Automobiles Gonfaronnaises Sportives

Multi tool use
Nome completo |
Automobiles Gonfaronnaises Sportives |
Sede |
Gonfaron, França |
Chefe de equipe |
![]() |
Pessoal notável |
Cyril de Rouvre Patrizio Cantù Hughes de Chaunac Gabriele Raffanelli Christian Vanderpleyn |
Pilotos |
10
|
Chassis |
8
|
Motor |
Motori Moderni e Ford Cosworth |
Pneus |
Pirelli e Goodyear |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia |
![]() |
Último GP |
![]() |
Grandes Prêmios |
80 (48 largadas) |
Campeã de construtores |
0 (12º em 1987) |
Campeã de pilotos |
0 (21º em 1987, com Roberto Moreno) |
Vitórias |
0 |
Pole Position |
0 |
Voltas rápidas |
0 |
Pontos |
2 |
Posição no último campeonato (1991) |
NC (15º) nenhum ponto |
Automobiles Gonfaronnaises Sportives, conhecida apenas por AGS, foi uma equipe francesa de Fórmula 1 sediada em Gonfaron (município situado 40 km ao norte de Toulon). Esteve na categoria entre 1986 e 1991. Foi fundada pelo mecânico Henri Julien, o qual seria chefe de equipe.
Índice
1 O início
1.1 1986: estreia da AGS
1.2 1987: primeira temporada completa
1.3 1988: Moreno sai, entra Streiff
1.4 1989: Tarquini se junta à AGS
1.5 1990: a crise
1.6 1991: despedida da AGS
2 Pilotos
3 Classificação Completa da AGS
4 Todos os Resultados da AGS na Fórmula 1
5 Referências
O início |
1986: estreia da AGS |
Em 1986, a AGS, famosa por competir nas Fórmulas 2 e 3000 no final da década de 1970 e início dos anos 80, estreia na Fórmula 1, no GP da Itália. Ivan Capelli, então com 23 anos, participa de 2 corridas com o AGS JH21, primeiro carro da equipe e equipado com motores Motori Moderni. Não terminou o citado GP da Itália e o GP de Portugal. O veterano francês Didier Pironi, em fase final de recuperação das lesões que sofrera no treino para o GP da Alemanha de 1982, testou pela equipe, mas não foi contratado.
1987: primeira temporada completa |
1987 marcou a primeira temporada completa da AGS. Pascal Fabre, que representou o time na Fórmula 2 em 1982, foi o escolhido para conduzir o AGS JH22, que, na verdade, era um Renault RE40 modificado. Embora Fabre tivesse largado em 11 das 14 corridas em que esteve presente, não seguiu para as 2 últimas provas da temporada, sendo substituído pelo brasileiro Roberto Moreno, responsável por marcar o primeiro ponto da AGS no GP da Austrália, em virtude da desclassificação de Ayrton Senna.
1988: Moreno sai, entra Streiff |
Embora Moreno tivesse garantido sua presença na temporada de 1988, a AGS sacou o brasileiro e colocou em seu lugar o francês Philippe Streiff, vindo da Tyrrell; além dele, a equipe ganha um patrocinador forte, o grupo empresarial Bouygues. Com carro novo, o AGS JH23, que tinha chassis de carbono e kevlar, o time ganha mais reforços. O chassi JH23 era mais fraco que seu antecessor, e a temporada foi um fracasso: nenhum ponto foi marcado e Streiff tornou-se o primeiro piloto no time de Gonfaron a fazer uma temporada completa na categoria.
1989: Tarquini se junta à AGS |
Em 1989, a AGS, desta vez com o chassi JH24, contrata o italiano Gabriele Tarquini, que correria pela FIRST (equipe italiana que chegou a se inscrever, mas foi barrada pela FIA). Streiff continuaria na escuderia, mas o francês sofre um grave acidente durante testes no Rio de Janeiro e fica paraplégico. Para seu lugar, foi contratado o alemão Joachim Winkelhock, que não se classificou para nenhuma das sete corridas em que foi inscrito. Yannick Dalmas substituiu o germânico em nove provas, mas também não foi bem-sucedido em tentar garantir sua vaga no grid. Mesmo com os problemas, Tarquini marcou 1 ponto ao chegar em 6º lugar no GP do México. Era a segunda e última vez que o time francês pontuou na categoria.
1990: a crise |
Em crise, a AGS ganha mais um patrocinador: a grife Ted Lapidus. Michel Costa volta como desenhista e Hughes de Chaunac é contratado como novo diretor-esportivo. Com o AGS JH25, um carro melhor que o JH24, Tarquini e Dalmas pouco fizeram para melhorar o desempenho do time, que fecha a temporada sem pontuar com apenas quatro corridas participadas, apenas três terminadas em 1990 e as demais os pilotos não conseguiram passar da pré-classificação ou no grid de largada.
1991: despedida da AGS |
Em 1991, a AGS tenta desesperadamente sair da grave crise finaceira que passava. O JH26, projetado por Michel Costa, não saiu do papel, continuando com o JH25 (rebatizado como JH25-B), e a equipe é vendida para Patricio Cantù e Gabriele Raffanelli. Mas uma luz brilhava no fim do túnel com a contratação de Stefan Johansson, que também trabalhava na McLaren como piloto de testes. No entanto, após duas corridas, o veterano sueco deixa a equipe, e em seu lugar entra Fabrizio Barbazza. Porém, o italiano não conseguiu se classificar para nenhuma prova. Gabriele Tarquini ainda conquistou um 8º lugar nos GP dos Estados Unidos e deixa o time após não obter classificação para o GP de Portugal. Em seu lugar, veio outro francês, Olivier Grouillard, que não se classifica para o GP da Espanha. Depois disto, a AGS encerra sua participação na F-1.
Pilotos |
Ivan Capelli - O milanês que estreou na F-1 quase no encerramento da temporada de 1985 pela Tyrrell, participou de duas provas pela equipe de Gonfaron em 1986 nos GPs de Itália e Portugal, abandonando em ambas.
Pascal Fabre - Participou de uma temporada quase completa em 1987. O piloto francês falhou apenas três vezes por não conseguir vaga no grid, e acabou substituído por Roberto Moreno nos GPs do Japão e da Austrália.
Roberto Pupo Moreno - O brasileiro correu as duas últimas provas na AGS em 1987: Japão e Austrália, marcando o primeiro ponto da equipe na categoria nesta, graças à desclassificação de Ayrton Senna por irregularidades em seu carro.
Philippe Streiff - Contratado em 1988, o francês foi o primeiro piloto a terminar uma temporada completa e tendo o 8º lugar no GP do Japão como melhor resultado. Um grave acidente durante testes no circuito de Jacarepaguá em 1989 deixou-o paraplégico e encerrou sua carreira.
Gabriele Tarquini - Foi o segundo piloto e último a pontuar pela equipe AGS em 1989, e o que participou de mais provas. Saiu da escuderia após falhar em tentar a classificação para o GP de Portugal em 1991.
Joachim Winkelhock - O irmão mais novo de Manfred Winkelhock foi contratado para o lugar de Philippe Streiff em 1989, mas acabou fracassando ao não passar da pré-classificação em sete corridas em que foi inscrito.
Yannick Dalmas - O piloto de Le Beausset, que havia começado a temporada de 1989 pela Larrousse, substituiu Joachim Winkelhock, mas também não passou da pré-classificação em nove provas.
Stefan Johansson - Ex-piloto de Shadow, Spirit, Tyrrell, Toleman, Ferrari, McLaren, Ligier e Onyx, o sueco foi inscrito em duas corridas pela AGS em 1991 nos GPs dos Estados Unidos e do Brasil, mas não conseguiu vaga em ambas.
Fabrizio Barbazza - O piloto da Lombardia tentou se classificar em 12 corridas em 1991, mas acabou não se classificando em seis e nas outras seis nem passou da pré.
Olivier Grouillard - Ex-piloto de Ligier e Osella/Fondmetal, foi o último piloto inscrito na equipe de Gonfaron e tentou se classificar para o GP da Espanha em 1991, último da equipe. Não passou da pré-classificação.
Classificação Completa da AGS |
AGS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ano |
Nome oficial |
Chassi |
Motor |
Pneus |
Combustível (fornecedor) |
Nº do carro |
Pilotos |
Classificação de Pilotos |
Classificação de Construtores |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
1991 |
AGS Racing |
JH25 |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
Goodyear |
Elf |
17 |
![]() |
NC (31º) Tarquini (0 ponto) NC (43º) Barbazza - NC (44º) Johansson - NC (48º) Grouillard - |
NC (15º lugar) nenhum ponto |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 |
![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
JH25B |
17 |
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 |
![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
JH27 |
17 |
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 |
![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1990 |
AGS Racing |
JH24 JH25 |
Ford Cosworth DFR V8 |
Goodyear |
Elf |
17 |
![]() |
NC (25º) Dalmas (0 ponto) NC (32º) Tarquini (0 ponto) |
NC (14º lugar) nenhum ponto |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 |
![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1989 |
AGS Racing |
AGS JH23B |
Ford Cosworth DFR V8 |
Goodyear |
Elf |
40 |
![]() |
27º Tarquini 1 ponto NC (49º) Dalmas - NC (52º) J. Winkelhock - |
15º lugar 1 ponto |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
41 |
![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1988 |
AGS Racing |
JH23 |
Ford Cosworth DFZ 3.5 V8 |
Goodyear |
Elf |
14 |
![]() |
NC (21º) Streiff (0 ponto) |
NC (13º lugar) 0 ponto |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
1987 |
Team El Charro AGS |
JH22 |
Ford Cosworth DFZ 3.5 V8 |
Goodyear |
Avgas Acto |
14 |
![]() |
21º Moreno 1 ponto NC (25º) Fabre (0 ponto) |
12º lugar 1 ponto |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1986 |
Jolly Club SpA |
JH21C |
Motori Moderni 615-90 V6 Turbo |
Pirelli |
31 |
![]() |
NC (31º) Capelli 0 ponto |
NC (14º lugar) nenhum ponto |
Todos os Resultados da AGS na Fórmula 1 |
(legenda)
Ano |
Chassi |
Motor |
Pneus |
Nº |
Pilotos |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
Pontos |
Posição |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
USA |
BRA |
SMR |
MON |
CAN |
MEX |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
POR |
ESP |
JAP |
AUS |
|||||||||
1991 |
JH25 |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
17 |
![]() |
8 |
Ret |
NQ |
Ret |
NPQ |
NPQ |
0 |
NC (15º) |
|||||||||||
18 |
![]() |
NQ |
NQ |
|||||||||||||||||||||
![]() |
NQ |
NQ |
NQ |
NQ |
||||||||||||||||||||
JH25B |
17 |
![]() |
NQ |
NQ |
NQ |
NPQ |
NPQ |
|||||||||||||||||
18 |
![]() |
NQ |
NQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
||||||||||||||||||
JH27 |
17 |
![]() |
NPQ |
NQ |
||||||||||||||||||||
![]() |
NPQ |
|||||||||||||||||||||||
18 |
![]() |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
||||||||||||||||||||
USA |
BRA |
SMR |
MON |
CAN |
MEX |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
POR |
ESP |
JAP |
AUS |
|||||||||
1990 |
JH24 |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
17 |
![]() |
NQ |
NQ |
0 |
NC (14º) |
|||||||||||||||
18 |
![]() |
NQ |
Ret |
|||||||||||||||||||||
JH25 |
17 |
![]() |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NQ |
Ret |
NPQ |
13 |
NQ |
NQ |
NQ |
Ret |
NQ |
Ret |
||||||||
18 |
![]() |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
17 |
NPQ |
NQ |
NQ |
NQ |
NC |
Ret |
9 |
NQ |
NQ |
|||||||||
BRA |
SMR |
MON |
MEX |
USA |
CAN |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
POR |
ESP |
JAP |
AUS |
|||||||||
1989 |
JH23B |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
40 |
![]() |
Inj |
1 |
15º |
||||||||||||||||
![]() |
8 |
Ret |
6 |
7 |
Ret |
Ret |
NQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
|||||||||
41 |
![]() |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
||||||||||||||||
![]() |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
EXC |
NPQ |
NPQ |
NPQ |
|||||||||||||||
BRA |
SMR |
MON |
MEX |
CAN |
USA |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
POR |
ESP |
JAP |
AUS |
|||||||||
1988 |
JH23 |
Ford Cosworth DFZ V8 |
G |
14 |
![]() |
Ret |
10 |
Ret |
12 |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
10 |
Ret |
9 |
Ret |
8 |
11 |
0 |
NC (13º) |
|
BRA |
SMR |
BEL |
MON |
USA |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
AUT |
ITA |
POR |
ESP |
MEX |
JAP |
AUS |
|||||||||
1987 |
JH22 |
Ford Cosworth DFZ V8 |
G |
14 |
![]() |
12 |
13 |
10 |
13 |
12 |
9 |
9 |
Ret |
13 |
NC |
NQ |
NQ |
Ret |
NQ |
1 |
12º |
|||
![]() |
Ret |
6 |
||||||||||||||||||||||
BRA |
ESP |
SMR |
MON |
BEL |
CAN |
USA |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
AUT |
ITA |
POR |
MEX |
AUS |
|||||||||
1986 |
JH21C |
Motori Moderni 615-90 V6 Turbo |
P |
31 |
![]() |
Ret |
Ret |
0 |
NC (14º) |
Referências |
[http://portalsportszone.com.br/?p=122 Especial sobre a AGS na Formula 1
]
I08y82ay9ZA,yAGS166 xH,6