Tríplice coroa
A tríplice Coroa, em esportes, é um título não oficial dado a uma equipe ou esportista que conquista três importantes títulos na mesma temporada.
Índice
1 Origens
2 Futebol
2.1 Futebol internacional
2.2 Futebol europeu
2.3 Futebol português
2.4 Futebol brasileiro
2.4.1 Tríplices coroas genéricas
3 Automobilismo
4 Beisebol
5 Surf
6 Turfe
7 Outros esportes
8 Referências
9 Ver também
Origens
A simbologia da "tríplice coroa" remete ao período dos grandes impérios, evocando a figura de um rei conquistador, que governa simultaneamente três territórios. Está presente no Brasão de armas da Suécia, da província de Munster (Irlanda) e da cidade de Kingston upon Hull (Inglaterra), entre outros. "Tríplice Coroa" é também um dos nomes dados à Tiara papal ("Tríplice Tiara" ou "Triregnum"), utilizada desde o século XIV como símbolo da autoridade do Papa da Igreja Católica e abandonada por Paulo VI em 1963, num gesto de humildade que encerrou a segunda sessão da Concílio Vaticano II.[1]
Futebol
Diferentes entidades esportivas consideram pelo menos três diferentes conceitos de "Tríplice Coroa" no futebol. A "Tríplice Coroa Internacional" refere-se apenas a títulos reconhecidos pelas confederações continentais. A "Tríplice Coroa Européia" leva em consideração competições nacionais e a Copa Européia dos Campeões. A "Tríplice Coroa Brasileira" envolve duas competições nacionais e uma regional. E há ainda as "Tríplice Coroas Genéricas", que registram a conquista de três títulos quaisquer numa mesma temporada.
Futebol internacional
Ver artigo principal: Tríplice Coroa Internacional de Futebol
Para a Tríplice Coroa Internacional de Futebol, consideram-se apenas as competições oficializadas pela FIFA e pelas confederações continentais - UEFA da Europa; CONMEBOL da América do Sul; CONCACAF da América Central, América do Norte e Caribe; CAF da África; AFC da Ásia; e OFC da Oceania.[2]
Os clubes brasileiros que ganharam a Tríplice Coroa Internacional foram o São Paulo, duas vezes (1993 e 1994), o Internacional em 2007 e o Corinthians em 2013.
Em 1992-93, o São Paulo venceu a Libertadores, a Recopa Sul-Americana e o Intercontinental dois anos seguidos, tornando-se o primeiro time sul-americano a vencer duas Tríplices Coroas Internacionais. Para completar, o São Paulo ainda venceu a Supercopa Libertadores em 1993, conquistando então uma Quádrupla coroa Internacional.
O S.C Internacional é considerado pela FIFA, detentor de Tríplice Coroa em 2007, mesmo tendo ganho dois títulos em 2006 e um em 2007, sendo eles: Libertadores da América (2006), Mundial de Clubes da FIFA (2006) e Recopa Sul Americana (2007).
Em 2013, o Corinthians se sagrou campeão da Recopa Sul-Americana após ter sido campeão de sua primeira Copa Libertadores e do Mundial de Clubes de 2012, formando assim uma Tríplice Coroa Internacional de maneira invicta.[3]
Futebol europeu
Na imprensa esportiva européia, o conceito de "Tríplice Coroa" (em geral chamada "Treble", mas também "Triple Crown") é mais frequentemente aplicado para os clubes que conquistam três títulos em competições de temporada - excluindo-se, portanto, o Mundial de Clubes e competições de um único confronto, como as Recopas e Supercopas.
Na Europa, chama-se "Double" ("Dobradinha") à conquista, em uma mesma temporada, do Campeonato e da Copa de um país - feito raríssimo no futebol da Itália ou da Inglaterra, mas realizado 21 vezes pelo Linfield na Irlanda do Norte.[4] No caso, a "Tríplice Coroa" ("Continental Treble") é conferida ao clube que, além de conquistar o "Double" no seu país, na mesma temporada vence também uma competição europeia.
Em mais de 60 anos de Campeonato Europeu de Clubes, apenas 10 vezes uma equipe conquistou a Tríplice Coroa Européia: o Barcelona da Espanha duas vezes, em 2008–09 e em 2014-15; o Celtic da Escócia em 1966–67, o Ajax da Holanda em 1971–72, o PSV Eindhoven (também da Holanda) em 1987–88, o Manchester United da Inglaterra em 1998–99, Internazionale da Itália em 2009–10, o Bayern de Munique da Alemanha em 2012-13 e o FC Porto por 2 vezes em 2002-03 e em 2010-11.
Futebol português
No futebol português, desde a criação da Taça da Liga em 2007/2008, apenas um clube conquistou a "tríplice coroa" nacional. O Sport Lisboa e Benfica conseguiu o inédito feito na época de 2013/2014 ao conquistar a Primeira Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.[5]
Futebol brasileiro
Durante um bom tempo, a "Tríplice Coroa", em moldes europeus, não podia ser aplicada no Brasil - já que, entre 2003 e 2012, os clubes brasileiros que estivessem na disputa da Copa Libertadores da América eram impedidos de participar da Copa do Brasil na mesma temporada. Mas, como aqui existem competições regionais, adaptou-se o conceito de "Tríplice Coroa" para o clube que vencer, na mesma temporada, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o seu Campeonato Estadual.
Desde 1989, quando foi criada a Copa do Brasil, apenas um clube conseguiu a "Tríplice Coroa do Futebol Brasileiro": o Cruzeiro em 2003.[6][7][8][9][10]
Tríplices coroas genéricas
De forma genérica, alguns órgãos da imprensa esportiva brasileira também chamam de "Tríplice Coroa" qualquer conquista de três títulos numa mesma temporada, misturando competições regionais, nacionais e internacionais.
Neste sentido, há onze casos de tríplice coroa genérica no Brasil, envolvendo competições oficiais.
O primeiro caso possivelmente aconteceu em 1964, quando o Santos conquistou o Campeonato Paulista, o Torneio Rio-São Paulo e a Taça Brasil.
Em 1981, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca, a Copa Libertadores da América e a Copa Intercontinental. Esta destaca-se pelo curto tempo entre o primeiro e o último título (20 dias): a Libertadores foi conquistada em 23/11, o Carioca em 6/12 e a Intercontinental em 13/12.
Em 1992, o São Paulo conquistou o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da América e a Copa Intercontinental.
Em 1993, o Vasco da Gama conquistou a Copa Rio, o Campeonato Carioca e o Torneio João Havelange.
Em 1993, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista, o Torneio Rio-São Paulo e o Campeonato Brasileiro.
Em 1996, o Grêmio conquistou o Campeonato Gaúcho, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro.
Em 2002, o Paysandu conquistou o Campeonato Paraense, a Copa Norte e a Copa dos Campeões.
Em 2005, o São Paulo conquistou o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes.
Em 2008, o Brusque conquistou o Campeonato Catarinense - Série B, a Copa Santa Catarina e a Recopa Sul-Brasileira.
Em 2012, o Sampaio Corrêa conquistou o Campeonato Maranhense, a Copa União do Maranhão e o Campeonato Brasileiro - Série D.
Em 2014, o Lajeadense conquistou o Campeonato da Região Sul-Fronteira, a Copa FGF e a Super Copa Gaúcha.
Evidentemente, não estão listados nesta seção casos de "Tríplice Coroa Nacional" (ver seção acima), nem os de "Tríplice Coroa Internacional" e "Quádrupla Coroa".
Automobilismo
Ver artigo principal: Tríplice Coroa do Automobilismo
A Tríplice Coroa do automobilismo é composta pelas três seguintes conquistas: O Grande Prêmio de Mônaco, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.
Beisebol
Ver artigo principal: Tríplice Coroa (beisebol)
No beisebol, a tríplice coroa não se refere a títulos conquistados pelos clubes, mas sim a conquistas dos atletas individualmente.
Surf
Ver artigo principal: Tríplice Coroa Havaiana
Turfe
Ver artigo principal: Tríplice Coroa (turfe)
Outros esportes
Há ainda casos de Tríplice Coroa no basquete, ciclismo, tênis, rugby, vôlei, futsal e etc.
No basquete, a equipe do Flamengo em 2009 conquistou o Campeonato Carioca, o Novo Basquete Brasil e a Liga Sul-Americana.
No futsal, a equipe Carlos Barbosa em 2009 conquistou a Liga Nacional, Taça Brasil e Campeonato Gaúcho.
No futebol de areia, a equipe do Vasco da Gama em 2014 conquistou o Campeonato Carioca, o Circuito Brasileiro e a Copa Brasil.
No vôlei, a equipe do Sada Cruzeiro de Belo Horizonte (MG - Brasil) conquistou a Tríplice Coroa por duas vezes: na temporada 2011-12 (com os títulos do Campeonato Estadual, da Liga Nacional e do Campeonato Sul-Americano) e na temporada 2014-15 (com os títulos do Torneio de Irvine, do Campeonato Estadual e da Liga Nacional).
Fora do âmbito esportivo, fala-se em "Tríplice Coroa de Atuação" (em inglês, "Triple Crown of Acting") para atores ou atrizes que sejam premiados por seus trabalhos nos três diferentes veículos: cinema, teatro e televisão, respectivamente com os Prêmios Óscar, Tony e Emmy.[11][12]
No mundo dos concursos de beleza, a imprensa especializada dos Estados Unidos atribui a "Tríplice Coroa" para modelos que sejam premiadas em seu estado nos três diferentes sistemas (Miss Teen USA, Miss USA e Miss America).
Referências
↑ «Artigo da "Catholic Encyclopedia" sobre a Tiara papal». Consultado em 26 de agosto de 2010
↑ «Confederações filiadas à Fifa». Consultado em 26 de agosto de 2010
↑ http://%20http://www.lancenet.com.br/minuto/campeao-Corinthians-Paulo-fatura-Recopa_0_957504473.html
↑ «Página da RSSSF sobre Doubles e Trebles». Consultado em 26 de agosto de 2010
↑ http://pt.fifa.com/newscentre/features/news/newsid=2341912/index.html?intcmp=fifacom_hp_module_news_top
↑ «Matéria da Placar sobre a Tríplice Coroa do Cruzeiro em 2003». Consultado em 26 de novembro de 2014
↑ «Matéria do UOL esportes». Consultado em 26 de novembro de 2014
↑ «Matéria da ESPN». Consultado em 26 de novembro de 2014
↑ «Matéria do Lancenet». Consultado em 26 de novembro de 2014
↑ «Matéria do Globo Esportes». Consultado em 26 de novembro de 2014
↑ «Biografia da atriz Anne Bancroft mencionando sua "tríplice coroa de atuação" em 1970». Consultado em 26 de agosto de 2010
↑ «Notícia da ABC News sobre a "tríplice coroa de atuação" de Alan Alda em 2005». Consultado em 26 de agosto de 2010
Ver também
- Quádrupla coroa
- Quíntupla coroa
- Sêxtupla coroa