Cliff Williams


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Cliff Williams


Cliff Williams em performance com o AC/DC em 1982 no Manchester Apollo
Informação geral
Nome completo
Clifford Williams
Nascimento

14 de dezembro de 1949 (69 anos)
Local de nascimento
Romford, Essex, Inglaterra
Reino Unido

Gênero(s)

Hard rock, heavy metal, blues rock, rock and roll, rock progressivo
Ocupação(ões)

Músico

Instrumento(s)

Baixo
Modelos de instrumentos

Fender Precision Bass, Fender Jazz Bass, Music Man
Período em atividade
1966–2016

Gravadora(s)

Columbia
Afiliação(ões)
Sugar, Home, Al Stewart, Stars, Bandit, Alexis Korner, AC/DC

Clifford Williams (nascido em 14 de dezembro de 1949) é um baxista britânico, que foi um membro da banda australiana de hard rock AC/DC, como o baixista e cantor de apoio desde meados de 1977 até Setembro de 2016. Ele começou sua carreira musical profissional em 1967 e pertenceu anteriormente às bandas britânicas Home e Bandit. Seu primeiro álbum de estúdio com o AC/DC foi Powerage de 1978. A banda, incluindo Williams, foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame dos Estados Unidos, em 2003. O estilo musical da Williams é conhecido por linhas básicas de baixo que seguem o ritmo da guitarra. Os projetos paralelos de Williams, enquanto um membro do AC/DC, incluem concertos beneficentes e tocar com Emir & Frozen Camels no seu álbum San (2002) e uma turnê européia.


Sua última participação como baixista dos AC/DC foi em Setembro de 2016 ainda no decorrer da Rock or Bust Tour.




Índice






  • 1 Biografia


    • 1.1 Início da carreira


    • 1.2 AC/DC


    • 1.3 Vida pessoal




  • 2 Outros projetos


  • 3 Estilo


  • 4 Equipamento


  • 5 Ver também


  • 6 Notas


  • 7 Referências


  • 8 Ligações externas





Biografia |



Início da carreira |


Cliff Williams nasceu em 14 de dezembro de 1949, em Romford, Essex, nos arredores de Londres.[1][2] A família Williams mudou-se para Hoylake, perto de Liverpool, em 1961, onde foi influenciado pelo movimento local Merseybeat e decidiu tornar-se um músico de rock.[2][3] Com 13 anos de idade, ele e alguns amigos formaram uma banda.[2] Williams listou os Rolling Stones, o The Kinks e músicos de blues, tais como Bo Diddley como influências para o seu estilo. Ele aprendeu a tocar baixo principalmente por "ouvir discos e escolher as notas", com formação limitada a algumas lições de um baixista profissional de Liverpool.[4] Williams deixou a escola quando tinha 16 anos de idade, tornando-se um engenheiro de dia e músico de noite.[3]


Em 1966, Williams tornou-se um músico profissional e mudou-se para Londres,[2][3] onde trabalhou em um local de demolição e em supermercados, tocando em bandas de curta duração.[1] Williams conheceu o guitarrista Laurie Wisefield (mais tarde membro do Wishbone Ash), e os dois tornaram-se membros de uma banda, Sugar, que logo se desfez.[2][5][6]


Em 1970, Williams e Wisefield juntaram-se com o cantor Mick Stubbs, o tecladista Clive John e o baterista Mick Cook para formar o grupo de rock progressivo Home.[2][5] A banda assinou um contrato de gravação com a Epic Records e lançou seu LP de estreia, Pause for a Hoarse Horse, em 1971.[6] O Home foi banda de apoio de Jeff Beck, Mott the Hoople, The Faces e Led Zeppelin.[2] Em 1972, Jim Anderson substituiu John nos teclados e o Home lançou um álbum auto-intitulado, com o seu único hit single, "Dreamer", que alcançou a posição de número 41 na parada de álbuns do Reino Unido.[7] Seu próximo álbum, The Alchemist, foi lançado em 1973, mas não obteve sucesso nas paradas. Quando o cantor e compositor britânico de folk Al Stewart sugeriu voltar ao Home em sua primeira turnê americana em março de 1974, Mick Stubbs saiu do grupo. O resto dos membros tornaram-se a banda de Al Stewart, mas se separaram depois da turnê.[5][6]


Williams tocou brevemente com American Band Stars antes de formar o Bandit, em 1974.[1][5] A formação do Bandit incluía o vocalista Jim Diamond e o baterista Graham Broad (mais tarde, no Bucks Fizz e a banda de Roger Waters). O grupo assinou com a Arista Records e lançou um álbum auto-intitulado em 1977. Bandit também tocou como banda de apoio de Alexis Korner em seu disco The Lost Album de 1977, antes de se separar no final daquele ano.[5][7][8]



AC/DC |



Ver artigo principal: AC/DC



Williams em concerto com o AC/DC em 1981.


Em 1977, Cliff Williams considerou se aposentar da música quando o Bandit se dissolveu, mas um dos guitarristas do grupo, Jimmy Litherland, convenceu-o a fazer um teste para os roqueiros da banda australiana ​​AC/DC. Eles estavam procurando um baixista já que Mark Evans foi demitido logo após a gravação do álbum de estúdio Let There Be Rock, de 1977.[9][10] O AC/DC tinha se formado na Austrália, em 1973, e em meados de 1977, a formação era de Malcolm Young na guitarra base e backing vocal ao lado de seu irmão Angus Young na guitarra, Phil Rudd na bateria e Bon Scott nos vocais.[5][11] Williams disse que logo após ser informado sobre as audições do AC/DC, viu a banda no Top of the Pops e reagiu positivamente,[3] descrevendo-os como "ultrajantes".[12]


Para sua audição, Williams tocou quatro sessões com a banda,[12] e em 27 de maio de 1977, ele foi convidado a se juntar ao AC/DC. Angus declarou que foi parcialmente motivado porque ele pensou que a boa aparência do baixista iria atrair mais mulheres para os seus concertos.[13] Williams estava substituindo um músico australiano, que inicialmente tinha dificuldades na obtenção de um visto de trabalho para entrar no país.[14] Suas primeiras performances de apoio com o AC/DC estavam na turnê Let There Be Rock,[2] com dois concertos secretos junto aos salva-vidas de Sydney.[15] O álbum Powerage (1978), produzido por Vanda & Young, marcou a estreia de Williams em estúdio.[5][11] Williams permaneceu em AC/DC desde então,[2][11] com apenas um afastamento temporário em 1991, quando ele sofreu uma infecção renal, durante a qual Paul Greg teve que tocar baixo em alguns concertos da América do Norte na Razors Borda World Tour.[16] Os únicos membros que passaram mais tempo com a banda são os irmãos Young.[17] Além de tocar baixo, Williams também canta backing vocals com Malcolm.[2] Seus álbuns favoritos com a banda são Powerage e Back in Black.[18]


Desde que Williams entrou para a banda, o AC/DC foi introduzido no Hall of Fame da Associação da Indústria de Gravação da Austrália (em 1988),[19] e o Rock and Roll Hall of Fame (em 2003).[20] Em 1982, os leitores da revista Kerrang! votaram nele como o melhor baixista do ano.[21]


Terminou a sua carreira de quase quarenta anos com os AC/DC fazendo a sua última aparição no dia 20 de Setembro de 2016.
Sugundo o mesmo está saída nada tem a ver com mundanças nos membros da banda, mas sim em precisar de sair da vida de estrada e de estar com a família.


Cliff foi o único membro, com exceção de Angus, a participar em todos os álbuns desde 1977.



Vida pessoal |


A esposa de Cliff Williams, Georganne, é do estado do Colorado, Estados Unidos. Depois que se casou, em 1980, mudou-se definitivamente para os Estados Unidos.[10] Inicialmente, o casal viveu no Havaí, mas Williams também encontrou as ilhas isoladas e o sistema escolar deficiente. Em 1986, eles se mudaram para Fort Myers, na Flórida, seguindo uma sugestão do colega da banda AC/DC Brian Johnson (substituto de Bon Scott), que mora nas proximidades, em Sarasota.[9] O casal tem dois filhos: Erin (nascido em 1985), que é uma modelo e atriz com o nome de Erin Lucas,[22] e Lucas (nascido em 1986). Seus hobbies incluem a pesca e voo amador.[12]



Outros projetos |


Em 1984, Cliff Williams tocou baixo e fez backing vocals na canção "I Want My Heavy Metal" de Adam Bomb, para o álbum Fatal Attraction.[23] Durante o hiato do AC/DC na década de 2000, Williams juntou-se a banda de músicos bósnios Emir & Frozen Camels, de Emir Bukovica. O grupo gravou o álbum San em 2002 e tocaram em alguns clubes europeus.[24] Em 2005, Williams e o vocalista do AC/DC, Brian Johnson, tocaram em um evento de socorro dos furacões na Flórida, promovido pela Fundação John Entwistle. Lá Williams conheceu o baterista Steve Luongo, presidente da fundação e ex-membro da banda de John Entwistle. Luongo mais tarde trouxe Williams, Johnson e guitarrista Mark Hitt para o projeto de caridade Classic Rock Cares. O quarteto compôs e gravou dez faixas no estúdio em 2007, e seguiu com uma turnê para arrecadar fundos para a fundação.[18][25][26] Em 2011, Williams tocou em um concerto beneficente organizado por Mark Farner.[27] Williams disse que ele também, ocasionalmente, brinca com a banda de rhythm and blues de Fort Myers chamada The Juice.[4]



Estilo |





"Não é a linha que conta. É a sensação. Minha música favorita do AC/DC para tocar é 'Down Payment Blues', porque é tão simples. Eu toco quatro notas durante toda a canção, mas eu saio em tudo"




 —Williams sobre sua maneira de tocar[12]


A função de Cliff Williams no AC/DC é fornecer uma constante mas básica linha de baixo que segue a guitarra rítmica de Malcolm Young,[2] que consiste principalmente de colcheias.[17] Suas linhas de baixo são por vezes escritas por Malcolm e Angus Young durante a composição, e em outras vezes Williams as desenvolve com base nas outras faixas instrumentais.[28] Williams disse que ele joga "a mesma coisa em cada música, em sua maior parte. Na música do AC/DC, a canção é mais importante do que a parte de qualquer indivíduo na mesma."[29] Ele acrescentou que "complexas faixas [de baixo] não acrescentariam nada para uma banda de guitarra-oriented como a nossa, então eu tento criar uma camada inferior que leva o que os nossos rapazes estão fazendo em cima."[12] Williams não tem dificuldade em manter seu perfil inferior dentro da banda, declarando que "eu não tenho qualquer problema em fazer isso, porque eu gosto de tocar com simplicidade. Nunca me sinto irritado ou um prisioneiro."[28] Sua técnica é principalmente centrada em torno de downpicking, com uso ocasional de arrancar para silenciar as cordas, o que, segundo ele, "acrescenta mais definição e aperta-se as notas, e ele dá um som menos sustentado".[12]



Equipamento |


A marca de instrumentos de Cliff Williams é a StingRay e outros baixos da Music Man, amarrados com cordas (.045, .065, .085, .105.) da D'Addario no estúdio e roundwound XLs no palco.[30] Williams afirma que, apesar de tentar outros baixos ao longo dos anos, ele sempre vai voltar para os instrumentos da Music Man, que ele descreveu como "um tremendo trabalho de um cavalo com um baixo".[3] Outros baixos usados ​​incluem a Fender Precision,[12] a Gibson Thunderbird não inversa, Fender Jazz, a Steinberger L-series,[31] uma Gibson EB-3 e pelo menos dois contrabaixos LAG Custom. Williams usa atualmente três gabinetes Ampeg SVT-810E com 2 cabeças SVT-4PRO. Ele também usou as caixas de som Ashdown 810 em seu equipamento ao vivo. Se houver qualquer interferência com os sistemas sem fio, ele poderá usar os cabos em suas performances ao vivo.[30]



Ver também |



Notas




  1. abc Sutcliffe 2010, p. 57


  2. abcdefghijk Rivadavia, Eduardo. «Cliff Williams». Rovi Corporation (em inglês). Allmusic. Consultado em 22 de junho de 2013 


  3. abcde Fox, Gene; Fowler, Dave (30 de outubro de 2010). «Video Interview: Cliff Williams of AC/DC» (em inglês). Bass Frontiers Magazine. Consultado em 22 de junho de 2013  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)


  4. ab Duclos, Michael (março 1995). «The High Voltage bass power of AC/DC's Cliff Williams». Guitar School (em inglês)  |acessodata= requer |url= (ajuda)


  5. abcdefg Holmgren, Magnus. «AC/DC». Magnus Holmgren (em inglês). Australian Rock Database. Consultado em 22 de junho de 2013 


  6. abc «Band Member Profiles: Laurie Wisefield - Guitar/Vocals» (em inglês). Wishbone Ash. Consultado em 22 de junho de 2013 


  7. ab Sutcliffe 2010, p. 213


  8. «Alexis Korner "The Lost Album"» (em inglês). AlexisKorner.net. Consultado em 23 de junho de 2013 


  9. ab Demarchi, Tom. «Conversation» (em inglês). Gulf Shore Magazine. Consultado em 25 de junho de 2013 


  10. ab Billson, Marky (29 de agosto de 2008). «Let There Be Rock: AC/DC @ the 'Dillo» (em inglês). Austin Chronicle. Consultado em 25 de junho de 2013 


  11. abc McFarlane, Ian. «Encyclopedia entry for 'AC/DC'» (em inglês). Whammo.com.au. Consultado em 25 de junho de 2013 


  12. abcdefg Scott M (maio 1996). «Cliff Williams of AC/DC: Let There Be Bass». Miller Freeman. Bass Player (em inglês)  |acessodata= requer |url= (ajuda)


  13. Masino 2009, p. 74


  14. Sutcliffe 2010, p. 69


  15. Kimball, Duncan (2002). «AC/DC». Ice Productions (em inglês). Milesago: Australasian Music and Popular Culture 1964–1975. Consultado em 26 de junho de 2013 


  16. Masino 2009, p. 178


  17. ab Welch, Ernie (2003). Powerage (CD). AC/DC. Epic Records.


  18. ab Orwat Jr., Thomas S. (4 de outubro de 2009). «Interview: Cliff Williams—Classic Rock Cares» (em inglês). RockMusicStar.com. Consultado em 26 de junho de 2013 


  19. «ARIA Icons: Hall of Fame» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 28 de junho de 2013 


  20. «Inductees: AC/DC» (em inglês). Rock and Roll Hall of Fame. Consultado em 28 de junho de 2013 


  21. Sutcliffe 2010, p. 122


  22. Wieselman, Jarett (24 de setembro de 2009). «Pulling Back The Curtain on 'The City's' Erin» (em inglês). New York Post. Consultado em 29 de junho de 2013 


  23. «Adam Bomb» (em inglês). Jimmy Crespo. Consultado em 1 de julho de 2013 


  24. «Emir & Frozen Camels» (em croata). Emir & Frozen Camels. Consultado em 1 de julho de 2013 


  25. «Classic Rock Cares» (em inglês). The John Entwistle Foundation. Consultado em 3 de junho de 2013 


  26. «SteveLuongoArt.com / Bio» (em inglês). SteveLuongoArt.com. Consultado em 3 de junho de 2013 


  27. «Roger Daltrey and Mark Farner Rock for Jesse» (em inglês). MarkFarner.com. 11 de janeiro de 2011. Consultado em 3 de junho de 2013 


  28. ab «Cliff Williams: The Cool Power». Hard Rock Mag. Dezembro 1996 


  29. Fricke, David (13 de novembro de 2008). «AC/DC and the Gospel of Rock & Roll». Wenner Media LLC (em inglês). Rolling Stone. Consultado em 3 de junho de 2013. Cópia arquivada em 5 de maio de 2009 


  30. ab St. James, Adam. «High Voltage: AC/DC's High Powered Rig» (em inglês). Guitar.com. Consultado em 5 de julho de 2013 


  31. «Hard Rock Memorabilia: Cliff Williams – AC/DC – Steinberger bass». Microsoft Silverlight. Hard Rock Cafe. Consultado em 5 de julho de 2013 



Referências |




  • Masino, Susan (2009). Let There Be Rock: The Story of AC/DC (em inglês). [S.l.]: Omnibus Press. ISBN 978-0-8256-3701-8 


  • Sutcliffe, Phil (2010). AC/DC: High-Voltage Rock 'n' Roll: The Ultimate Illustrated History (em inglês). Minneapolis, MN: Voyageur Press. ISBN 0-7603-3832-9 



Ligações externas |












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