Chá preto









Ambox important.svg


Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:


  • As fontes não cobrem todo o texto.

  • Contém referências que necessitam de formatação.








Uma chávena de chá preto



Commons

O Commons possui imagens e outras mídias sobre Chá preto


O chá preto[1] é um dos quatro tipos definidos de chá no mundo. Curiosa e literalmente, é chamado de chá vermelho na China. O chá preto é o tipo de chá mais comum no Ocidente, tanto em saquinhos como em folhas. Grande parte do chá preto consumido internacionalmente é produzido na Índia.


O chá preto é processado de duas formas: em CTC (Crush, Tear, Curl — "Esmagamento, Rasgo, Enrolamento") ou em "folhas inteiras". O método CTC é usado para folhas de baixa qualidade que acabam muitas vezes em saquinhos de chá e são processados por máquinas. Este método é eficiente para produzir um produto a partir de folhas de qualidade média ou baixa.


O processamento manual é usado para chás de qualidade elevada. Este estilo de processamento ortodoxo resulta num chá de qualidade elevada procurado por muitos conhecedores e apreciadores de chá. O chá é deixado oxidar, depois enrolado e, finalmente, seco em bandejas quentes.


Existem vários tipos de chá preto, mas entre os mais famosos estão os indianos Darjeeling, Assam, Nilgiri e Ceilão, e o chinês Keemun.


O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis (chá branco, chá verde e Oolong).



Benefícios à saúde |


Estudo publicado em novembro de 2012[2] comparou as taxas de consumo de chá preto em 50 países ao redor do mundo e a prevalência de doenças, como câncer, doenças respiratórias, cardiovasculares e infecciosas e diabetes. De acordo com os autores, apenas uma correlação conclusiva pôde ser feita: países nos quais bebe-se bastante chá preto possuem índices menores de diabetes tipo 2 em sua população. O motivo, segundo eles, é que o processamento do chá preto gera flavonoides, moléculas de propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir a doença.


Outros estudos já haviam concluído que o chá preto possui propriedades antidiabéticas. No início de 2012, estudo publicado no UK Nutrition Bulletin revelou que pessoas que bebem de três a seis xícaras de chá preto por dia são de 30% a 57% menos propensas a ter ataques cardíacos, além de serem menos vulneráveis aos diabetes tipo 2.[3]



Referências




  1. Academia Brasileira de Letras. Disponível em http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23. Acesso em 30 de abril de 2014.


  2. Beresniak A, Duru G, Berger G,et al. Relationships between black tea consumption and key health indicators in the world: an ecological study. BMJ Open2012;2:e000648. doi:10.1136/bmjopen-2011-000648


  3. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-3010.2011.01937.x/abstract


































  • Portal dos alimentos




Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

Calculate evaluation metrics using cross_val_predict sklearn