Lucas Di Grassi
Lucas Di Grassi  | |
|---|---|
Lucas Di Grassi no ePrix de Berlin de 2017  | |
| Informações pessoais | |
Nome completo  | Lucas Tucci di Grassi | 
Nacionalidade  | brasileiro  | 
Nascimento  | 11 de agosto de 1984 (34 anos) São Paulo,  | 
| Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas  | 2010  | 
Equipes  | Virgin Racing  | 
GPs disputados  | 18 | 
Títulos  | 0 | 
Vitórias  | 0 | 
Pódios  | 0 | 
Pontos  | 0 | 
Pole positions  | 0 | 
Primeiro GP  | GP do Bahrein de 2010  | 
Último GP  | GP de Abu Dhabi de 2010  | 
| Registros na FIA Fórmula E | |
Temporadas  | 2014-15-presente  | 
Equipes  | Audi Sport ABT Schaeffler  | 
ePrix's  | 39 (46 largadas) | 
Títulos  | 1 (2016-17) | 
Vitórias  | 8 | 
Pódios  | 27 | 
Pontos  | 613 | 
Pole positions  | 3 | 
Primeiro ePrix  | ePrix de Pequim de 2014  | 
Último ePrix  | ePrix de Al-Diriyah de 2018  | 
| Registros no Mundial de Endurance | |
Temporadas  | 2012  | 
Equipes  | Audi Sport Team Joest  | 
Corridas  | 1 | 
Vitórias  | 0 | 
Pódios  | 1 | 
Pole positions  | 0 | 
Lucas Tucci Di Grassi (São Paulo, 11 de agosto de 1984) é um automobilista brasileiro. O piloto fez sua estreia na Fórmula 1 em 2010, sendo o 30º brasileiro a correr na categoria[1] Atualmente corre na Fórmula E, onde foi campeão da temporada 2016-17.[2] É membro da Mensa Brasil.[3]
Índice
1 Carreira
1.1 GP2 Series
1.2 Fórmula 1
1.2.1 Testes com a Pirelli
1.3 Fórmula E
2 Títulos
2.1 Kart
2.2 Fórmulas
3 Posição de chegada nas corridas
3.1 Fórmula 3 Inglesa
3.2 Fórmula 3 Europeia
3.3 GP2 Series
3.4 Fórmula 1
3.5 Fórmula E
4 Prêmios
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações externas
Carreira | 
Iniciou a carreira no kart, em 1997, então com 13 anos de idade, graças a influência do seu pai, Vito. Os bons resultados não demoraram a surgir: no mesmo ano foi campeão bandeirante e campeão paulista do interior, vencendo todas as corridas. No ano seguinte Lucas foi campeão sul-americano com a equipe Roda Motors na cidade de Tigre na Argentina. Ainda no kart conquistou o título pan-americano em 2000.[carece de fontes]
Em 2002 veio o vice-campeonato brasileiro da Fórmula Renault. Em 2003 foi vice-campeão da Fórmula 3 Sul-americana.
Em 2004, Aos 19 anos, Lucas foi escolhido entre cerca de 100 jovens pilotos de todo o mundo, para fazer parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da equipe Renault de Formula 1, no qual permaneceu por 4 anos.
Em 2005 venceu o tradicional e cobiçado GP de Macau de F3, repetindo o que já haviam feito os brasileiros Ayrton Senna e Maurício Gugelmin. Para sair com a vitória Lucas superou, entre outros, o polonês Robert Kubica e o alemão Sebastian Vettel.
GP2 Series | 
Di Grassi na etapa de Silverstone da temporada da GP2 de 2008
Em 2006, transferiu-se para a GP2 Series com a equipe Durango, onde somou  oito pontos e terminou em décimo sexto. Suas boas atuações na temporada de estréia, mesmo com um carro muitíssimo limitado, chamaram atenção das equipes maiores. Após o término do campeonato, fecha contrato com a equipe bicampeã, ART Grand Prix, para a temporada 2007, onde terminou com o vice-campeonato, perdendo o título para o alemão Timo Glock, da iSport.
Em 2008, assume a condição de piloto de testes da equipe Renault F1, tornando-se reserva imediato dos titulares Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. Ainda em 2008, Di Grassi retornou para competir na GP2 Series a partir da sétima etapa da competição, e mesmo assim, terminou na terceira colocação na temporada (dois pontos do vice-campeão Bruno Senna e dez do campeão Giorgio Pantano).
Após a excelente temporada, especulou-se que Di Grassi poderia ter uma vaga na Fórmula 1 em 2009, tendo chegado até a testar o carro da Honda F1, na Espanha, junto com o conterrâneo Bruno Senna. No entanto, com o fim das atividades da Honda na Fórmula 1, Lucas acabou sem chances de subir para a categoria principal do automobilismo.
Em 2009, continuou competindo na GP2 Series pela equipe espanhola Racing Engineering, pela qual o italiano Giorgio Pantano conquistou o título em 2008. Contudo o carro de 2009 não parecia ser competitivo o bastante, sofrendo constantes problemas mecânicos e excessivo desgaste de pneus. Mesmo assim Lucas terminou o campeonato na terceira colocação.
Fórmula 1 | 
Lucas Di Grassi na primeira corrida finalizada pela equipe no Grande Prêmio da Malásia.
No dia 10 de dezembro de 2009 a imprensa ao redor do mundo confirmou o contrato de Lucas com a Manor Grand Prix e no dia 11 de dezembro de 2009 o próprio piloto, a convite da Rede Globo de Televisão deu a notícia de seu contrato ao vivo no programa Globo Esporte.[4] Segundo Lucas, esta é a que tem melhor estrutura e maior chance de destaque entre as equipes novatas. A equipe Manor Grand Prix passau a se chamar Virgin Racing, empresa de Richard Branson, proprietário da Virgin Records que atua na indústria fonográfica. Virgin Group já estava envolvido na F1 desde o início de 2009, patrocinando a Brawn GP, atual Mercedes GP.
No dia 15 de dezembro de 2009 Lucas foi confirmado oficialmente pela equipe Virgin Racing como titular para 2010,[5] formando dupla com o alemão Timo Glock. Di Grassi fez uma boa temporada, dentro da possibilidades que carro e equipe lhe ofereciam. Ao longo do ano abandonou oito das dezenove provas, mesmo número de abandonos que seu experiente companheiro de equipe, quase sempre por quebras no problemático VR-01. Além disso, teve um carro nas mesmas condições do companheiro em apenas 4 das 19 provas, ainda assim conseguindo muitas vezes andar no mesmo ritmo, ou até superá-lo. Não chegou a largar no Grande Prêmio do Japão e sua melhor posição de chegada foi uma 14° colocação no Grande Prêmio da Malásia. Terminou a temporada à frente do companheiro de equipe. Após não ter seu contrato renovado pela equipe Virgin, que priorizou o dinheiro trazido pelo belga Jérôme d'Ambrosio, Lucas procurou vagas em outros times. Não conseguindo, o piloto afirmou tentar uma vaga de piloto de testes para 2011 e tentar voltar a ser titular em 2012.[6] No dia 8 de abril de 2011 di Grassi foi confirmado como piloto de testes da Pirelli, fornecedora oficial de pneus da F1.[7]
Testes com a Pirelli | 
Di Grassi não conseguiu seguir na Fórmula 1 em 2011, perdendo a vaga para Jérôme d'Ambrosio. Para não perder o ritmo, o brasileiro aceitou a proposta da Pirelli para ser o piloto de testes fábrica italiana no lugar do espanhol Pedro de la Rosa, visando desenvolver os pneus para a F1 em 2012.[8] Segundo o próprio piloto, isso pode ser uma vantagem em um possível retorno à categoria, uma vez que está conseguindo muitas informações sobre os pneus.[9]
Fórmula E | 
Em 2014, passou a competir na Fórmula E, vencendo a primeira prova da categoria, disputada em Pequim. Após colisão entre Prost e Heidfeld, nos minutos finais da corrida, Lucas di Grassi, que estava em terceiro, conseguiu ultrapassá-los, vencendo a corrida.[10] Na etapa seguinte, em Putrajaya, o brasileiro chegou em segundo lugar, mantendo a liderança no campeonato.[11]
Em 2017, Di Grassi se torna campeão da Fórmula E.
Títulos | 
Kart | 
1997
- Campeão Bandeirante de Kart[12]
 - Campeão Paulista do Interior[12]
 
1998
- Campeão Sul-Americano Sudam Júnior[12]
 - Campeão Bandeirante[12]
 
2000
- Campeão Panamericano de Fórmula A[12]
 
Fórmulas | 
2005
- Campeão do Grande Prêmio de Macau da Fórmula 3[12]
 
2016–17
- Campeão Mundial de Fórmula E.
 
Posição de chegada nas corridas | 
(Legenda: Corridas em negrito indicam pole position; corridas em itálico indicam volta mais rápida.)
Fórmula 3 Inglesa | 
| Ano | Equipe | DON  | SIL  | CRO  | KNO  | SNE  | CAS  | DON 2  | OUL  | SIL 2  | THR  | SPA  | BRH  | Classificação | Pontos | ||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2004  | Hitech Racing  | 10 | 9 | Ret | 6 | 3 | 15 | 4 | 3 | Ret | 7 | 9 | 8 | Ret | Ret | Ret | 2 | 11 | 11 | 1 | 1 | 7 | 6 | Ret | 3 | 8º | 130 | 
Fórmula 3 Europeia | 
| Ano | Equipe | 1ª etapa | 2ª etapa | 3ª etapa | 4ª etapa | 5ª etapa | 6ª etapa | 7ª etapa | 8ª etapa | 9ª etapa | 10ª etapa | Classificação | Pontos | ||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2005  | Manor Motorsport  | Ret | Ret | 5º | 7º | Ret | 3º | 7º | 5º | 1º  | 2º | 5º | 6º | 2º | Ret  | Ret | Ret | 8º | 3º | 2º | Ret | 3º | 68 | 
GP2 Series | 
| Temporada | Equipe | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | Classificação | Pontos | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2006  | Durango  | VAL FEA 17  | VAL SPR 16  | SMR FEA Ret  | SMR SPR Ret  | EUR FEA 18  | EUR SPR 13  | ESP FEA 12  | ESP SPR 9  | MON FEA 11  | GBR FEA Ret  | GBR SPR EX  | FRA FEA 7  | FRA SPR 6  | GER FEA Ret  | GER SPR Ret  | HUN FEA 13  | HUN SPR Ret  | TUR FEA 5  | TUR SPR 9  | ITA FEA 10  | ITA SPR 14  | 17º | 8 | 
2007  | ART Grand Prix  | BHR FEA 5  | BHR SPR Ret  | ESP FEA 3  | ESP SPR 3  | MON FEA 5  | FRA FEA 2  | FRA SPR 4  | GBR FEA 4  | GBR SPR 4  | EUR FEA 2  | EUR SPR 6  | HUN FEA 4  | HUN SPR 4  | TUR FEA 1  | TUR SPR 11  | ITA FEA 13  | ITA SPR 4  | BEL FEA 3  | BEL SPR 3  | VAL FEA Ret  | VAL SPR 13  | 2º  | 77  | 
2008  | Campos Racing  | ESP FEA  | ESP SPR  | TUR FEA  | TUR SPR  | MON FEA  | MON SPR  | FRA FEA 2  | FRA SPR 4  | GBR FEA 2  | GBR SPR 2  | GER FEA 5  | GER SPR Ret  | HUN FEA 1  | HUN SPR 10  | EUR FEA 4  | EUR SPR 1  | BEL FEA 20  | BEL SPR 5  | ITA FEA 1  | ITA SPR 11  | 3º  | 63  | |
2009  | Racing Engineering  | ESP FEA Ret  | ESP SPR 10  | MON FEA 4  | MON SPR 4  | TUR FEA 8  | TUR SPR 1  | GBR FEA 2  | GBR SPR 19  | GER FEA 7  | GER SPR 25  | HUN FEA 2  | HUN SPR 3  | VAL FEA 19  | VAL SPR Ret  | BEL FEA 3  | BEL SPR Ret  | ITA FEA 3  | ITA SPR 2  | ALG FEA 3  | ALG SPR 15  | 3º  | 63  | 
Fórmula 1 | 
| Temporada | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | Classificação | Pontos | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2010  | Virgin Racing  | Virgin VR-01 | Cosworth CA2010 2.4 V8  | BHR Ret  | AUS Ret  | MAL 14  | CHN Ret  | ESP 19  | MON Ret  | TUR 19  | CAN 19  | EUR 17  | GBR Ret  | GER Ret  | HUN 18  | BEL 17  | ITA Ret  | CIN 15  | JPN NL  | KOR Ret  | BRA NC  | ABD 18  | 24º | 0 | 
Fórmula E | 
(Corridas em negrito indicam Pole Position; corridas em itálico indica volta mais rápida)
| Temporada | Equipe | Chassis | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | Classificação | Pontos | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2014–15  | Audi Sport ABT  | Spark-Renault SRT 01E  | PEQ 1  | PUT 2  | PDE 3  | BUE Ret  | MIA 9  | LBH 3  | MON 2  | BER DSQ  | MOS 2  | LON 4  | LON 6  | 3º | 133 | ||
2015–16  | ABT Schaeffler Audi Sport  | Spark-ABT Schaeffler FE01  | PEQ 2  | PUT 1  | PDE 2  | BUE 3  | MEX DSQ  | LBH 1  | PAR 1  | BER 3  | LON 4  | LON Ret  | 2º  | 153  | |||
2016–17  | ABT Schaeffler Audi Sport  | Spark-ABT Schaeffler FE02  | HKG 2  | MAR 5  | BUE 3  | MEX 1  | MON 2  | PAR Ret  | BER 2  | BER 3  | NIQ 4  | NIQ 5  | MTR 1  | MTR 7  | 1º  | 181  | |
2017–18  | Audi Sport ABT Schaeffler  | Spark-Audi e-tron FE04  | HKG 17  | HKG 14  | MAR Ret  | SAN Ret  | MEX 9  | PDE 2  | ROM 2  | PAR 2  | BER 2  | ZUR 1  | NIQ 1  | NIQ 2  | 2º  | 144  | |
2018–19  | Audi Sport ABT Schaeffler  | Spark-Audi e-tron FE05  | ADR 9  | MAR  | SAN  | MEX  | HKG  | SNY  | ROM  | PAR  | MON  | BER  | BRN  | NIQ  | NIQ  | 9°* | 2* | 
Prêmios | 
| Ano | Prêmio | Categoria | Resultado | Ref | 
|---|---|---|---|---|
2007  | Capacete de Ouro  | Internacional | Venceu | [13] | 
2008  | Venceu | [14] | 
Ver também | 
- Lista de pilotos brasileiros na Fórmula 1
 
Referências
↑ Jornal Diário (12 de dezembro de 2009). «Di Grassi será 30º brasileiro na F-1». Consultado em 20 de abril de 2010 [ligação inativa]
↑ «Lucas di Grassi conquista título mundial da Fórmula E». Consultado em 31 de julho de 2017
↑ «Di Grassi faz parte de um grupo de superinteligentes - Geral - Estadão». Estadão
↑ GLOBOESPORTE.COM (11 de dezembro de 2009). «Lucas di Grassi se diz pronto para estreia na Fórmula 1: 'Chegou a minha hora'». Consultado em 20 de abril de 2010
↑ Estadao.com.br (15 de dezembro de 2009). «Virgin confirma contratação de Lucas di Grassi para 2010». Consultado em 20 de abril de 2010
↑ GLOBOESPORTE.COM (19 de Janeiro de 2011). «De olho na temporada 2012, Di Grassi busca vaga de piloto de teste este ano». Consultado em 19 de Janeiro de 2011
↑ tazio.uol.com.br (8 de abril de 2011). «Pirelli anuncia Di Grassi como novo piloto de testes». Consultado em 8 de abril de 2011
↑ «Lucas Di Grassi vira piloto oficial de testes da Pirelli para a Fórmula 1». Agência Estado. 6 de julho de 2011
↑ FERREIRA, Bruno (31 de março de 2012). «"Pelo lado técnico, estou na melhor posição possível", avalia Di Grassi»
↑ «Fórmula E: Lucas di Grassi vence 1ª prova da categoria em Pequim». FOX Sports
↑ «Fórmula E: Grassi chega em segundo na Malásia». VEJA
↑ abcdef F1Mania (30 de setembro de 2009). «Di Grassi: uma carreira pautada pelo profissionalismo». Consultado em 20 de abril de 2010
↑ Site Oficial do Capacete de Ouro. «Vncedores do Capacete de Ouro 2007». Consultado em 20 de abril de 2010
↑ Site Oficial do Capacete de Ouro. «Vncedores do Capacete de Ouro 2008». Consultado em 20 de abril de 2010
Ligações externas | 
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| Precedido por Alexandre Prémat  | Vencedor do Grande Prémio de Macau 2005  | Sucedido por Mike Conway  |