Programa Internacional de Avaliação de Alunos
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for International Student Assessment - PISA) é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada três anos. É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com vista a melhorar as políticas e resultados educacionais.[1]
Índice
1 Resultados
1.1 Desempenho Brasileiro (2000 a 2015)[4][5][6][7]
1.2 Sorteio e Data de Nascimento (2000 a 2030)
1.3 Finlândia - Uma Referência em Educação
2 Referências
3 Ligações externas
Resultados |
- Desempenho Geral 2000 - 2012[2]
País | 2000 (32 países participantes) [2] | ||||||||
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Leitura | Matemática | Ciências | Desempenho | ||||||
Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Média | Ranking | Nível | |
Albânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Argentina | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Austrália | 528 | 05 | x | x | x | x | x | x | x |
Áustria | 507 | 11 | x | x | x | x | x | x | x |
Azerbaijão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Bélgica | 507 | 12 | x | x | x | x | x | x | x |
Brasil | 334 | 40 | x | x | x | x | x | x | x |
Bulgária | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Canadá | 534 | 02 | x | x | x | x | x | x | x |
Chile | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Colômbia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Croácia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
República Checa | 492 | 20 | x | x | x | x | x | x | x |
Dinamarca | 497 | 16 | x | x | x | x | x | x | x |
Estónia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Finlândia | 546 | 01 | x | x | x | x | x | x | x |
França | 505 | 15 | x | x | x | x | x | x | x |
Alemanha | 484 | 22 | x | x | x | x | x | x | x |
Grécia | 474 | 26 | x | x | x | x | x | x | x |
Hong Kong | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Hungria | 480 | 24 | x | x | x | x | x | x | x |
Islândia | 507 | 13 | x | x | x | x | x | x | x |
Indonésia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Irlanda | 527 | 06 | x | x | x | x | x | x | x |
Israel | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Itália | 487 | 21 | x | x | x | x | x | x | x |
Japão | 522 | 09 | x | x | x | x | x | x | x |
Jordânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Cazaquistão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Quirguistão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Letônia | 458 | 29 | x | x | x | x | x | x | x |
Liechtenstein | 483 | 23 | x | x | x | x | x | x | x |
Lituânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Luxemburgo | 441 | 30 | x | x | x | x | x | x | x |
México | 422 | 31 | x | x | x | x | x | x | x |
Montenegro | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Holanda ( Países Baixos) | 532 | 03 | x | x | x | x | x | x | x |
Nova Zelândia | 529 | 04 | x | x | x | x | x | x | x |
Noruega | 505 | 14 | x | x | x | x | x | x | x |
Panamá | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Peru | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Polónia | 479 | 25 | x | x | x | x | x | x | x |
Portugal | 470 | 27 | x | x | x | x | x | x | x |
Catar | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Roménia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Rússia | 462 | 28 | x | x | x | x | x | x | x |
Sérvia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
China (Xangai) | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Singapura | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Eslováquia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Eslovênia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Espanha | 493 | 19 | x | x | x | x | x | x | x |
Suécia | 516 | 10 | x | x | x | x | x | x | x |
Suíça | 494 | 18 | x | x | x | x | x | x | x |
Tailândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Trinidad e Tobago | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Tunísia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Turquia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Reino Unido | 523 | 08 | x | x | x | x | x | x | x |
Estados Unidos | 504 | 16 | x | x | x | x | x | x | x |
Uruguai | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Macau | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Taipé Chinesa | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Chipre | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Coreia do Sul | 525 | 07 | x | x | x | x | x | x | x |
Costa Rica | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Emirados Árabes | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Malásia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Vietnã | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Fonte em edição - http://www.oecd.org/edu/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/33690591.pdf
Pesquisar pelas palavras-chave em inglês: multiple comparisons of mean, para achar dados de reading literacy, mathematical literacy e scientific literacy.
diz que sao dados de 2000, mas constam 41 países conforme a edição de 2003.
País | 2003 (41 países participantes) | ||||||||
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Leitura | Matemática | Ciências | Desempenho | ||||||
Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Média | Ranking | Nível | |
Albânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Argentina | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Austrália | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Áustria | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Azerbaijão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Bélgica | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Brasil | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Bulgária | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Canadá | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Chile | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Colômbia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Croácia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
República Checa | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Dinamarca | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Estónia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Finlândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
França | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Alemanha | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Grécia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Hong Kong | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Hungria | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Islândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Indonésia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Irlanda | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Israel | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Itália | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Japão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Jordânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Cazaquistão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Quirguistão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Letônia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Liechtenstein | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Lituânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Luxemburgo | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
México | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Montenegro | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Holanda ( Países Baixos) | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Nova Zelândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Noruega | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Panamá | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Peru | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Polónia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Portugal | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Catar | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Roménia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Rússia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Sérvia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
China (Xangai) | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Singapura | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Eslováquia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Eslovênia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Espanha | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Suécia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Suíça | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Tailândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Trinidad e Tobago | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Tunísia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Turquia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Reino Unido | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Estados Unidos | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Uruguai | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Macau | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Taipé Chinesa | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Chipre | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Coreia do Sul | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Costa Rica | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Emirados Árabes | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Malásia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Vietnã | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
País | 2006 (57 países participantes) | ||||||||
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Leitura | Matemática | Ciências | Desempenho | ||||||
Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Média | Ranking | Nível | |
Albânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Argentina | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Austrália | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Áustria | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Azerbaijão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Bélgica | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Brasil | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Bulgária | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Canadá | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Chile | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Colômbia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Croácia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
República Checa | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Dinamarca | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Estónia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Finlândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
França | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Alemanha | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Grécia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Hong Kong | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Hungria | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Islândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Indonésia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Irlanda | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Israel | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Itália | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Japão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Jordânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Cazaquistão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Quirguistão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Letônia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Liechtenstein | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Lituânia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Luxemburgo | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
México | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Montenegro | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Holanda ( Países Baixos) | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Nova Zelândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Noruega | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Panamá | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Peru | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Polónia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Portugal | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Catar | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Roménia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Rússia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Sérvia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
China (Xangai) | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Singapura | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Eslováquia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Eslovênia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Espanha | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Suécia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Suíça | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Tailândia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Trinidad e Tobago | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Tunísia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Turquia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Reino Unido | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Estados Unidos | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Uruguai | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Macau | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Taipé Chinesa | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Chipre | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Coreia do Sul | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Costa Rica | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Emirados Árabes | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Malásia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Vietnã | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Nível 1 de 335 a 407
Nível 2 de 408 a 480
Nível 3 de 481 a 552
Nível 4 de 553 a 625
Nível 5 mais de 625 - fonte PISA 2000
País | 2009 (61 países participantes) [2] | ||||||||
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Leitura | Matemática | Ciências | Desempenho | ||||||
Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Média | Ranking | Nível | |
Albânia | 385 | 56 | 377 | 55 | 391 | 55 | 384 | 57 | 1 |
Argentina | 398 | 54 | 388 | 51 | 401 | 52 | 396 | 53 | 1 |
Austrália | 515 | 08 | 514 | 12 | 527 | 09 | 519 | 08 | 3 |
Áustria | 470 | 36 | 496 | 21 | 494 | 27 | 487 | 29 | 3 |
Azerbaijão | 362 | 60 | 431 | 41 | 373 | 59 | 389 | 55 | 1 |
Bélgica | 506 | 10 | 515 | 11 | 507 | 18 | 509 | 14 | 3 |
Brasil | 412 | 49 | 386 | 53 | 405 | 49 | 401 | 50 | 1 |
Bulgária | 429 | 48 | 438 | 46 | 439 | 46 | 435 | 42 | 2 |
Canadá | 524 | 05 | 527 | 08 | 529 | 07 | 527 | 06 | 3 |
Chile | 449 | 40 | 421 | 45 | 447 | 40 | 439 | 41 | 2 |
Colômbia | 413 | 48 | 381 | 54 | 402 | 50 | 399 | 51 | 1 |
Croácia | 476 | 33 | 460 | 37 | 486 | 34 | 474 | 35 | 2 |
República Checa | 478 | 31 | 493 | 24 | 500 | 22 | 490 | 26 | 3 |
Dinamarca | 495 | 22 | 503 | 16 | 499 | 23 | 499 | 19 | 3 |
Estónia | 501 | 12 | 512 | 14 | 528 | 08 | 514 | 12 | 3 |
Finlândia | 536 | 02 | 541 | 04 | 554 | 02 | 544 | 03 | 3 |
França | 496 | 20 | 497 | 19 | 498 | 24 | 497 | 21 | 3 |
Alemanha | 497 | 18 | 513 | 13 | 520 | 12 | 510 | 13 | 3 |
Grécia | 483 | 28 | 466 | 36 | 470 | 37 | 473 | 36 | 2 |
Hong Kong | 533 | 03 | 555 | 03 | 549 | 03 | 546 | 02 | 3 |
Hungria | 494 | 23 | 490 | 26 | 503 | 19 | 496 | 23 | 3 |
Islândia | 500 | 14 | 507 | 15 | 496 | 25 | 501 | 15 | 3 |
Indonésia | 402 | 53 | 371 | 57 | 383 | 56 | 385 | 56 | 1 |
Irlanda | 496 | 21 | 487 | 29 | 508 | 17 | 497 | 22 | 3 |
Israel | 474 | 34 | 447 | 38 | 455 | 38 | 459 | 38 | 2 |
Itália | 486 | 26 | 483 | 31 | 489 | 32 | 486 | 31 | 3 |
Japão | 520 | 07 | 529 | 07 | 539 | 05 | 529 | 05 | 3 |
Jordânia | 405 | 51 | 387 | 52 | 415 | 47 | 402 | 49 | 1 |
Cazaquistão | 390 | 55 | 405 | 49 | 400 | 54 | 398 | 52 | 1 |
Quirguistão | 314 | 61 | 331 | 61 | 330 | 61 | 325 | 61 | 0 |
Letônia | 484 | 27 | 482 | 33 | 494 | 28 | 487 | 30 | 3 |
Liechtenstein | 499 | 17 | 536 | 05 | 520 | 11 | 518 | 10 | 3 |
Lituânia | 468 | 37 | 477 | 34 | 491 | 30 | 479 | 34 | 2 |
Luxemburgo | 472 | 35 | 489 | 27 | 484 | 35 | 482 | 33 | 3 |
México | 425 | 44 | 419 | 46 | 416 | 46 | 420 | 46 | 2 |
Montenegro | 408 | 50 | 403 | 50 | 401 | 51 | 404 | 48 | 1 |
Holanda ( Países Baixos) | 508 | 09 | 526 | 09 | 522 | 10 | 519 | 09 | 3 |
Nova Zelândia | 521 | 06 | 519 | 10 | 532 | 06 | 524 | 07 | 3 |
Noruega | 503 | 11 | 498 | 18 | 500 | 21 | 500 | 17 | 3 |
Panamá | 371 | 58 | 360 | 60 | 376 | 58 | 369 | 59 | 1 |
Peru | 370 | 59 | 365 | 59 | 369 | 60 | 368 | 60 | 1 |
Polónia | 500 | 15 | 495 | 22 | 508 | 16 | 501 | 16 | 3 |
Portugal | 489 | 25 | 487 | 30 | 493 | 29 | 490 | 27 | 3 |
Catar | 372 | 57 | 368 | 58 | 379 | 57 | 373 | 58 | 1 |
Roménia | 424 | 45 | 427 | 44 | 428 | 43 | 426 | 44 | 2 |
Rússia | 459 | 39 | 468 | 35 | 478 | 36 | 468 | 37 | 2 |
Sérvia | 442 | 41 | 442 | 40 | 443 | 41 | 442 | 40 | 2 |
China (Xangai) | 556 | 01 | 600 | 01 | 575 | 01 | 577 | 01 | 4 |
Singapura | 526 | 04 | 562 | 02 | 542 | 04 | 543 | 04 | 3 |
Eslováquia | 477 | 32 | 497 | 20 | 490 | 31 | 488 | 28 | 3 |
Eslovênia | 483 | 29 | 501 | 17 | 512 | 15 | 499 | 20 | 3 |
Espanha | 481 | 30 | 483 | 32 | 488 | 33 | 484 | 32 | 3 |
Suécia | 497 | 19 | 494 | 23 | 495 | 26 | 495 | 24 | 3 |
Suíça | 501 | 13 | 534 | 06 | 517 | 13 | 517 | 11 | 3 |
Tailândia | 421 | 46 | 419 | 47 | 425 | 45 | 422 | 45 | 2 |
Trinidad e Tobago | 416 | 47 | 414 | 48 | 410 | 48 | 413 | 47 | 2 |
Tunísia | 404 | 52 | 371 | 56 | 401 | 53 | 392 | 54 | 1 |
Turquia | 464 | 38 | 445 | 39 | 454 | 39 | 454 | 39 | 2 |
Reino Unido | 494 | 24 | 492 | 25 | 514 | 14 | 500 | 18 | 3 |
Estados Unidos | ? | ? | 487 | 28 | 502 | 20 | 495 | 25 | 3 |
Uruguai | 426 | 43 | 427 | 43 | 427 | 44 | 427 | 43 | 2 |
Macau | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Taipé Chinesa | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Chipre | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Coreia do Sul | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Costa Rica | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Emirados Árabes | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Malásia | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Vietnã | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
País | 2012 (65 países participantes) [3] | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Leitura | Matemática | Ciências | Desempenho | ||||||
Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Pontuação | Posição | Média | Ranking | Nível | |
Albânia | 394 | 62 | 394 | 57 | 397 | 62 | 395 | 61 | 1 |
Argentina | 396 | 60 | 388 | 60 | 406 | 58 | 397 | 59 | 1 |
Austrália | 512 | 13 | 504 | 19 | 521 | 17 | 512 | 18 | 3 |
Áustria | 490 | 27 | 506 | 18 | 506 | 23 | 501 | 22 | 3 |
Azerbaijão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Bélgica | 509 | 16 | 515 | 15 | 505 | 24 | 510 | 19 | 3 |
Brasil | 410 | 55 | 391 | 58 | 405 | 59 | 402 | 57 | 1 |
Bulgária | 436 | 51 | 439 | 47 | 446 | 45 | 440 | 48 | 2 |
Canadá | 523 | 07 | 518 | 13 | 525 | 11 | 522 | 11 | 3 |
Chile | 441 | 47 | 423 | 51 | 445 | 47 | 436 | 50 | 2 |
Colômbia | 403 | 57 | 376 | 62 | 399 | 60 | 393 | 62 | 1 |
Croácia | 485 | 35 | 471 | 40 | 491 | 35 | 482 | 37 | 3 |
República Checa | 493 | 26 | 499 | 24 | 508 | 22 | 500 | 23 | 3 |
Dinamarca | 496 | 25 | 500 | 23 | 498 | 27 | 498 | 26 | 3 |
Estónia | 516 | 11 | 521 | 11 | 541 | 06 | 526 | 08 | 3 |
Finlândia | 524 | 06 | 519 | 12 | 545 | 05 | 529 | 07 | 3 |
França | 505 | 21 | 495 | 25 | 499 | 26 | 500 | 24 | 3 |
Alemanha | 508 | 19 | 514 | 16 | 524 | 12 | 515 | 16 | 3 |
Grécia | 477 | 39 | 453 | 42 | 467 | 42 | 466 | 42 | 2 |
Hong Kong | 545 | 02 | 561 | 03 | 555 | 02 | 554 | 03 | 4 |
Hungria | 488 | 30 | 477 | 39 | 494 | 33 | 486 | 34 | 3 |
Islândia | 483 | 36 | 493 | 27 | 478 | 39 | 485 | 35 | 3 |
Indonésia | 396 | 61 | 375 | 64 | 382 | 64 | 384 | 63 | 1 |
Irlanda | 523 | 08 | 501 | 20 | 522 | 15 | 515 | 17 | 3 |
Israel | 486 | 34 | 466 | 41 | 470 | 41 | 474 | 40 | 2 |
Itália | 490 | 28 | 485 | 32 | 494 | 32 | 490 | 30 | 3 |
Japão | 538 | 04 | 536 | 07 | 547 | 04 | 540 | 05 | 3 |
Jordânia | 399 | 58 | 386 | 61 | 409 | 57 | 398 | 58 | 1 |
Cazaquistão | 393 | 63 | 432 | 49 | 425 | 52 | 417 | 53 | 2 |
Quirguistão | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Letônia | 489 | 29 | 491 | 28 | 502 | 25 | 494 | 28 | 3 |
Liechtenstein | 516 | 12 | 535 | 08 | 525 | 10 | 525 | 09 | 3 |
Lituânia | 477 | 40 | 479 | 37 | 496 | 30 | 484 | 36 | 3 |
Luxemburgo | 488 | 31 | 490 | 29 | 491 | 34 | 490 | 31 | 3 |
México | 424 | 52 | 413 | 53 | 415 | 55 | 417 | 52 | 2 |
Montenegro | 422 | 53 | 410 | 54 | 410 | 56 | 414 | 54 | 2 |
Países Baixos | 511 | 15 | 523 | 10 | 522 | 14 | 519 | 13 | 3 |
Nova Zelândia | 512 | 14 | 500 | 22 | 516 | 18 | 509 | 20 | 3 |
Noruega | 504 | 22 | 489 | 30 | 495 | 31 | 496 | 27 | 3 |
Panamá | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Peru | 384 | 65 | 368 | 65 | 373 | 65 | 375 | 65 | 1 |
Polónia | 518 | 10 | 518 | 14 | 526 | 09 | 521 | 12 | 3 |
Portugal | 488 | 32 | 487 | 31 | 489 | 36 | 488 | 33 | 3 |
Catar | 388 | 64 | 376 | 63 | 384 | 63 | 383 | 64 | 1 |
Roménia | 438 | 50 | 445 | 45 | 439 | 49 | 441 | 47 | 2 |
Rússia | 475 | 41 | 482 | 34 | 486 | 37 | 481 | 39 | 3 |
Sérvia | 446 | 45 | 449 | 43 | 445 | 46 | 447 | 44 | 2 |
China | 570 | 01 | 613 | 01 | 580 | 01 | 588 | 01 | 4 |
Singapura | 542 | 03 | 573 | 02 | 551 | 03 | 555 | 02 | 4 |
Eslováquia | 463 | 43 | 482 | 35 | 471 | 40 | 472 | 41 | 2 |
Eslovênia | 481 | 38 | 501 | 21 | 514 | 20 | 499 | 25 | 3 |
Espanha | 488 | 33 | 484 | 33 | 496 | 29 | 489 | 32 | 3 |
Suécia | 483 | 37 | 478 | 38 | 485 | 38 | 482 | 38 | 3 |
Suíça | 509 | 17 | 531 | 09 | 515 | 19 | 518 | 14 | 3 |
Tailândia | 441 | 48 | 427 | 50 | 444 | 48 | 437 | 49 | 2 |
Trinidad e Tobago | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Tunísia | 404 | 56 | 388 | 59 | 398 | 61 | 397 | 60 | 1 |
Turquia | 475 | 42 | 448 | 44 | 463 | 43 | 462 | 43 | 2 |
Reino Unido | 499 | 23 | 494 | 26 | 514 | 21 | 502 | 21 | 3 |
Estados Unidos | 498 | 24 | 481 | 36 | 497 | 28 | 492 | 29 | 3 |
Uruguai | 411 | 54 | 409 | 55 | 416 | 54 | 412 | 56 | 2 |
Macau | 509 | 18 | 538 | 6 | 521 | 16 | 523 | 10 | 3 |
Taipé Chinesa | 523 | 09 | 560 | 04 | 523 | 13 | 535 | 06 | 3 |
Chipre | 449 | 44 | 440 | 46 | 438 | 50 | 442 | 45 | 2 |
Coreia do Sul | 536 | 05 | 554 | 05 | 538 | 07 | 543 | 04 | 3 |
Costa Rica | 441 | 49 | 407 | 56 | 429 | 51 | 426 | 51 | 2 |
Emirados Árabes | 442 | 46 | 434 | 48 | 448 | 44 | 441 | 46 | 2 |
Malásia | 398 | 59 | 421 | 52 | 420 | 53 | 413 | 55 | 2 |
Vietnã | 508 | 20 | 511 | 17 | 528 | 08 | 516 | 15 | 3 |
País | 2000 - 2012 (Classificação Geral) | |||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Grupos | 5 edições | Leitura | Matemática | Ciências | Desempenho | |||||||||||
Região Continental | Língua Materna | Participações | Pontuação | Posição | Saldo | Pontuação | Posição | Saldo | Pontuação | Posição | Saldo | MÉDIA | RANKING | SALDO | NÍVEL | |
Albânia | Europa Meridional | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Argentina | América do Sul | Espanhol | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Austrália | Oceania | Inglês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Áustria | Europa Central | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Azerbaijão | Europa Cáucaso | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Bélgica | Europa Ocidental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Brasil | América do Sul | Português | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Bulgária | Europa Oriental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Canadá | América do Norte | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Chile | América do Sul | Espanhol | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Colômbia | América do Sul | Espanhol | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Croácia | Europa | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
República Checa | Europa Oriental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Dinamarca | Europa Setentrional | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Estónia | Europa Setentrional | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Finlândia | Europa Setentrional | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
França | Europa Ocidental | Francês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Alemanha | Europa Central | Alemão | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Grécia | Europa Meridional | Grego | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Hong Kong | Ásia | Chinês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Hungria | Europa Oriental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Islândia | Europa Insular | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Indonésia | Sudeste Asiátido | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Irlanda | Europa Insular | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Israel | Oriente Médio | Hebraico | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Itália | Europa Meridional | Italiano | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Japão | Ásia | Japonês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Jordânia | Oriente Médio | Árabe | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||
Cazaquistão | Ásia Central | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Quirguistão | Ásia Central | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Letônia | Europa Setentrional | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Liechtenstein | Europa Central | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Lituânia | Europa Setentrional | Lituano | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Luxemburgo | Europa Ocidental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
México | América Central | Espanhol | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Montenegro | Europa Oriental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Holanda ( Países Baixos) | Europa Ocidental | Holandês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Nova Zelândia | Oceania Insular | Inglês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Noruega | Europa Setentrional | Norueguês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Panamá | América Central | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Peru | América do Sul | Espanhol | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Polónia | Europa Oriental | Polonês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Portugal | Europa Ocidental | Português | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Catar | Oriente Médio | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Roménia | Europa Oriental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Rússia | Eurásia | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Sérvia | Europa Balcânica | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
China (Xangai) | Ásia Oriental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Singapura | Sudeste Asiático | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Eslováquia | Europa Oriental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Eslovênia | Europa Oriental | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Espanha | Europa Ocidental | Espanhol | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Suécia | Europa Setentrional | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Suíça | Europa Central | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Tailândia | Indochina | Tailandês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Trinidad e Tobago | América do Sul | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Tunísia | África Mediterrânea | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Turquia | Eurásia | Turco | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Reino Unido | Europa Insular | Inglês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Estados Unidos | América do Norte | Inglês | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Uruguai | América do Sul | Espanhol | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Macau | Ásia | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Taipé Chinesa | Ásia | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Chipre | Eurásia | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Coreia do Sul | Ásia | Coreano | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Costa Rica | América Central | Espanhol | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Emirados Árabes | Oriente Médio | Árabe | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Malásia | Sudeste Asiático | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||
Vietnã | Sudeste Asiático | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
Europa Setentrional (ao Norte e Nordeste)
Europa Ocidental (ao Oeste, Noroeste e Sudoeste)
Europa Oriental (ao Leste) ou Leste Europeu
Europa Insular (ilha próximas ao Continente e Islândia)
Europa Meridional (ao Sul e Sudeste)
Indochina (sudeste asiático)
África Mediterrânea (ao Norte)
Observação: Entende-se por saldo a diferença de pontuação a maior ou a menor de todos os anos a cada PISA por país
Desempenho Brasileiro (2000 a 2015)[4][5][6][7] |
No ano 2000, quando da primeira edição da avaliação, foram 32 países participantes do Pisa e o Brasil se posicionou em último: 56% dos estudantes de 15 anos avaliados em Matemática, Leitura e Ciências tiveram um desempenho de “quase analfabetos funcionais”, isto é, sabem ler e escrever, mas possuem dificuldade de explicar o que leram ou de escrever um texto claro com começo meio e fim (boa redação), à boa distância do penúltimo colocado – o México, com 44%. O Pisa 2012 – agora com 65 países avaliados em um relatório de 32 páginas – mantém o Brasil entre os últimos: 57º em Matemática; 54º em Ciências; 58º em Leitura, atrás do Chile, Uruguai, México, Turquia, Cazaquistão, Costa Rica, Emirados Árabes . O Brasil avançou na média dasma três áreas em 9,2% no comparativo com o Pisa 2000, porém estacionou em relação ao Pisa 2009 em Leitura e Ciências, e incrementou 1,3% em Matemática. Com esse resultado, a meta estabelecida pelo governo brasileiro de se igualar à média dos países ricos (da OCDE) – prevista para 2022 – se estende para 2030.[8] O Pisa 2015, com 72 países avaliados, posicionou o Brasil em 63º em Ciências, 59º em Leitura e 66º em Matemática. Em Ciências e em Leitura, Portugal, Espanha, Chile, Uruguai e Costa Rica estão à frente de nós e o Peru está poucos pontos abaixo. Em Matemática, todos esses superaram o Brasil e a diferença entre a média do país e a do Chile é de 46 pontos. Comparado à última edição do Pisa, o Brasil estagnou em Ciências (média: 401) e Leitura (407), e caiu em Matemática (377). Em Ciências, mais da metade dos estudantes brasileiros (51%) está abaixo do nível 2 em Leitura, que a OCDE considera o adequado para exercer a cidadania. [9] Os resultados do exame realizado em 2015 foram divulgados no último trimestre de 2016.O Brasil continua muito aquém dos países desenvolvidos e atrás de inúmeros países em desenvolvimento, incluindo diversas nações da América Latina. Vale ressaltar, ainda, que o país apresentou um recuo nas médias de todas as três áreas analisadas, conforme apresentado na tabela a seguir.[5][6][7]
Área | 2000 | 2003 | 2006 | 2009 | 2012 | 2015[7][6] |
---|---|---|---|---|---|---|
Matemática | 334 | 356 | 370 | 386 | 391 | 377 |
Leitura | 396 | 403 | 393 | 412 | 410 | 407 |
Ciências | 375 | 390 | 390 | 405 | 405 | 401 |
Média Geral | 368 | 383 | 384 | 401 | 402 | 395 |
Enfoque Disciplinar | Leitura | Matemática | Ciências | Leitura | Matemática | Ciências |
Países participantes | 32 | 41 | 57 | 61 | 65 | 70 |
Colocação brasileira | 32º | 40º | 52º | 50º | 57º | 63 |
Total de inscritos | 265.000 | 250.000 | 513.000 | 470.000 | 510.000 | 540.000 |
Alunos brasileiros | 4.893 | 4.452 | 9.295 | 20.127 | 18.589 | 23.141 |
Escolas brasileiras participantes | 250 | 229 | 633 | 950 | 837 | 841 |
Primeiro lugar | Finlândia | Finlândia | Finlândia | China (Xangai) | China (Xangai) | Singapura |
Observação: As provas a nível nacional são aplicadas normalmente entre maio e agosto a cada três anos pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (portal.inep.gov.br) e enviados para centralização mundial ao OCDE - Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (www.oecd.org) que consolida os dados mundiais normalmente início de dezembro do mesmo ano.
Sorteio e Data de Nascimento (2000 a 2030) |
A cada 3 anos desde 2000 os alunos de instituições escolares públicas, particulares, rurais e urbanas no ano que completam 15 ou 16 anos podem ser sorteados em seus países de origem para prestar a prova do PISA.
No Brasil, devido ao grande universo de alunos na faixa etária dos 15 e 16 anos as chances de ser chamado ainda que dentro da faixa de aniversários do ano de edição da prova do PISA gira em torno de 0,2 a 0,5% de chance.
Ainda assim, saiba na tabela abaixo se seu filho, sobrinho ou algum parente pode eventualmente ser sorteados pela data de nascimento no ano em que estiverem cursando da 7a. série do Ensino Fundamental até qualquer ano do Ensino Médio.
Ano do PISA | 2000 | 2003 | 2006 | 2009 | 2012 | 2015 | 2018 | 2021 | 2024 | 2027 | 2030 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Nascidos em (com 16 / 15 anos*) | 1984 / 1985 | 1987 / 1988 | 1990 / 1991 | 1993 / 1994 | 1996 / 1997 | 1999 / 2000 | 2002 / 2003 | 2005 / 2006 | 2008 / 2009 | 2011 / 2012 | 2014 / 2015 |
Observação*: Nascidos entre 1º de maio (do primeiro ano constante na tabela acima) até 30 de abril (do segundo ano constante na tabela acima) de cada ano da edição do PISA.
Para edição de 2018 será considerado nascidos em 01/01/2002 a 31/12/2002.
Finlândia - Uma Referência em Educação |
Mesmo que a província de Xangai na China tenha vencido o PISA de 2009 e 2012 é a Finlândia quem venceu as três primeiras edições, tirou terceiro lugar depois da Coréia do Sul em 2009 e 12º em 2012 depois de várias províncias chinesas entrarem a parte no ranking e outros países principalmente asiáticos copiarem os modelos educacionais da Finlândia e Coréia do Sul.
Alguns especialistas até contestam a avaliação apenas de províncias chinesas consideradas individualmente ao invés do país China como um todo, no entanto, de um lado argumenta-se que existe uma diversidade cultural muito grande entre as províncias, mas de outro lado outros especialistas em educação apontam uma amostragem irreal do investimento educacional total refletido diretamente no país.
Em especial, a Finlândia possui limitações climáticas severas e poucas horas de sol por dia. No inverno, por exemplo, o sol nasce as 11h e se põe as 14h, perfazendo um período de somente 3 horas de sol por dia nesta época do ano.
As crianças vão à escola frequentar as aulas coletivas normalmente levadas pela mãe, irmão mais velho ou vizinho de confiança, mas o que prevalece é a figura da mãe. Depois deste período onde o mesmo é apenas chamado de aluno, a criança vai para casa continuar cumprindo o seu papel, agora como estudante que ainda sob os cuidados da mãe, irmão mais velho responsável ou vizinho de confiança da família busca apenas orientá-lo nos seus deveres de fixação do conteúdo que aprendeu na escola como estudante (o finlandês diferencia muito bem o conceito de aluno na escola e estudante em casa) não bastando apenas ler ou digitar em um computador e chamar de estudo, mas sim ler e escrever manualmente exercitando o que se está se aprendendo por algumas horas apenas, mas todos os dias e com este nível de objetividade.
Após o período de estudo como lazer pode-se ler um livro na sequência ou participar de outras atividades coletivas como ligar uma televisão ou computador. Por mais que existam alternativas quanto ao tutor da criança menor, normalmente a educação cabe à mãe em quase todas as famílias sendo passada parte dessa responsabilidade para irmão mais velho ou vizinho de muita confiança na família somente em casos extremos. Enquanto as crianças estão na escolas, as mães estudam em casa e só costumam trabalhar fora quando os filhos atingem certo nível de responsabilidade autônoma. Esta característica das mães na Finlândia elevou o número de mulheres disputando e passando em cargos públicos e assumindo cargos políticos de direção importantes no país.
O mais interessante é que nas famílias finlandesas as tarefas do lar são todas bem divididas não existindo a figura da empregada doméstica. Crianças e adolescentes estudam ou fazem tarefas e os pais as tarefas do lar. Nada é obrigado, pois desde pequenos compreende-se que se todos fizerem a sua parte o serviço acaba mais rápido e todos poderão fazer suas próprias atividades igualmente. O exemplo constante dos pais é a principal referência.
O lazer só ocorre após as tarefas cumpridas naturalmente ou no final do dia, quanto todos se sentam para jantar ainda em conjunto e só depois usufruem de televisões, computadores, vídeo games ou vida social noturna.
Todos os professores do sistema educacional finlandês possuem mestrado e o índice de alfabetização é total no país.Existe uma parceria real e que ocorre naturalmente entre familiares e professores quanto a saber o que está sendo aprendido em aula e o que pode ser estudado e complementado em casa didaticamente, desde atividades em casa como desenhos, estímulos complementares a alfabetização, ditados, estímulos ao raciocínio lógico e cálculos mentais, redação e trabalhos que os familiares somente supervisionam e orientam respeitando o desenvolvimento individual da criança.
Em uma visão geral, o finlandês compreende a fundo que toda e qualquer reforma seja educacional ou política no seu país não depende dos governantes agirem para si e sim começa em casa com os seus exemplos e, aos poucos, se expande em décadas de bons exemplos realmente participando de todo processo eleitoral e no decorrer dos mandatos também para melhorar o país. O processo não ocorre de cima para baixo e sim de baixo para cima.
Um país prático onde não perde-se tempo discutindo qual o melhor método educacional, seja o Tradicional ou o Construtivista de Piaget por si só, mas sim como os pais possuem papel fundamental em complementar as aulas coletivas e passivas com estudos individuais e ativos ainda no mesmo dia a fim de facilitar a fixação constante de informação na memória da maioria das crianças, adolescente e adultos deste país.
Mais sobre a Posição da Mulher na Finlândia - http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?contentid=109006
Referências
↑ «Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA». Inep. Consultado em 21 de agosto de 2010
↑ abc «Pisa Results - Resultados do Pisa» (em inglês). Consultado em 6 de janeiro de 2014
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↑ Pisa: apesar de avanços, Brasil ocupa baixa posição - Terra Notícias - Acessado em 13/01/2014
↑ ab Venturi, Jacir (10 de dezembro de 2016). «O futuro do Brasil comprometido». Jornal Gazeta do Povo. Consultado em 28 de dezembro de 2016
↑ abc «PISA 2015 - Results in Focus» (PDF). Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). Consultado em 28 de dezembro de 2016
↑ abc «Brasil no PISA 2015 - Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros» (PDF). Ministério da Educação (MEC) / INEP. Consultado em 28 de dezembro de 2016
↑ Brasil: menos pior no último Pisa - Artigo do Prof. Jacir Venturi - Acessado em 13/01/2014
↑ «Pisa 2015: Brasil estaciona em Ciências e Leitura e cai em Matemática». Nova Escola. Consultado em 6 de dezembro de 2016
Ligações externas |
Sítio oficial (em inglês)
O Pisa além do ranking (em português) - Revista Nova Escola
Pisa 2009: análise de 3 questões de leitura (em português) - Revista Nova Escola
Comparação da pontuação PISA com o PIB das nações: o ranking da eficiência na Educação (em português)
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