Ferrovia Paulista S.A.
Ferrovia Paulista S.A. | |
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Malha Ferroviária da FEPASA em 1987. | |
Razão social | Ferrovia Paulista S.A. |
Tipo anterior | Empresa estatal |
Atividade | Transporte ferroviário, Logística |
Gênero | Sociedade anônima |
Fundação | 28 de outubro de 1971 (47 anos) |
Fundador(es) | Laudo Natel |
Destino | Incorporada pela RFFSA |
Encerramento | 29 de maio de 1998 (20 anos) |
Sede | São Paulo, SP, Brasil |
Área(s) servida(s) | São Paulo e Minas Gerais |
Locais | Brasil |
Proprietário(s) | Governo do Estado de São Paulo |
Produtos | Transporte de passageiros e movimentação de carga |
Divisões | FEPASA DRM (Transporte de passageiros nas RMs) |
Antecessora(s) | CPEF CMEF EFS EFA EFSPM |
Sucessora(s) | CPTM (passageiros) Ferroban (cargas) |
A Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA) foi uma empresa ferroviária brasileira que pertencia ao estado de São Paulo, embora sua malha se estendesse por Minas Gerais até Araguari,[1] tendo também um ramal até a cidade de Sengés, no Paraná.[2]
Foi extinta ao ser incorporada à Rede Ferroviária Federal no dia 29 de maio de 1998.
Índice
1 História
1.1 Fundação
1.2 Extinção
1.3 Concessão da Malha Paulista
2 Linhas de passageiros de longo percurso extintas
3 Diretores-presidentes
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
História |
Fundação |
A ideia da FEPASA surgiu a partir dos primeiros ensaios em 1962, com uma mensagem do governo do estado de São Paulo encaminhada à Assembleia Legislativa, propondo a unificação das ferrovias paulistas por medida de ordem econômica pois havia cinco ferrovias diferentes e estatais no estado. Foi rejeitada e em 1966 reencaminhada sendo novamente rejeitada pela Assembleia Legislativa.[carece de fontes]
Em 1967, o governador Abreu Sodré deu o primeiro passo ao transferir para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro a administração da Estrada de Ferro Araraquara S/A, e para a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a administração da Estrada de Ferro São Paulo e Minas.
Em seguida, o governador através de decretos datados de 19 de setembro de 1969, transformou todas as ferrovias de sua propriedade em sociedades anônimas, a exemplo do que já ocorria com a Companhia Paulista e Companhia Mogiana.
A consolidação da unificação das ferrovias vai ocorrer no governo de Laudo Natel, quando este através do decreto nº 10.410, de 28.10.1971[3], sancionou a criação da nova empresa, oficializando, a FEPASA - Ferrovia Paulista S/A. Para solucionar conflitos de caráter jurídicos trabalhistas, o Estado criou a Lei Número 200, de 13 de maio de 1974 (publicada dia 15 de maio de 1974), respeitando assim as LEIS que concediam, e, exigiam, direitos e deveres, aos empregados do Estado de São Paulo.
Ao invés de ocorrer uma fusão entre todas as companhias, como preceituava a letra da lei, foi decidido em Assembleia Geral Extraordinária convocada para o dia 10 de novembro de 1971, alterar previamente a denominação social da "Companhia Paulista de Estradas de Ferro" para "FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.", seguido de incorporação à FEPASA do acervo total da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, da Estrada de Ferro Araraquara S.A., Estrada de Ferro Sorocabana S.A. e Estrada de Ferro São Paulo e Minas. As quatro companhias foram declaradas extintas e tiveram incorporados os seus respectivos acervos à FEPASA.
Extinção |
Em 2 de janeiro de 1998, a FEPASA foi federalizada e incorporada integralmente à RFFSA - Rede Ferroviária Federal S.A., como pagamento de dívidas do governo de São Paulo com a União, pelo então governador Mário Covas.
A transferência foi homologado, após a autorização dada pela Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida em 29 de maio de 1998. Com isso, o trecho correspondente a malha ferroviária da antiga Ferrovia Paulista S.A., passa a se chamar Malha Paulista da RFFSA.
A parte da malha ferroviária da Fepasa utilizada para o transporte suburbano nas regiões Oeste e Sul da Grande São Paulo, permaneceu sob controle do Governo do Estado de São Paulo através da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).[4]
Concessão da Malha Paulista |
No leilão de concessão da Malha Paulista pela RFFSA, ocorrido no dia 10 de novembro de 1998, na Bolsa de Valores de São Paulo, foi vencedor o consórcio Ferrovia Bandeirantes S.A. - FERROBAN, por um período de 30 anos renováveis em igual prazo, a partir de 1 de janeiro de 1999, quando assumiu o controle do trecho paulista[5].
No processo de concessão, a malha original de bitola métrica da Fepasa sofreu duas cisões: O trecho de Campinas a Uberlândia (MG), oriundo da CMEF, ficou sob o controle da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e os trechos de Iperó a Apiaí e Rubião Junior a Presidente Epitácio, oriundo da EFS, ficou sob o controle da Ferrovia Sul Atlântico S.A. (FSA).
Em 2002, a FERROBAN teve seu controle assumido pela holding Brasil Ferrovias, que em 2004 transferiu o trecho de bitola métrica entre Mairinque e Bauru para a Ferrovia Novoeste S.A.. Em 2006, a Brasil Ferrovias foi absorvida pela América Latina Logística, em vista da operação de incorporação de ações. Desde abril de 2015, a Malha Paulista é administrada pela Rumo Logística, que incorporou a ALL.
A holding governamental RFFSA foi dissolvida, de acordo com o Decreto nº 3.277, de 7 de dezembro de 1999, entrando em liquidação, iniciada em 17 de dezembro de 1999, por deliberação da Assembleia Geral dos Acionistas, conduzida sob responsabilidade de uma Comissão de Liquidação, com o seu processo supervisionado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através do Departamento de Extinção e Liquidação – DELIQ.
Linhas de passageiros de longo percurso extintas |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Observações |
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Linha Bandeirantes | Sorocaba ↔ Apiaí | 228 | 49 | Linha suprimida em 2001. |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Observações |
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Linha Bandeirantes | Embu-Guaçu ↔ Santos | 86 | 18 | Linha suprimida em 1999. |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Observações |
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Linha Bandeirantes | Peruíbe ↔ Campinas | 290,6 | 48 | Linha suprimida em 1998. |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Observações |
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Linha Bandeirantes | Araraquara ↔ Barretos | 154 | 20 | Linha suprimida em 1997 |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Observações |
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Linha Bandeirantes | Campinas ↔ Panorama | 615 | 20 | Linha suprimida em 1997. |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Observações |
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Linha Bandeirantes | Santos ↔ Juquiá | 243 | 40 | Linha suprimida em 1998. |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Observações |
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Linha Expressa | São José do Rio Preto ↔ Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda | 508 | 15 | Linha Suprimida em 1997. |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Observações |
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Linha Expressa | Campinas ↔ Araguari | 659 | 52 | Linha suprimida em 1997. |
Linhas expressas: são as linhas que não param em todas as estações, somente nas principais, onde a demanda de passageiros eram maiores.
Diretores-presidentes |
1º - Jaul Pires de Castro, de 10 de novembro de 1971 a 1 de abril de 1975.
2º - Walter Pedro Bodini, de 2 de abril de 1975 a 25 de março de 1979.
3º - Chafic Jacob, de 26 de março de 1979 a 27 de março de 1983.
4º - Cyro Antonio de Laurenza Filho, de 28 de março de 1983 [6] a 26/12/1984.
5º - Sebastião Hermano Leite Cintra de 27/12/1984 a março de 1987.
6º - Antônio Carlos Rios Corral, de março de 1987 a ?/?/1990.
7º - Sérgio Lorena de Mello de ?/?/1990 a ?/?/1991.
8º - Walter Pedro Bodini, de ?/?/1991 a ?/?/1994.
9º - Oliver Hossepian Salles de Lima, ?/?/1994.
10º - Renato Casale Pavan, de ?/?/1995 à ? de 1997.
11º - Silvio Augusto Minciotti, de ?/?/1997 a 29/05/98
Ver também |
- BANESPA
- CESP
- SABESP
- TELESP
- VASP
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro
- Estrada de Ferro Santos-Jundiaí
- Estrada de Ferro Sorocabana
- Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
- Estrada de Ferro São Paulo e Minas
- Estrada de Ferro Araraquara
- Ferrovia Perus-Pirapora
- Rede Ferroviária Federal
- São Paulo Railway
Referências
↑ Estações Ferroviárias do Brasil - Trem de Campinas até Araguari
↑ Estações Ferroviárias do Brasil - Sengés
↑ https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1971/lei-10410-28.10.1971.html
↑ «Companhia Paulista de Transportes Metropolitano». CPTM. Consultado em 26 de outubro de 2011
↑ Bernardino Furtado (10 de novembro de 1998). «Malha ferroviária paulista vai hoje a leilão». Folha de São Paulo. Consultado em 12 de novembro de 2018
↑ «Posse na Fepasa». Folha de S. Paulo, Ano
63,edição 10717, seção Economia, página 12- 2ª Coluna. 28 de março de 1983. Consultado em 11 de novembro de 2017 line feed character character in|publicado=
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Ligações externas |
E.F. Brasil - Ferrovia Paulista S.A. - FEPASA (Não Oficial)