Panjabe

Multi tool use
Multi tool use





Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Punjab (desambiguação).



Área de língua panjabi, na Índia e no Paquistão




Mapa da província de Punjabe em 1909, com estados principescos indianos em amarelo.


Punjab[1] ou Panjabe,[2]Panjaba,[2]Penjabe,[2]Panjab[2][3]Pendjab[1] (panjabi: ਪੰਜਾਬ; híndi: पंजाब; urdu: پنجاب; persa: پنجاب, que significa "Terra dos Cinco Rios") é uma região do subcontinente indiano dividida entre a Índia e o Paquistão. Os "cinco rios" são o Jilum, Chenab, Rauí, Beás, Satle[4], todos tributários do Indo. A etnia local, chamada panjabi, fala a língua panjabe e é majoritariamente hindu e sique (na Índia) e muçulmana (no Paquistão).


Historicamente, a região do Panjabe compreendia vastos territórios a leste do Indo e a oeste do rio Yamuna. Foi um centro da civilização do vale do Indo e, a partir de c. de 1 500 a.C., o sítio de assentamentos arianos primitivos. A região, habitada por indo-arianos, foi governada por diferentes impérios e grupos étnicos, como os antigos gregos, persas, árabes, turcos, mogóis, afegãos, balúchis, siques e os britânicos. Em 1947, a área foi partilhada entre os Estados sucessores da Índia Britânica: Índia e Paquistão.


Após a partilha, a maior parte da região coube ao Paquistão, na forma da província do Punjabe, com capital em Laore. O Punjabe indiano, por sua vez, foi subdividido nos estados de Punjabe (com capital em Chandigarh), Haryana, Himachal Pradexe e Déli. O Panjabe paquistanês ocupa uma área de 205 344 km² e sua população é de 86 084 000 habitantes, enquanto que o território do estado indiano do Panjabe é de 50 362 km² e sua população, de 24 289 296 habitantes. A língua punjabi é falada por cerca de 90% da população do Panjabe paquistanês e por 92,2% da população do Panjabe indiano.



Etimologia |


Apesar da profusão de formas vernáculas, sua origem etimológica é uma só, o topônimo persa پنجاب Pañjáb, recebido do sânscrito pañca ápah "cinco rios" (de pañca "cinco", e ápah "rio"[5]. O seu gentílico é "panjabi" ou "punjabi', incorporado à língua portuguesa em 1899.[5].


Notas




  1. ab Houaiss, verbete "panjabi".


  2. abcd Machado, verbete "Panjabe".


  3. Aurélio, verbete "panjabi".


  4. Formas vernáculas registradas em Machado, verbete "Panjabe".


  5. ab Houaiss, verbete "panjabi".








GnN1tyUcDVzl89WpuFY56A3irsW22z2tkm,YDugvw,eexwtm5THCVPZy,J2HiuSnX qffYRQJlWSxGc
h2RjSry1JxAoIVyV,uODtBqqpD hn,C,F1R7ea T8Y1kTS1b0yw,Ggh,insd9F

Popular posts from this blog

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks

Calculate evaluation metrics using cross_val_predict sklearn

Insert data from modal to MySQL (multiple modal on website)