Melodia

Multi tool use
Nota: Se procura pelo cantor, veja Luis Melodia.
|
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2013) Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
|
|
Melodia (do grego μελῳδία - melōidía, "canção, canto, coral") é uma sucessão coerente de sons e silêncios, que se desenvolvem em uma sequência linear com identidade própria. É a voz principal que dá sentido a uma composição e encontra apoio musical na harmonia e no ritmo. Na notação musical ocidental a melodia é representada no pentagrama de forma horizontal para a sucessão de notas musicais e de forma vertical para sons simultâneos.
Os sons da melodia possuem um sentido musical. A sucessão de sons arbitrários não se considera que produz melodia. Os sons que formam a melodia possuem quase sempre durações diferentes. Este jogo de durações diferentes é o ritmo. Os sons de uma melodia não têm todos a mesma música, mas alturas (frequências) diferentes.
Exemplos de melodia |
Cada estilo musical usa a melodia de sua própria maneira:
- Na música clássica temos os motivos, um tema melodico frequente que é usado como tema para então explorado sob diversas formas variantes em uma mesma composição, como na abertura da Quinta Sinfonia de Beethoven.
- No período barroco surgiu as melodias em camadas, a chamada polifonia usada na Fuga e no Contraponto.[desambiguação necessária]
- No período romântico, Richard Wagner popularizou o conceito de leitmotif, uma melodia associado a uma certa ideia, pessoa ou lugar.
- Na música erudita do século XX e XXI, a combinação melôdica de timbres que ganhou destaque. Neste campo podemos citar a Música concreta, a Klangfarbenmelodie, os Eight Etudes and a Fantasy de Eliott Carter, o terceiro movimento de String Quartet de Ruth Crawford-Seeger e Aventures de György Ligeti, entre outros.
- No Blues e no Jazz os músicos usam uma linha melodica inicial chamada "lead" ou "head", como ponto de partida para a Improvisação.
- O Rock, Folk, MPB e a música popular em geral tendem a ter uma ou duas melodias organizadas em versos e refrão usando-as de modo intercalado.
Ligações externas |
- Melodyhound: Uma ferramenta de busca para melodias
- Midomi: outra ferramenta de busca de melodias
- Themefinder: mais uma ferramenta de busca de melodias
- Gerador Automático de Melodias
 |
Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
|
Portal da música erudita
Notação musical |
Pauta |
Armadura · Clave · Clave de fá · Clave de dó · Clave de sol · Coda · Compasso · Escala musical · Fórmula de compasso · Modo musical · Tempo · Tonalidade · Transposição
|
 |
Notas |
Acidentes (Bemol · Bequadro · Sustenido) · Altura · Duração · Nota pontuada · Pausa
|
Articulação |
Acentuação · Dinâmica · Legato · Ligadura · Marcato · Ornamento · Ossia · Staccato · Tenuto
|
Desenvolvimento |
Da capo · Segno · Harmonia · Melodia · Dissonância · Motivo · Ritmo (Tempo · Métrica · Andamento) · Fermata · Tema · Tonalidade · Atonalidade
|
Relacionados |
História · Baixo cifrado · Símbolos da notação musical moderna · Neuma · Tablatura · Solfejo · Musicografia Braille
|
nZ HkkNMoiaAxLXwgGZdRn hNC2WtFW UH v1GTYtRdKj,V uestu7VYugu,Rhszob4Q vmL,YKpd
Popular posts from this blog
0
I found a lot of questions abount appendices and ToC. Many users want appendices to be grouped in an Appendix part, however some problems arise with ToC, hyperref, PDF viewer bookmarks, and so on. There are different solutions which require extra packages, command patching and other extra code, however none of them satisfies me. I almost found an easy way to accomplish a good result, where appendices are added to bookmarks in the right way and hyperref links point to the right page. However, the number of the "Appendix" part page is wrong (it's the number of appendix A). Is there any EASY way to fix that? This is a MWE: documentclass{book} usepackage[nottoc,notlot,notlof]{tocbibind} usepackage{hyperref} begin{document} frontmatter tableofcontents mainmatter part{First} chapter{...
1
In the sklearn.model_selection.cross_val_predict page it is stated: Generate cross-validated estimates for each input data point. It is not appropriate to pass these predictions into an evaluation metric. Can someone explain what does it mean? If this gives estimate of Y (y prediction) for every Y (true Y), why can't I calculate metrics such as RMSE or coefficient of determination using these results?
python scikit-learn cross-validation
share | improve this question
edited Nov 28 '18 at 17:52
desertnaut
20.3k 7 43 79
...
0
I have problem with inserting data to MySQL from modal. My modal: <a href="#" class="badge badge-pill badge-success">6 komentarzy</a> <a href="#" class="badge badge-pill badge-danger">brak komentarzy</a> <a data-toggle="modal" href="#add_desk_comm_{$desk_['desk_id']}" data-target="#add_desk_comm_{$desk_['desk_id']}" class="ediiit">(dodaj)</a> <div class="modal fade" id="add_desk_comm_{$desk_['desk_id']}" tabindex="-1" role="dialog" aria-labelledby="edit_printer" aria-hidden="true"> <div class="modal-dialog" role="document"> ...