Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos | |||
---|---|---|---|
Logo da empresa | |||
Trem da série 8500 operando na Linha 11, com comunicação visual da CPTM. | |||
Informações | |||
Local | Macrometrópole de São Paulo | ||
Tipo de transporte | Trem metropolitano | ||
Número de linhas | 7 | ||
Número de estações | 94 | ||
Tráfego | 2,752 milhões (2017) | ||
Tráfego anual | 827,7 milhões[1] (2017) | ||
Website | www.cptm.sp.gov.br | ||
Funcionamento | |||
Início de funcionamento | 28 de maio de 1992 (26 anos) | ||
Operadora(s) | CPTM | ||
Dados técnicos | |||
Extensão do sistema | 273 km | ||
Bitola | 1,60 m | ||
Eletrificação | 3.000V DC catenária | ||
Velocidade média | 60 km/h | ||
Velocidade máxima | 90 km/h | ||
|
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Criada pela lei nº 7.861[2] de 28 de maio de 1992, a partir de ferrovias já existentes na Região Metropolitana de São Paulo.
A CPTM possui atualmente 94 estações ativas em sete linhas, que totalizam 273 km na sua malha ferroviária. Este sistema faz parte da Rede Metropolitana de São Paulo. Cada uma das linhas tem uma de suas extremidades localizada no município de São Paulo. A outra extremidade (incluindo extensões operacionais) fica localizada em outro município da Região Metropolitana, exceto o Expresso Leste (trecho entre as estações Luz e Guaianases) que está localizado inteiramente na Capital e a extensão da Linha 7 que ultrapassa os limites territoriais da Região, atendendo a Aglomeração Urbana de Jundiaí.
Índice
1 História
1.1 O início
1.2 A FEPASA
1.3 Privatização da RFFSA
1.4 Hoje
2 Tabela do sistema
2.1 Municípios abrangidos
3 Frota
4 Obras e projetos
4.1 Trem Intra Metropolitano
5 Expresso Turístico
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas
História |
O início |
A história da ferrovia no estado de São Paulo remonta ao ano de 1867 com a construção da primeira ligação entre as cidades de Santos, São Paulo e Jundiaí pela São Paulo Railway, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, que atravessava o planalto paulista descendo a serra do mar.
Em 1946 a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), controlada pelo governo federal, assumiu a operação da estrada de ferro que hoje forma as linhas 7 - Rubi e 10 - Turquesa. Em 1957 as ferrovias federais são unificadas numa única empresa estatal, a Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
Na década de 1870, a Companhia São Paulo e Rio de Janeiro construiu a Estrada de Ferro do Norte, uma linha férrea que conectava São Paulo às cidades do Vale do Paraíba. Em 1890, esta ferrovia foi incorporada pela Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). Atualmente constitui em parte a atual linha 11 - Coral e linha 12 - Safira.
No ano de 1926, foi construída pela EFCB uma variante ao tronco principal chamado de Variante de Poá, que hoje forma em sua totalidade a linha 12 - Safira da CPTM. A EFCB é extinta em 1957, com a criação da RFFSA.
Por outro lado, a Estrada de Ferro Sorocabana construiu, em 1875, uma ligação entre as cidades de São Paulo e Sorocaba, que corresponde parcialmente à atual linha 8 - Diamante.
Em meados de 1937 a Estrada de Ferro Sorocabana construiu um ramal ligando as cidades de Mairinque a de Santos com o objetivo de derrubar o monopólio que a SPR possuía na ligação entre o planalto paulista e o litoral. Mais tarde com o objetivo de encurtar a distancia entre a capital paulista e a cidade de Santos foi construído, em 1957, o ramal de Jurubatuba que partia da estação Imperatriz Leopoldina e ia até a estação Evangelista de Souza no ramal Mairinque-Santos, formando hoje, em parte, a Linha 9 - Esmeralda da CPTM.
A FEPASA |
Todas as ferrovias controladas pelo governo estadual foram unificadas em 1971, para formar a Ferrovia Paulista SA (FEPASA). A FEPASA criou a FEPASA DRM, que era uma divisão que só administrava o transporte de passageiros dentro das regiões metropolitanas do estado. Essa foi incorporada à CPTM em 1996 para que se iniciasse a privatização da malha da FEPASA e permanecesse os serviços de transporte metropolitano de passageiros sob controle do estado.
Privatização da RFFSA |
Em 1998 a FEPASA foi absorvida pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para que esta fosse também leiloada junto com toda a malha ferroviária pertencente a RFFSA, sendo assim denominada Malha Paulista da RFFSA.
As seções urbanas da RFFSA de todo o pais originaram, nos anos 1970, a Empresa Brasileira de Transporte Urbano (EBTU) sendo substituída, em 1984, pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Em 1992 a seção paulistana da CBTU foi transferida para o controle da CPTM, criada no dia 28 de maio do mesmo ano. E o efetivo controle do sistema ocorreu no ano de 1994. No início da gestão da CPTM, a ocorrência frequente de panes, assédio contra mulheres, comércio ambulante, greves, entre outros,[3] levaria parte dos passageiros dos trens a causarem uma série de depredações de trens e estações entre 30 de setembro e 16 de outubro de 1996.[4]
Ver artigo principal: Tumultos na CPTM em 1996
Hoje |
Atualmente são transportados pelas suas linhas, que cortam 23 municípios, cerca de 2,7 milhão de usuários por dia, atingindo um recorde de mais de 3 milhões de passageiros em novembro de 2013[5]. Por ter uma malha ferroviária tão extensa e degradada, o Governo do Estado de São Paulo começou a modernizar a CPTM investindo 1,5 bilhão de dólares na empresa desde 1995 até 2004.[6] Para promover "a uniformização da comunicação visual dos dois sistemas e para facilitar a locomoção e a localização dos usuários e de turistas" o Governo do Estado alterou, em março de 2008, a nomenclatura das linhas pertencentes à CPTM, integrando-as à nomenclatura utilizada pelo Metrô de São Paulo. Foi atribuído a cada linha um número (a começar do número 7, somando-se às linhas outras seis linhas do Metrô já em operação, em construção ou em projeto) e o nome de uma pedra preciosa.[7]
Ver artigo principal: Nomenclatura das linhas da CPTM
Tabela do sistema |
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|---|
7 Rubi | Luz ↔ Francisco Morato | 38,969 | 14 | Diariamente, das 4:00 a 0:00.[8] Aos sábados até a 01:00 do domingo, somente sentido Francisco Morato.[9] | Possui extensão operacional. Veja quadro abaixo. Antiga Linha A - Marrom / Antigo Trecho da Linha Noroeste-Sudeste da CBTU. |
8 Diamante | Júlio Prestes ↔ Itapevi | 35,283 | 20 | Diariamente, das 4:00 a 0:00.[10] Aos sábados até a 01:00 do domingo, somente sentido Itapevi.[9] | Possui extensão operacional. Veja quadro abaixo. Antiga Linha B - Cinza / Antiga Linha Oeste do Trem Metropolitano da FEPASA. |
9 Esmeralda | Osasco ↔ Grajaú | 32,8 | 18 | Diariamente, das 4:00 a 0:00.[11] Aos sábados até a 01:00 do domingo. | Antiga Linha C - Celeste / Antiga Linha Sul do Trem Metropolitano da FEPASA. |
10 Turquesa | Brás[12] ↔ Rio Grande da Serra | 34,960 | 13 | Diariamente, das 4:00 a 0:00.[13] Aos sábados até a 01:00 do domingo, somente sentido Rio Grande da Serra.[9] | Possui serviço expresso. Veja segundo quadro abaixo. Antiga Linha D - Bege / Antigo Trecho da Linha Noroeste-Sudeste da CBTU. |
11 Coral (Expresso Leste) | Luz ↔ Guaianases | 24 | 7 | Diariamente, das 4:00 a 0:00.[14] Aos sábados até a 01:00 do domingo, somente sentido Guaianases.[9] | Possui extensão operacional. Veja quadro abaixo. Antiga Linha E - Laranja / Antiga Linha Tronco da CBTU. |
12 Safira | Brás ↔ Calmon Viana | 38,822 | 13 | Diariamente, das 4:00 a 0:00[15]. Aos sábados até a 01:00 do domingo, somente sentido Calmon Viana.[9] | Antiga Linha F - Violeta / Antiga Linha Variante da CBTU. |
13 Jade | Engenheiro Goulart ↔ Aeroporto–Guarulhos | 12,200 | 3 | Diariamente, das 4:00 a 0:00. Aos sábados até 01:00 do domingo, somente sentido Aeroporto-Guarulhos.[16] | Possui serviços expressos. Veja segundo quadro abaixo. |
- Extensões Operacionais
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Funcionamento |
---|---|---|---|---|
7 Rubi | Francisco Morato ↔ Jundiaí | 21,5 | 5 | Diariamente, das 4:00 a 0:00.[8] Aos sábados até a 01:00 do domingo. Último trem de Jundiaí sentido Luz parte às 23h30 (aos sábados parte 00h30 do domingo.)[9] |
8 Diamante | Itapevi ↔ Amador Bueno | 6,3 | 3 | Diariamente, das 4:00 a 0:00.[10] |
11 Coral | Guaianases ↔ Estudantes | 26,6 | 10 | Diariamente, das 4:00 a 0:00.[14] Aos sábados até a 01:00 do domingo.[9] |
- Serviços Expressos
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Funcionamento |
---|---|---|---|---|
10 Turquesa (Expresso Linha 10) | Tamanduateí ↔ Prefeito Celso Daniel - Santo André | 9,278 | 3 | Diariamente, das 6:00 às 9:30, e das 16:00 às 19:30.[17] |
13 Jade (Connect) | Brás ↔ Aeroporto–Guarulhos | 25,206 | 5 | De segunda a sexta às 6:20, 7:00, 7:40, 18:00, 18:40 e 19:20. Aos sábados às 6:20, 7:00 e 7:40.[18] |
13 Jade (Airport Express) | Luz ↔ Aeroporto–Guarulhos | 27,449 | 2 | De segunda a sexta. Saídas à partir de Luz: às 10:00, 12:00, 14:00, 16:00 e 22:00. Saídas à partir de Aeroporto–Guarulhos: às 9:00, 11:00, 13:00, 15:00 e 21:00.[19] |
Municípios abrangidos |
A rede da CPTM passa por 23 municípios. Todas as 7 linhas passam pelo município de São Paulo; Osasco e Poá são servidos por duas linhas cada, e os outros 20 municípios são servidos por apenas uma linha cada.
Barueri
Caieiras
Campo Limpo Paulista
Carapicuíba
Ferraz de Vasconcelos
Francisco Morato
Franco da Rocha
Guarulhos
Itapevi
Itaquaquecetuba
Jandira
Jundiaí
Mauá
Mogi das Cruzes
Osasco
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Santo André
São Caetano do Sul
São Paulo
Suzano
Várzea Paulista
Frota |
Ver artigo principal: Frota da CPTM
A frota da CPTM conta com trens de 19 séries diferentes, algumas desativadas por serem mais antigas,[20][21] e outras recém entregues.[22] Atualmente, cada linha conta com as composições das seguintes séries:[23][24] (em negrito, constam as séries que circulam exclusivamente por uma Linha)
Linha 7 Rubi – 1700, 8500 e 9500
Linha 8 Diamante – 5400 e 8000
Linha 9 Esmeralda – 7000
Linha 10 Turquesa – 2100, 3000 e 7500
Linha 11 Coral – 8500 e 9000
Linha 12 Safira – 2000, 2070, 7000 e 9000
Linha 13 Jade – 9000
Obras e projetos |
A CPTM herdou linhas que no passado foram fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do Estado de São Paulo, e que hoje são essenciais para a mobilidade na Grande São Paulo. Estações construídas no século XIX e que nunca foram reformadas, trens antigos e deteriorados, atrasos e falta de segurança nas estações e outros problemas como as invasões da faixa de domínio da empresa, foram alguns dos principais problemas encontrados depois da transferência feita entre o Governo Federal (CBTU) e o Governo do Estado de São Paulo (CPTM).
Hoje os problemas citados estão sendo contornados, com os investimentos feitos desde 1994. Contudo ainda restam muitos problemas no campo estrutural da empresa compreendendo estações e o headway.
Linha | Terminais | Comprimento (km) | Estações | Funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|---|
9 Esmeralda | Grajaú ↔ Varginha[25] | 4,5 | 2 | --- | Em construção[26] |
12 Safira | Calmon Viana ↔ Suzano | 2,6 | 1 | --- | Em construção |
Trem Intra Metropolitano |
A CPTM operou um trem urbano na Baixada Santista chamado Trem Intra-Metropolitano (TIM) entre os anos de 1996 e 1999, que ligava os municípios de São Vicente e Santos. Em 2017 foi inaugurado o sistema VLT da Baixada Santista pela EMTU que substituiu o TIM, fazendo um trajeto similar ao anterior. [27].
Expresso Turístico |
Ver artigo principal: Expresso Turístico
O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado pela CPTM em 18 de abril de 2009, com o objetivo de integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha ferroviária paulista, criando uma nova opção de turismo para a Região Metropolitana de São Paulo.[28]
Ver também |
- Lista de estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- Cronologia das estradas de ferro em São Paulo
- Ponte Orca
- SPTrans
- Bilhete único
- Metrô de São Paulo
- Frota da CPTM
- Transporte na cidade de São Paulo
- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo
- Ferroanel
Referências
↑ http://www.cptm.sp.gov.br/a-companhia/BalancosDemonstrativos/CPTM%20-%20Relat%C3%B3rio%20da%20Administra%C3%A7%C3%A3o%202014%20-%20FINAL.pdf
↑ «Lei Nº 7.861». Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Consultado em 2 de junho de 2011
↑ Suzy Gasparini (7 de maio de 1995). «Superlotação ameaça vida de usuário do trem urbano». Folha de S. Paulo, Ano, Edição nº Caderno Folha ABCD, páginas 1 e
↑ Fabio Schivartche/Otavio Cabral (15 de outubro de 1996). «Depredação suspende trens por 4 meses». Folha de S. Paulo, ano 76, edição nº 24667 Caderno São Paulo , página 1. Consultado em 10 de fevereiro de 2013
↑ «CPTM bate recorde de passageiros transportados». UOL. Consultado em 31 de dezembro de 2013
↑ [ligação inativa]«Sobre a CPTM». CPTM. Arquivado do original em 2 de outubro de 2007
↑ «Linhas da CPTM ganham novos nomes». Governo do Estado de São Paulo. 3 de abril de 2008. Consultado em 26 de junho de 2018
↑ ab «L7.pdf» (PDF). CPTM
↑ abcdefg «Sua Viagem». CPTM
↑ ab «L8.pdf» (PDF). CPTM
↑ «L9.pdf» (PDF). CPTM
↑ CPTM (27 de dezembro de 2011). «CPTM altera modelo operacional nas Linhas 7 e 10». Consultado em 10 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 18 de janeiro de 2014
↑ «L10.pdf» (PDF). CPTM
↑ ab «L11.pdf» (PDF). CPTM
↑ «L12.pdf» (PDF). CPTM
↑ «Linha 13-Jade da CPTM, que liga São Paulo a Cumbica, começa a operar o dia todo nesta segunda». G1. 4 de junho de 2018. Consultado em 4 de junho de 2018
↑ «Expresso da Linha 10-Turquesa terá horário de funcionamento ampliado». MetrôCPTM. Consultado em 16 de outubro de 2018
↑ «Testamos a Linha 13-Jade entre o Brás e o Aeroporto de Guarulhos – Via Trolebus». viatrolebus.com.br. Consultado em 15 de outubro de 2018
↑ Meier, Ricardo (12 de outubro de 2018). «Serviço expresso entre Luz e o Aeroporto de Guarulhos estreará no dia 16 de outubro». MetrôCPTM. Consultado em 15 de outubro de 2018
↑ Igor Roberto (25 de maio de 2018). «Trem Mais Antigo Da CPTM Fará Sua Despedida Neste Sábado, Dia 26». Rede Noticiando. Consultado em 3 de julho de 2018
↑ Ricardo Meier (5 de junho de 2017). «Novo trem coreano da CPTM está prestes a estrear na Linha 7». Metrô CPTM. Consultado em 11 de março de 2018
↑ Renato Lobo (18 de julho de 2018). «CPTM recebe novos trens e companhia realoca unidades entre linhas». Via Trólebus. Consultado em 20 de julho de 2018
↑ «Entrega e Operação dos Trens» (PDF). CPTM. Consultado em 26 de julho de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 2 de julho de 2018
↑ «Frota de Trens - CPTM». Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Consultado em 28 de fevereiro de 2018. Arquivado do original em 12 de junho de 2018
↑ «CPTM - Plano de expansão e novos projetos» (PDF). Consultado em 10 de janeiro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 28 de novembro de 2010
↑ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (24 de setembro de 2012). «Página da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo sobre a licitação para contratação das obras». 09 de agosto de 2013. Consultado em 9 de agosto de 2013
↑ «Alckmin entrega o primeiro trecho do VLT da Baixada Santista». Governo do Estado de São Paulo. 31 de janeiro de 2017
↑ «Expresso Turístico». CPTM
Ligações externas |
- Site oficial da CPTM
- Secretaria dos Transportes Metropolitanos