Terminal Intermodal Pinheiros










































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































ViaQuatro logo.pngCPTM icon.svg Pinheiros


Plataforma da Estação Pinheiros (Linha 4)

Uso atual

Estação de Metrô Estação de metrô
Bahn aus Zusatzzeichen 1024-15.svg Estação de trens metropolitanos

Proprietário

Bandeira do estado de São Paulo.svg Governo do Estado de São Paulo

Administração

ViaQuatro logo.png ViaQuatro (2011–atualmente)
FEPASA (1981–1996)
CPTM icon.svg CPTM (1996–atualmente)

Linha

4yellow.pngAmarela
9greenturquoise.pngEsmeralda

Código
SP-2058

Sigla
PIN

Posição

4yellow.png Subterrânea
9greenturquoise.png Superfície

Serviços

Terminal rodoviárioEscada rolanteElevadorAcesso à deficiente físicoBicicletário

Informações históricas

Inauguração

16 de maio de 2011 (7 anos) (Linha 4)
4 de abril de 1981 (37 anos) (Linha 9)
1 de junho de 2013 (5 anos) (Terminal urbano)

Localização

Coordenadas

23° 32' 10" S 46° 38' 5" O

Endereço
Rua Capri, 145, Pinheiros

Município

Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo

País

 Brasil

Próxima estação





























Sentido Luz 4yellow.png
Sentido
São Paulo–Morumbi

Faria Lima
Butantã

Pinheiros


Sentido Osasco 9greenturquoise.png
Sentido Grajaú
Cidade Universitária
Hebraica–Rebouças

Pinheiros



O Terminal Intermodal Pinheiros ou apenas Estação Pinheiros é um intercambiador de transportes de São Paulo em que confluem a Linha 4–Amarela do Metrô, a Linha 9–Esmeralda da CPTM e um terminal urbano. Fica localizado na zona oeste da cidade, no distrito de Pinheiros.




Índice






  • 1 Linha 9–Esmeralda da CPTM


    • 1.1 Tabelas




  • 2 Linha 4–Amarela da ViaQuatro


    • 2.1 Tabelas




  • 3 Terminal urbano


  • 4 Projeto de transporte hidroviário


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





Linha 9–Esmeralda da CPTM |


A Estação Pinheiros foi inaugurada, com instalações provisórias, pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), junto com o ramal de Jurubatuba, em 25 de janeiro de 1957. As instalações definitivas foram inauguradas em 1958. Em 1971, a FEPASA incorporou a EFS e iniciou um plano de modernização do ramal de Jurubatuba. A estação era considerada de difícil acesso, pois qualquer passageiro que ali embarcasse ou desembarcasse teria, obrigatoriamente, de atravessar duas pistas da Marginal Pinheiros, já uma das vias com maior tráfego na cidade, o que causava muitos casos de atropelamento.[1] A Estação Pinheiros acabou reconstruída, sendo reinaugurada em 4 de maio de 1981. A estação foi repassada à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em 1996.


Para dar mais conforto aos usuários, principalmente aos usuários da Linha 5–Lilás que utilizam da Linha 9–Esmeralda para acessar a Linha 4–Amarela, a CPTM tem feito uma operação especial no horário de pico, onde utiliza desta estação como terminal para os trens da linha, evitando assim, superlotações nos trens.



Tabelas |






















Sigla
Estação
Inauguração
Integração
Plataformas
Posição
Notas
PIN
Pinheiros
25 de janeiro de 1957

Bilhete Único da SPTrans; integração com a Linha 4–Amarela
Central
Superfície
Estação reconstruída pela FEPASA e reinaugurada em 4 de maio de 1981






Precedido por
Cidade Universitária
Distância: 1 413 metros


Linha 9–Esmeralda da CPTM
Pinheiros
Sucedido por
Hebraica–Rebouças
Distância: 935 metros



Linha 4–Amarela da ViaQuatro |




Plataforma da estação, 2012.




Prédio da estação Pinheiros das linhas 4 e 9 e passarela de acesso à estação da Linha 9 da CPTM.


Projetada pelo Metrô de São Paulo desde os anos 1970, a estação Pinheiros do metrô permaneceu em obras desde setembro de 2004[2] até maio de 2011. É a 62ª estação do Metrô de São Paulo. O Metrô previa que cerca de cem mil passageiros fariam a integração na estação quando esta estivesse concluída, o que estava previsto para até a metade de 2011, segundo o governo estadual,[3] prazo que acabou cumprido, com a inauguração, em 16 de maio daquele ano. A estação fica ao lado do Terminal Pinheiros de ônibus.[4]



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Durante as obras de construção da estação, em janeiro de 2007, foi registrado o mais grave acidente da história do Metrô de São Paulo. Grande parte do túnel de acesso da construção da estação Pinheiros desmoronou, abrindo uma cratera de mais de oitenta metros de diâmetro. Sete pessoas morreram no acidente.[5] Várias casas condenadas e diversos carros foram engolidos pela cratera, inclusive um microônibus que passava na região no exato instante do acidente.


Depois do acidente, as obras ficaram paralisadas até maio de 2008. Nesse período, a previsão de inauguração, originalmente estimada para o final de 2008,[6] passou a ser 2011 ou 2012, mas em 9 de maio de 2008 foi anunciado que a previsão oficial voltava a ser início de 2010. Essa previsão foi adiada diversas vezes,[6] e o Metrô passou a trabalhar com uma prazo "até o fim de 2010" (estimativa dada pelo governador Alberto Goldman no segundo semestre de 2010[7]), embora não divulgasse mais datas de maneira oficial.[6] Para cumprir esse prazo houve uma mudança de projeto na ligação entre a estação da CPTM e a do Metrô, que, de subterrânea, passou a ser uma passarela provisória.[5] Segundo funcionário do Metrô ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo em outubro de 2010, discussões sobre a instabilidade do solo teriam ocorrido depois do acidente de 2007 e teriam influenciado na mudança.[5] O Metrô nega qualquer relação entre o episódio e a decisão e cita o aumento da demanda da Linha 9–Esmeralda da CPTM, que passou de 115 mil passageiros por dia em 2009 para 279 mil em 2010, o que obrigaria a CPTM a operar de maneira restrita naquele trecho caso houvesse uma passagem subterrânea.[5]


No início de 2011 a estação ainda não tinha sido entregue, e Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos da nova gestão estadual, estabeleceu novo prazo, agora a metade do ano, junto com a Estação Butantã.[3] Apesar de o balanço do fim da gestão Goldman ter classificado as estações Pinheiros e Butantã como "prontas", apenas aguardando testes, o novo governo divulgou que ainda faltavam acabamentos e a integração com a CPTM.[3] A licença ambiental para operar a estação foi obtida junto à Cetesb em fevereiro.[8] Com isso, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o Metrô passaria a ter uma meta "extraoficial" de abrir a Estação Butantã em março e a Pinheiros até abril, com previsão para funcionamento durante os horários de pico até junho.[8] O mesmo jornal apuraria, um mês depois, que, embora o prazo para entrada em funcionamento estivesse mantido, a integração com a estação da CPTM estava prevista apenas para maio e a operação no horário normal do Metrô para até o fim do semestre.[9] Em abril a inauguração da estação foi marcada para 16 de maio.[10][11] Moradores da região ouvidos pelo Jornal da Tarde disseram estar aliviados por finalmente a estação estar com data definida de inauguração depois de um longo período de construção.[11] Os valores dos aluguéis no bairro despencaram depois do acidente de janeiro de 2007, mudando o perfil do bairro, que passou a abrigar mais jovens, mas a expectativa era de que com a estação aberta eles voltassem a subir.[11]


A estação foi inaugurada, conforme a previsão mais recente, em 16 de maio, e a entrega foi marcada por protestos de familiares das vítimas do acidente de 2007 nas obras da estação.[12] A ligação com a estação homônima da CPTM não ficou pronta a tempo, e passageiros que quisessem fazer a baldeação tinham de sair da estação de metrô, dar uma volta de um quarteirão e pagar nova passagem.[12] A previsão era de que, quando a integração com a CPTM ficasse pronta em Pinheiros, o volume de usuários da Linha 4–Amarela triplicasse.[12] A integração foi inaugurada em 3 de junho, um dia depois da data prevista, devido à greve de funcionários da CPTM no dia anterior. A passarela tem 56,56 metros de comprimento, 8,9 metros de largura e 6,65 metros de altura.[13]


Pinheiros foi a estação mais profunda do Metrô de São Paulo até setembro de 2018, com a inauguração da Estação Santa Cruz da Linha 5. Suas plataformas de embarque localizam-se cerca de trinta metros abaixo do leito do Rio Pinheiros.



















Sigla
Estação
Integração
Plataformas
Posição
Notas
PIN

Pinheiros
integração com a Linha 9–Esmeralda.
Laterais
Subterrânea
Inaugurada em 16 de maio de 2011.[10] Integração com a Linha 9–Esmeralda desde 3 de junho de 2011.


Tabelas |





















Linha
Terminais
Estações
Principais destinos
Duração das viagens (min)
Intervalo entre trens (min)
Funcionamento

4
Amarela

Luz ↔ São Paulo–Morumbi
10
Morumbi, Butantã, Jardim Paulista, Consolação, Higienópolis, República, Luz, Bom Retiro
10
2
De domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite. Aos sábados, das 4h40 até a 1 hora de domingo.





Precedido por
Faria Lima
866 metros


Linha 4–Amarela do Metrô/ViaQuatro
Pinheiros
Sucedido por
Butantã
878 metros



Terminal urbano |







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Terminal Pinheiros "Victor Civita"


Vista do Terminal Pinheiros (2014).

Administração

SPTrans

Informações históricas

Inauguração

1 de junho de 2013 (5 anos)

Localização

Localização

São Paulo, SP  Brasil

O Terminal Pinheiros, batizado de Terminal Victor Civita[14] (em homenagem ao fundador da Editora Abril), é um terminal de ônibus localizado na Zona Oeste de São Paulo inaugurado em 1 de junho de 2013.[15] O projeto arquitetônico é de Tito Lívio Frascino Arquitetos Associados.[16]


Administrado pela SPTrans, o local atende 60 mil passageiros por dia útil, distribuídos em 29 linhas de ônibus municipais (sendo 22 linhas diurnas e 5 noturnas).[17]


Suas obras se iniciaram em 2009 e ficaram paradas por meses a partir de outubro de 2010.[18]. Houve uma inauguração no final de dezembro de 2012, em uma solenidade no final do mandato do prefeito Gilberto Kassab, mas o terminal não abriu de fato.[19] Faltavam serviços como a substituição de asfalto por concreto nas ruas próximas e a remoção de postes que obstruíam o caminho dos ônibus.[19] A inauguração definitiva foi marcada para 1 de junho de 2013, um sábado, com a previsão de operação de sete linhas — tendo cinco delas ponto final ali[20] —, com 56 ônibus circulando por hora e um total de quinze mil usuários atendidos por dia.[19] A partir do final de junho, o terminal deveria passar a receber linhas intermunicipais da EMTU,[19] algumas delas transferidas do antigo Terminal Largo da Batata.[21] No primeiro dia de operações, um sábado, não houve um grande movimento de passageiros, e funcionários da SPTrans e o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, vistoriaram-no.[14] "É um terminal estratégico, porque tem ligação com a CPTM e une todos os sistemas de transportes, o que é o ideal", disse Tatto.[14] Usuários, entretanto, reclamaram do fato de não haver cobertura no acesso entre o terminal e a estação.[22]


O terminal conta, ainda, com um estacionamento, que não foi aberto ao mesmo tempo, embora já estivesse sendo usado por moradores da região, já que as ruas onde moram seguiam em obras.[22] Procurada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a SPTrans informou que ainda não tinha uma previsão de abertura do estacionamento e que a prioridade tinha sido a entrega do espaço destinado aos ônibus.[22]



Projeto de transporte hidroviário |


Existe um projeto sancionado pelo prefeito Fernando Haddad para introduzir o transporte hidroviário através dos rios que ligam até o extremo sul de São Paulo, e esta estação está incluída como um dos terminais.[23]



Referências




  1. «Fepasa reforma 32 estações». Folha de S. Paulo (17 330). São Paulo: Empresa Folha da Manhã S.A. 14 de setembro de 1976. 13 páginas. ISSN 1414-5723 


  2. Bruno Ribeiro (29 de abril de 2010). «Acidente atrasou obras por mais de seis meses». Jornal da Tarde (14 493). São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. pp. 4A. ISSN 1516-294X. Consultado em 1 de maio de 2010 


  3. abc Alencar Izidoro (6 de janeiro de 2011). «Metrô só abre estações em 6 meses, diz gestão Alckmin». Folha de S. Paulo (29 863). São Paulo: Empresa Folha da Manhã S.A. pp. C6. ISSN 1414-5723  |acessodata= requer |url= (ajuda)


  4. Bruno Ribeiro (29 de abril de 2010). «Terminal Pinheiros terá garagem». Jornal da Tarde (14 493). São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. pp. 4A. ISSN 1516-294X. Consultado em 1 de maio de 2010 


  5. abcd Alencar Izidoro (17 de outubro de 2010). «Metrô improvisa passarela para abrir estação Pinheiros». Folha de S. Paulo (29 782). São Paulo. pp. C6. ISSN 1414-5723 


  6. abc Alencar Izidoro (17 de outubro de 2010). «Integração terá 100 mil passageiros, afirma Metrô». Folha de S. Paulo (29 782). São Paulo. pp. C7. ISSN 1414-5723 


  7. Bruno Ribeiro (6 de novembro de 2010). «Ampliação da Linha 4-Amarela pode atrasar». Jornal da Tarde (14 684). São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. pp. 3A. ISSN 1516-294X  |acessodata= requer |url= (ajuda)


  8. ab Alencar Izidoro (18 de fevereiro de 2011). «Metrô de SP obtém licença para abrir novas estações da linha 4». Folha.com. Consultado em 18 de fevereiro de 2011 


  9. James Cimino (6 de janeiro de 2011). «Estação Butantã terá linha direta para USP». Folha de S. Paulo (29 936). São Paulo: Empresa Folha da Manhã S.A. pp. C6. ISSN 1414-5723. Consultado em 22 de janeiro de 2011 


  10. ab «Estação Pinheiros do metrô de SP será inaugurada dia 16 de maio». OGlobo.com. 19 de abril de 2011. Consultado em 22 de abril de 2011 


  11. abc Renato Machado (27 de abril de 2011). «Estação Pinheiros abre dia 16». Jornal da Tarde (14 856). São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. pp. 6A. ISSN 1516-294X 


  12. abc Giba Bergamim Jr. (16 de maio de 2011). «Estação Pinheiros do metrô é inaugurada sob protesto em SP». Folha Online. Consultado em 16 de maio de 2011 


  13. «Começa hoje integração na estação Pinheiros». JT.com.br. 3 de junho de 2011. Consultado em 11 de junho de 2011 


  14. abc «Terminal Victor Civita inicia suas operações». Veja São Paulo. 1 de junho de 2013. Consultado em 4 de junho de 2013 


  15. «O Terminal de ônibus de Pinheiros já está operando». Prefeitura Municipal de São Paulo, Subprefeitura Pinheiros. Consultado em 14 de julho de 2013 


  16. Terminal Intermodal em Pinheiros


  17. G1 São Paulo, Globo Comunicação (14 de junho de 2013). «Terminal Pinheiros terá ampliação no número de linhas a partir de sábado». Consultado em 14 de julho de 2013 


  18. Obra de terminal de ônibus está parada há um ano na Zona Oeste


  19. abcd Bruno Ribeiro (29 de maio de 2013). «Terminal Pinheiros vai receber ônibus a partir de sábado». O Estado de S. Paulo (43 688). São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. pp. A20. ISSN 1516-2931 


  20. Carol Rocha (30 de abril de 2013). «Operação no novo Terminal Pinheiros começa sábado». Diário de S. Paulo (43 194). São Paulo: Rede Bom Dia de Comunicação Ltda. 10 páginas 


  21. Ponto final do ônibus para Pinheiros será em terminal da nova estação do Metrô


  22. abc Caio do Valle (4 de junho de 2013). «Terminal Pinheiros abre sem estacionamento». O Estado de S. Paulo (43 694). São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. pp. A16. ISSN 1516-2931 


  23. http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/07/transporte-hidroviario-em-sao-paulo-e-uma-alternativa-viavel-afirmam-especialistas-5168.html



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Terminal Intermodal Pinheiros




  • Estação Pinheiros no site da CPTM (em português)


  • Estação Pinheiros da EFS no site Estações Ferroviárias do Brasil (em português)


  • Estação Pinheiros da CPTM no site Estações Ferroviárias do Brasil (em português)
















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