Batismo






O Baptismo de Cristo - Igreja do Primeiro Século.





O Baptismo de Cristo por Andrea del Verrocchio e Leonardo da Vinci.


O batismo (AO 1945: baptismo) é um rito de passagem, feito normalmente com água sagrada sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. Na Igreja Católica, o batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.




Índice






  • 1 Significados


    • 1.1 Sacramento


    • 1.2 Ordenança


    • 1.3 Simbolismo




  • 2 Modos


  • 3 Elementos


    • 3.1 No Antigo Testamento


    • 3.2 No Novo Testamento encontramos


    • 3.3 Fora da Bíblia




  • 4 Paralelos


  • 5 Idade


  • 6 Resumo comparativo


  • 7 Ver também


  • 8 Observação


  • 9 Notas e Referências


  • 10 Outras fontes





Significados |


O termo é a transliteração do grego "βαπτισμω" (baptismō) para o latim (baptismus), conforme se vê na Vulgata em Colossenses 2:12. Este substantivo também se apresenta como "βαπτισμα" (baptisma) e "βαπτισμός" (baptismós), sendo derivado do verbo "βαπτίζω" (baptizō), o qual pode ser traduzido por "batizar", "imergir", "banhar", "lavar", "derramar", "cobrir", "tingir" ou "purificar", conforme utilizado no Novo Testamento e na Septuaginta.


As abluções do Antigo Testamento (Hebreus 6:2 e Hebreus 9:10) foram traduzidas por "batismos" no grego koiné, que é o usado no Novo Testamento. Através da discussão entre os discípulos de João e os discípulos de Jesus (João 3:25-26) vemos que as purificações "καθαρισμός" (katharismós) são usadas como sinônimos de baptismo.


Esta é a mesma palavra usada em Lucas 2:22, quando Maria vai apresentar Jesus. Referindo-se ou período de purificação próprio das mulheres que tinham filho, como está na lei mosaica.


Em Marcos 7:4, onde o termo não representa o baptismo cristão, o verbo é traduzido em diferentes versões da Bíblia por lavar, limpar, aspergir ou, literalmente, batizar.


Os textos em Marcos 10:38 e Lucas 24:49 enfatizam o baptismo como rito de passagem.


A transliteração, portanto, se justifica diante do universo semântico apresentado.



Sacramento |




Um batismo infantil realizado em uma paróquia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Segundo algumas denominações cristãs, entre as quais a Católica, a Luterana e a Reformada, o batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao batizando a bênção e a graça de Deus. Segundo a doutrina da Igreja Católica, o batismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também é necessário para a salvação.


Na Igreja Católica, o batismo é dado às crianças (batismo infantil) e a convertidos adultos que não tenham sido antes batizados validamente (o batismo da maior parte das igrejas cristãs é considerado válido pela Igreja Católica visto que se considera que o efeito chega diretamente de Deus independentemente da fé pessoal, embora não da intenção, do sacerdote).


"O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" [1].


O batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo [2].


A Igreja Católica e as tradições Luteranas, Anglicanas, Reformadas e Metodistas insistem no batismo às crianças porque "tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus" [3], isto faz com que as pessoas não têm o direito de durante seu crescimento pecar novamente já que Jesus Cristo não voltará a terra para novamente morrer na cruz e dar-lhes o direito de ser perdoados.
Ainda segundo a doutrina da Igreja Católica, embora o batismo seja fundamental para a salvação, os catecúmenos, todos aqueles que morrem por causa da fé (batismo de sangue), [...] todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Batismo de desejo), conseguem obter a salvação sem serem batizados porque Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem batizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita [4].




Do mesmo modo, as Igrejas Luteranas, Anglicanas, Reformadas e Metodistas também ministram o batismo às crianças e a adultos sem batismo considerado como válidos anteriormente. Dentro do conceito de validade, apenas os Luteranos e Anglicanos mantém como válido todos os batimos cristãos, excetuando-se apenas dos grupos considerados pela Ortodoxia Cristã como paracristãos (Adventistas,Testemunhas de Jeová e Mórmons). Já nos grupos Reformados (Presbiterianos e Reformados) e nos grupos Metodistas existem diversas versões sobre aceitação ou não do baptismo ministrado pela Igreja Católica Romana.



Ordenança |


Segundo algumas denominações, o batismo é entendido como ordenança, isto é, ele é uma ordem. Porém deve se ter o cuidado de que não é o rito em si o que salva, nem a quantidade de água.


O batismo deve externar a aliança com Cristo, representando uma realidade interior (I Pedro 3:21). No caso de batismo de bebês, de nada adianta batizar se não houver ensino. Jesus ordenou que seus discípulos batizassem e ensinassem a guardar os seus mandamentos (Mateus 28:19-20).



Simbolismo |


A água deve simbolizar a pureza e lavar.


Se por imersão, ainda assim deve haver o derramamento sobre o batizado, simbolizando o derramar e lavar do Espírito Santo e o ser revestido de Cristo, muda-se vida - morte para o mundo, vida em Jesus.


A borrifação se reporta ao Antigo Testamento, nos ritos de purificação, a qual era tipo da purificação pelo sangue de Jesus Cristo. Assim como acontece com o derramar da água, a maior dificuldade é de cunho cultural, visto que para um hebreu esta forma de purificação já era entendida.



Modos |


São dois os principais modos de batismo cristão:



  • Aspersão ou Efusão - batismo onde a água é borrifada ou derramada sobre o que é batizado.


  • Imersão - batismo em que o que é batizado deve ser mergulhado na água. Se baseia no significado de imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como «nova criatura»" [5].


Elementos |




Um moderno batizado na Igreja do Sagrado Coração Monza, Itália


Existem diferentes elementos usados no Baptismo.



No Antigo Testamento |



  • Batismo com Água - Assim foram purificados os [Levitas], através da aspersão de água. Em alguns momentos a água era misturada com algo do sacrifício, tal como cinza ou sangue. Em alguns casos eram lavados com água tanto de pessoas como de utensílios.


  • Batismo com Sangue - É o sacrifício com o derramamento de sangue como uma aliança com Deus e os homens


  • Batismo com Óleo - Era usado na consagração do sacerdote, também chamado de unção sacerdotal. Havia a unção do rei.


  • Batismo com o Espírito Santo - É mencionado como promessa nos profetas. No livro de Ezequiel, capítulo 36, versos 25 a 27, encontramos a profecia do novo nascimento e dos baptismos cristãos com água e com o Espírito Santo. O texto em Ezequiel é similar ao de Isaías 44.


No Novo Testamento encontramos |




  • Batismo com Água - Neste caso há a preferência por água pura, não se misturando com sangue ou cinza. Jesus Cristo é o cordeiro do sacrifício pela expiação dos pecados. O Novo Testamento afirma que Noé e os seus foram batizados na Arca usada no dilúvio.


  • Batismo com Água (por imersão no Rio) - Feito no rio Jordão, citado nos 4 livros dos apóstolos de Jesus Cristo: Livro de: Mateus, Marcos, Lucas e João, confirmam que Jesus Cristo foi batizado no Rio Jordão, logo nos temos que seguir esse exemplo, batismo somente em água corrente de rio, devemos seguir esse modelo de batismo [6]



  • Batismo com Sangue - Jesus (Evangelho Segundo Marcos 10:38-39), diante do pedido de Tiago e João, seus discípulos, filhos de Zebedeu, se reportou a sua morte futura como um baptismo, tendo Ele derramado o seu sangue e Mediado uma Nova Aliança entre Deus e os homens, sendo Ele mesmo o sacrifício pelo pecado. Isto é reforçado na instituição da Ceia do Senhor. Seus discípulos que haviam afirmado desejarem ser batizados com o mesmo baptismo, morrera dando suas vidas por amor a Jesus. Pode ser usado quando uma pessoa é morta por defender a Fé Cristã.


  • Batismo com o Espírito Santo - Cumpre a promessa e unifica os conceitos associados ao baptismo com óleo. Pedro em sua primeira carta afirma que o povo de Deus é sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus. O óleo é usado também no Novo Testamento como medicamento e sinal da presença de Deus.


  • Batismo com Fogo - Jesus afirmou que batizaria com o Espírito Santo e com Fogo. O fogo, tal como no caso da cinza no Antigo Testamento, está associado à purificação, mas neste caso, conforme os textos dos Evangelhos de Mateus e Lucas, significa a destruição, onde a palha será queimada em fogo inextinguível.


Fora da Bíblia |



  • Fé Católica Romana - Como a Fé Romana professa ser indispensável o baptismo para a salvação, foram criados recursos através da instituição de dogmas, tal como baptismo de desejo, onde alguém que tivesse morrido desejoso de ser batizado com água o seria de alguma forma nos céus.


  • Outras religiões - Como rito de passagem de admissão.


Paralelos |


Na Bíblia o baptismo recebe paralelos com:


  • a circuncisão - Colossenses 2:11-12 e I Pedro 3:21.


  • arca de Noé - I Pedro 3:20-21.

  • nuvem e mar do povo de Israel no êxodo do Egito - I Coríntios 10:1-2.

Neste último texto, I Coríntios 10:1-4, temos os dois sacramentos: Baptismo e Santa Ceia.



Idade |



  • Batismo Cristão Adulto - Batismo de arrependimento e remissão de pecados, o qual deve ser ministrado naquele que reconheça a sua natureza pecaminosa, que busca depender de Deus e que reconheça o senhorio de Jesus Cristo sobre sua nova vida. Esta deve ser uma ação voluntária do pecador arrependido, o qual se dispõe a perder a sua vida e depender de Jesus. Nenhum valor tem o símbolo se isto não parte de um novo coração. Sua liberdade deve ser limitada pelo amor. A independência dá lugar à dependência.


  • Batismo Cristão Infantil - realizado em crianças, sob a autoridade de seus pais ou tutores de sua educação religiosa e formação do caráter. Não se trata de batismo de arrependimento, mas de batismo de consagração. Tanto na apresentação como no batismo infantil, o propósito é reconhecer as crianças como participantes do Reino de Deus e de suas promessas, devendo estas ser ensinadas a guardar todas as coisas que Jesus ordenara. Nenhum dos dois tem valor se tutores, ao invés de serem guias e modelos de vida, forem obstáculos para que os pequeninos cheguem verdadeiramente a Jesus. Igualmente não isenta os filhos de professarem sua fé diante de Deus e das demais pessoas em seu dia-a-dia.

Para a Igreja Católica Romana a água que é jogada sobre a testa da criança, que representa vida nova, o óleo que simboliza a força da graça de Deus contra o mal; purificada e da vela, que é a luz da fé; a roupa branca é um importante símbolo deste ritual, que indica a pureza do corpo e da alma daquele que está recebendo o batismo.







Resumo comparativo |


Resumo Comparativo de batismos de denominações cristãs. (Esta seção não dar uma listagem completa das denominações, e, portanto, ele menciona apenas uma fração das igrejas praticando o "batismo do crente".)



















































































































































































Denominação
Crenças sobre o batismo
Tipo de Batismo
Batiza crianças?
O Batismo Regenera / dá a vida espiritual
Padrão

Igreja Católica Latina
"Necessária para a salvação para aqueles a quem o Evangelho foi anunciado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento"
Normalmente, derramando no Ocidente, por submersão ou imersão no Oriente; aspersão admitida apenas se a água flui então na cabeça.
Sim
Sim
Trindade

Igreja Ortodoxa / Igrejas ortodoxas orientais / Igrejas católicas orientais
O homem velho morre o "Novo Homem" nasce livre da mancha do pecado ancestral. Um novo nome é dado. Todos os compromissos anteriores e os pecados são anulados.
3 vezes por submersão ou imersão (outras formas somente em situações de emergência, devem ser corrigidos pelo padre se possível).
Sim. Crisma (ou seja,) Confirmação e Comunhão siga imediatamente.
Sim
Trindade

Igreja Luterana
O batismo é um milagre, Sacramento Através do qual Deus cria e/ou reforça o dom da fé no coração de uma pessoa. "Embora nós não pretendem entender como isso acontece ou como é Possível, que nós acreditamos (por causa do que uma Bíblia diz sobre o batismo) que quando uma criança é batizada, Deus cria a fé no coração dessa criança".
Na doutrina todas as formas são lícitas, mas na prática acontece quase sempre por aspersão ou derramamento.
Sim
Sim
Trindade

Comunhão Anglicana
"Batismo não é apenas um sinal de profissão e marca de diferença, segundo o qual os homens cristãos são discernidas de outro que não pode ser baptizado, mas é também um sinal de Regeneração ou Novo Nascimento-, segundo a qual, assim como por um instrumento, que recebem Batismo justamente são enxertados na Igreja; as promessas do perdão dos pecados e da nossa adoção de ser filhos de Deus pelo Espírito Santo, são visivelmente assinado e selado; Fé é confirmada, e a graça aumentada por virtude da oração a Deus ".
Por submersão, imersão, afusão ou aspersão.
Sim (na maioria das sub-denominações)
Sim (na maioria das sub-denominações)
Trindade

Igreja Presbiteriana e Igrejas Reformadas
Um sacramento, um ritual simbólico, e um selo de fé apresentar o crente adulto. É um sinal externo de uma graça interna.
Por aspersão, derramamento, imersão ou submersão.
Sim, para indicar a filiação na Nova Aliança.
Não
Trindade

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Uma ordenança essencial para entrar no Reino Celestial do Céu e da preparação para receber o dom do Espírito Santo pela imposição das mãos.
Por imersão realizado por uma pessoa que tenha autoridade apropriada do sacerdócio.
Não (pelo menos 8 anos de idade)
Sim
Pai e do Filho e do Espírito Santo (na Igreja SUD se acredita na trindade como 3 seres distintos)

Igreja Batista
Uma ordenança divina, um ritual puramente simbólico. É administrado somente àqueles que fazem sua pública profissão de fé em Cristo. Representa a morte para a antiga vida de pecado e o nascimento para uma nova vida de santidade com Cristo.
Somente por imersão (mergulhando o corpo por completo na água).
Não
Não
Trindade

Igreja Metodista (Arminianos, Wesleyana)
O sacramento da iniciação à santa Igreja de Cristo, pelo qual uma está incorporada atos poderosos de salvação de Deus e dado novo nascimento através da água e do espírito. Batismo lava roupa um pecado e na justiça de Cristo.
Por aspersão, derramamento, imersão ou submersão.
Sim
Pode variar
Trindade

Anabatista
O batismo é considerado pela maioria dos anabatistas como a ser essencial para uma fé cristã, mas não para a salvação. É considerado uma ordenança bíblica, juntamente com uma comunhão, lavar os pés, o ósculo santo, o véu da mulher cristã, uma unção com óleo e casamento. Os anabatistas também estiveram historicamente contra a prática do batismo infantil. Os anabatistas se firmemente contra o batismo infantil em um momento em que uma Igreja e o Estado eram um e quando as pessoas foram feitas de um cidadão Através do batismo na Igreja sancionada oficialmente (ou Católica Reformada). Crença e arrependimento Acredita-se que depois ou antes do batismo.
Derramando, imersão ou submersão.
Não
Não
Trindade

Cristadelfianos
O batismo é essencial para a salvação de um crente. Ele só é eficaz se alguém acredita que a verdadeira mensagem do Evangelho, antes de serem batizados. O batismo é um símbolo externo de uma mudança interna no crente: ele representa uma morte a um caminho, velho pecador de vida, eo início de uma nova vida como cristão, como resumiu o arrependimento do crente - é, portanto, leva a perdão de Deus, que perdoa as pessoas que se arrependem. Embora alguém é batizado só uma vez, um crente deve viver de acordo com os princípios de seu batismo (isto é, a morte para o pecado, e uma nova vida a seguir Jesus) toda a sua vida.
Só por submersão
Não
Sim
O Pai, do Filho e do Espírito Santo (embora Cristadelfianos não acreditam na trindade de Niceia)

Discípulos de Cristo
O batismo é um sinal externo e público da graça de Deus se manifesta no indivíduo. Na submersão, uma simbolicamente experiências morrer com Cristo, e em seguida levanta-se com Ele.
Geralmente por submersão
Não
Não
Trindade

Quaker (Sociedade Religiosa de Amigos)
Apenas um símbolo externo que já não está a ser praticado.
Não acredite em Batismo de água, mas apenas em um aperfeiçoamento, purificação permanente do espírito humano em uma vida de disciplinada conduzida pelo Espírito Santo.




Autenticistas

(Comunidade Cristã)[7]


O batismo é espiritual, que era necessário a demonstração exterior nos primórdios da igreja.
Tendo se aproximado ainda mais da unidade e aperfeiçoamento da fé, o batismo da consciência não necessita de símbolo exterior.

Como se trata de batismo interno, constante e já espiritual, a mudança não só é inevitável como caracteriza o próprio batismo.


Igreja Unida de Cristo (Evangélicos e Igrejas Reformadas and the Igrejas Cristãs Congregacionais)
Um dos dois sacramentos. O batismo é um sinal exterior da graça de Deus para dentro. Pode ou não ser necessária para a participação em uma congregação local. No entanto, é uma prática comum, tanto para crianças e adultos.
Por aspersão, derramamento, imersão ou submersão.
Sim, para indicar a filiação na Nova Aliança.
Não
Trindade

Igrejas de Cristo
Igrejas de Cristo, historicamente, tinha a posição mais conservadora sobre o batismo entre os diversos ramos do Movimento de Restauração, a compreensão do batismo por imersão para ser uma parte necessária da conversão.
Só por imersão
Não
Devido à crença de que o batismo é uma parte necessária da salvação, alguns batistas afirmam que as Igrejas de Cristo endossar a doutrina da regeneração batismal. No entanto, os membros das Igrejas de Cristo, rejeitar este, alegando que, desde a fé e o arrependimento são necessárias, e que a purificação dos pecados pelo sangue de Cristo através da graça de Deus, o batismo não é um ritual intrinsecamente redentora. O batismo é entendido como uma expressão confessional de fé e arrependimento, ao invés de um "trabalho" que ganha a salvação.
Trindade

Adventista
Não é indicado como pré-requisito para a salvação, mas um pré-requisito para a admissão à igreja. Ela simboliza a morte para o pecado e novo nascimento em Jesus Cristo.
Por imersão
Não
Não
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Testemunhas de Jeová
O batismo é necessário como parte de toda a organização batismal: como uma expressão de obediência ao mandamento de Jesus, como um símbolo público da fé salvadora no sacrifício resgatador de Jesus Cristo, e como uma indicação de arrependimento de obras mortas e da dedicação de uma vida ao Senhor. Consideram também o batismo uma forma de adesão a nova fé, invalidando, portanto batismos anteriores em qualquer corrente religiosa. No entanto, o batismo não garante a salvação.
Só por submersão
Não
Não
No momento anterior ao batismo, confirmam a fé em Jeová em nome de Jesus. Contudo no momento do batismo nenhuma palavra é dita.
Denominação (continuação)
Crenças sobre o Batismo
Tipo do Batismo
Batiza crianças?
O Batismo Regenera / dá vida espiritual
padrão

Pentecostais trinitários "Holiness" e vários grupos, Assembleia de Deus
Batismo é uma ordenança, um ritual simbólico usado para presenciar a ter aceitado a Cristo como Salvador pessoal.
Comum por submersão. Algumas denominações por asperção. Sublinham também a necessidade de um "segundo Batismo" especial do Espírito Santo.
Não
Varia
Trindade

Pentecostais do Nome de Jesus
Necessária para a salvação
Só por submersão
Não
Sim
Nome de Jesus
Revivalismo
Um passo necessário para a salvação.
Por submersão, com a expectativa de receber o Espírito Santo.
Não
Sim
Trindade


Ver também |



Wikiquote

O Wikiquote possui citações de ou sobre: Baptismo



  • Sacramentos católicos

  • Aspersão

  • Baptismo no Espírito Santo

  • Unção dos enfermos

  • Crisma

  • Eucaristia

  • Matrimônio

  • Imersão

  • Ordem sacerdotal

  • Penitência

  • Registro Paroquial

  • Caminho Neocatecumenal

  • Limbo


  • Didaquê - Escrito do primeiro século que comenta sobre a fórmula batismal.



Observação |


[8] Antes da Nova Reforma Ortográfica, a palavra era escrita com P assim como as formas conjugadas do verbo batizar e seus derivados, como batizado, batismal, batista e batistério. Depois da reforma ortográfica, na sequência interior pt, escreve-se a primeira consoante somente quando é pronunciada



Notas e Referências




  1. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (CCIC), n. 256


  2. Ibidem, n. 263


  3. Ibidem, n. 258


  4. Ibidem', n. 262


  5. Ibidem, n. 252


  6. «Mateus 3 - Bíblia Online - nvi». www.bibliaonline.com.br. Consultado em 23 de fevereiro de 2017. 


  7. Autenticismo na Web - Estudo analítico sobre Batismo


  8. Infopédia. «Artigo de apoio Infopédia - baptizado ou batizado?». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 12 de junho de 2018. 



Outras fontes |



  • Em que nome se deve batizar uma pessoa

  • Catecismo da Igreja Católica - Batismo




Popular posts from this blog

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

count number of partitions of a set with n elements into k subsets

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks