Fa'afafine




































Fa'afafine é um terceiro gênero específico da cultura de Samoa. [1][2] Os Fa'afafine são biologicamente homens que na infância por imposição familiar é escolhido para se tornar um fa'afafine, pela sua natureza, por assumir o papéis femininos, o que na sociedade tradicional de Samoa não é desencorajado. A palavra fa'afafine inclui o prefixo causativo "fa'a", que significa "à maneira de", e a palavra "fafine", que significa "mulher", e se assemelha com outras linguagens da Polinésia como o tonganês "fakafefine" ou "fakaleiti", o maori "whakawahine", e o havaiano "mahu". A gíria de Samoa "mala" para faafafine ou gay é de menor utilização, sendo uma abjeta derivação da bíblia samoana.



Ligações externas |



  • UTOPIA Hawaii organization of mahu, fa'afafine and fakaleiti

  • Fa'afafine New Zealand Community Activist Phylesha Acton-Brown

  • ABC 2005 Fa'afafine - Samoan boys brought up as girls

  • Fa'afafine artist and writer Dan Taulapapa McMullin



Referências




  1. (A. J. Samuels e) Amrita Dasgupta. «Fa'afafines: The Third Gender» (em inglês). The Culture Trip. Consultado em 21 de junho de 2016. Cópia arquivada em 24 de abril de 2016 


  2. William Kremer (23 de fevereiro de 2014). «O quebra-cabeça evolutivo da homossexualidade». BBC. Consultado em 22 de junho de 2016. Cópia arquivada em 23 de março de 2016 



  • Milner, G.B. 1966. Samoan Dictionary. "Fa'afafine" entry pg. 52 under "Fafine"

  • Besnier, Niko. 1994. Polynesian Gender Liminality Through Time and Space. In Third Sex, Third Gender: Beyond Sexual Dimorphism in Culture and History. Gilbert Herdt, ed. Pp. 285-328. New York: Zone.

  • Schmidt, J. 2001. Redefining Fa'afafine: Western Discourses and the Construction of Transgenderism in Samoa. Intersections, Issue 6.







Ícone de esboço
Este artigo sobre LGBT é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
























Popular posts from this blog

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

count number of partitions of a set with n elements into k subsets

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks