Mahabharata









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Mahābhārata महाभारत


Manuscrito ilustrado da batalha de Kurukshetra, onde se vê o deus Krishna manejando o carro de combate do arqueiro pandava Arjuna, que dispara suas flechas contra os Kuravas
Autor(es)

Krishna Dvapayana Vyasa
Idioma

Sânscrito
Gênero

Epopeia
Localização espacial

 Índia

O Mahabharata, conhecido também como Mahabharata,[1]Mahabarata, Mahabharata e Maha-Bharata[2] (devanágari: महाभारत, transl. Mahābhārata), é um dos dois maiores épicos clássicos da Índia, juntamente com o Ramáiana. Sua autoria é atribuída a Krishna Dvapayana Vyasa. O texto é monumental, com mais de 74 000 versos em sânscrito, e mais de 1,8 milhões de palavras; se o Harivamsa for incluído como sendo anexo e parte da obra, chega-se a um total de 90 000 versos, compondo o maior volume de texto numa única obra humana.


A origem do Mahabharata está ligada à tradição oral na Índia, remontando há mais de cinco mil anos[3]. "Mesmo antes que os textos Védicos fossem escritos eles eram transmitidos pelo que se considera um meio especialmente desenvolvido de uma forma sofisticada de transmissão oral"[4].Ainda hoje a oralidade é um importante meio de transmissão dos textos do Mahabharata, inclusive na língua portuguesa.


O Maabárata é visto por alguns autores como o texto sagrado de maior importância no hinduísmo, e pode ser considerado um verdadeiro manual de psicologia-evolutiva de um ser humano. A obra discute o tri-varga ou as três metas da vida humana: kama ou desfrute sensorial, artha ou desenvolvimento econômico e dharma, a religiosidade que se resume a códigos de conduta moral e rituais.


Além dessas metas, o Maabárata trata de moksha, ou a liberação do ciclo de tri-varga e a saída do samsara, ou ciclo de nascimentos e mortes. Em outras palavras, é uma obra que visa ao conhecimento da natureza do "eu" e à sua relação eterna com toda a criação e aquilo que transcende a ela.


O Maabárata estabelece os métodos de desenvolvimento espiritual conhecidos como karma, jñana e bhakti, firmemente adotados pelo hinduísmo moderno.


O título pode ser traduzido como "a grande Índia" (literalmente "a grande dinastia de Bárata"), mas o sentido verdadeiro é o de elucidar o grande trajeto percorrido pelo eu (atman) nesta criação material e fora dela.[carece de fontes?]







Textos hindus

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Shruti:




  • Vedas:

    • Rigveda

    • Samaveda

    • Iajurveda

    • Atarvaveda



  • Brâmanas

  • Aranyakas

  • Upanixades


Smriti:




  • Itihāsa:


    • Maabárata
      • Bagavadguitá


    • Ramáiana

    • Puranas



  • Tantras


  • Sutras (Lista)

  • Stotras

  • Ashtavakra Gita

  • Gherand Samhita

  • Gita Govinda

  • Hatha Yoga Pradipika

  • Vedanga



A obra é considerada, pelos hindus, uma narrativa histórica real, e parte do Itihasa (literalmente, "aquilo que aconteceu") hindu, juntamente com o Ramáiana e alguns textos dos Puranas.


A obra, assim com todos os demais textos sagrados hindus, possui um aspecto externo mitológico, como o de uma simples lenda mitológica sobre reis e príncipes, deuses e demônios, sábios e santos, guerra e paz. Mas o sentido esotérico, de certa forma oculto, na verdade versa sobre tri-varga, e sobre o objetivo mais importante da existência, moksha e as atividades da alma liberada no seu relacionamento com a dualidade desta criação e a harmonia não dual do Absoluto.


O Maabárata contém todos os aspectos do hinduísmo e todos os fundamentos da filosofia advaita.


Algumas partes da obra são considerados e estudados como trabalhos fundamentais e analisados e reverenciados isoladamente, tais como:




  • Bhagavad Gita, parte do Anushasanaparva


  • Damayanti ou Nala e Damayanti, uma fabulosa história de amor, parte do Aranyakaparva


  • Krishnavatara, a história de Krishna, a Krishna Lila, que se desenvolve em inúmeros parvas, ou capítulos da narrativa

  • Uma versão abreviada do Ramayana no Aranyakaparva


  • Vixnu Sahasranama (o hino que descreve os mil nomes de Vixnu, uma das preces mais famosas do hinduísmo, no Anushasanaparva


Logo no primeiro parva ("seção"), o Maabárata anuncia o seu caráter excepcional: “ O que for encontrado aqui, pode ser encontrado em qualquer outro lugar. Mas o que não for encontrado aqui, jamais será encontrado em outro lugar.”


Inspirou o filme homônimo, de Peter Brook, de 1989, onde os atores eram de nacionalidade e raças variadas, para indicar a universalidade dos temas tratados neste livro. E a novela televisiva homônima, de B.R. Chopra, uma das mais monumentais obras de Bollywood, enorme êxito televisivo em quase todo o Oriente.



Referências




  1. SCHULBERG, L. Índia histórica. Tradução de J. A. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 164.


  2. SAMUEL, A. As religiões hoje. Tradução de Benôni Lemos. São Paulo. Paulus. 1997. p. 75.


  3. ASHKLEY-FARRAND, Thomas. Shakti, Os Mantras da Energia Feminina


  4. HOUBEN, Jan E.M. Vedic ritual as medium in ancient and pre-colonial South Asia: its expansion and survival between orality and writing



Bibliografia |



  • The Mahabharata of Krishna-Dwaipayana Vyasa, tradução inglesa por Kisari Mohan Ganguli, primeira edição em 1883 e 1896, reedição de 1997.


Ligações externas |




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  • Parmatma


  • Baixar no projeto Gutenberg Vol 1 inglês

  • Volumes em Português


  • História de Nala e Damayanti (reedição de 2014), em Português





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