Circum-navegação









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As correntes oceânicas


Circum-navegação é uma viagem marítima em torno de um lugar, que pode ser uma ilha, um continente ou toda a Terra. Fernão de Magalhães fez a primeira circum-navegação da história do mundo, que acabou por ser terminada pelo comandante Juan Sebastián Elcano, visto que Fernão de Magalhães morreu no decorrer da viagem.


Mais recentemente, o termo também usa-se para designar voos aéreos à volta do mundo. A primeira circum-navegação da Terra foi feita no século XVI, mas as grandes viagens marítimas de exploração e circum-navegação aconteceram do século XVII ao século XVIII.




Índice






  • 1 Circum-navegação do mundo


    • 1.1 Vela


    • 1.2 Aviação




  • 2 Circum-navegações marítimas globais notáveis


  • 3 Outras circum-navegações marítimas notáveis


  • 4 Record marítimo de circum-navegação


  • 5 Circum-navegações aéreas notáveis


  • 6 Notáveis circum-navegações atravessando terras e mares


  • 7 Referências


  • 8 Ver também


  • 9 Ligações externas





Circum-navegação do mundo |




A rota de uma moderna circum-navegação típica de vela, via Canal do Suez e Canal de Panamá, a vermelho; os seus antípodas em amarelo.


Uma definição básica de uma circum-navegação do mundo seria uma rota que cobre pelo menos um grande círculo, ou, mais detalhada, uma rota que passe por pelo menos um par de pontos antipodais um do outro. Na prática, diversas definições de circum-navegação do mundo se usam, para se conseguirem prémios dependendo do método de circum-navegação.



Vela |




A rota típica de uma corrida de circum-navegação de iates, a vermelho; os antípodas estão a amarelo.


O mapa à direita mostra, a vermelho, uma circum-navegação típica do mundo propulsionada por ventos comerciais e os canais do Suez e do Panamá; a amarelo os pontos antipodais a todos os pontos da rota. Pode ver-se que a rota aproxima-se de um grande círculo, e passa com dois pares de pontos antipodais. Isto é uma rota seguida por muitos dos navegantes; o uso dos ventos comerciais faz da vela uma navegação relativamente fácil, embora se passe por um número de zonas de calmaria ou de ventos ligeiros.


Numa competição de iates, uma rota à volta do mundo que se aproxime a um grande círculo seria absolutamente impraticável, particularmente num traçado direito onde seria impossível o uso dos canais do Panamá e do Suez. O iate que compete numa circum-navegação do mundo deve fazer um percurso de pelo menos 21.600 milhas náuticas (40.000.km), cruzando a Linha do Equador, os meridianos na mesma direcção e finalizar no mesmo porto onde começa.[1] o mapa à esquerda mostra a rota globo de Vendée do traçado à volta do mundo a vermelho; a amarelo os pontos antipodais a todos os pontos da rota. Pode ver-se que a rota não passa em nenhum par de pontos antipodais.



Aviação |


Os expedientes da aviação tomam conta dos padrões da circulação de vento do mundo, as correntes que circulam nos hemisférios setentrional e meridional sem cruzar a linha do equador. Não há portanto requisito para cruzar a linha do equador, ou para passar através de dois pontos antipodais, na aviação à volta do mundo. Assim, por exemplo, a circum-navegação global de Steve Fosset pelo globo esteve circunscrita inteiramente dentro do hemisfério meridional.


Para a aviação accionada, o curso de um expediente ao redor do mundo deve começar e acabar no mesmo ponto e cruzar todos os meridianos; o curso deve ser por lo menos 36,787.559 km (22,858.729 milhas) de comprimento (que é a longitude do Trópico de Câncer). o curso deve incluir pontos de controlo determinados no exterior das latitudes que circunda o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.[2]


Em um balão aerostático, no que se está totalmente à mercê de os ventos, os requisitos são ainda mais simplificados: o curso deve cruzar todos os meridianos e deve incluir um sistema no qual pontos de comprovação que são todo o exterior de dois círculos, escolhido pelo piloto, tendo raios de 3.335,85 km (2.072,80 milhas) e incluindo os postes (sem embargo não estarem centralizados necessariamente neles).[3]


Esteve-se o mais próximo possível de alcançar recentemente sucesso na tentativa de circum-navegação polar; fazendo um grande círculo à volta do globo 'verticalmente' ou seja, através de ambos os polos, o que é apenas possível por ar.



Circum-navegações marítimas globais notáveis |




  • Fernão de Magalhães, 1511–1521 (múltiplas viagens). Em 1511 visitou as Molucas (longitude 128°E). Voltou a Portugal e preparou-se em 1519 para a circum-navegação do globo. Nesta viagem descobriu e navegou pelo Estreito de Magalhães e alcançou as Filipinas em 1521, onde foi morto em Cebu (longitude 124°E).


  • Juan Sebastián Elcano, 1519-1522 (Expedição de Fernão de Magalhães). Navegador espanhol de origem Basca que comandou e completou o restante da expedição de Fernão de Magalhães, que tinha falecido no arquipélago das Filipinas, e graças a seu empenho que a expedição obteve o êxito.


  • Henrique o negro, ?–1521, o intérprete de Magalhães (múltiplas viagens). Foi capturado em Sumatra quando era criança e levado às Molucas onde foi vendido a Magalhães em 1511; acompanhou Magalhães na circum-navegação e morreu no mesmo local.

  • Os 18 sobreviventes da expedição de Fernão de Magalhães, 1519–1522, no Victoria. Depois da morte de Magalhães nas Filipinas em 1521, a circum-navegação foi completada sendo comandante Juan Sebastián Elcano. Foram os primeiros a circum-navegar o globo numa só expedição.

  • os sobreviventes da expedição espanhola de García Jofre de Loaísa, 1525–1536, a primeira expedição a alcançar o Oceano Pacífico pela Passagem de Drake. Nenhum dos sete barcos da expedição Loaysa completaram a viagem, mas o Santa Maria da Victoria alcançou as Molucas antes de ser afundado num ataque português. Fernando da Torre e oito sobreviventes mais voltaram a Espanha num navio português. Andrés de Urdaneta participou desta expedição.


  • Francis Drake, 1577–1580, no Golden Hind. A Passagem de Drake deve seu nome a ele, apesar de, ironicamente, jamais ter passado por essa rota, optando pelas águas menos turbulentas do estreito de Magalhães.


  • Thomas Cavendish, 1586–1588, no Desire.

  • Os sobreviventes das expedições de Jacques Mahu e Olivier van Noort, 1598–1601. Dos cinco barcos de Mahu e os quatro de Van Noort somente dois regressaram.


  • George Spilberg, 1614–1617.


  • Willem Schouten e Jacob Le Maire, 1615–1617 no Eendraght. Redescobriram e nomearam o Cabo Horn, descoberto por Francisco de Hoces em 1526.


  • Jacob l'Hermite e John Hugo Schapenham, 1623–1626.


  • Giovanni Francesco Gemelli Carreri, 1693–1698. O primeiro turista a circum-navegar o globo, pagando a sua passagem, e cruzando o México por terra.


  • William Dampier (inglês) 1679–1691; 1703–1707; e 1708–1711. primeira pessoa a circum-navegar duas vezes o mundo.


  • George Anson, primeiro Barão Anson, 1740–1744, no HMS Centurion.


  • John Byron, 1764–1766, no HMS Dolphin. Primeira circum-navegação em menos de dois anos.


  • Samuel Wallis e Philip Carteret, 1766–1768, no Dolphin e HMS Swallow. Carteret tinha servido na expedição de Byron. Dolphin foi o primeiro barco que superou duas circum-navegações.


  • James Cook, 1768–1771, em HMS Endeavour. A primeira circum-navegação a perder a tripulação pelo escorbuto.


  • Tobias Furneaux, 1772–1774, em HMS Adventure. A primeira circum-navegação de oeste para este. (Furneaux era um veterano da expedição de Byron e foi a primeira pessoa a circum-navegar em ambos os sentidos.)


  • James Cook, 1772–1775 no HMS Resolution.


  • Robert Gray, 1787–1790, primeira circum-navegação por um natural dos Estados Unidos.


  • Adam Johann von Krusenstern, 1803–1806 primeira circum-navegação por parte da Rússia.


  • Robert Fitzroy, 1831–1836, em HMS Beagle com Charles Darwin.

  • a primeira expedição Galathea, 1845–1847, primeira circum-navegação dinamarquesa.

  • a fragata espanhola Numancia, 1865–1867, o primeiro barco couraçado que deu a volta ao mundo, comandado sucessivamente por Casto Méndez Núñez e Juan Bautista Antequera.


  • Joshua Slocum, 1895–1898, primeira circum-navegação em solitário.


  • Harry Pidgeon, 1921–1925 1932–1937, segunda circum-navegação em solitário, primeira pessoa a fazer a circum-navegação em solitário por duas vezes.


  • USS Triton, 1960 primeira circum-navegação submarina.


  • Irving Johnson, 1934–1958, treinador de vela pioneiro junto com a sua mulher Electa "Exy" Johnson, circum-navegou o mundo por 7 vezes com tripulação amadora.


  • Robin Lee Graham, 1965-c. 1970, o mais jovem até então (com 16-21 anos) a fazer a circum-navegação em solitário a bordo de um bote de 24', o Dove.

  • Sir Francis Chichester, 1966–1967, primeira circum-navegação em solitário com só um porto de recalo.


  • Robin Knox-Johnston, 1968–1969, primeira só a mano circum-navegação sem paragem.


  • Chay Blyth, 1971, primeira circum-navegação pela rota oeste sem paragens em solitário.


  • Krystyna Chojnowska-Liskiewicz, 1976–1978, primeira mulher a fazer uma circum-navegação em solitário.


  • Naomi James, 1977–1978, primeira mulher a fazer uma circum-navegação em solitário via Cabo Horn.


  • Marvin Creamer (USA), 21 de Dezembro de 1982 – 17 de Maio de 1984, a única pessoa conhecida a circum-navegar a Terra em bote sem ajuda técnica, sem bússola, nem telescópio [1].


  • Família Schürmann, 1984-1994, foi a primeira família brasileira a fazer uma circunavegação ao redor do globo. Esta navegação foi inspirada na expedição de Fernão de Magalhães.


  • Tania Aebi, 1985–1987, a mulher mais jovem (com 18-20 anos) e primeira norte-americana em completar uma circum-navegação em solitário a bordo do barco à vela de 26' Varuna."


  • Kay Cottee, 1988, primeira mulher a fazer uma circum-navegação sem paragens.


  • Amyr klink, 1998-1999, primeiro brasileiro a circunavegar sozinho todo o Oceano Antártico a partir da Ilha Geórgia do Sul. Fez o trajeto mais perigoso de uma circunavegação ao enfrentar as tormentosas águas austrais.


  • Família Schürmann, 1997-2000, a família repetiu a circunavegação de Fernão de Magalhães só que desta vez levou a sua filha adotiva "Kat"Schürmann(Nascida na Nova Zelândia), que era a caçula da família e que faleceu no dia 29 de maio de 2006 de SIDA ou AIDS.


  • Amyr Klink, 2003-2004, refez a primeira circunavegação, porém com uma tripulação de 5 pessoas e quebrou um recorde de 76 dias neste mesmo percurso.


  • Dee Caffari, 2006, primeira mulher a fazer uma circum-navegação em solitário sem paragens pela rota oeste, em 178 dias.[4]


  • Izabel Pimentel, 2014, primeira mulher latino-americana a fazer circum-navegação em solitário, passando nos mares do sul, pelos três cabos e passando por dois pontos antipodais.



Outras circum-navegações marítimas notáveis |




  • Circunavegação fenícia da África, expedição fenícia enviada pelo Faraó Necao II, c. século VII a.C., a primeira circum-navegação de África (?).

  • O Governador romano Cneu Júlio Agrícola, c. 80, primeira circum-navegação da Grã-Bretanha.


  • Jacques Cartier, 1534–1535, primeira circum-navegação da Terra Nova.


  • James Cook, 1769–1770, primeira circum-navegação da Nova Zelândia.


  • Matthew Flinders, 1801–1803, primeira circum-navegação da Austrália.


  • Adolf Erik Nordenskiöld, 1878–1879, primeira circum-navegação da Eurásia.


  • RCMP St Roch — primeiro navio a circum-navegar a América do Norte, 1940-1942, de Vancouver a Halifax, via Passagem do Noroeste; e 1950, Halifax a Vancouver, via Canal do Panamá.

  • O HMCS Labrador AW 50, 1954, primeiro navio a circum-navegar a América do Norte numa só viagem.

  • Miles Clark circum-navega a Europa em 1992 a partir da Irlanda do Norte, cruzando do Mar Branco ao Mar Negro por uma série de hidrovias e canais russos[5][6].

  • A Volvo Ocean Race, regata de barcos à vela, onde se circum-navega o globo, com paragens. Cada edição dessa regata tem tido cada vez mais recordes de quebras de velocidade.



Record marítimo de circum-navegação |




  • Bruno Peyron (francês), Janeiro–Março 2005, circum-navegação mais rápida 50 dias 16 horas 20 minutos 4 segundos.


  • Jean Luc van den Heede (francês), 2004, a mais rápida circum-navegação em solitário por a ruta del oeste, 122 dias 14 horas 3 minutos 49 segundos.


  • Ellen MacArthur (inglesa), 2004–2005, mais rápida em solitário 71 dias 14 horas 18 minutos 33 segundos.


  • Jon Sanders tem o record mundial de ter completado uma tripla circum-navegação em solitário.


  • Colin Angus Completou a primeira circum-navegação inteiramente impulsionada por energia humana, remando, com canoa, pedalando, e esquiando, em 20 de Maio de 2006.



Circum-navegações aéreas notáveis |




  • United States Army Air Service, 1924, primeira circum-navegação aérea, cobrindo 44.360 km (27.553 milhas).

  • LZ-127 Graf Zeppelin, 1929, pilotado por Hugo Eckener estabeleceu um recorde para a mais rápida circum-navegação aérea, 21 dias, que foi também a primeira circum-navegação aérea em zeppelin.

  • Em 1 de Julho de 1931, levando como piloto Wiley Post e navegador a Harold Gatty completaram a sua circum-navegação do mundo a bordo de um aeroplano, o Lockheed Vega, Winnie Mae, em 8 dias, 15 horas e 51 minutos; o recorde da circum-navegação mais rápida foi outra vez por um aeroplano.

  • Em 1932 Wolfgang von Gronau voou ao redor do mundo com um avião de dupla asa e amaragem, um Dornier Do J, Gronland-Wal D-2053, em 4 meses, fazendo 44 paragens na rota. Estava acompanhado pelo co-piloto Gerth von Roth, mecánico Franzl Hack, e operador de rádio Fritz Albrecht.[7]

  • Em 1961 Yuri Gagarin fez o primeiro voo espacial humano, e completou a primeira órbita da terra, no Vostok 1.


  • Geraldine Mock, 1964, primeira mulher em completar uma circum-navegação aérea solitária.


  • Don Taylor, 1976, primeira circum-navegação de um voo de aviação geral num avião construído em casa.


  • Dick Rutan e Jeana Yeager, 1986, Voyager, primeira circum-navegação sem parar num aeroplano, 9 dias, 3 minutos e 44 segundos.


  • Bertrand Piccard e Brian Jones, 1999, primeira circum-navegação em balão sem paragens no Breitling Orbiter 3, 19 dias, 1 hora e 49 minutos, cobrindo 42m810 km.


  • Steve Fossett, 2 de Julho 2002, primeira circum-navegação em globo em solitário.


  • Steve Fossett, 3 de Março de 2005, primeira circum-navegação em solitário sem repostar nem parar num aeroplano, 67 horas, cobrindo 37.000 km.


  • Steve Fossett, 11 de fevereiro de 2006, a mais larga sem paragens, sem repostar, e voo em solitário (com circum-navegação) num aeroplano, cobrindo 42,469.5 quilómetros (26,389.3 mi), em 76 horas e 45 minutos.[8][9]



Notáveis circum-navegações atravessando terras e mares |



  • Colin Angus, 20 de Maio de 2006, primeira circum-navegação com energia inteiramente humana, dois anos, cobrindo 43.187 km(ref.)


Referências




  1. SailSpeedRecords.com


  2. FAI Sporting Code Section 2: Powered Aerodynes: Speed around the world non-stop and non-refuelled


  3. FAI Sporting Code Section 1: Aerostats: Around-the-World Records


  4. Wrong-way sailor back on UK soil, BBC News. acesso 21 de Maio de 2006.


  5. Clark, Miles. Russian Voyage. National Geographic Magazine, junho de 1994. p. 114 a 138.


  6. http://www.independent.co.uk/news/people/obituary-miles-clark-1458295.html


  7. Round-the-World Flights, from WingNet. Ac. 14 de Maio de 2006.


  8. Fossett flies to non-stop record, from BBC News. Acesso em: 11 de fevereiro de 2006.


  9. Steve lands as an uninvited guest!, from Virgin Global Flyer. Ac. 11 de Fevereiro de 2006.



Ver também |


  • Périplo


Ligações externas |



  • Steven Dutch, circum-navegações del Globo hasta 1800


  • Definition of a Circumnavigation (em inglês)




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