Estratégia por turnos (TBS do inglês turn-based strategy), é um tipo de estratégia de jogo de computador que ao contrário de outros jogos de estratégia não se desenrola em tempo real, mas por turnos, para cada jogador humano e AI.
Os jogos que utilizam este modo são jogos de estratégia, normalmente algum tipo de jogo de guerra, especialmente wargame em nível estratégico e grand strategy, onde os jogadores se revezam durante o jogo. Distingue-se de estratégia em tempo real, onde todos os jogadores jogam simultaneamente. O termo refere-se, quase que exclusivamente, para jogos de computador.
Jogabilidade |
Os jogos de estratégia por turnos são jogos de estratégia para computador onde há turnos. Cada jogador decide suas ações no mundo estático do jogo e as realiza durante seu turno e quando este acaba o jogador passa o turno, onde os próximos jogadores se revezaram realizando suas ações, em seus respectivos turnos. Quando a AI assume o controle dos demais jogadores as ações destes se realizam automaticamente. Uma vez que todos os jogadores terminam o turno, recomeça o processo para o próximo turno, onde as circunstâncias são diferentes de acordo com as ações do turno anterior.
Táticas baseadas em turnos |
Ver artigo principal: Jogo eletrônico de táticas por turnos
TBT do inglês Turn-based tactics), é uma variante onde os jogadores devem completar seus objetivos utilizando apenas as opções que lhes são prestadas. Geralmente compreende uma apresentação realista, ou pelo menos crível, de representação de táticas e operações militares.
Jogos eletrônicos de estratégia por turnos |
---|
Séries principais |
Civilization • Total War
|
---|
Outros |
Imperial Glory • Marvel: Avengers Alliance • Advance Wars • Bahamut Lagoon • Netbattle • M.A.X. • Valkyria Chronicles
|
---|
Gêneros de jogos eletrônicos |
---|
Ação |
Beat 'em up (Hack and slash) · Labirinto · Luta · Plataforma · Sobrevivência (Batalha real) · Tiro (Primeira pessoa · Terceira pessoa · Light gun · Shoot 'em up · Tático) |
---|
Ação e aventura |
Clones de Grand Theft Auto · Stealth · Survival horror · Metroidvania
|
---|
Aventura |
Aventura em primeira pessoa (Escape the room) · Ficção interativa · Filme interativo · Visual novel
|
---|
Estratégia |
4X · Artilharia · Cartas · Estratégia em tempo real (Tower defense · MOBA) · Táticas em tempo real · Estratégia por turnos · Táticas por turnos · Guerra
|
---|
MMO |
MMORPG · MMOFPS · MMORTS · MMOSG
|
---|
RPG |
RPG eletrônico de ação · RPG eletrônico de estratégia · MUD · Roguelike (Dungeon) |
---|
Simulação |
Simulador de construção e gerenciamento (Negócios · Cidades · Governo) · Simulador de vida (Animal de estimação virtual · God game · Romance · Simulação social) |
---|
Simulação de veículos |
Corrida (Combate de veículos · Sim racing) · Simulador de trem · Simulador de submarinos · Simulador de voo (Combate aéreo · Espacial) |
---|
Outros gêneros |
Adult game / Eroge · Arte · Áudio · Bishōjo · Cristão · Esporte · Exergame · Musical (Ritmo) · Non-game · Party game · Programação · Quebra-cabeça (Sokoban) · Serious game (Advergame · Educacional) · Realidade alternativa · Tradicional
|
---|
Conceitos relacionados |
Jogabilidade não linear (Mundo aberto) · Modo cooperativo · Singleplayer · Multiplayer · Free-to-Play · Jogo casual · Jogo on-line (Browser game) · Minijogo · FMV
|
---|
|
Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
|