada. ISBN 978-0-679-31318-2. OCLC 55682258
Ligações externas |
- Site Oficial The Simpsons
- Os Simpsons TV Oficial no Brasil
- Os Simpsons TV Oficial em Portugal
Referências
↑ Hajek, Daniel (28 de fevereiro de 2015). «'Whoa, Mama!': A Voice Actress's Road To Fame As A 10-Year-Old Boy». NPR. Consultado em 22 de abril de 2016