Luiz Razia

Multi tool use
Luiz Razia | |
---|---|
![]() | |
Nacionalidade |
![]() |
Data de Nascimento |
4 de abril de 1989 (29 anos) |
Local de Nascimento |
Barreiras (BA), Brasil |
GP2 Series de 2012 | |
Ano de estreia |
2009 |
Equipe atual |
Arden |
Corridas |
80 |
Vitórias |
5 |
Poles |
1 |
Voltas mais rápidas |
5 |
Luiz Tadeu Razia Filho (Barreiras, 4 de abril de 1989) é um automobilista brasileiro.
Índice
1 Infância e juventude
2 Trajetória esportiva
2.1 O título da F-3
2.2 Piloto de testes
2.3 Vice-campeonato na GP2
2.4 Fórmula 1
3 Posição de chegada nas corridas de GP2
3.1 Resultados na GP2 Series
3.2 Resultados na GP2 Asia Series
4 Referências
5 Ligações externas
Infância e juventude |
Nascido em Barreiras, cidade localizada no oeste da Bahia, Razia estreou nas pistas de Autocross aos 13 anos de idade, e já na temporada seguinte conquistou o título de vice-campeão Baiano da modalidade, a apenas um ponto do primeiro colocado.
Trajetória esportiva |
Em 2004, mudou-se para Brasília, onde começou a treinar e a correr de kart, que é considerada a base da carreira de um profissional. Em apenas seis meses de treinos, consagrou-se campeão brasileiro da categoria.
Ainda em 2004, o passo seguinte foi a estréia no campeonato Fórmula 3 Sul-americana. Os treinos de adaptação à nova categoria começaram dias depois da vitória no campeonato nacional. Na temporada seguinte, já como piloto da equipe Dragão Motorsport, Luiz Razia entrou definitivamente para o cenário do automobilismo nacional ao disputar, simultaneamente, a Fórmula 3 Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault. Na F-3, conquistou duas pole positions e duas vitórias em seu primeiro ano na categoria.
Em 2005, como o mais jovem piloto em atividade na Fórmula Renault, Razia acumulou experiência em pistas de rua, e voltou a competir na Bahia em uma prova que reuniu 200 mil pessoas ao redor do circuito montado em Salvador. Na Fórmula 3, terminou o ano em quinto no campeonato com duas vitórias, duas pole positions e quatro melhores voltas no segundo ano.
O título da F-3 |
Em 2006, o piloto baiano passou a competir por estrutura própria, e participou ativamente da fundação da Razia Sports. Ao final do campeonato, conquistou o título da categoria, liderando o ranking de vitórias, pole positions e melhores voltas. Em 14 corridas, subiu ao degrau mais alto do pódio sete vezes, largou seis vezes na primeira posição do grid e, em sete oportunidades, foi o piloto mais rápido durante uma corrida.
No ano seguinte, 2007, Razia mudou-se para a Itália e passou a competir nos campeonatos europeus e italianos de Fórmula 3000. Nesse período, ele participou, também, de testes na A1GP e na GP2.
Piloto de testes |
Em 15 de dezembro de 2009, o barreirense foi confirmado como piloto de testes da equipe Virgin Racing durante a temporada 2010.[1]
Simultaneamente, Razia disputou a temporada 2009-10 da GP2 Asia Series, pela equipe Barwa Addax.
Foi piloto de testes da Team Lotus em 2011.[2] Em 15 de abril, durante os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da China, fez sua estreia oficial na Fórmula 1, fazendo testes para a Team Lotus.
Vice-campeonato na GP2 |
Em 2012 disputou a GP2 pela Arden e obteve o 2º lugar na classificação geral (com 222 pontos), ficando atrás apenas do campeão, o italiano Davide Valsecchi. Nessa temporada, Razia obteve quatro vitórias: Malásia (Feature race), Espanha (Sprint race), Valencia (Sprint race) e Grã-Bretanha (Sprint race).
Fórmula 1 |
No dia 31 de Janeiro de 2013 foi anunciado que Razia disputaria a temporada de 2013 da F1 pela equipe Marussia, ao lado do britânico e também estreante, Max Chilton. O Brasil passaria a contar, portanto, com dois pilotos na F1 em 2013. No entanto, após problemas entre seus patrocinadores e a Marussia, a equipe russa reincidiria o contrato de Razia no dia 1 de março, sendo o piloto brasileiro substituído por Jules Bianchi.[3]
Posição de chegada nas corridas de GP2 |
Resultados na GP2 Series |
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Temporada |
Equipe |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
Classificação |
Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2009 |
Fisichella Motor Sport |
ESP FEA 16 |
ESP SPR 12 |
MON FEA 13 |
MON SPR 10 |
TUR FEA Ret |
TUR SPR 20 |
GBR FEA 20 |
GBR SPR Ret |
GER FEA Ret |
GER SPR 14 |
HUN FEA Ret |
HUN SPR Ret |
19º |
8 |
||||||||||||
PartyPokerRacing.com Scuderia Coloni |
VAL FEA Ret |
VAL SPR 13 |
BEL FEA |
BEL SPR |
ITA FEA 8 |
ITA SPR 1 |
ALG FEA 10 |
ALG SPR 17 |
|||||||||||||||||||
2010 |
Rapax Team |
ESP FEA 7 |
ESP SPR 2 |
MON FEA 7 |
MON SPR 5 |
TUR FEA 5 |
TUR SPR 2 |
VAL FEA Ret |
VAL SPR Ret |
GBR FEA Ret |
GBR SPR 15 |
GER FEA Ret |
GER SPR 13 |
HUN FEA 10 |
HUN SPR Ret |
BEL FEA 16 |
BEL SPR 10 |
ITA FEA Ret |
ITA SPR 10 |
ABU FEA 7 |
ABU SPR 2 |
11º |
28 |
||||
2011 |
Team AirAsia |
TUR FEA 6 |
TUR SPR 18 |
ESP FEA Ret |
ESP SPR Ret |
MON FEA Ret |
MON SPR 20 |
VAL FEA 6 |
VAL SPR 2 |
GBR FEA 17 |
GBR SPR 14 |
GER FEA Ret |
GER SPR 14 |
HUN FEA 3 |
HUN SPR 7 |
BEL FEA Ret |
BEL SPR Ret |
ITA FEA 10 |
ITA SPR 9 |
12º |
19 |
||||||
2012 |
Arden International |
MYS FEA 1 |
MYS SPR 5 |
BHR1 FEA 2 |
BHR1 SPR 4 |
BHR2 FEA 4 |
BHR2 SPR 2 |
ESP FEA 8 |
ESP SPR 1 |
MON FEA 15 |
MON SPR 6 |
VAL FEA 3 |
VAL SPR 1 |
GBR FEA 5 |
GBR SPR 1 |
GER FEA 7 |
GER SPR 10 |
HUN FEA 3 |
HUN SPR 3 |
BEL FEA 6 |
BEL SPR 20 |
ITA FEA Ret |
ITA SPR 16 |
SGP FEA 5 |
SGP SPR 4 |
2º |
204 |

Razia correndo pela Fisichella Motor Sport, no GP da Catalunha da Temporada da GP2 Series de 2009.
Resultados na GP2 Asia Series |
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Temporada |
Equipe |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
Classificação |
Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2008-09 |
Trust Team Arden |
CHN FEA Ret |
CHN SPR 17 |
UAE FEA 10 |
UAE SPR C |
BHR FEA 14 |
BHR SPR 9 |
QAT FEA 8 |
QAT SPR 6 |
MAL FEA Ret |
MAL SPR Ret |
BHR FEA 8 |
BHR SPR 1 |
13º |
9 |
2009–10 |
Barwa Addax Team |
ABU1 FEA Ret |
ABU1 SPR 11 |
ABU2 FEA |
ABU2 SPR |
BHR1 FEA |
BHR1 SPR |
26º |
0 |
||||||
Rapax Team |
BHR2 FEA Ret |
BHR2 SPR 13 |
|||||||||||||
2011 |
Team AirAsia |
ABU FEA Ret |
ABU SPR 16 |
ITA FEA Ret |
ITA SPR 14 |
25º |
0 |
Referências
↑ «Parente Parente, Razia join Virgin as testers». Autosport.com. Consultado em 15 de dezembro de 2009
↑ «2011 Test Driver Line-up» (em inglês). Teamlotus.co.uk. Consultado em 11 de março de 2011
↑ Rafael Lopes e Marcelo Courrege (1 de março de 2013). «Luiz Razia fora da F-1: patrocinador não paga e Marussia convoca Bianchi». Globo.com. Globoesporte.com. Consultado em 1 de março de 2013
Ligações externas |
Site oficial (em português) www.luizrazia.com
Estatísticas em DriverDatabase.com (em inglês) www.driverdb.com
d9x5CqTONB12zN,9NWUH e86CP7,59,tcsxTbZ Mxa6,UDjbLi1E6 VqALhKi WbbcoVIt4pv Bc5HlVgTb,M6