Luiz Razia
Luiz Razia  | |
|---|---|
| Nacionalidade | |
| Data de Nascimento | 4 de abril de 1989 (29 anos)  | 
| Local de Nascimento | Barreiras (BA), Brasil  | 
GP2 Series de 2012  | |
| Ano de estreia | 2009  | 
| Equipe atual | Arden  | 
| Corridas | 80 | 
| Vitórias | 5 | 
| Poles | 1 | 
| Voltas mais rápidas | 5 | 
Luiz Tadeu Razia Filho (Barreiras, 4 de abril de 1989) é um automobilista brasileiro.
Índice
1 Infância e juventude
2 Trajetória esportiva
2.1 O título da F-3
2.2 Piloto de testes
2.3 Vice-campeonato na GP2
2.4 Fórmula 1
3 Posição de chegada nas corridas de GP2
3.1 Resultados na GP2 Series
3.2 Resultados na GP2 Asia Series
4 Referências
5 Ligações externas
Infância e juventude | 
Nascido em Barreiras, cidade localizada no oeste da Bahia, Razia estreou nas pistas de Autocross aos 13 anos de idade, e já na temporada seguinte conquistou o título de vice-campeão Baiano da modalidade, a apenas um ponto do primeiro colocado.
Trajetória esportiva | 
Em 2004, mudou-se para Brasília, onde começou a treinar e a correr de kart, que é considerada a base da carreira de um profissional. Em apenas seis meses de treinos, consagrou-se campeão brasileiro da categoria.
Ainda em 2004, o passo seguinte foi a estréia no campeonato Fórmula 3 Sul-americana. Os treinos de adaptação à nova categoria começaram dias depois da vitória no campeonato nacional. Na temporada seguinte, já como piloto da equipe Dragão Motorsport, Luiz Razia entrou definitivamente para o cenário do automobilismo nacional ao disputar, simultaneamente, a Fórmula 3 Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault. Na F-3, conquistou duas pole positions e duas vitórias em seu primeiro ano na categoria.
Em 2005, como o mais jovem piloto em atividade na Fórmula Renault, Razia acumulou experiência em pistas de rua, e voltou a competir na Bahia em uma prova que reuniu 200 mil pessoas ao redor do circuito montado em Salvador. Na Fórmula 3, terminou o ano em quinto no campeonato com duas vitórias, duas pole positions e quatro melhores voltas no segundo ano.
O título da F-3 | 
Em 2006, o piloto baiano passou a competir por estrutura própria, e participou ativamente da fundação da Razia Sports. Ao final do campeonato, conquistou o título da categoria, liderando o ranking de vitórias, pole positions e melhores voltas. Em 14 corridas, subiu ao degrau mais alto do pódio sete vezes, largou seis vezes na primeira posição do grid e, em sete oportunidades, foi o piloto mais rápido durante uma corrida.
No ano seguinte, 2007, Razia mudou-se para a Itália e passou a competir nos campeonatos europeus e italianos de Fórmula 3000. Nesse período, ele participou, também, de testes na A1GP e na GP2.
Piloto de testes | 
Em 15 de dezembro de 2009, o barreirense foi confirmado como piloto de testes da equipe Virgin Racing durante a temporada 2010.[1]
Simultaneamente, Razia disputou a temporada 2009-10 da GP2 Asia Series, pela equipe Barwa Addax.
Foi piloto de testes da Team Lotus em 2011.[2] Em 15 de abril, durante os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da China, fez sua estreia oficial na Fórmula 1, fazendo testes para a Team Lotus.
Vice-campeonato na GP2 | 
Em 2012 disputou a GP2 pela Arden e obteve o 2º lugar na classificação geral (com 222 pontos), ficando atrás apenas do campeão, o italiano Davide Valsecchi. Nessa temporada, Razia obteve quatro vitórias: Malásia (Feature race), Espanha (Sprint race), Valencia (Sprint race) e Grã-Bretanha (Sprint race).
Fórmula 1 | 
No dia 31 de Janeiro de 2013 foi anunciado que Razia disputaria a temporada de 2013 da F1 pela equipe Marussia, ao lado do britânico e também estreante, Max Chilton. O Brasil passaria a contar, portanto, com dois pilotos na F1 em 2013. No entanto, após problemas entre seus patrocinadores e a Marussia, a equipe russa reincidiria o contrato de Razia no dia 1 de março, sendo o piloto brasileiro substituído por Jules Bianchi.[3]
Posição de chegada nas corridas de GP2 | 
Resultados na GP2 Series | 
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida) 
| Temporada | Equipe | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | Classificação | Pontos | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2009  | Fisichella Motor Sport  | ESP FEA 16  | ESP SPR 12  | MON FEA 13  | MON SPR 10  | TUR FEA Ret  | TUR SPR 20  | GBR FEA 20  | GBR SPR Ret  | GER FEA Ret  | GER SPR 14  | HUN FEA Ret  | HUN SPR Ret  | 19º | 8 | ||||||||||||
PartyPokerRacing.com Scuderia Coloni  | VAL FEA Ret  | VAL SPR 13  | BEL FEA  | BEL SPR  | ITA FEA 8  | ITA SPR 1  | ALG FEA 10  | ALG SPR 17  | |||||||||||||||||||
2010  | Rapax Team  | ESP FEA 7  | ESP SPR 2  | MON FEA 7  | MON SPR 5  | TUR FEA 5  | TUR SPR 2  | VAL FEA Ret  | VAL SPR Ret  | GBR FEA Ret  | GBR SPR 15  | GER FEA Ret  | GER SPR 13  | HUN FEA 10  | HUN SPR Ret  | BEL FEA 16  | BEL SPR 10  | ITA FEA Ret  | ITA SPR 10  | ABU FEA 7  | ABU SPR 2  | 11º | 28 | ||||
2011  | Team AirAsia  | TUR FEA 6  | TUR SPR 18  | ESP FEA Ret  | ESP SPR Ret  | MON FEA Ret  | MON SPR 20  | VAL FEA 6  | VAL SPR 2  | GBR FEA 17  | GBR SPR 14  | GER FEA Ret  | GER SPR 14  | HUN FEA 3  | HUN SPR 7  | BEL FEA Ret  | BEL SPR Ret  | ITA FEA 10  | ITA SPR 9  | 12º | 19 | ||||||
2012  | Arden International  | MYS FEA 1  | MYS SPR 5  | BHR1 FEA 2  | BHR1 SPR 4  | BHR2 FEA 4  | BHR2 SPR 2  | ESP FEA 8  | ESP SPR 1  | MON FEA 15  | MON SPR 6  | VAL FEA 3  | VAL SPR 1  | GBR FEA 5  | GBR SPR 1  | GER FEA 7  | GER SPR 10  | HUN FEA 3  | HUN SPR 3  | BEL FEA 6  | BEL SPR 20  | ITA FEA Ret  | ITA SPR 16  | SGP FEA 5  | SGP SPR 4  | 2º  | 204  | 
Razia correndo pela Fisichella Motor Sport, no GP da Catalunha da Temporada da GP2 Series de 2009.
Resultados na GP2 Asia Series | 
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida) 
| Temporada | Equipe | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | Classificação | Pontos | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2008-09  | Trust Team Arden  | CHN FEA Ret  | CHN SPR 17  | UAE FEA 10  | UAE SPR C  | BHR FEA 14  | BHR SPR 9  | QAT FEA 8  | QAT SPR 6  | MAL FEA Ret  | MAL SPR Ret  | BHR FEA 8  | BHR SPR 1  | 13º | 9 | 
2009–10  | Barwa Addax Team  | ABU1 FEA Ret  | ABU1 SPR 11  | ABU2 FEA  | ABU2 SPR  | BHR1 FEA  | BHR1 SPR  | 26º | 0 | ||||||
Rapax Team  | BHR2 FEA Ret  | BHR2 SPR 13  | |||||||||||||
2011  | Team AirAsia  | ABU FEA Ret  | ABU SPR 16  | ITA FEA Ret  | ITA SPR 14  | 25º | 0 | 
Referências
↑ «Parente Parente, Razia join Virgin as testers». Autosport.com. Consultado em 15 de dezembro de 2009
↑ «2011 Test Driver Line-up» (em inglês). Teamlotus.co.uk. Consultado em 11 de março de 2011
↑ Rafael Lopes e Marcelo Courrege (1 de março de 2013). «Luiz Razia fora da F-1: patrocinador não paga e Marussia convoca Bianchi». Globo.com. Globoesporte.com. Consultado em 1 de março de 2013
Ligações externas | 
Site oficial (em português) www.luizrazia.com
Estatísticas em DriverDatabase.com (em inglês) www.driverdb.com