GE 1-C+C-1 (CPEF)
































































































































GE 1-C+C-1

Tren.svg



Locomotiva similar, construída em 1927 para a Great Northern Railway (EUA).
Descrição
Propulsão
Elétrica
Fabricante

GE-ALCO ( Estados Unidos)
Modelo
GE 1-C+C-1[1]
Ano de fabricação

1928
Locomotivas fabricadas
9

Classificação AAR
1-C+C-1
Tipo de serviço
Carga[2]
Características

Bitola
1,600 m
Tipo de truques
914 mm
Diâmetro das rodas
1138 mm
Comprimento
18.212 mm
Peso da locomotiva
133.000 kg
Tipo de combustível
Eletricidade
Método de eletrificação
Corrente Contínua
Tensão
3000 V
Tipo de captação de energia

Pantógrafo
Tipo de pantógrafo

Estrela
Tração múltipla
Até três unidades
Performance
Potência total
2500 HP
Potência disponível para tração
2170 HP
Operação
Ferrovias Originais

CPEF
Ferrovias que operou

Fepasa
Número de locomotivas na classe
CPEF: 420 a 428
FEPASA: 6421 a 6429
Apelidos
Quadradona
Local de operação

São Paulo
Ano da entrada em serviço

1928
Ano da saída do serviço

1982
Ano de desmanche

1977/1983
Unidades preservadas
Nenhuma, pois foram desmanteladas na época da FEPASA.

As locomotivas Elétrica GE 1-C+C-1 foram compradas pela Companhia Paulista em 1927, entrando em operação entre 1928 e 1930, sendo destinadas a tração de trens de carga. Seu apelido era "quadradona", por seu grande porte e tamanho.


Foram fabricadas pela GE, com a construção mecânica a cargo da ALCO.
[3]



Na Fepasa |


Após a Fepasa assumir o parque de tração da antiga Companhia Paulista, as locomotivas foram renumeradas 6421-6429 e foram usadas durante toda a década de 1970 até meados de 1982.[4]































































Numeração (FEPASA)
Entrada em serviço
Destino
Observações
6421
1928
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977 [5]
Ex 226 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 420 (2ª Numeração CPEF)
6422
1928
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6]
Ex 227 (1ª Numeração CPEF)/Ex 421 (2ª Numeração CPEF)
6423
1928
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977 [5]
Ex 228 (1ª Numeração CPEF)/Ex 422 (2ª Numeração CPEF)
6424
1928
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6]
Ex 229 (1ª Numeração CPEF)/Ex 423 (2ª Numeração CPEF)
6425
1928
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6]
Ex 230 (1ª Numeração CPEF)Ex 424 (2ª Numeração CPEF)
6426
1929
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6]
Ex 420 (1ª Numeração CPEF)/Ex 425 (1ª Numeração CPEF)
6427
1930
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6]
Ex 421 (1ª Numeração CPEF)/Ex 426 (2ª Numeração CPEF)
6428
1930
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6]
Ex 422 (1ª Numeração CPEF)/Ex 427 (2ª Numeração CPEF)
6429
1930
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977[5]
Ex 423 (1ª Numeração CPEF)/Ex 428 (2ª Numeração CPEF)


Referências




  1. Philip Wormald. «GE Export builders list - Phil's Loco Page» (DOC) (em inglês). 21 páginas. Consultado em 17 de março de 2019 


  2. Gorni, Antonio Augusto (2009). A ELETRIFICAÇÃO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS. São Vicente-SP: [s.n.] 368 páginas 


  3. Imagem no 2.bp.blogspot.com


  4. efpaulista.blogspot.com/2016/02/locomotivas-eletricas-da-companhia.html|7º capitulo: “As GE 1-C+C-1|


  5. abc FEPASA (12 de março de 1977). «Leilão» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais, página 94. Consultado em 16 de março de 2019 


  6. abcdef FEPASA (21 de setembro de 1983). «Leilão-Concorrência pública BM-7/83» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais. Consultado em 17 de março de 2019 



Referências








Ícone de esboço Este artigo sobre Locomotiva elétrica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.














































  • Portal do Brasil
  • Portal dos Estados Unidos
  • Portal dos transportes



Popular posts from this blog

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

count number of partitions of a set with n elements into k subsets

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks