24 Horas de Le Mans
24 Horas de Le Mans | |
---|---|
24 Horas de Le Mans. | |
Detalhes da corrida | |
Categoria | Campeonato Mundial de Endurance da FIA |
Nome oficial | 24 Heures du Mans |
Local | Circuit de la Sarthe |
As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É apontada como a maior corrida do planeta. A prova de resistência que dura 24 horas é disputada anualmente desde 1923, no Circuit de la Sarthe, em França[1].
Índice
1 História
2 O circuito
3 Categorias
4 Vencedores
5 Estatísticas
5.1 Pilotos
5.1.1 Mais vitórias
5.1.2 Vitórias Consecutivas
5.1.3 Vitórias por Nação (pilotos)
5.2 Construtores
5.2.1 Mais Vitórias
5.2.2 Vitórias Consecutivas
6 Referências
7 Ver também
8 Ligações externas
História |
Em 1920, o Automobile Club de l'Ouest pôs em obra a realização de uma competição cujo caráter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a criação de um novo tipo de competição na Sarthe, uma prova de resistência. Durante a prova, equipes de dois Pilotos por carro vão-se alternando dia e noite.
A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de Maio de 1923 num circuito perto da cidade de Le Mans, no departamento da Sarthe. Hoje, as 24 Horas de Le Mans têm lugar cada ano em Junho. É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.
O circuito |
O circuito tem uma extensão de 13626 metros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca (Maison Blanche) e, principalmente, a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Esta porção do circuito foi dividida em três trechos graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar voo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h por um WM-Peugeot em 1988), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao rebentamento se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior visto que esse tipo de situação podia acontecer de noite e em meio a carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.
O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com nove sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezenove. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas pertencia desde 1971 ao Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep, que percorreu 5.335 km à media de 222,304 km/h. Nessa altura o circuito não tinha chicanes. Tal recorde foi batido pelo O Audi R15 TDi em 2010, designado como carro #9, que completou um total de 397 voltas, cobrindo uma distância de 5.410,713 km.
Categorias |
Os carros que correm nesta prova estão divididos em quatro categorias:
- LMP1 (Le Mans Protótipos 1)
- LMP2 (Le Mans Protótipos 2)
- LM GTE Pro (Gran Turismo Endurance - pilotos profissionais)
- LM GTE Am (Gran Turismo Endurance - pilotos amadores com um profissional)
Vencedores |
Ano | Pilotos | Equipe | Carro | Pneus | Voltas | Distância |
---|---|---|---|---|---|---|
2018 | Sébastien Buemi Kazuki Nakajima Fernando Alonso | Toyota Gazoo Racing | Toyota TS050 Hybrid | M | 388 | 5232.9 km |
2017 | Timo Bernhard Earl Bamber Brendon Hartley | Porsche Team | Porsche 919 Hybrid | M | 367 | 4972.731 km |
2016 | Marc Lieb Neel Jani Romain Dumas | Porsche Team | Porsche 919 Hybrid | M | 384 | 5233.54 km |
2015 | Nico Hülkenberg Earl Bamber Nick Tandy | Porsche Team | Porsche 919 Hybrid | M | 395 | 5383.45 km |
2014 | Marcel Fässler André Lotterer Benoît Tréluyer | Audi Sport Team Joest | Audi R18 e-tron quattro | M | 379 | 5165.39 km |
2013 | Tom Kristensen Allan McNish Loïc Duval | Audi Sport Team Joest | Audi R18 e-tron quattro | M | 348 | 4742.89 km |
2012 | Marcel Fässler André Lotterer Benoît Tréluyer | Audi Sport Team Joest | Audi R18 e-tron quattro | M | 378 | 5151.76 km |
2011 | Marcel Fässler André Lotterer Benoît Tréluyer | Audi Sport Team Joest | Audi R18 TDi | M | 355 | 4838.30 km |
2010 | Mike Rockenfeller Timo Bernhard Romain Dumas | Audi Sport North America | Audi R15 TDI plus | M | 397 | 5410.71 km |
2009 | David Brabham Marc Gené Alexander Wurz | Peugeot Sport Total | Peugeot 908 HDi FAP | M | 382 | 5206.28 km |
2008 | Tom Kristensen Allan McNish Rinaldo Capello | Audi Sport North America | Audi R10 TDI | M | 381 | 5192.65 km |
2007 | Frank Biela Emanuele Pirro Marco Werner | Audi Sport North America | Audi R10 TDI | M | 369 | 5036.85 km |
2006 | Frank Biela Emanuele Pirro Marco Werner | Audi Sport Team Joest | Audi R10 TDI | M | 380 | 5187 km |
2005 | JJ Lehto Marco Werner Tom Kristensen | ADT Champion Racing | Audi R8 | M | 370 | 5050.5 km |
2004 | Seiji Ara Tom Kristensen Rinaldo Capello | Audi Sport Japan Team Goh | Audi R8 | M | 379 | 5169.9 km |
2003 | Tom Kristensen Rinaldo Capello Guy Smith | Team Bentley | Bentley Speed 8 | M | 377 | 5146.05 km |
2002 | Frank Biela Tom Kristensen Emanuele Pirro | Audi Sport Team Joest | Audi R8 | M | 375 | 5118.75 km |
2001 | Frank Biela Tom Kristensen Emanuele Pirro | Audi Sport Team Joest | Audi R8 | M | 321 | 4381.65 km |
2000 | Frank Biela Tom Kristensen Emanuele Pirro | Audi Sport Team Joest | Audi R8 | M | 368 | 5007.99 km |
1999 | Pierluigi Martini Yannick Dalmas Joachim Winkelhock | Team BMW Motorsport | BMW V12 LMR | M | 365 | 4968 km |
1998 | Laurent Aïello Allan McNish Stéphane Ortelli | Porsche AG | Porsche 911 GT1-98 | M | 351 | 4773.18 km |
1997 | Michele Alboreto Stefan Johansson Tom Kristensen | Joest Racing | TWR Porsche WSC-95 | G | 361 | 4909.6 km |
1996 | Manuel Reuter Davy Jones Alexander Wurz | Joest Racing | TWR Porsche WSC-95 | G | 354 | 4814.4 km |
1995 | Yannick Dalmas JJ Lehto Masanori Sekiya | Kokusai Kaihatsu Racing | McLaren F1 GTR | M | 298 | 4055.8 km |
1994 | Yannick Dalmas Hurley Haywood Mauro Baldi | Le Mans Porsche Team | Dauer 962 Le Mans | G | 344 | 4678.4 km |
1993 | Geoff Brabham Christophe Bouchut Eric Hélary | Peugeot Talbot Sport | Peugeot 905 Evo 1B | M | 375 | 5100 km |
1992 | Derek Warwick Yannick Dalmas Mark Blundell | Peugeot Talbot Sport | Peugeot 905 Evo 1B | M | 352 | 4787.2 km |
1991 | Volker Weidler Johnny Herbert Bertrand Gachot | Mazdaspeed Co. Ltd. | Mazda 787B | D | 362 | 4922.81 km |
1990 | John Nielsen Price Cobb Martin Brundle | Silk Cut Jaguar | Jaguar XJR-12 | G | 359 | 4882.4 km |
1989 | Jochen Mass Manuel Reuter Stanley Dickens | Team Sauber Mercedes | Sauber C9-Mercedes-Benz | M | 389 | 5265.115 km |
1988 | Jan Lammers Johnny Dumfries Andy Wallace | Silk Cut Jaguar | Jaguar XJR-9LM | D | 394 | 5332.97 km |
1987 | Derek Bell Hans-Joachim Stuck Al Holbert | Rothmans Porsche AG | Porsche 962C | D | 354 | 4791.9 km |
1986 | Derek Bell Hans-Joachim Stuck Al Holbert | Rothmans Porsche AG | Porsche 962C | D | 367 | 4972.731 km |
1985 | Klaus Ludwig Paolo Barilla "John Winter" | Joest Racing | Porsche 956 | D | 373 | 5088.507 km |
1984 | Klaus Ludwig Henri Pescarolo | Joest Racing | Porsche 956 | D | 359 | 4900.276 km |
1983 | Vern Schuppan Al Holbert Hurley Haywood | Rothmans Porsche | Porsche 956 | D | 370 | 5047.934 km |
1982 | Jacky Ickx Derek Bell | Rothmans Porsche System | Porsche 956 | D | 359 | 4899.086 km |
1981 | Jacky Ickx Derek Bell | Porsche System | Porsche 936 | D | 354 | 4825.348 km |
1980 | Jean Rondeau Jean-Pierre Jaussaud | Jean Rondeau | Rondeau M379B-Ford Cosworth | G | 338 | 4608.02 km |
1979 | Klaus Ludwig Bill Whittington Don Whittington | Porsche Kremer Racing | Porsche 935 K3 | D | 307 | 4173.93 km |
1978 | Jean-Pierre Jaussaud Didier Pironi | Alpine Renault | Renault Alpine A442B | M | 369 | 5044.53 km |
1977 | Jacky Ickx Hurley Haywood Jürgen Barth | Martini Racing Porsche System | Porsche 936/77 | D | 342 | 4671.83 km |
1976 | Jacky Ickx Gijs van Lennep | Martini Racing Porsche System | Porsche 936 | G | 349 | 4769.923 km |
1975 | Jacky Ickx Derek Bell | Gulf Research Racing Co. | Mirage GR8-Ford Cosworth | G | 336 | 4594.577 km |
1974 | Henri Pescarolo Gérard Larrousse | Equipe Gitanes | Matra MS670C | G | 337 | 4606.571 km |
1973 | Henri Pescarolo Gérard Larrousse | Equipe Matra-Simca Shell | Matra MS670B | G | 355 | 4853.945 km |
1972 | Henri Pescarolo Graham Hill | Equipe Matra-Simca Shell | Matra MS670 | G | 344 | 4691.343 km |
1971 | Helmut Marko Gijs van Lennep | Martini Racing Team | Porsche 917K | F | 397 | 5335.313 km |
1970 | Hans Herrmann Richard Attwood | Porsche KG Salzburg | Porsche 917K | G | 343 | 4607.81 km |
1969 | Jacky Ickx Jackie Oliver | J.W. Automotive Engineering | Ford GT40 Mk. I | F | 372 | 4997.88 km |
1968 | Pedro Rodríguez Lucien Bianchi | J.W. Automotive Engineering | Ford GT40 Mk. I | F | 331 | 4452.88 km |
1967 | Dan Gurney A.J. Foyt | Shelby-American Inc. | Ford GT40 Mk. IV | G | 388 | 5232.9 km |
1966 | Bruce McLaren Chris Amon | Shelby-American Inc. | Ford GT40 Mk. II | G | 360 | 4843.09 km |
1965 | Jochen Rindt Masten Gregory Ed Hugus | North American Racing Team | Ferrari 250LM | G | 348 | 4677.11 km |
1964 | Jean Guichet Nino Vaccarella | SpA Ferrari SEFAC | Ferrari 275P | D | 349 | 4695.31 km |
1963 | Ludovico Scarfiotti Lorenzo Bandini | SpA Ferrari SEFAC | Ferrari 250P | D | 339 | 4561.71 km |
1962 | Olivier Gendebien Phil Hill | SpA Ferrari SEFAC | Ferrari 330 TRI/LM Spyder | D | 331 | 4451.255 km |
1961 | Olivier Gendebien Phil Hill | Scuderia Ferrari | Ferrari 250 TRI/61 | D | 333 | 4476.58 km |
1960 | Olivier Gendebien Paul Frère | Scuderia Ferrari | Ferrari 250 TR59/60 | D | 314 | 4217.527 km |
1959 | Carroll Shelby Roy Salvadori | David Brown Racing Dept. | Aston Martin DBR1 | A | 323 | 4347.9 km |
1958 | Olivier Gendebien Phil Hill | Scuderia Ferrari | Ferrari 250 TR58 | E | 305 | 4101.926 km |
1957 | Ron Flockhart Ivor Bueb | Ecurie Ecosse | Jaguar D-Type | D | 327 | 4397.108 km |
1956 | Ron Flockhart Ninian Sanderson | Ecurie Ecosse | Jaguar D-Type | D | 300 | 4034.939 km |
1955 | Mike Hawthorn Ivor Bueb | Jaguar Cars Ltd. | Jaguar D-Type | D | 307 | 4135.38 km |
1954 | José Froilán González Maurice Trintignant | Scuderia Ferrari | Ferrari 375 Plus | P | 302 | 4061.15 km |
1953 | Tony Rolt Duncan Hamilton | Jaguar Cars Ltd. | Jaguar C-Type | D | 304 | 4088.064 km |
1952 | Hermann Lang Fritz Riess | Daimler-Benz A.G. | Mercedes-Benz 300SL | C | 277 | 3733.839 km |
1951 | Peter Walker Peter Whitehead | Peter Walker | Jaguar XK-120C | D | 267 | 3611.193 km |
1950 | Louis Rosier Jean-Louis Rosier | Louis Rosier | Talbot-Lago T26 Grand Sport | D | 256 | 3465.12 km |
1949 | Luigi Chinetti Peter Mitchell-Thomson | Lord Selsdon | Ferrari 166MM | E | 235 | 3178.299 km |
1940 até 1948 | Não disputada devido à Segunda Guerra Mundial e reconstrução Europeia | |||||
1939 | Jean-Pierre Wimille Pierre Veyron | Jean-Pierre Wimille | Bugatti Type 57S Tank | D | 248 | 3354.76 km |
1938 | Eugène Chaboud Jean Trémoulet | Eugène Chaboud / Jean Trémoulet | Delahaye 135CS | D | 235 | 3180.94 km |
1937 | Jean-Pierre Wimille Robert Benoist | Roger Labric | Bugatti Type 57G Tank | D | 243 | 3287.938 km |
1936 | Corrida cancelada devido a greves dos trabalhadores | |||||
1935 | Johnny Hindmarsh Luis Fontés | Arthur W. Fox / Charles Nichol | Lagonda M45R Rapide | D | 222 | 3006.797 km |
1934 | Luigi Chinetti Philippe Étancelin | Luigi Chinetti / Philippe Étancelin | Alfa Romeo 8C 2300 | E | 213 | 2886.938 km |
1933 | Raymond Sommer Tazio Nuvolari | Soc. Anon. Alfa Romeo | Alfa Romeo 8C 2300 | E | 233 | 3144.038 km |
1932 | Raymond Sommer Luigi Chinetti | Raymond Sommer | Alfa Romeo 8C 2300 | E | 218 | 2954.038 km |
1931 | Earl Howe Henry Birkin | Earl Howe | Alfa Romeo 8C 2300 | D | 184 | 3017.654 km |
1930 | Woolf Barnato Glen Kidston | Bentley Motors Ltd. | Bentley Speed Six | D | 179 | 2930.663 km |
1929 | Woolf Barnato Henry Birkin | Bentley Motors Ltd. | Bentley Speed Six | D | 174 | 2843.83 km |
1928 | Woolf Barnato Bernard Rubin | Bentley Motors Ltd. | Bentley 4½ Litre | D | 154 | 2669.272 km |
1927 | Dudley Benjafield Sammy Davis | Bentley Motors Ltd. | Bentley 3 Litre Super Sport | D | 137 | 2369.807 km |
1926 | Robert Bloch André Rossignol | Sem designação | Lorraine-Dietrich B3-6 | D | 147 | 2552.414 km |
1925 | Gérard de Courcelles André Rossignol | Sem designação | Lorraine-Dietrich B3-6 | D | 129 | 2233.982 km |
1924 | John Duff Frank Clement | Duff & Aldington | Bentley 3 Litre Sport | D | 120 | 2077.341 km |
1923 | André Lagache René Léonard | Chenard & Walcker SA | Chenard & Walcker Sport 3-Litre | M | 128 | 2209.536 km |
Estatísticas |
Pilotos |
Mais vitórias |
Rank | Piloto | Vitórias | Anos |
---|---|---|---|
1 | Tom Kristensen | 9 | 1997, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2013 |
2 | Jacky Ickx | 6 | 1969, 1975, 1976, 1977, 1981, 1982 |
3 | Derek Bell | 5 | 1975, 1981, 1982, 1986, 1987 |
Frank Biela | 2000, 2001, 2002, 2006, 2007 | ||
Emanuele Pirro | 2000, 2001, 2002, 2006, 2007 | ||
6 | Olivier Gendebien | 4 | 1958, 1960, 1961, 1962 |
Henri Pescarolo | 1972, 1973, 1974, 1984 | ||
Yannick Dalmas | 1992, 1994, 1995, 1999 |
Vitórias Consecutivas |
Rank | Piloto | Vitórias Consecutivas | Anos |
---|---|---|---|
1 | Tom Kristensen | 6 | 2000 - 2005 |
2 | Woolf Barnato | 3 | 1928 - 1930 |
Olivier Gendebien | 1960 - 1962 | ||
Henri Pescarolo | 1972 - 1974 | ||
Jacky Ickx | 1975 - 1977 | ||
Emanuele Pirro | 2000 - 2002 | ||
Frank Biela | 2000 - 2002 | ||
Marco Werner | 2005 - 2007 |
Vitórias por Nação (pilotos) |
Rank | Nação | Pilotos Vencedores |
---|---|---|
1 | Reino Unido | 30 |
França | 29 | |
3 | Alemanha | 19 |
4 | Estados Unidos | 12[2] |
5 | Itália | 11[2] |
6 | Bélgica | 5 |
Nova Zelândia | 5 | |
8 | Austrália | 4 |
9 | Áustria | 3 |
10 | Dinamarca | 2 |
Japão | ||
Finlândia | ||
Holanda | ||
Suécia | ||
14 | Argentina | 1 |
Canadá | ||
México | ||
Espanha | ||
Suíça |
Construtores |
Mais Vitórias |
Rank | Construtor | Vitórias | Anos |
---|---|---|---|
1 | Porsche | 19 | 1970, 1971, 1976, 1977, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1994,[3] 1996, 1997,[4] 1998, 2015, 2016, 2017 |
2 | Audi | 13 | 2000, 2001, 2002, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 |
3 | Ferrari | 9 | 1949, 1954, 1958, 1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 |
4 | Jaguar | 7 | 1951, 1953, 1955, 1956, 1957, 1988, 1990 |
5 | Bentley | 6 | 1924, 1927, 1928, 1929, 1930, 2003 |
6 | Alfa Romeo | 4 | 1931, 1932, 1933, 1934 |
Ford | 1966, 1967, 1968, 1969 | ||
8 | Matra-Simca | 3 | 1972, 1973, 1974 |
Peugeot | 1992, 1993, 2009 | ||
10 | Lorraine-Dietrich | 2 | 1925, 1926 |
Bugatti | 1937, 1939 | ||
Mercedes-Benz | 1952, 1989[5] | ||
13 | Chenard & Walcker | 1 | 1923 |
Lagonda | 1935 | ||
Delahaye | 1938 | ||
Talbot-Lago | 1950 | ||
Aston Martin | 1959 | ||
Mirage | 1975 | ||
Renault-Alpine | 1978 | ||
Rondeau | 1980 | ||
Mazda | 1991 | ||
McLaren | 1995 | ||
BMW | 1999 | ||
Toyota | 2018 |
Vitórias Consecutivas |
Rank | Construtor | Vitórias Consecutivas | Anos |
---|---|---|---|
1 | Porsche | 7 | 1981 - 1987 |
2 | Ferrari | 6 | 1960 - 1965 |
3 | Audi | 5 | 2004 - 2008 |
Audi | 2010 - 2014 | ||
5 | Bentley | 4 | 1927 - 1930 |
Alfa Romeo | 1931 - 1934 | ||
Ford | 1966 - 1969 | ||
8 | Jaguar | 3 | 1955 - 1957 |
Matra-Simca | 1972 - 1974 | ||
Porsche | 1996 - 1998 | ||
Audi | 2000 - 2002 | ||
12 | Lorraine-Dietrich | 2 | 1925 - 1926 |
Porsche | 1970 - 1971 | ||
Porsche | 1976 - 1977 | ||
Peugeot | 1992 - 1993 |
Referências
↑ http://www.lemansportugal.com/%E2%80%9C24-heures-du-mans%E2%80%9D-a-maior-corrida-do-mundo/
↑ ab Luigi Chinetti venceu a primeira corrida com a nacionalidade italiana, mas posteriormente venceu já com a nacionalidade americana, sendo contabilizadas nas respectivas nações.
↑ A vitória de 1994 é atribuída à Porsche, apesar da Dauer Sportwagen ser um construtor automóvel.
↑ As vitórias de 1996 e 1997 são atribuídas à Porsche, apesar do carro ter sido construído pela TWR a partir de um chassis modificado de um Jaguar XJR-14, com motor Porsche 962.
↑ A vitória de 1989 victory é atribuída à Mercedes-Benz, dado que eram seus o projecto e motor, sendo a Sauber apenas o fabricante do chassis (desenhado pela Mercedes).
Ver também |
- Le Mans Series
- Tragédia de Le Mans em 1955
- Mil Milhas Brasil
- 24 Horas de Daytona
Ligações externas |
Site Oficial (em francês)
Le Mans Portugal - Tudo (ou quase) sobre o Le Mans Series e as 24 Horas de Le Mans (em português)
A mil por hora (em português)
lemans-history.com - A história de uma lenda, Luis Santos (em português)
Todos os carros dos vencedores das 24 Horas de Le Mans na escala 1/43 (em português)
Le Mans Series (em francês)
Les 24 heures du Mans (em francês)
Lee Classements du Mans (em francês)
American Le Mans Series (em inglês)
F2 Register, Le Mans (em inglês)- Quatro Rodas. Visitamos o incrível museu das 24h de Le Mans
- Tomada de Tempo - Cobertura 86ª Edição - 24 Horas de Le Mans - 2018