Design de jogos




O design de jogos, ou desenho de jogos (do inglês game design) é uma extensão da prática do design cujo foco é a criação de jogos.[1]


O profissional da área de design pode atuar em todas as etapas da produção dos jogos, desde o desenvolvimento da temática ou roteiro,[1] produção da arte conceitual (esboços e rascunhos da história e personagens ), modelagem 3D e chegando até a programação, no caso de jogos digitais.[2]




Índice






  • 1 Designer


  • 2 História


    • 2.1 Designer de jogos




  • 3 Designers notáveis


    • 3.1 Designers de jogos eletrônicos


    • 3.2 Designers de jogo de cartas colecionáveis


    • 3.3 Designers de RPG


    • 3.4 Designers de jogos de tabuleiro


    • 3.5 Designers brasileiros




  • 4 Ligações externas


  • 5 Ver também


  • 6 Referências





Designer |


Projetista de jogos (do inglês game designer) é uma pessoa que exerce o design de jogos. No Brasil o termo, normalmente, é utilizado para se referir a uma pessoa que projeta jogos para computador ou jogos para video games, mas também para aqueles que projetam jogos convencionais, como jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis e RPGs.



História |



Designer de jogos |


No início da história dos jogos eletrônicos, os designers de jogos eram muitas vezes o programador principal ou o único programador para um jogo. Este é o caso de designers famosos como Sid Meier e Will Wright. Esta pessoa às vezes também incorporava todo o time de arte. Enquanto os jogos ficavam mais complexos e os computadores e consoles ficavam mais poderosos (permitindo mais características), o trabalho de designer de jogos tornou-se uma função separada, com o programador principal dividindo seu tempo entre as duas funções, indo de um papel para o outro.[3][4]


Mais tarde, a complexidade dos jogos subiu ao ponto onde começou a precisar de alguém que se concentrasse inteiramente no design do jogo. Muitos veteranos escolheram o design de jogos para não precisar programar e passar estas funções para os outros.[4][5]


O desenho de jogos tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de jogos requer subsídios de diversas áreas técnicas, como a programação, sonoplastia, computação gráfica e outros. Nele, engloba-se o game design (responsável pela concepção, criação e coordenação de todo o jogo), game art (responsável por toda criação de arte, design e efeitos visuais), game sound (responsável pela criação de sons e efeitos sonoros) e game programming (responsável pela implementação do jogos, das regras, da jogabilidade).


A preocupação fundamental do desenhador de jogos é agregar os conceitos de interatividade com o planeamento da interface e entretenimento, garantindo a diversão do usuário final.




A modelagem tridimensional é uma das ferramentas utilizadas no desenvolvimento dos jogos eletrônicos.


Hoje em dia, é raro encontrar um jogo eletrônico onde o programador principal também é o designer principal, exceto em casos de jogos relativamente simples, como Tetris ou Bejeweled. Com muitos jogos complexos, como MMORPGs, os designers podem chegar a dezenas! Nestes casos, há geralmente um ou dois designers principais e vários programadores iniciantes que especificam subsistemas ou subconfigurações do jogo.


Hoje em dia, a indústria dos jogos é a que mais fatura no mundo, segundo dados da revista Reuters.[6]



Designers notáveis |



Designers de jogos eletrônicos |





  • Akira Toriyama e Hironobu Sakaguchi em Chrono trigger.


  • Brian Reynolds, Civilization II, Sid Meier's Alpha Centauri e Rise of Nations

  • Chris Crawford


  • Danielle Bunten Berry, de M.U.L.E. e Seven Cities of Gold


  • Goichi Suda de Killer 7


  • Hideo Kojima da série Metal Gear Solid


  • Hironobu Sakaguchi da popular série Final Fantasy


  • Hamilton Dadvans da série Mills - novo mundo


  • Jon Freeman, designer da série de jogos Archon


  • John Romero de Wolfenstein 3D, a série DOOM e Quake


  • Ken Rolston, designer americano de jogos de computador e tabuleiro melhor conhecido pelo seu trabalho na West End Games e a série de jogos de computador de sucesso The Elder Scrolls.


  • Leslie Benzies, designer escocês da franquia Grand Theft Auto


  • Richard Garriott (Lorde britânico), desenvolvedor da série Ultima de jogos para computador


  • Satoshi Tajiri criador da série Pokémon


  • Shinji Mikami da famosa série de jogo de survival horror Resident Evil,Devil May Cry,Onimusha entre outros


  • Sid Meier, famoso por Civilization e Railroad Tycoon


  • Shigeru Miyamoto do Donkey Kong, The Legend of Zelda e da série Super Mario


  • Peter Molyneux da série Populous, Black and White, Theme Park e dos 3 jogos de Fable entre outros.


  • Roberta Williams, designer da série de jogos para computador King's Quest,


  • Tetsuya Nomura, de Final Fantasy, Kingdon Hearts, Phantasmagoria, entre muitos outros


  • Will Wright, designer de SimCity e The Sims, além de seu recente sucesso Spore




Designers de jogo de cartas colecionáveis |



  • Richard Garfield - por jogo de cartas colecionáveis como: Magic: The Gathering, Vampire: The Eternal Struggle, Battletech, Netrunner e jogos de tabuleiro como: Robot Rally e Grand Dalmuti


Designers de RPG |




  • Gary Gygax e Dave Arneson - criadores de Dungeons & Dragons


  • Steve Jackson - criador da empresa de Steve Jackson Games desenvolvedora de jogos como o RPG GURPS e os Jogos de carta colecionáveis Illuminati e Munchkin.


  • Ken Rolston - Antes de entrar no campo de jogo de computador, durante doze anos, Ken foi um premiado designer de jogos de RPG de Mesa. Seus créditos incluem jogos e suplementos para Paranoia, RuneQuest, Warhammer Fantasy Roleplay, AD&D, D&D.[7][8][9]



Designers de jogos de tabuleiro |




  • Charles Darrow - criador da versão atual do Banco Imobiliário


  • Klaus Teuber - criador de Descobridores de Catan


  • Mordecai Meirowitz - criador de Mastermind


  • Fabiano Onça - criador de Shieldwall A Ilha de Waka Waka[2]



Designers brasileiros |



  • Fernando Fonseca


  • Luiz Dal Monte Neto, teve cerca de 60 jogos publicados, a maioria deles nas décadas de 80 e 90.[3][4][5]


  • Mário Seabra um pioneiro na criação de jogos no Brasil. Seu jogo mais conhecido é War II.[10]


  • Renato Degiovani, Produtor do site TILT online.

  • Sílvia Zatz

  • Vince Vader



Ligações externas |



  • Design E Semiótica: A Criação De Jogos De Tabuleiro Como Objetos De Aprendizagem UFSC


  • Site internacional com artigos sobre desenvolvimento de jogos, mercado de trabalho na área. Gamasutra


  • Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais Abragames


Ver também |


  • Ludificação


Referências




  1. ab Guia da Carreira. [htt://www.guiadacarreira.com.br/cursos/curso-design-de-jogos/ «Curso de Design de Jogos: Perfil do Profissional»]. Guia da Carreira. Consultado em 12 de março de 2017 


  2. ab Cham, Iana. [htt://www.http://super.abril.com.br/blog/superlistas/8-dicas-para-fazer-seu-proprio-jogo-de-tabuleiro/ «8 dicas para fazer seu próprio jogo de tabuleiro»]. Superinteressante. Consultado em 12 de março de 2017 


  3. ab Luiz Dal Monte Neto (Julho de 2000). «Entrevista». Consultado em 25 de março de 2013 


  4. abc Luiz Dal Monte Neto (maio de 1992). «Um criador de problemas». Consultado em 25 de março de 2013 


  5. ab Andre Zatz (julho de 2000). «LUIZ DAL MONTE NETO». Consultado em 25 de março de 2013 


  6. Sir Harold Evans (21 de janeiro de 2013). «REUTERS MAGAZINE-The do-good profit motive-Sir Harold Evans» (em inglês). Consultado em 25 de março de 2013 


  7. «RPG Legend Ken Rolston Retires». Joystiq. Consultado em 13 de maio de 2009 


  8. «Oblivion's Ken Rolston Speaks». H Consumer. Consultado em 13 de maio de 2009 [ligação inativa] 


  9. «Masters of Narrative Design 6: Ken Rolston». narrativedesign.org. Consultado em 13 de maio de 2009 


  10. Ludomania. «MÁRIO SEABRA». Consultado em 25 de março de 2013 


















































  • Portal dos jogos
  • Portal dos jogos eletrônicos



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