Comprimento do arco




A determinação do comprimento de segmentos de arco irregular — também conhecido como retificação de uma curva — representou uma dificuldade histórica. Embora muitos métodos tenham sido utilizados para curvas específicas, o advento do cálculo levou a uma formulação geral que provê a solução em alguns casos.




Índice






  • 1 Definição precisa


  • 2 Métodos modernos


  • 3 Notas


  • 4 Referências





Definição precisa |


Arclength.svg

Escolher um finito número de pontos ao longo de uma curva e conectar cada um destes pontos com o próximo com uma linha reta. A soma do comprimento de cada um destes segmentos é o comprimento de um caminho polinomial.


Definição: O comprimento de uma curva é o menor número tal que o comprimento dos caminhos polinomiais nunca pode ultrapassar, não importando quanto juntos sejam colocados os pontos finais do segmentos.


Na linguagem matemática, o comprimento do arco é o supremo de todos comprimentos de um dado caminho polinomial.



Métodos modernos |


Considere uma função f(x){displaystyle f(x),}{displaystyle f(x),} tal que f(x){displaystyle f(x),}{displaystyle f(x),} e f′(x){displaystyle f'(x),}{displaystyle f'(x),} (isto é a derivada em relação a x) são contínuas em [ab] . O comprimento s de parte do gráfico de f entre x = a e x = b é dado pela fórmula:


s=∫ab1+[f′(x)]2dx.{displaystyle s=int _{a}^{b}{sqrt {1+[f'(x)]^{2}}},dx.}{displaystyle s=int _{a}^{b}{sqrt {1+[f'(x)]^{2}}},dx.}

a qual se deriva da fórmula da distância aproximada do comprimento do arco composto de muitos pequenos segmentos de reta. Como o número de segmentos tende para o infinito (pelo uso da integral) esta aproximação se torna um valor exato.


Se a curva é definida parametricamente por x=X(t){displaystyle x=X(t),}{displaystyle x=X(t),} e y=Y(t){displaystyle y=Y(t),}{displaystyle y=Y(t),}, então o comprimento do arco entre t = a e t = b é[1]


s=∫ab[X′(t)]2+[Y′(t)]2dt.{displaystyle s=int _{a}^{b}{sqrt {[X'(t)]^{2}+[Y'(t)]^{2}}},dt.}{displaystyle s=int _{a}^{b}{sqrt {[X'(t)]^{2}+[Y'(t)]^{2}}},dt.}

Deve-se notar que a definição acima só pode ser considerada rigorosa caso se prove que duas parametrizações distintas geram o mesmo comprimento de arco.



Notas |




  1. Carmo (2010), p. 7.



Referências |



  • Carmo, Manfredo Perdigão do (2010). Geometria Diferencial de Curvas e Superfícies 4 ed. Rio de Janeiro: SBM. ISBN 978-85-85818-26-5 



Popular posts from this blog

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

count number of partitions of a set with n elements into k subsets

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks