Luftschiffbau-Zeppelin GmbH









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O LZ 127 Graf Zeppelin partindo para DELAG, a primeira linha aérea do Mundo.


A Luftschiffbau-Zeppelin GmbH é uma empresa alemã que durante o início do século XX, foi uma empresa líder no projeto e construção de dirigíveis, especificamente os da linha Zeppelin, incluindo o famoso Hindenburg.




Índice






  • 1 Histórico


  • 2 Ver também


  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





Histórico |


O Conde Ferdinand von Zeppelin vinha trabalhando em vários protótipos de dirigíveis rígidos desde 1885. Seu primeiro voo bem sucedido num desses modelos ocorreu em 1900. Inicialmente, o financiamento vinha de recursos do próprio Conde, de doações privadas e de loterias.


Com o sucesso crescente, a cada voo o interesse público crescia. Luftschiffbau, é uma palavra alemã que significa literalmente: "construindo dirigíveis".


Em 1908 o Zeppelin LZ 4 foi destruído durante um voo de teste. Isso acabou beneficiando a empresa, pois houve uma verdadeira "inundação" de doações populares, chegando a recolher mais de 6 milhões de marcos alemães, que foram usados para criar tanto a Luftschiffbau Zeppelin GmbH, quanto a Fundação Zeppelin.[1]


Entre 1917 e 1940, a companhia trabalhou em associação com a Goodyear Tire and Rubber Company para produzir Zeppelins nos Estados Unidos. A parceria acabou quando a Segunda Guerra Mundial teve início, mas a Goodyear continuou a construir dirigíveis com a sua própria marca.


A Luftschiffbau Zeppelin parou de fabricar em 1938 e encerrou as operações em 1940. No outono de 1941 a companhia aceitou contratos para produzir os tanques de combustível e partes da fuselagem para o foguete V-2.[2] E devido a isso, suas instalações foram bombardeadas em junho de 1943.[3]


A companhia continuou existindo durante a Segunda Guerra e desapareceu em 1945.[4]


Cerca de 50 anos depois a companhia ressurgiu na Alemanha, O grupo líder da fabricante atual dos Zeppelin foi reestabelecido em 1993, e o grupo operacional que efetivamente produz os modelos atuais foi criado em 2001,[5] para produzir o Zeppelin NT.



Ver também |



  • Zeppelin

  • LZ 127 Graf Zeppelin

  • LZ 129 Hindenburg

  • LZ 130 Graf Zeppelin II

  • Zeppelin NT

  • Hangar do Zeppelin

  • Torre do Zeppelin

  • Fliegende Panzerfaust

  • Zeppelin Rammer



Referências




  1. Archbold, Rick (1994). Hindenburg: An Illustrated History. [S.l.]: Warner/Madison Press. p. 32. ISBN 978-0446517843 


  2. Neufeld, Michael J. (1995). The Rocket and the Reich: Peenemünde and the Coming of the Ballistic Missile Era. New York: The Free Press. p. 143 


  3. Ordway, Frederick I, III; Sharpe, Mitchell R (1979). The Rocket Team. Col: Apogee Books Space Series 36. New York: Thomas Y. Crowell. p. 74. ISBN 1-894959-00-0  A referência emprega parâmetros obsoletos |coautor= (ajuda)


  4. The Zeppelin companies in Germany


  5. ZLT Zeppelin Luftschifftechnik GmbH & Co KG



Ligações externas |



  • Operation Bellicose map from Newsweek 1943


  • The Zeppelin museum in Friedrichshafen


  • Zeppelin Luftschifftechnik GmbH — The original company, now developing the Zeppelin NT

  • US Centennial of Flight Commission — The Zeppelin





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  • Portal da aviação






























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