Remo





Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre um esporte aquático. Para outros significados, veja Remo (desambiguação).






Ambox rewrite.svg


Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.







Text document with red question mark.svg

Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2010)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.




Remadores nas Olimpíadas.


Remo é um desporto de velocidade, praticado em embarcações estreitas, nas quais os atletas se sentam sobre carrinhos móveis, de costas voltadas para a proa, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade, mas por vezes também no mar.


Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco,ou controlar o leme por via de cabos ligados às sapatilhas(nome dado ao sítio onde o remador prende os pés). Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar o ritmo da remada aos atletas.




Ficheiro:ROWING Women's Single Sculls Final - 28th Summer Universiade 2015 Gwangju.webmReproduzir conteúdo

Uma disputa de remo.


O remo é um desporto muito completo, quer do ponto de vista dos atletas envolvidos (todos os grandes grupos musculares), quer do ponto de vista da demanda fisiológica que supõe. Na verdade, trata-se de um desporto de resistência-força (aquilo a que os anglo-saxónicos chamam de "power-endurance sport"), ou seja, um desporto que exige níveis muito elevados de força muscular e de resistência à fadiga. Assim, os remadores são, usualmente, muito fortes e bem musculados (ver foto) e possuem uma muito elevada capacidade aeróbica, para poderem oxigenar a grande quantidade de massa muscular utilizada no seu desporto. A combinação destas duas características confere-lhes uma capacidade física singular, senão única.


Um aspecto interessante do remo é que este desporto tende a selecionar os atletas mais altos e com membros mais longos, porque estes conseguem mais facilmente obter um padrão de exercício de força mais continuado e prolongado na água (remada mais ampla). Assim, é raro encontrarmos, por exemplo nas finais olímpicas, remadores com menos de 1,90 m de altura, havendo mesmo muitos com mais de 2,00 m. Dada esta característica do desporto, criou-se a categoria "peso leve", para possibilitar a prática competitiva do remo a homens e mulheres mais próximos do padrão normal da população. Isto possibilitou um novo tipo de atleta , mais "compactos" com um grande rácio de peso/potência ,propensos a regatas de sprint( regatas de 500m)




Índice






  • 1 Tipos de barcos


  • 2 Atletas


    • 2.1 Os atletas de barcos de pontas


    • 2.2 Os atletas de barcos de parelhos




  • 3 Terminologia


    • 3.1 Lados do barco


    • 3.2 Componentes principais dos barcos


    • 3.3 Remos


    • 3.4 Termos gerais usados durante a prática




  • 4 Provas e troféus notáveis


    • 4.1 Internacionais


    • 4.2 Nacionais de Portugal


    • 4.3 Nacionais do Brasil




  • 5 Categorias


  • 6 Provas Olímpicas


  • 7 Federações/Confederações


    • 7.1 Confederações nacionais de países lusófonos


    • 7.2 Federações Estaduais do Brasil[1]


    • 7.3 Federação Estaduais de Portugal




  • 8 Referências


  • 9 Ligações externas





Tipos de barcos |





Atleta treinando em um barco single skiff (1x) no lago Guaíba, em Porto Alegre.


Os barcos a remo são divididos em duas categorias:



  • Parelhos (ou palamenta dupla), em que cada remador utiliza 2 remos curtos.

  • Pontas (ou palamenta simples), em que cada remador utiliza 1 remo longo.


Barcos Parelhos ou Palamenta dupla:



  • Single scull - ou Single Skiff (1X): Peso=14 kg, Comprimento=8,20 m, 1 remador.

  • Double scull (2X): Peso=27 kg, Comprimento=10,40 m, 2 remadores (Proa e Voga).

  • Quadri scull ou Four scull (4X) : Peso=52 kg, Comprimento=13,40 m, 4 remadores (Proa, Sota-Proa, Sota-Voga e Voga).


Barcos Pontas ou Palamenta simples:



  • Dois sem Timoneiro (2-): Peso=27 kg, Comprimento=10,40 m, 2 remadores (Proa e Voga).

  • Dois com Timoneiro (2+): Peso=32 kg, Comprimento=10,40 m, 2 remadores e timoneiro(Proa e Voga).

  • Quatro sem Timoneiro (4-): Peso=50 kg, Comprimento=13,40 m, 4 remadores (Proa, Sota-Proa, Sota-Voga e Voga).

  • Quatro com Timoneiro (4+): Peso=51 kg, Comprimento=13,70 m, 4 remadores e timoneiro (Proa, Sota-Proa, Sota-Voga e Voga).

  • Oito com timoneiro (8+): Peso=96 kg, Comprimento=19,90 m, 8 remadores e timoneiro (Proa, Sota-Proa, Contra-Proa, 1º Centro, 2º Centro, Contra-Voga, Sota-Voga, Voga).



Atletas |



Os atletas de barcos de pontas |




  • Proa: Atleta mais próximo da proa do barco, responsável pelo equilíbrio.Geralmente controla o rumo em embarcações sem timoneiro ,em conferência com a equipa em especial o voga que nestes casos levará o leme na sapatilha.


  • Sota-Proa: Aquele que está imediatamente antes do Proa.

  • Contra-Proa: Imediatamente antes do sota-proa;


  • 1º Centro (meia-nau): Aquele que está imediatamente antes do Sota-Proa, junto com o 2° centro são os mais fortes do barco.


  • 2º Centro (meia-nau): Aquele que está imediatamente antes do 1º Centro.

  • Contra-Voga: Imediatamente antes do 2º centro.


  • Sota-Voga: Aquele que está imediatamente atrás do Voga, responsável pela voga do outro bordo.


  • Voga: Aquele que dá o ritmo ao barco, o que não tem ninguém à sua frente.(excepto por vezes o timoneiro, dependendo da embarcação, pode ter o leme em embarcações sem timoneiro, por ver melhor se esta na reta da pista ou não).


  • Timoneiro: O que comanda o barco e controla o leme. Estimula os atletas, para que nunca desistam.



Os atletas de barcos de parelhos |




  • Proa: Aquele que esta na proa do barco, maior responsável pelo equilíbrio. São normalmente os mais pequenos do barco


  • Sota-Proa (meia -nau): Aquele que esta imediatamente à frente da proa, a principal "tarefa" é fazer força, logo em geral são pessoas muito fortes.(se for um 2x este é o voga)


  • Sota Voga (meia-nau): Aquele que esta imediatamente a frente do sota-proa, ajudando o voga a manter o ritmo e a controlar o ritmo da remada.


  • Voga: Aquele que dá o ritmo da remada. não tem ninguém à sua frente.

  • Timoneiro: barcos de parelhos geralmente não têm timoneiro. O leme vai geralmente no pé ou do voga ou da proa.



Terminologia |



Lados do barco |




  • Bombordo: O lado direito do barco (para os remadores).


  • Boreste: O lado esquerdo do barco (para os remadores).


  • Proa: Para onde o barco se desloca.


  • Popa ou ré: De onde o barco vem ou vai.


    Prática do desporto a pares.





Componentes principais dos barcos |



  • Leme (Em barcos 2-, 4-, 4+, 4x e 8+)

  • Cremalheira

  • Forqueta (onde o remo se apoia)

  • Pinguel

  • Braçadeira

  • Trilho

  • Calhas

  • Finca pés, onde os pés ficam apoiados

  • Caixa de ar

  • Quebra-mar



Remos |



  • Punho

  • Cabo

  • Chumaceira


  • Espinha



Termos gerais usados durante a prática |




  • Ataque/Pegada: Quando o remo entra na água.


  • Final/Safe: Quando o remo é retirado da água.


  • Leva: Parar de remar e deixar o remo no ar permitindo ao barco continuar o seu movimento.


  • Equilibrar/Patilhar: A pá do remo em contato com a água, em posição paralela.


  • Pega: Aumentar a força e cadência da remada.


  • Punhos a falca: Levar os punhos a falca para equilibrar o barco.

  • Ciar": Remar ao contrário, fazendo o barco andar para trás.

  • Remos no final: Posição inicial (normalmente com os remos na posição vertical)

  • Stop 2: Parar na fase da remada em que o tronco e os braços estao totalmente colocados

  • Stop 1: Parar na fase da remada em que apenas os braços estão colocados



Provas e troféus notáveis |



Internacionais |




  • Copa do mundo de remo, realizada anualmente com suas 3 etapas, sendo a última sempre realizada em Lucerna na Suíça;

  • Campeonato mundial de remo, realizado anualmente após as 3 etapas da Copa do Mundo;

  • Henley Royal Regatta, realizada na primeira semana de julho na cidade de Henley-on-Thames no Reino Unido.



Nacionais de Portugal |



  • Taça Lisboa

  • Lisboa Classic Regata



Nacionais do Brasil |


  • Campeonato brasileiro de remo, realizado anualmente pela CBR, normalmente na primeira ou segunda semana de outubro.


Categorias |



  • Benjamim: até 10 anos

  • Infantil: ate 12 anos

  • Iniciados / Juvenil B: até 14 anos

  • Juvenil: 15 a 16 anos

  • Júnior B: 17 a 18 anos

  • Júnior: 18 a 20 anos

  • Sub-23: Atletas até 22 anos

  • Sênior: Classe aberta

  • Veteranos : Acima de 27 anos


A partir da categoria Sub-23 existe também a sub-categoria ligeiro (peso leve), com atletas de até 72,5 kg, sendo que a média geral de um barco coletivo não pode ultrapassar 70 kg.



Provas Olímpicas |


Atualmente existem 14 eventos de remo olímpico:



  • Homens: Four Skiff (4X), Double Skiff (2X), Skiff (1X), Oito com timoneiro (8+), Quatro sem timoneiro (4-), dois sem timoneiro (2-);

  • Homens Peso Leve: Double Skiff (2X), Quatro sem timoneiro (4-);

  • Mulheres: Four Skiff (4X), Double Skiff 2X), Skiff 1X), Oito com timoneiro 8+), Quatro sem timoneiro 4-);

  • Mulheres Peso Leve: Double Skiff 2X).



Federações/Confederações |


A federação internacional que organiza o esporte é a FISA, (do frânces Fédération Internationale des Sociétés d’Aviron).



Confederações nacionais de países lusófonos |


  • Associação de Remo de Cabo Verde


  • Associação de Canoagem e Remo de Moçambique

  • Associação Geral de Remo de Macau-China



  • Confederação Brasileira de Remo

  • Federação de Remo de Moçambique

  • Federação Angolana de Canoagem e Remo

  • Federação Portuguesa de Remo



Federações Estaduais do Brasil[1] |



  • Federação Amazonense de Remo

  • Federação dos Clubes de Regata da Bahia

  • Federação de Remo de Brasília

  • Federação de Remo do Espírito Santo

  • Federação Paraense de Remo

  • Federação de Remo da Paraíba

  • Federação Pernambucana de Remo

  • Federação Paranaense de Remo

  • Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro

  • Federação Norte-Riograndense de Remo

  • Federação de Remo do Rio Grande do Sul

  • Federação de Remo do Estado de Santa Catarina

  • Federação Sergipana de Remo

  • Federação Paulista de Remo



Federação Estaduais de Portugal |


• ARN - Associação de Remo do Norte


• ARBL - Associação de Remo da Beira Litoral


• ARSI - Associação de Remo do Sul e Ilhas



Referências




  1. User, Super. «Confederação Brasileira de Remo - Site Oficial - Federações Estaduais». www.remobrasil.com. Consultado em 12 de agosto de 2015 



Ligações externas |



Commons

O Commons possui imagens e outras mídias sobre Remo



  • Rowing Encyclopedia

  • Federação Portuguesa de Remo

  • Federação Angolana de Canoagem e Remo

  • Confederação Brasileira de Remo

  • Federação Internacional do Remo (FISA)


  • Ocean Rowing Society

































Popular posts from this blog

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks

Calculate evaluation metrics using cross_val_predict sklearn

Insert data from modal to MySQL (multiple modal on website)