Jogo de estratégia
Nota: Se procura pelo(a) o gênero de jogos eletrônicos, veja Jogo eletrônico de estratégia.
Jogo de estratégia é uma categoria de jogo (sejam de tabuleiro, de cartas, de videogames ou de computador), em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas supera a sorte como fator de determinação do vencedor.
Índice
1 Origem
2 Características
3 Bibliografia
4 Ver também
5 Referências
Origem |
O termo "estratégia" é emprestada do jargão militar. Ele inicialmente referia-se ao planejamento em um nível elevado e abstrato. Muitas vezes jogos de estratégia lidam com o planejamento em uma escala no qual a palavra "tática" é usado em um contexto similar ao militar.[1]
Jogo de estratégia é uma categoria de jogos (sejam de tabuleiro, de cartas, de videogames ou de computador) em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas supera a sorte como factor de determinação do jogador vencedor.
Características |
O principal fator que difere este tipo de jogo de outros é o baixo nível de aleatoriedade envolvido.
Exemplos: damas, xadrez, damas chinesas, Stratego, Magic the Gathering, Go, Shogi, Nine Men's Morris, Mastermind e Twilight Struggle.
Os jogadores têm igual grau de conhecimento dos elementos do Jogo.
Não há nenhuma habilidade física exigida além das necessárias para interagir com as peças do jogo.
Bibliografia |
- SACKSON, SID; KLUTZ, EDITORS OF (1991); The Book of Classic Board Games. Klutz, Palo Alto, 1991. ISBN 0-932592-94-5
- TRACY FULLERTON; CHRISTOPHER SWAIN; STEVEN HOFFMAN "Game Design Workshop: Designing, Prototyping, and Playtesting Games".CMP Books, Berkley, 2004. ISBN 1578202221
- MARCELO, ANTONIO ; PESCUITE, JULIO CÉSAR "Design de Jogos: Fundamentos". Brasport, São Paulo, 2009. ISBN: 9788574523965
Ver também |
- Lista de jogos de tabuleiro
- Designer de jogos
- Jogo de mesa
- Jogos de tabuleiro
- Jogo eletrônico de estratégia
Referências |
↑ http://planetapirata.freevar.com/estrategia.htm