Bix Beiderbecke


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Bix Beiderbecke


Bix Beiderbecke (1924)
Informação geral
Nascimento

10 de março de 1903
Origem

Davenport, Iowa
País

 Estados Unidos
Morte

6 de agosto de 1931 (28 anos)

Gênero(s)

Dixieland

Instrumento(s)

Corneta
Piano
Período em atividade
1924-1931

Leon Bismark "Bix" Beiderbecke (Davenport, Iowa, 10 de março de 1903 — Queens, 6 de agosto de 1931), foi um cornetista e pianista de jazz dos Estados Unidos da América.


Junto com Louis Armstrong, Beiderbecke foi um dos solistas de jazz mais influentes da década de 1920. A sua característica forma de tocar e "Singin' the Blues" (1927) e "I'm Coming, Virginia" (1927), em particular, mostrou uma rara pureza de timbre e jeito para a improvisação. Com aquelas duas músicas, Beiderbecke ajudou a desenvolver a balada no jazz, criando as raísez para o cool jazz na década de 1950. "In a Mist" (1927), uma música marcada pelas suas composições para piano, e a única que ele gravou, juntava influências clássicas com jazz sincopado. Tem, tambérm, sido atribuído a Beiderbecke uma influência directa a Bing Crosby e, de maneira menos directa, através do saxofonista Frank Trumbauer, a Lester Young.[1]




Índice






  • 1 História


  • 2 Morte


  • 3 Honras


  • 4 Bibliografia


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





História |




O jovem Beiderbecke, então com 8 anos, com sua vizinha Nora Lasher em 1911.



Natural de Davenport, Beiderbecke aprendeu a tocar corneta "de ouvido", o que o levou a adoptar uma maneira de tocar diferente, não-académica, que alguns críticos musicais atribuem ao seu som original. Começou por tocar com um grupo de jazz, The Wolverines, em 1924, passando, de seguida, por pouco tempo, para a Orquestra de Jean Goldkette, de Detroit, antes de se juntar a Frankie "Tram" Trumbauer, para um longo conjunto de concertos na Arcadia Ballroom em St. Louis.




Casa onde viveu Beiderbecke localizada em Davenport, Iowa.


Beiderbecke e Trumbauer juntaram-se a Goldkette em 1926. O grupo viajou por vários lugares, destacando-se um concerto em Nova Iorque, em Outubro de 1926, com Fletcher Henderson no Roseland Ballroom. No ano seguinte, Trumbauer e Beiderbecke deixaram Detroit para se juntarem à mais famosa e prestigiada orquestra de dança no país: a Paul Whiteman Orchestra, de Nova Yorque.




O conjunto The Wolverines com Bix Beiderbecke na Doyle's Academy of Music em Cincinnati, Ohio. (1924).


As gravações mais importantes de Beiderbecke datam deste período com Goldkette e Whiteman, embora fossem gravadas só com o seu nome ou o de Trumbauer. O período Whiteman marca o início dos problemas de saúde de Beiderbecke, devido ao excesso de trabalho e ao seu problema alcoólico. Embora tenha passado por vários centros de rabilitação e tivesse sido apoiado pela sua família e por Whiteman, em Davenport, a saúde não melhorou. Em 1930, deixa a banda de Whiteman e, no Verão seguinte, morre no seu apartamento de Queens com 28 anos de idade.[2]



Morte |




Túmulo de Bix Beiderbecke.


Bix morreu, sozinho, num surto de “delirium tremens”, no dia 6 de agosto de 1931, num quarto do Queens, em Nova York.[3]


Em contrapartida, a sua morte trouxe-lhe a fama, tornando-o numa lenda do jazz.[4] Em artigos de revistas,[5] memórias sobre músicos,[6] contos,[7] e filmes de Hollywood,[8] Beiderbecke foi interpretado como um herói romântico em Young Man with a Horn. A sua vida foi descrita como uma batalha contra os obstáculos habituais à arte como a família e o os negócios, enaquanto a sua morte tem sido vista como um martírio em nome da arte. O músico-crítico Benny Green apelidou, sarcasticamente, Beiderbecke de "o Santo número um do jazz";[9] já Ralph Berton comparou-o a Jesus.[10]



Honras |




Placa comemorativa localizada no Queens em Nova York, local onde o músico de jazz, Bix Beiderbecke morreu.



  • Em 1962, pela votação dos críticos, foi introduzido ao Hall Da Fama do Jazz, da revista Down Beat.[11]

  • Em 1977, a gravação de Beiderbecke, Singin' The Blues foi introduzida ao Grammy Hall of Fame.[12]

  • Em 1980, uma outra gravação de Beiderbecke, In A Mist, também foi introduzida ao Grammy Hall of Fame.[13]

  • Em 2006, a gravação de "Singin 'the Blues", com Frankie Trumbauer e Eddie Lang de 1927 foi colocado no Registro Nacional de Gravações Biblioteca do Congresso dos EUA.

  • Um asteróide descoberto em 1989 foi nomeado 23457 Beiderbecke em sua homenagem.



Bibliografia |



  • Alexander, Scott with Dennis Pereyra. "Jean Goldkette and his Orchestra". The Red Hot Jazz Archive: A History of Jazz Before 1930. Retrieved September 19, 2010.

  • Alexander, Scott with Dennis Pereyra. "Paul Whiteman and his Orchestra". The Red Hot Jazz Archive: A History of Jazz Before 1930. Retrieved September 19, 2010.


  • Armstrong, Louis. Satchmo: My Life in New Orleans. New York: Da Capo, 1954, 1986. ISBN 0-306-80276-7.

  • Baker, Dorothy. Young Man with a Horn. New York: Houghton Mifflin, 1938.

  • Berton, Ralph. Remembering Bix: A Memoir of the Jazz Age. New York: Da Capo, 1974, 2000. ISBN 0-306-80937-0.


  • "Big Band and Jazz Hall of Fame". NNDB. Retrieved September 19, 2010.


  • "Bix". Festival de Cannes. Retrieved September 19, 2010.


  • The Bixography Discussion Group. Albert Haim, owner and moderator. Retrieved September 19, 2010.

  • Blumenthal, Bob. "The Birth of Modern Jazz." In Jazz: The First Century. John Edward Hasse, ed. New York: William Morrow, 2000. Pp. 87–111.

  • Brooks, Michael. "The Flourishing of Jazz." In Jazz: The First Century. John Edward Hasse, ed. New York: William Morrow, 2000. Pp. 25–51.

  • Brothers, Thomas. Louis Armstrong's New Orleans. New York: W. W. Norton & Company, 2006. ISBN 0-393-33001-X.

  • Carmichael, Hoagy. The Stardust Road & Sometimes I Wonder: The Autobiography of Hoagy Carmichael. New York: Da Capo, 1946, 1965, 1999. ISBN 0-306-80899-4.

  • Condon, Eddie, with Thomas Sugrue. We Called It Music: A Generation of Jazz. New York: Da Capo, 1947, 1992. ISBN 0-306-80466-2.

  • Dodds, Baby. The Baby Dodds Story, as Told to Larry Gara. Alma, Miss.: Rebeats Publications, 1959, 2003. ISBN 1-888408-08-1.

  • DownBeat Critics (August 31, 1962). "1962 DownBeat Critics Poll". DownBeat. Retrieved September 19, 2010.

  • Evans, Philip R. and Linda K. Evans. Bix: The Leon Bix Beiderbecke Story. Bakersfield, Calif.: Prelike Press, 1998. ISBN 0-9665448-0-3.

  • Fairweather, Digby. "Bix Beiderbecke." In The Oxford Companion to Jazz. Bill Kirchner, ed. New York: Oxford University Press, 2000. pp. 122–131. ISBN 0-19-512510-X.

  • Feather, Leonard; Gitler, Ira, eds. The Biographical Encyclopedia of Jazz. New York: Oxford University Press, 1999. ISBN 978-0-19-507418-5.

  • Ferguson, Otis. "Young Man with a Horn" (1936) and "Young Man with a Horn Again" (1940) in The Otis Ferguson Reader (Dorothy Wilson and Robert Chamberlain, eds.). New York: Da Capo, 1982, 1997. ISBN 0-306-80744-0.

  • Gioia, Ted. The Birth (And Death) of the Cool. Golden, Colo.: Speck Press, 2009. ISBN 1-933108-31-2.

  • Gioia, Ted. The History of Jazz. New York: Oxford University Press, 1997. ISBN 0-19-512653-X.


  • "Grammy Hall of Fame Award: Past Recipients". Grammy.com. Retrieved September 19, 2010.

  • Gray, Frank (April 30, 2005). "Solo in Sunnyside: Frank Gray travels through Queens, New York, in search of the late Bix Beiderbecke". The Guardian. Retrieved September 19, 2010.

  • Green, Benny. The Reluctant Art: Five Studies in the Growth of Jazz. New York: Da Capo, 1962, 1991. ISBN 0-306-80441-7.

  • Hadlock, Richard. Jazz Masters of the Twenties. New York: Collier Books, 1965, 1974.

  • Haim, Albert (January 7, 2001). "The Available Documentation". The Bixography Discussion Group. Retrieved September 19, 2010.


  • "International Academy of Jazz Hall of Fame". Jazz at Pitt. Retrieved September 19, 2010.


  • "Iowa: Scott County". National Register of Historic Places. Retrieved September 19, 2010.

  • Jacobsen, Bob. "Bix Beiderbecke". Starr Gennett Foundation Inc.. Retrieved September 19, 2010.

  • James, Burnett. Bix Beiderbecke. London: Cassell, 1959.


  • "Jazz at Lincoln Center's Nesuhi Ertegun Jazz Hall of Fame". Jazz at Lincoln Center. Retrieved September 19, 2010.

  • Johnson, Rich and Jim Arpy and Gerri Bowers. Bix: The Davenport Album. Barnegat, N.J.: Razor Edge, 2009. ISBN 0-9774018-5-5.

  • Kennedy, Richard Lee. Jelly Roll, Bix, and Hoagy: Gennett Studios and the Birth of Recorded Jazz. Bloomington: Indiana University Press, 1999. ISBN 0-253-21315-0.

  • Kenney, William Howland. Jazz on the River. Chicago: University of Chicago Press, 2005. ISBN 0-226-43733-7.

  • Lion, Jean Pierre. Bix: The Definitive Biography of a Jazz Legend. New York: Continuum, 2005. ISBN 0-8264-2754-5.

  • Mezzrow, Mezz; Wolfe, Bernard. Really the Blues. New York: Citadel, 1946, 1998. ISBN 0-8065-1205-9.

  • Perhonis, John Paul. The Bix Beiderbecke Story: The Jazz Musician in Legend, Fiction, and Fact; A Study of the Images of Jazz in the National Culture 1930–the Present. Unpublished dissertation, University of Minnesota, March 1978.

  • Rayno, Don. Paul Whiteman: Pioneer in American Music, 1890–1930; Vol. I. Lanham, Md.: Scarecrow Press, 2003. ISBN 0-8108-4579-2.

  • Shapiro, Nat; Hentoff, Nat , eds. Hear Me Talkin' to Ya: The Story of Jazz as Told by the Men Who Made It. New York: Dover, 1966. ISBN 0-486-21726-4.

  • Spencer, Frederick J., M.D. Jazz and Death: Medical Profiles of Jazz Greats. Oxford, Miss.: University Press of Mississippi, 2002. ISBN 1-57806-453-8.

  • Sudhalter, Richard M., Lost Chords: White Musicians and Their Contribution to Jazz, 1915–1945. New York: Oxford University Press, 1999. ISBN 0-19-514838-X.

  • Sudhalter, Richard M. Stardust Melody: The Life and Music of Hoagy Carmichael. New York: Oxford University Press, 2002. ISBN 0-19-516898-4.

  • Sudhalter, Richard M. and Philip R. Evans with William Dean-Myatt. Bix: Man and Legend. New Rochelle, N.Y.: Arlington House, 1974. ISBN 0-02-872500-X.


  • "Sudhalter, Richard M. (Merrill)". Jazz.com Encyclopedia of Jazz Musicians. Lewis Porter, Tim Wilkins, and Ted Gioia, eds. Retrieved September 19, 2010.

  • Teachout, Terry. "Homage to Bix," Commentary, September 2005, pp. 65–68.

  • Teachout, Terry. Pops: A Life of Louis Armstrong. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2009. ISBN 0-15-101089-7.

  • Turner, Frederick. 1929. New York: Counterpoint, 2003. ISBN 1-58243-265-1.

  • Wald, Elijah. How the Beatles Destroyed Rock 'n' Roll: An Alternative History of American Popular Music. New York: Oxford University Press, 2009. ISBN 0-19-534154-6.

  • Ward, Geoffrey C. Jazz: A History of America's Music. New York: Alfred A. Knopf, 2000. ISBN 0-679-44551-X.

  • Williams, Martin. The Jazz Tradition. New York: Oxford University Press, 1970, 1993. ISBN 0-19-507816-0.



Referências




  1. Williams refere que "Young reconhece as influências recebidas de [Frankie] Trumbauer… mas dúvido que, se um homem que tem Singin' the Blues no seu saxofone tenor, não fosse, de alguma forma, influenciado por Bix" (p. 69).


  2. Ver Lion, Sudhalter e Evans, e o documentário Bix: Ain't None of Them Play Like Him Yet (1981), escrito e realizado por Brigitte Berman.


  3. http://jornalggn.com.br/noticia/o-preconceito-e-a-historia-da-musico-bix-beiderbecke


  4. Para uma análise, ver Perhonis.


  5. Ver Ferguson.


  6. Ver Carmichael, Condon e Mezzrow.


  7. Ver Baker e Turner.


  8. Ver Young Man with a Horn (1950) de Michael Curtiz; filme adaptado do romance de Baker com o mesmo nome. Ver, também, o filme italiano de língua inglesa Bix: An Interpretation of a Legend (1991) do realizador Pupi Avati.


  9. Green, p. 19.


  10. Berton, p. xi.


  11. DownBeat Critics (August 31, 1962)."1962 DownBeat Critics Poll". DownBeat. 


  12. "Grammy Hall of Fame Award: Past Recipients". Grammy.com


  13. "Grammy Hall of Fame Award: Past Recipients". Grammy.com



Ligações externas |



  • biografia (em inglês)










































  • Portal da arte
  • Portal da música
  • Portal dos Estados Unidos




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