Seiva




Nas plantas vasculares, a seiva é um constituente líquido que permite a mobilização de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta. É uma similaridade ao sangue dos animais, exceto por não capitar resíduos até órgãos excretores, que nem todos os animais mobilizam oxigênio e gás carbônico pelo sangue (insetos - respiração traqueal) e que geralmente boa parte da água absorvida é usada na transpiração para se obter nutrientes do solo[1].


Em botânica, distinguem-se dois tipos de seiva[2]:




  • Seiva bruta, formada nas raizes, carrega água, sais minerais e hormônios (um deles é a citocinina) aos órgãos verdes da planta (caule e folhas) através das células do xilema, para ser utilizada na produção de substâncias orgânicas (açúcares, aminoácidos, etc) e regular o desenvolvimento de células.


  • Seiva elaborada, produzida nos órgãos verdes carrega nutrientes elaborados e hormônios (um deles é a auxina) que é dispersa por todos os tecidos da planta através das células do floema. Um componente principal desta seiva é a glicose, um açúcar simples formado pela fotossíntese.



Referências




  1. Coffey, Janice C.; Raven, Peter H.; Evert, Ray F.; Curtis, Helena; Evert, Ray; Eichhorn, Susan E. (1977-08). «Biology of Plants». Taxon. 26 (4). 469 páginas. ISSN 0040-0262. doi:10.2307/1220062  Verifique data em: |data= (ajuda)


  2. «Transporte em Angiospérmicas" no site curlygirl.no.sapo.pt (Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza) acessado a 22 de junho de 2009» 



  • Portal da ciência
  • Portal da botânica




Ícone de esboço
Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Popular posts from this blog

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

Calculate evaluation metrics using cross_val_predict sklearn