Ford GT
Ford GT | |||||||
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Ford GT 2017 | |||||||
Visão Geral | |||||||
Produção | 2004 - 2006 2017 - Presente | ||||||
Fabricante | Ford | ||||||
O Ford GT é um superesportivo americano com motor central e tração traseira produzido pela Ford. Seu design é inspirado no Ford GT40, que se tornou famoso por vencer as 24 Horas de Le Mans de 1966 e por desbancar o reinado da Ferrari.
A primeira geração saiu entre 2005 e 2006. Sua segunda geração foi anunciada em 2016 e sua produção teve inicio no ano de 2017 em Markham, Ontário, Canadá[1].
Índice
1 Primeira geração (2004 - 2006)
1.1 Características
1.2 Motor
1.3 Consumo de combustível
2 Segunda Geração (2016 - Presente)
3 Ver também
4 Referências
Primeira geração (2004 - 2006) |
Ford GT (1ª Geração) | |||||||
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Visão Geral | |||||||
Produção | 2004 - 2006 | ||||||
Fabricante | Ford | ||||||
Modelo | |||||||
Classe | Esportivo | ||||||
Carroceria | Coupé 2 portas | ||||||
Designer | Camilo Pardo | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 5.4L Supercharged V8 | ||||||
Potência | 558 cv (410 kW) @ 6500 rpm | ||||||
Torque | 69,2 kgf-m (679 Nm) @ 3750 rpm | ||||||
Transmissão | 6 velocidades Manual | ||||||
Layout | Motor central, tração traseira | ||||||
Modelos relacionados | Ford GT90 Lamborghini Murciélago | ||||||
Dimensões | |||||||
Comprimento | 4 640 mm (182,7 in)[2] | ||||||
Entre-eixos | 2 710 mm (106,7 in) | ||||||
Largura | 1 950 mm (76,77 in) | ||||||
Altura | 1 130 mm (44,49 in) | ||||||
Altura livre do solo | 127 mm (5,000 in) | ||||||
Peso | 1 520 kg (3 351 lb) | ||||||
Velocidade Máx. | 330 km/h (205 mph) | ||||||
Cronologia | |||||||
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A história começa no início da década de 60, quando a Ford, querendo vencer as 24 horas de Le Mans e assim entrar no mercado de carros esportivos de orientação europeia, tenta adquirir a Ferrari. As negociações correram bem e Enzo Ferrari havia aceitado a oferta feita pela Ford. Quando a diretoria da FIAT ficou sabendo que a Ferrari passaria para as mãos de uma empresa americana, eles decidiram intervir na transação, alegando que a marca Ferrari era patrimônio italiano e deveria permanecer como tal. Assim a transação com a Ford foi interrompida e a FIAT assumiu o controle acionário da Ferrari. Que Enzo Ferrari não aceitou no último minuto. Após fracasso nas negociações, a própria Ford resolve criar um carro para vencer a competição. O carro seria baseado no Lola Mk6, um carro avançado para a época, mas suas primeiras versões tornam-se desastrosas. Após várias tentativas o carro foi redesenhado por Caroll Shelby, e não podendo ultrapassar a altura máxima de 40 polegadas (1 016 mm) surge o Ford GT40.
Nas 24 Horas de Le Mans de 1966, um GT40 chega em primeiro, trazendo mais dois do mesmo time em segundo e terceiro lugar. Assim, o carro se tornou uma das estrelas mais lembradas do automobilismo por acabar com as vitórias da Ferrari. Quarenta anos depois, a Ford tem a ideia de fazer uma homenagem a ele, e assim nasce o Ford GT.
Características |
A carroçeria do Ford GT foi feita em túnel de vento para garantir sua fidelidade com o GT40. Depois disso foram adicionados acessórios modernos, como o farol de xenônio, a tampa dianteira de alumínio como parte do item de tanque com sensores de combustível entre vários outros acessórios externos e internos.
Motor |
O motor que equipa o Ford GT é um V8 de 5.4 litros[3], equipado com supercompressor fazendo com que ele tenha 558 cv e torque de 69,2 kgfm a 3.750 rpm. Esse propulsor faz com que ele chegue a 330 km/h e leve 3,8 segundos para chegar aos 100 km/h.
Consumo de combustível |
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos estima que o consumo de combustível do GT em perímetro urbano é de 5 km/l (20 L/100 km), e em perímetro rodoviário o consumo é 8,33 km/l (12 L/100 km).[4]
Segunda Geração (2016 - Presente) |
Ford GT (2ª Geração) | |||||||
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Visão Geral | |||||||
Produção | 2017 - Presente | ||||||
Fabricante | Ford | ||||||
Modelo | |||||||
Classe | Esportivo | ||||||
Carroceria | Coupé 2 portas | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 3.5 L EcoBoost V6 bi-turbo[5] | ||||||
Potência | 656 cv (482 kW) @ 6250 rpm | ||||||
Torque | 79,5 kgf-m (780 Nm) @ 5900 rpm | ||||||
Transmissão | 7 velocidades Semiautomática | ||||||
Layout | Motor central-traseiro, tração traseira | ||||||
Modelos relacionados | Lamborghini Aventador | ||||||
Dimensões | |||||||
Comprimento | 4 779 mm (188,1 in) | ||||||
Entre-eixos | 2 710 mm (106,7 in) | ||||||
Largura | 2 003 mm (78,86 in) | ||||||
Altura | 1 109 mm (43,66 in) | ||||||
Altura livre do solo | 120 mm (4,724 in) | ||||||
Peso | 1 385 kg (3 053 lb) | ||||||
Tanque | 57,5 l (15,2 US-gal) | ||||||
Consumo | Urbano: 4,68 km/l Rodoviario: 7,65 km/l Misto: 5,95 km/l | ||||||
Velocidade Máx. | 347 km/h (216 mph) | ||||||
Capacidade de carga | 11,33 L[6] | ||||||
Cronologia | |||||||
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A Ford, juntamente com a Microsoft e Xbox, apresentou no dia 12 de Janeiro de 2015 no Salão Automóvel de Detroit, a nova e segunda geração do histórico Super Carro Americano. O novo Ford GT terá um motor V6 Ecoboost 3.5 L bi-turbo, que produz 656 cavalos-vapor (482 kW) e será o motor Ecoboost mais potente do mundo. De acordo com a Ford, "o GT terá uma das melhores relações peso-potência já alcançadas em um carro de produção", graças a seu chassi monobloco, parafusado nos sub-quadros dianteiro e traseiro, de alumínio revestidos em fibra de carbono. Segundo a fábrica, a carroceria leve, com compósitos de última geração, foi essencial para conseguir o melhor em aceleração, dinâmica, frenagens, segurança e eficiência. Possui aerodinâmica ativa na asa traseira, rodas aro 20, disco de freio de fibra-de-carbono e pneus Michelin Pilot Super Sport Cup 2 que usam um composto específico para o carro.[7] O pára-brisas será feito de Gorilla Glass, o mesmo material que reveste a tela de smartphones. [8]
Outra qualidade do carro é a aerodinâmica, com destaque para o grande recorte atrás dos vidros traseiros. Isto nota-se em palavras como as de Bernie Marcus, aerodinamicista da Ford Performance: “Se você olhar a carenagem, verá aquele destaque na área dos para-lamas traseiros. É um recurso aerodinâmico bastante peculiar, mas é um item de estilo também”. Ou de Garen Nicoghosian, Gerente de Design Externo do Ford GT: “além de unir os painéis da carroceria, aquele componente também hospeda os intercoolers. É uma bela peça de escultura, mas ao mesmo tempo, ela performa uma série de funções. De certa forma, é representativo de o que o carro se trata. Não há nada presente acidentalmente no carro”. [9] O espaço formado entre a parede dos para-lamas e a parede do cockpit é um acelerador de fluxo aerodinâmico. Dois Canais de Venturi, combinados ao escoamento aerodinâmico da forma de gota. Estes dois fatores não apenas derrubam o arrasto aerodinâmico do Ford GT, como podem aumentar a estabilidade direcional do veículo em altas velocidades – agindo como uma espécie de leme. Embora estes recortes nas laterais sejam abertos no topo, formando um canal em vez de um duto, é importante notar que os braços que conectam os para-lamas ao corpo da carroceria agem como defletores.[9]
A Ford planeja produzir 250 unidades do modelo por ano, que terá a produção iniciada oficialmente em 2017.
Ver também |
- Ford GT40
- Ford GT90
Referências
↑ «Ford GT 2017 tem primeiro exemplar produzido no Canadá». noticiasautomotivas.com.br. 19 de dezembro de 2016. Consultado em 25 de janeiro de 2017
↑ «features & specs 2005 Ford GT». edmunds.com. Consultado em 25 de janeiro de 2017
↑ «2005 GT». performance.ford.com. Consultado em 25 de janeiro de 2017
↑ «Gas Mileage of 2005 Ford GT». fueleconomy.gov. Consultado em 25 de janeiro de 2017
↑ Leonardo Contesini (25 de janeiro de 2017). «Ford revela todos os detalhes técnicos do novo GT, Lamborghini pensa em voltar à F1, Renault Duster pode ganhar versão maior e mais!». Flatout!. Consultado em 25 de janeiro de 2017
↑ «2017 FORD GT Technical Specifications» (PDF). media.ford.com. 24 de janeiro de 2017. Consultado em 25 de janeiro de 2017
↑ Dalmo Hernandes (13 de janeiro de 2015). «Novo GT, Mustang GT350R, nova F-150 Raptor são as novidades da Ford em Detroit (já falamos do novo Ford GT?)». Flatout!. Consultado em 25 de janeiro de 2017
↑ Jordan Golson (15 de dezembro de 2015). «The Ford GT's windshield will be Gorilla Glass». The Verge. Consultado em 25 de janeiro de 2017
↑ ab Juliano Barata (18 de dezembro de 2015). «Aerodinâmica: este recorte no Ford GT é uma sacada genial – veja as razões técnicas para isso». Flatout!. Consultado em 25 de janeiro de 2017