GE 2-B+B-2
























































































































GE 2-B+B-2

Tren.svg



Descrição
Propulsão
Elétrica
Fabricante

GE-ALCO ( Estados Unidos)
Modelo
GE 2-B+B-2[1]
Ano de fabricação

1921
Locomotivas fabricadas
4

Classificação AAR
2-B+B-2
Tipo de serviço
Passageiro[2]
Características

Bitola
1,600 m
Diâmetro das rodas
1067 mm
Diâmetro das rodas guias
917 mm
Comprimento
16.764 mm
Peso da locomotiva
107.000 kg
Tipo de combustível
Eletricidade
Método de eletrificação
Corrente Continua
Tensão
3000 V
Tipo de captação de energia

Pantógrafo
Performance
Potência disponível para tração
1450 HP
Operação
Ferrovias Originais

CPEF
Ferrovias que operou

Fepasa
Numeração SIGO
6301 a 6304
Apelidos

Quadradinha
Local de operação

São Paulo
Data de entrega

1921
Ano da entrada em serviço

1922
Ano da saída do serviço
c. 1974
Ano de desmanche
1977/1983
Unidades preservadas
6301 (desde 1979)

As locomotivas Elétrica GE 2-B+B-2 foram compradas pela Companhia Paulista em 1921 destinadas a tração de trens de passageiros. Fizeram parte do primeiro grupo de locomotivas adquiridas pela Paulista no seu programa de eletrificação.


Foram fabricadas pela GE, com a construção mecânica a cargo da ALCO.



Na Fepasa |


Com incorporação da Companhia Paulista pela Fepasa em 1971, todo o seu parque de tração foi repassado para a nova companhia. As locomotivas foram renumeradas 6301-6304 e operaram pela década de 1970. A falta de peças e o projeto obsoleto obrigaram sua aposentadoria.

































Numeração (FEPASA)
Entrada em serviço
Destino
Observações
6301
1922
Desativada e aguardando restauração no Museu da Companhia Paulista, Jundiaí
Ex 200 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 300 (2ª Numeração CPEF)
6302
1922
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977 [3]
Ex 201 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 301 (2ª Numeração CPEF)
6303
1922
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí,2 de abril de 1977 [3]
Ex 202 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 302 (2ª Numeração CPEF)
6304
1922
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983[4]
Ex 203 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 303 (2ª Numeração CPEF)




Referências




  1. Philip Wormald. «GE Export builders list - Phil's Loco Page» (DOC) (em inglês). 21 páginas. Consultado em 17 de março de 2019 


  2. Gorni, Antonio Augusto (2009). A ELETRIFICAÇÃO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS. São Vicente-SP: [s.n.] 368 páginas 


  3. ab FEPASA (12 de março de 1977). «Leilão» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais, página 94. Consultado em 16 de março de 2019 


  4. FEPASA (21 de setembro de 1983). «Leilão-Concorrência pública BM-7/83» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais. Consultado em 17 de março de 2019 














































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