Bix Beiderbecke
Bix Beiderbecke | |
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Bix Beiderbecke (1924) | |
Informação geral | |
Nascimento | 10 de março de 1903 |
Origem | Davenport, Iowa |
País | Estados Unidos |
Morte | 6 de agosto de 1931 (28 anos) |
Gênero(s) | Dixieland |
Instrumento(s) | Corneta Piano |
Período em atividade | 1924-1931 |
Leon Bismark "Bix" Beiderbecke (Davenport, Iowa, 10 de março de 1903 — Queens, 6 de agosto de 1931), foi um cornetista e pianista de jazz dos Estados Unidos da América.
Junto com Louis Armstrong, Beiderbecke foi um dos solistas de jazz mais influentes da década de 1920. A sua característica forma de tocar e "Singin' the Blues" (1927) e "I'm Coming, Virginia" (1927), em particular, mostrou uma rara pureza de timbre e jeito para a improvisação. Com aquelas duas músicas, Beiderbecke ajudou a desenvolver a balada no jazz, criando as raísez para o cool jazz na década de 1950. "In a Mist" (1927), uma música marcada pelas suas composições para piano, e a única que ele gravou, juntava influências clássicas com jazz sincopado. Tem, tambérm, sido atribuído a Beiderbecke uma influência directa a Bing Crosby e, de maneira menos directa, através do saxofonista Frank Trumbauer, a Lester Young.[1]
Índice
1 História
2 Morte
3 Honras
4 Bibliografia
5 Referências
6 Ligações externas
História |
Natural de Davenport, Beiderbecke aprendeu a tocar corneta "de ouvido", o que o levou a adoptar uma maneira de tocar diferente, não-académica, que alguns críticos musicais atribuem ao seu som original. Começou por tocar com um grupo de jazz, The Wolverines, em 1924, passando, de seguida, por pouco tempo, para a Orquestra de Jean Goldkette, de Detroit, antes de se juntar a Frankie "Tram" Trumbauer, para um longo conjunto de concertos na Arcadia Ballroom em St. Louis.
Beiderbecke e Trumbauer juntaram-se a Goldkette em 1926. O grupo viajou por vários lugares, destacando-se um concerto em Nova Iorque, em Outubro de 1926, com Fletcher Henderson no Roseland Ballroom. No ano seguinte, Trumbauer e Beiderbecke deixaram Detroit para se juntarem à mais famosa e prestigiada orquestra de dança no país: a Paul Whiteman Orchestra, de Nova Yorque.
As gravações mais importantes de Beiderbecke datam deste período com Goldkette e Whiteman, embora fossem gravadas só com o seu nome ou o de Trumbauer. O período Whiteman marca o início dos problemas de saúde de Beiderbecke, devido ao excesso de trabalho e ao seu problema alcoólico. Embora tenha passado por vários centros de rabilitação e tivesse sido apoiado pela sua família e por Whiteman, em Davenport, a saúde não melhorou. Em 1930, deixa a banda de Whiteman e, no Verão seguinte, morre no seu apartamento de Queens com 28 anos de idade.[2]
Morte |
Bix morreu, sozinho, num surto de “delirium tremens”, no dia 6 de agosto de 1931, num quarto do Queens, em Nova York.[3]
Em contrapartida, a sua morte trouxe-lhe a fama, tornando-o numa lenda do jazz.[4] Em artigos de revistas,[5] memórias sobre músicos,[6] contos,[7] e filmes de Hollywood,[8] Beiderbecke foi interpretado como um herói romântico em Young Man with a Horn. A sua vida foi descrita como uma batalha contra os obstáculos habituais à arte como a família e o os negócios, enaquanto a sua morte tem sido vista como um martírio em nome da arte. O músico-crítico Benny Green apelidou, sarcasticamente, Beiderbecke de "o Santo número um do jazz";[9] já Ralph Berton comparou-o a Jesus.[10]
Honras |
- Em 1962, pela votação dos críticos, foi introduzido ao Hall Da Fama do Jazz, da revista Down Beat.[11]
- Em 1977, a gravação de Beiderbecke, Singin' The Blues foi introduzida ao Grammy Hall of Fame.[12]
- Em 1980, uma outra gravação de Beiderbecke, In A Mist, também foi introduzida ao Grammy Hall of Fame.[13]
- Em 2006, a gravação de "Singin 'the Blues", com Frankie Trumbauer e Eddie Lang de 1927 foi colocado no Registro Nacional de Gravações Biblioteca do Congresso dos EUA.
- Um asteróide descoberto em 1989 foi nomeado 23457 Beiderbecke em sua homenagem.
Bibliografia |
- Alexander, Scott with Dennis Pereyra. "Jean Goldkette and his Orchestra". The Red Hot Jazz Archive: A History of Jazz Before 1930. Retrieved September 19, 2010.
- Alexander, Scott with Dennis Pereyra. "Paul Whiteman and his Orchestra". The Red Hot Jazz Archive: A History of Jazz Before 1930. Retrieved September 19, 2010.
Armstrong, Louis. Satchmo: My Life in New Orleans. New York: Da Capo, 1954, 1986. ISBN 0-306-80276-7.- Baker, Dorothy. Young Man with a Horn. New York: Houghton Mifflin, 1938.
- Berton, Ralph. Remembering Bix: A Memoir of the Jazz Age. New York: Da Capo, 1974, 2000. ISBN 0-306-80937-0.
"Big Band and Jazz Hall of Fame". NNDB. Retrieved September 19, 2010.
"Bix". Festival de Cannes. Retrieved September 19, 2010.
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- Brooks, Michael. "The Flourishing of Jazz." In Jazz: The First Century. John Edward Hasse, ed. New York: William Morrow, 2000. Pp. 25–51.
- Brothers, Thomas. Louis Armstrong's New Orleans. New York: W. W. Norton & Company, 2006. ISBN 0-393-33001-X.
- Carmichael, Hoagy. The Stardust Road & Sometimes I Wonder: The Autobiography of Hoagy Carmichael. New York: Da Capo, 1946, 1965, 1999. ISBN 0-306-80899-4.
- Condon, Eddie, with Thomas Sugrue. We Called It Music: A Generation of Jazz. New York: Da Capo, 1947, 1992. ISBN 0-306-80466-2.
- Dodds, Baby. The Baby Dodds Story, as Told to Larry Gara. Alma, Miss.: Rebeats Publications, 1959, 2003. ISBN 1-888408-08-1.
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- Williams, Martin. The Jazz Tradition. New York: Oxford University Press, 1970, 1993. ISBN 0-19-507816-0.
Referências
↑ Williams refere que "Young reconhece as influências recebidas de [Frankie] Trumbauer… mas dúvido que, se um homem que tem Singin' the Blues no seu saxofone tenor, não fosse, de alguma forma, influenciado por Bix" (p. 69).
↑ Ver Lion, Sudhalter e Evans, e o documentário Bix: Ain't None of Them Play Like Him Yet (1981), escrito e realizado por Brigitte Berman.
↑ http://jornalggn.com.br/noticia/o-preconceito-e-a-historia-da-musico-bix-beiderbecke
↑ Para uma análise, ver Perhonis.
↑ Ver Ferguson.
↑ Ver Carmichael, Condon e Mezzrow.
↑ Ver Baker e Turner.
↑ Ver Young Man with a Horn (1950) de Michael Curtiz; filme adaptado do romance de Baker com o mesmo nome. Ver, também, o filme italiano de língua inglesa Bix: An Interpretation of a Legend (1991) do realizador Pupi Avati.
↑ Green, p. 19.
↑ Berton, p. xi.
↑ DownBeat Critics (August 31, 1962)."1962 DownBeat Critics Poll". DownBeat.
↑ "Grammy Hall of Fame Award: Past Recipients". Grammy.com
↑ "Grammy Hall of Fame Award: Past Recipients". Grammy.com
Ligações externas |
biografia (em inglês)