Johann Strauss (filho)
Johann Strauss | |
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Nascimento | 25 de outubro de 1825 Neubau |
Morte | 3 de junho de 1899 (73 anos) Viena |
Sepultamento | Cemitério Central de Viena |
Cidadania | Áustria-Hungria |
Progenitores | Pai:Johann Strauss |
Cônjuge | Desconhecido, Desconhecido |
Irmão(s) | Josef Strauss, Eduard Strauss |
Ocupação | compositor, maestro |
Prêmios | Ordem de Francisco José I da Áustria |
Magnum opus | Der Zigeunerbaron, Die Fledermaus, Danúbio Azul |
Causa da morte | Pneumonia |
Assinatura | |
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Johann Strauss II (Viena, 25 de outubro de 1825 — Viena, 3 de junho de 1899), também conhecido como Johann Strauss, Jr. o mais novo, o Filho (alemão: Sohn ), Johann Baptist Strauss, foi um compositor austríaco de música ligeira, particularmente a música de dança e operetas. Compôs mais de 500 valsas, polcas, quadrilhas e outros tipos de música de dança, bem como várias operetas e um ballet. Em sua vida, ele era conhecido como "Rei da Valsa", e, em seguida, foi em grande parte responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX.
Strauss tinha dois irmãos mais novos, Josef e Eduard Strauss , que se tornaram compositores de música ligeira, bem como seu pai, embora eles nunca foram tão conhecidos como o seu irmão mais velho.
Algumas das mais famosas obras de Johann Strauss incluem "O Danúbio Azul", "Kaiser-Walzer", "Contos dos Bosques de Viena", e "Tritsch-Tratsch-Polka". Entre suas operetas, Die Fledermaus e Der Zigeunerbaron são as mais conhecidas.
Índice
1 Início da vida
2 Estréia como compositor
3 Avanços na carreira
4 Casamentos
5 Rivais musicais e admiradores
6 Trabalhos da fase
7 Morte e legado
8 Representações na mídia
9 Obras de Johann Strauss II
9.1 Opereta
9.2 Ópera
9.3 Ballet
9.4 Valsas
9.5 Polkas
9.6 Marchas
9.7 Quadrille
10 Referências
11 Ver também
12 Ligações externas
Início da vida |
Strauss nasceu em St Ulrich, perto de Viena (agora uma parte da Neubau), Áustria, em 25 de outubro de 1825, filho do compositor Johann Strauss I. Seu bisavô paterno era um judeu húngaro, facto que mais tarde os nazistas, que consideravam a música de Strauss "tão alemã", tentaram esconder. O seu pai não queria que ele se tornasse músico, mas sim banqueiro. No entanto, Strauss Júnior estudou violino secretamente, ainda criança, com o primeiro violinista da orquestra do seu pai, Franz Amon. Quando seu pai um dia descobriu seu filho praticando secretamente ao violino, deu-lhe uma severa surra, dizendo que queria "remover" (o gosto) do menino por música. Ao que parece, não era uma tentativa de evitar uma rivalidade entre os membros da família. Strauss pai só queria que seu filho escapasse dos rigores da vida de músico. Foi só quando o pai abandonou a família para ficar com a amante, Emilie Trampusch, que o filho foi capaz de concentrar-se totalmente em uma carreira como compositor, com o apoio de sua mãe.
Strauss estudou contraponto e harmonia com o teórico Joachim Hoffmann, que era dono de uma escola de música privada. Seus talentos também foram reconhecidos pelo compositor Joseph Drechsler, que lhe ensinou exercícios em harmonia. Foi durante esse tempo que ele compôs sua única obra sagrada, o gradual Tu orbem qui regis totum (1844). Seu outro professor de violino, Anton Kollmann, que era o ballet répétiteur da Corte de Viena Opera , também escreveu excelentes depoimentos sobre ele. Em posse dessas recomendações, ele solicitou às autoridades vienenses a licença para se apresentar em público. Inicialmente ele formou a sua pequena orquestra recrutando seus membros na taberna Zur Stadt Belgrad, onde os músicos que procuravam trabalho podiam ser contratados facilmente.
Estréia como compositor |
A influência de Johann Strauss I, sobre os estabelecimentos de entretenimento locais, fez com que muitos deles tivessem receio de oferecer ao Strauss mais jovem um contrato por medo de irritar o pai. Strauss Jr. conseguiu persuadir o Cassino de Dommayer em Hietzing , um subúrbio de Viena, conseguindo permissão para se apresentar no local. O Strauss mais velho, irritado com a desobediência do filho, e com o proprietário do lugar também, se recusou a tocar no Cassino de Dommayer novamente, este que tinha sido o local de muitos dos seus triunfos anteriores.
Strauss fez sua estréia no Dommayer em outubro de 1844, onde apresentou alguns de seus primeiros trabalhos, como as valsas "Sinngedichte ", Op. 1, "Gunstwerber", Op. 4 e a polca "Herzenslust", Op. 3. Os críticos e imprensa foram unânimes nos elogios à música de Strauss. Um crítico do Der Wanderer comentou que "o nome de Strauss continuará dignamente com seu filho; os filhos e os filhos dos filhos podem olhar para o futuro, e três quartos do tempo vão encontrar um fundamento forte nele"
Apesar do alarde inicial, Strauss encontrou certa dificuldade como compositor nos primeiros anos, mas ele logo conquistou o público depois de aceitar comissões para se apresentar longe de casa. A primeira grande nomeação para o jovem compositor foi para o cargo honorífico de "Kapellmeister do 2º Regimento de Cidadãos de Viena", que estava vago após a morte de Joseph Lanner, dois anos antes.
Viena foi sacudida pelas revoluções de 1848 no Império Austríaco e a intensa rivalidade entre pai e filho se tornou muito mais aparente. Johann Jr. decidiu ficar do lado dos revolucionários. Foi uma decisão profissionalmente desvantajosa, com a realeza austríaca negando-lhe duas vezes o muito cobiçado posto de Hofballmusikdirektor, que foi primeiramente e especialmente criado para Johann I, em reconhecimento por suas contribuições musicais. Além disso, o mais jovem Strauss também foi detido pelas autoridades vienenses por tocar publicamente "La Marseillaise", mas foi posteriormente absolvido. Strauss pai permaneceu leal à monarquia e compôs a sua "Marcha Radetzky ", Op. 228 (dedicada ao marechal de campo dos Habsburgos Joseph Radetzky von Radetz), que se tornaria uma de suas composições mais conhecidas.
Quando o mais velho Strauss morreu de escarlatina em Viena, em 1849, o mais jovem Strauss fundiu as duas orquestras e se engajou em mais turnês. Mais tarde, ele também compôs uma série de marchas patrióticas dedicadas ao imperador Habsburgo Francisco José I , tais como o "Kaiser Franz-Josef Marsch", Op. 67 e o "Kaiser Franz Josef Rettungs Jubel-Marsch", Op. 126, provavelmente para agradar aos olhos do novo monarca, que subiu ao trono austríaco após a revolução de 1848.
Avanços na carreira |
Strauss Jr. finalmente superou a fama de seu pai, e se tornou um dos compositores de valsa mais populares da época, extensivamente em turnê na Áustria-Hungria, Polônia e Alemanha, com sua orquestra. Ele se candidatou para o KK Hofballmusikdirektor Música Diretor do Royal Court Balls posição, que ele acabou atingido em 1863, após ter sido negado várias vezes antes de seus pincéis frequentes com as autoridades locais.
Em 1853, devido às exigências físicas e mentais constantes, Strauss sofreu um colapso nervoso. Ele tomou um de sete semanas de férias no campo, no verão do mesmo ano, a conselho dos médicos. Irmão mais novo de Johann Josef foi persuadido por sua família a abandonar sua carreira como engenheiro e assumir o comando da orquestra de Johann nesse interim.
Em 1855, Strauss aceitou comissões da gestão do Tsarskoye Selo-Railway Company de São Petersburgo para tocar na Rússia, no Pavilhão Vauxhall em Pavlovsk em 1856. Ele voltaria a passar na Rússia a cada ano até 1865.
Mais tarde, na década de 1870, Strauss e sua orquestra viajaram pelos Estados Unidos, onde participou no Festival Boston, a convite do maestro Patrick Gilmore e foi o maestro principal em um "Concerto Monster" de mais de 1000 artistas (ver Jubilee paz do mundo e Festival Internacional Musical ), realizando sua valsa "Danúbio Azul", entre outras peças, com grande sucesso.
Casamentos |
Strauss casou com o cantora Henrietta Treffz em 1862, e permaneceram juntos até a morte dela em 1878. Seis semanas depois de sua morte, Strauss casou com a atriz Angelika Dittrich. Dittrich não era uma fervorosa apoiante da sua música, e com suas diferenças de status e de opinião, e, especialmente, sua indiscrição, levaram-no a pedir o divórcio.
A Strauss não foi concedido o divórcio pela Igreja Católica Romana, e, portanto, tiveram de mudar de religião e nacionalidade, e ele tornou-se um cidadão de Saxe-Coburg-Gotha , em Janeiro de 1887. Strauss encontrou grande inspiração na sua terceira esposa Adele Deutsch, com quem se casou em agosto de 1887. Ela incentivou o seu talento criativo que fluiu mais de uma vez muito bem nos seus últimos anos, resultando em muitas composições famosas, como as operetas Der Zigeunerbaron e Waldmeister , e as valsas " Kaiser-Walzer "Op. 437, "Kaiser Jubiläum" Op. 434, e Op "Klug Gretelein". 462.
Rivais musicais e admiradores |
Embora Strauss foi o mais procurado compositor da música de dança, na segunda metade do século 19, uma forte concorrência estava presente na forma de Karl Michael Ziehrer e Émile Waldteufel ; esta última tinha uma posição dominante em Paris. Phillip Fahrbach também negou a Strauss mais jovem a posição de comando do KK Hofballmusikdirektor quando este último aplicado pela primeira vez para o cargo. A opereta compositor alemão Jacques Offenbach , que fez seu nome em Paris, também um desafio para Strauss na opereta campo.
Strauss era admirado por outros compositores de destaque: Richard Wagner , uma vez admitiu que ele gostou da valsa " Wein, Weib und Gesang "Op. 333. Richard Strauss (sem relação com a família Strauss), ao escrever seus Rosenkavalier valsas, disse em referência a Johann Strauss, "Como eu poderia esquecer o gênio rindo de Viena?"
Johannes Brahms era um amigo pessoal de Strauss; esta última dedicada a sua valsa " Seid umschlungen, Millionen! " ("Ser abraçado, você Milhões!"), Op. 443, para ele. A história é contada em biografias de homens que a esposa de Strauss Adele abordados Brahms com um pedido habitual que ele autografasse seu fã. Era comum para o compositor inscrever algumas medidas de sua mais conhecida música, e, em seguida, assinar o nome. Brahms, no entanto, inscrito algumas medidas do "Danúbio Azul", e em seguida escreveu abaixo dela: ". Infelizmente, nem por Johannes Brahms".
Trabalhos da fase |
O mais famoso de operetas de Strauss são Die Fledermaus , Eine Nacht in Venedig , e Der Zigeunerbaron . Há muitas peças de dança extraídas temas de suas operetas, como "Cagliostro-Walzer" Op. 370 (a partir de Cagliostro em Wien ), "O Schöner Mai" Walzer Op. 375 (a partir de Prinz Methusalem ), " Rosen aus dem Süden "Walzer Op. 388 (a partir Das Spitzentuch der Königin ), e " Kuss-Walzer "op. 400 (a partir de Der Krieg lustige ), que sobreviveram obscuridade e tornar-se conhecido.Strauss também escreveu uma ópera, Ritter Pázmán , e estava no meio da composição de um balé, Aschenbrödel , quando ele morreu, em 1899.
Morte e legado |
A Strauss foi diagnosticada pleura-pneumonia, e em 3 de junho de 1899, morreria em Viena, com a idade de 73. Foi enterrado no Zentralfriedhof. No momento da sua morte, ainda estava compondo seu ballet Aschenbrödel.
Como resultado dos esforços por Clemens Krauss que realizaram um programa especial all-Strauss, em 1929, com a Filarmónica de Viena , a música de Strauss agora é regularmente realizado no anual Concerto de Ano Novo de Viena . Strauss intérpretes ilustres incluem Willi Boskovsky , que carregava no Vorgeiger tradição de realizar com violino na mão, como era o costume da família Strauss, assim como Herbert von Karajan, Carlos Kleiber, Lorin Maazel , Zubin Mehta e Riccardo Muti . Além disso, o Wiener Johann Strauss Orchester , que foi formada em 1966, presta homenagem às orquestras de turismo que já fizeram a família tão famoso Strauss. Em 1987, o violinista e maestro holandês André Rieu também criou uma Orquestra Johann Strauss .
A maioria das obras de Strauss que são executadas hoje em dia podem ter existido em formas ligeiramente diferentes, já que Eduard Strauss destruiu grande parte dos arquivos orquestrais Strauss originais, numa fábrica de forno em de Viena, Mariahilf distrito, em 1907. Eduard, então o único sobrevivente dos três, tomou essa precaução drástica depois de concordar, num pacto entre ele e seu irmão Josef, que quem sobrevivesse ao outro deveria destruir as suas obras. A medida visava impedir que as obras da família Strauss fossem reivindicadas como sendo da autoria de um outro compositor. Isto também pode ter sido alimentado pela rivalidade de Strauss com outro compositor popular de de valsas e marchas, de Viena, Karl Michael Ziehrer .
Representações na mídia |
As vidas dos membros da dinastia Strauss e sua arte de renome mundial de compor valsas vienenses também estão documentadas brevemente em várias adaptações para a televisão, como A Família Strauss (1972), A Dinastia Strauss (1991) e Strauss, o rei de 3/4 Tempo (1995). Muitos outros filmes usou suas obras e melodias, e vários filmes foram baseados na vida do músico, o mais famoso dos quais é chamado de A Grande Valsa (1938).
Alfred Hitchcock fez um filme biográfico de baixo orçamento sobre Strauss em 1933 chamado Valsas de Viena . Depois de uma viagem a Viena, Walt Disney se inspirou para criar quatro longas-metragens. Um deles foi The Waltz Rei , um filme biográfico livremente adaptado de Johann Strauss, que foi ao ar como parte do Maravilhoso Mundo de Disney em os EUA em 1963. Em Mikhail Bulgakov de 1940 (publicado 1967) romance, The Master and Margarita , Johann Strauss conduz a orquestra durante Great Ball de Satanás, a convite do Behemoth.
A Corny Concerto (1943), um desenho animado da Warner Bros, dirigido por Bob Clampett com animação de Robert McKimson , apresenta música que foi composta por Johann Strauss, e é uma paródia da Walt Disney de 1940 Fantasia . O cartoon é narrado por Hortelino Troca-Letras , parodiando Deems Taylor aparência 's em Fantasia.
O 1950 curta de animação intitulado " Tom e Jerry no Hollywood Bowl "da série" Tom e Jerry "faz uso de Overture de Johann Strauss II do Die Fledermaus .
Outro 1953 curta de animação " Johann Rato "da série Tom e Jerry apresenta um rato hipnotizado pela reprodução de várias valsas de Strauss pelo próprio Johann Strauss, e mais tarde, por Tom.
O filme de 1968 2001: Uma Odisseia no Espaço apresenta talvez sua obra mais famosa, "O Danúbio Azul".
Obras de Johann Strauss II |
Opereta |
Indigo und die vierzig Räuber Indigo and the Forty Thieves (1871)
Der Karneval in Rom O Carnaval em Roma (1873)
Die Fledermaus (port. "O Morcego") (1874)
Cagliostro in Wien Cagliostro em Viena (1875)
Prinz Methusalem Princípee Methusalem (1877)
Blindekuh Blind Man's Buff (1878)
Das Spitzentuch der Königin The Queen's Lace Handkerchief (1880)
Der lustige Krieg A Guerra Alegre (1881)
Eine Nacht in Venedig Uma Noite em Veneza (1883)
Der Zigeunerbaron O Barão Cigano (1885)
Simplicius (1887)
Fürstin Ninetta Princess Ninetta (1893)
Jabuka — Das Apfelfest Apple festival (1894)
Waldmeister Woodruff (1895)
Die Göttin der Vernunft A Deusa da Razão (1897)
Wiener Blut (1899)- Casanova (premiered in 1928, music arranged by Ralph Benatzky)
Ópera |
Ritter Pásmán O Cavaleiro Pásmán (1892)
Ballet |
Aschenbrödel Cinderella (1899)
Valsas |
Sinngedichte op. 1 Epigramas (1844)
Gunstwerber op. 4 Favour Solicitor (1844)
Faschingslieder op. 11 Canções de Carnaval (1846)
Jugendträume op. 12 Sonhos de Juventude (1846)
Sträußchen op. 15 Bouquets (1846)
Sängerfahrten op. 41 Singers' Journeys (1847)
Klange aus der Walachei op. 50 Ecos da Valáquia (1850)
Freiheitslieder op. 52
Burschenlieder op. 55
Frohsinns-Spenden op. 73 Gifts of Cheerfulness (1850)
Lava-Ströme op. 74 Rios de Lava (1850)
Rhadamantus-Klänge op. 94 Ecos of Radamanto (1851)
Idyllen op. 95 Idylls (1851)
Mephistos Höllenrufe op. 101 Cries of Mephistopheles from Hell (1851)
Liebeslieder op. 114 Canções de amor (1852)
Phönix-Schwingen op. 125 Asas da Fénix (1853)
Schneeglöckchen op. 143 Flocos de neve (1854)
Novellen op. 146 Legal Amendments (1854)
Nachtfalter op. 157 Moths (1855)
Glossen op. 163 Notas Marginais (1855)
Man lebt nur einmal! op. 167 Só se vive uma vez! (1855)
Abschieds-Rufe op. 179 Choros de Despedida (1856)
Grossfürsten Alexandra-Walzer op.181 Valsa da Grã-Duquesa Alexandra (1856)
Phanomene op. 193 Phenomena (1857)
Abschied von St. Petersburg op. 210 Adeus a S. Petersburgo (1858)
Hell und Voll op. 216 Bright and Full (1859)
Promotionen op. 221 Promoções (1859)
Accelerationen op. 234 Accelerações (1860)
Immer heiterer op. 235 More and More Cheerful (1860)
Grillenbanner op. 247 Banisher of Gloom (1861)
Klangfiguren op. 251 (1861)
Dividenden op. 252 Dividendos
Patronessen op. 264 Patronesses (1862)
Karnevalsbotschafter op. 270 Embaixador do Carnaval (1862)
Leitartikel op. 273 Artigo principal (1863)
Morgenblätter op. 279 Jornais da manhã (1863)
Studentenlust op. 285 Students' Joy (1864)
Aus den Bergen op. 292 Das Montanhas (1864)
Feuilleton op. 293 (1865)
Bürgersinn op. 295 Espirito dos Cidadãos (1865)
Flugschriften op. 300 Panfletos (1865)
Wiener Bonbons op. 307 Doces Vieneses (1866)
Feenmärchen op. 312 Contos de Fadas (1866)
An der schönen blauen Donau op. 314 Danúbio Azul (1867)
Künstlerleben op. 316 Vida dos Artistas (1867)
Telegramme op. 318 Telegramas (1867)
Die Publicisten op. 321 The Publicists (1868)
G'schichten aus dem Wienerwald Contos dos Bosques de Viena op. 325 (1868),
Illustrationen op. 331 Ilustrações (1869)
Wein, Weib und Gesang op. 333 Vinho, Mulheres e Música (1869)
Freuet Euch des Lebens op. 340 Aproveitai a Vida (1870)
Neu Wien op. 342 Nova Viena (1870)
Tausend und eine Nacht op. 346 Mil e Uma Noites (1871)
Wiener Blut (waltz) op. 354 Sangue Vienense (1873)
Carnevalsbilder op. 357 Quadros de Carnaval (1873)
Bei uns Z'haus op. 361 Em Casa (1873)
Wo die Zitronen blühen op. 364 Onde desabrocham os Limões (1874)
Du und du from Die Fledermaus op. 367 Tu e tu (1874)
Cagliostro-Walzer op. 370 (1875)
O schöner Mai! op. 375 Oh Belo Maio! (1877)
Rosen aus dem Süden op. 388 Rosas do Sul (1880)
Nordseebilder op. 390 Quadros do Mar do Norte (1880)
Kuss-Walzer op. 400 Valsa do Beijo (1881)
Frühlingsstimmen op. 410 Vozes da Primavera (1882)
Lagunen-Walzer op. 411 Valsa das Lagoas (1883)
Schatz-Walzer op. 418 Valsa do Tesouro (1885)
Wiener Frauen op. 423 Senhoras Vienenses (1886)
Donauweibchen op. 427 Donzelas do Danúbio (1887)
Kaiser-Jubiläum-Jubelwalzer op. 434 Imperador Júbilo (1888)
Kaiser-Walzer op. 437 Valsa do Imperador (1888)
Rathausball-Tänze op. 438 Dança do Baile do Município (1890)
Gross-Wien op. 440 Grande Viena (1891)
Seid umschlungen, Millionen! op. 443 Be Embraced, You Millions! (1892)
Klug Gretelein op. 462 Clever Gretel (1895)
Trau, Schau, Wem! op. 463 Cuida de quem confias! (1895)
Farewell to America o. op.
Polkas |
Herzenslust op. 3
Explosions-Polka op. 43
Harmonie Polka op. 106- Annen op. 117 (1852)
Veilchen op. 132- Aurora op. 165
Champagne-Polka op. 211
Tritsch-Tratsch-Polka op. 214 (1858)
Maskenzug op. 240
Perpetuum Mobile op. 257
Demolirer Polka-française op. 269 (1862)
Vergnügungszug op. 281 Journey Train (1864)
S gibt nur a Kaiserstadt,'s gibt nur a Wien! op. 291
Kreuzfidel op. 301
Lob der Frauen Polka-mazurka op. 315
Postillon D'Amour Polka-française op. 317 (1867)
Leichtes Blut Galop op. 319 (1867)
Figaro-Polka op. 320
Stadt und Land Polka-mazurka op. 322
Ein Herz, ein Sinn! Polka-mazurka op. 323
Unter Donner und Blitz op. 324 (1868)
Freikugeln op. 326 (1868)
Fata Morgana Polka-mazurka op. 330
Éljen a Magyar! polka schnell op. 332
Im Krapfenwald'l Polka-française op. 336
Im Sturmschritt op. 348
Die Bajadere op. 351
Vom Donaustrande op. 358
Bitte schön! Polka-française op. 372 (1875)
Auf der Jagd! op.373 (1875)
Banditen-Galopp op. 378 (1877)
Waldine op. 385 (1879)
Neue Pizzicato Polka op. 449
Klipp-Klapp Galopp op. 466
Marchas |
Patrioten op. 8 (1845)- Austria op.20 (1846)
- Fest op. 49 (1847)
Revolutions-Marsch op. 54 (1848)
Studenten-Marsch op. 56 (1848)
Brünner Nationalgarde, op. 58 (1848)
Kaiser Franz Josef op. 67 Imperador Francisco José (1849)- Triumph op. 69 (1850)
Wiener Garnison op. 77 (1850)
Ottinger Reiter op. 83 (1850)
Kaiser-Jäger op. 93 (1851)- Viribus unitis op. 96 (1851)
Grossfürsten op. 107 (1852)
Sachsen-Kürassier op. 113 (1852)
Wiener Jubel-Gruss op. 115 (1852)
Kaiser-Franz-Josef-Rettungs-Jubel Op.126 (1853)
Caroussel op.133 (1853)
Kron op.139 (1853)
Erzherzog Wilhelm Genesungs op.149 (1854)- Napoleon op.156 (1854)
Alliance (musical work) op. 158 (1854)
Krönungs op.183 (1856)
Fürst Bariatinsky op.212 (1858)
Deutscher Kriegermarsch op.284 (1864)
Verbrüderungs op.287 (1864)
Persischer Marsch op.289 Marcha Persa (1864)
Ägyptischer op.335 Marcha Egípcia (1869)
Indigo-Marsch op.339
Hoch Osterreich! op.371
Jubelfest op.396 (1881)
Der Lustige Krieg op.397 (1882)- Matador op.406 (1883)
Habsburg Hoch! op. 408 (1882)
Russischer Marsch op.426 Marcha Russa (1886)- Reiter op.428 (por Simplicius) (1888)
Spanischer Marsch op.433 Marcha Espanhola (1888)- Fest op.452 Festival (1893)
Živio! op.456 (1894)
Es war so wunderschön op.467 (1896)
Deutschmeister Jubiläums op.470 (1896)
Auf's Korn! op.478 (1898)
Quadrille |
Debut-Quadrille op. 2 (1844)
Le beau Monde op. 199 (1857)
Indigo-Quadrille op. 344 (1871)
Cagliostro-Quadrille op. 369 (1875)
Referências
- Ganzl, Kurt. The Encyclopedia of Musical Theatre (3 Volumes). New York: Schirmer Books, 2001.
- Traubner, Richard. Operetta: A Theatrical History. Garden City, NY: Doubleday & Company, 1983
- Paulino, Higino da Costa. Johann Strauss. Biografia na Gazeta Musical, 2º ano, nº 5, Lisboa,1885.
- Jacob, H. E. Johann Strauss, Father and Son: A Century of Light Music. The Greystone Press, 1940.
.
Ver também |
- Pai Johann Strauss I
- Irmão Josef Strauss
- Irmão Eduard Strauss
- Não é da família Richard Strauss Compositor alemão
Ligações externas |
- Obras de Johann Strauss Jr. no International Music Score Library Project
- Johann Strauss en Viena
- A complete list of Strauss' compositions
- Johann Strauss Gallery
- List of Strauss's stage works with date, theatre information and links
- www.kreusch-sheet-music.net