BMW Sauber F1 Team

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Nome completo |
BMW Sauber F1 Team |
Sede |
Hinwil, Suíça e Munique, Alemanha |
Chefe de equipe |
![]() |
Diretores |
![]() |
Pilotos |
4
|
Pilotos de teste |
7
|
Chassis |
4
|
Motor |
BMW |
Pneus |
Michelin e Bridgestone |
Combustível |
Petronas |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia |
GP do Bahrein de 2006 |
Último GP |
GP de Abu Dhabi de 2009 |
Grandes Prêmios |
70 |
Campeã de construtores |
0 (2º em 2007) |
Campeã de pilotos |
0 (4º em 2008) |
Vitórias |
1 |
Pole Position |
1 |
Voltas rápidas |
2 |
Pontos |
308 |
Posição no último campeonato (2009) |
6° (36 pontos) |
A BMW Sauber F1 Team, foi uma equipe formada a partir da compra da equipe Sauber pela construtora BMW, para disputar os campeonatos de Fórmula 1.
Índice
1 História
1.1 Sauber
1.2 BMW Sauber
1.2.1 2006
1.2.2 2007
1.2.3 2008
1.2.4 2009
2 Pilotos
3 Resultados Completos de Todas as Provas
4 Referências
5 Ligações externas
História |
Sauber |

A equipe surgiu em 1993, numa empreitada de Peter Sauber na Fórmula 1. Teve muitos anos entre as equipes intermediárias tendo como melhor resultado o quarto lugar no mundial de construtores de 2001. Após doze anos na categoria, em 2005, a Sauber é vendida para a BMW que acabara de romper sua parceria com a Williams, surgindo assim a BMW Sauber F1 Team.[1]
BMW Sauber |
2006 |

Kubica no GP do Brasil de 2006 com a frase "Thanks Michael", que disputava seu último GP na carreira antes de voltar em 2010.
Em 2006, a BMW assume o comando da equipe, porém mantendo o nome Sauber na equipe. Para a temporada é contratado Nick Heidfeld, vindo da Williams, e mantido o canadense Jacques Villeneuve, mesmo não sendo unanimidade na equipe. Durante a temporada, a equipe mostra uma regularidade na faixa dos pontos, a maioria deles consquitados por Heidfeld. Devido ao rendimento fraco, perto de seu companheiro, além de não ser o preterido pela equipe, Jacques Villeneuve é demitido e quem assumi seu lugar é o novato polonês Robert Kubica. Na Hungria, Heidfeld conquista o primeiro pódio para a equipe e dois GPs depois, na Itália, é a vez de Kubica. Ainda nas últimas três corridas conquista três pontos, e encerra a temporada com o bom quinto lugar nos construtores, com 36 pontos.
2007 |

Nick Heidfeld no GP da Inglaterra de 2007.
Após a boa temporada no ano anterior, a dupla de pilotos do final da temporada é mantida. 2007 começa com a BMW mostrando força e se estabelendo como a terceira força da categoria. No ano repete os dois pódios da última temporada, mas desta vez conquistados apenas por Heidfeld e com um segundo lugar no Canadá e um terceiro lugar na Hungria. Além desses resultados, a equipe conseguiu pontuar em todas a corridas, com Heidfeld, Kubica e o jovem alemão Sebastian Vettel, que substituiu Kubica no GP dos EUA, após este sofrer um acidente no GP anterior, o do Canadá.
Vettel se tornou o mais jovem piloto a pontuar em um GP, com apenas 19 anos, 11 meses e 14 dias. A equipe somou 101 pontos no total e foi vice-campeã nos construtores, após a desclassificação da equipe McLaren, por causa da acusação de espionagem por parte dessa.
2008 |

Robert Kubica no GP do Canadá de 2008. Essa foi a única vitória da equipe, com o próprio Kubica.
Robert Kubica largou em segundo e Nick Heidfeld acabou nesta posição do podio no GP da Australia. Na Malásia foi a vez de Kubica ficar na segunda posição da corrida. No GP seguinte, o do Bahrein, a equipe conquistou, pela primeira vez, uma pole position, com Kubica.[2]
No GP do Canadá acontece a Primeira vitória da equipe na Fórmula 1 numa dobradinha com Robert Kubica (vencedor e também a primeira do piloto e da Polônia na categoria) e Nick Heidfeld (2º lugar).[3]
2009 |

Robert Kubica no GP da Alemanha de 2009.
Em 2009 era tida como uma das favoritas na pré-temorada, devido ao grande desenvolvimento feito no Kers pela equipe. Mantiveram novamente a dupla Kubica/Heidfeld.[4] Quando a temporada se iniciou, dava a impressão de que a equipe teria mais um bom ano, com Kubica quase conseguindo um 2° lugar na prova de estréia, na Austrália, pouco antes de bater com Sebastian Vettel no final da prova. Mas surpreendentemente, depois disso, a equipe simplesmente caiu muito de rendimento e passou a obter resultados pifios ao ponto de chegar na metade da temporada com Kubica tendo marcado apenas 2 pontos e Heidfeld 6 pontos. Esses resultados fizeram a BMW anunciar em junho a retirada da equipe da categoria, que aconteceria após a ultima etapa de 2009.[5][6]
Curiosamente depois do anuncio da retirada, a equipe passou a marcar pontos mais constantemente depois de evoluções no carro chegando ao final da temporada com 36 pontos (19 de Heidfeld e 17 de Kubica). O grande problema que impedia a continuação da equipe por um novo dono ou através de Peter Sauber, decorreu que a BMW Sauber não fez a inscrição da equipe para a temporada 2010, sendo assim perdeu a vaga para a nova equipe Lotus. Após negociações frustradas com um grupo de investimentos chamado Qadbak, a BMW decidiu vender a equipe novamente a Peter Sauber desde que ele conseguisse uma vaga para a temporada de 2010, fato que foi consolidado com a saída da equipe japonesa Toyota marcando o retorno da equipe Sauber à Fórmula 1.
O nome BMW Sauber F1 Team foi mantido para a temporada de 2010 para que a equipe suíça de Peter Sauber não perdesse os benefícios financeiros vindos da participação do campeonato de 2009 com os alemães, quando foi 6º no campeonato de construtores.[7]
Pilotos |
Ano |
Nome |
Carro |
Pneus |
Motor |
Óleo |
Nº |
Pilotos |
Nº |
Pilotos de testes |
Classificação Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2009 |
BMW Sauber F1 Team |
F1.09 |
Bridgestone |
BMW P86/9 V8 |
Petronas |
5 |
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n/a |
![]() |
6º lugar 36 pontos |
6 |
![]() |
|||||||||
2008 |
BMW Sauber F1 Team |
F1.08 |
Bridgestone |
BMW P86/8 V8 |
Petronas |
3 |
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n/a |
![]() ![]() ![]() ![]() |
3º lugar 135 pontos |
4 |
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|||||||||
2007 |
BMW Sauber F1 Team |
F1.07 |
Bridgestone |
BMW P86/7 V8 |
Petronas |
9 |
![]() |
35 |
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2º lugar 101 pontos |
10 |
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|||||||||
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2006 |
BMW Sauber F1 Team |
F1.06 |
Michelin |
BMW P86/6 V8 |
Petronas |
16 |
![]() |
38 |
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5º lugar 36 pontos |
17 |
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|||||||||
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Resultados Completos de Todas as Provas |
(legenda)
Ano |
Chassis |
Motor |
Pneus |
N° |
Pilotos |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
Pontos |
Posição |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
AUS ![]() |
MAL ![]() |
CHN ![]() |
BHR ![]() |
ESP ![]() |
MON ![]() |
TUR ![]() |
GBR ![]() |
GER ![]() |
HUN ![]() |
EUR ![]() |
BEL ![]() |
ITA ![]() |
CIN ![]() |
JPN ![]() |
BRA ![]() |
ARE ![]() |
||||||||||
2009 |
F1.09 |
BMW P86/9 V8 |
B |
5 |
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14† |
Ret |
13 |
18 |
11 |
Ret |
7 |
13 |
14 |
13 |
8 |
4 |
Ret |
8 |
9 |
2 |
10 |
36 |
6º |
||
6 |
![]() |
10 |
21 |
12 |
19 |
7 |
11 |
11 |
15 |
10 |
11 |
11 |
5 |
7 |
Ret |
6 |
Ret |
5 |
||||||||
AUS ![]() |
MAL ![]() |
BHR ![]() |
ESP ![]() |
TUR ![]() |
MON ![]() |
CAN ![]() |
FRA ![]() |
GBR ![]() |
GER ![]() |
HUN ![]() |
EUR ![]() |
BEL ![]() |
ITA ![]() |
CIN ![]() |
JPN ![]() |
CHN ![]() |
BRA ![]() |
|||||||||
2008 |
F1.08 |
BMW P86/8 V8 |
B |
3 |
![]() |
2 |
6 |
4 |
9 |
5 |
14 |
2 |
13 |
2 |
4 |
10 |
9 |
2 |
5 |
6 |
9 |
5 |
10 |
135 |
3º |
|
4 |
![]() |
Ret |
2 |
3 |
4 |
4 |
2 |
1 |
5 |
Ret |
7 |
8 |
3 |
6 |
3 |
11 |
2 |
6 |
11 |
|||||||
AUS ![]() |
MAS ![]() |
BHR ![]() |
ESP ![]() |
MON ![]() |
CAN ![]() |
USA ![]() |
FRA ![]() |
GBR ![]() |
EUR ![]() |
HUN ![]() |
TUR ![]() |
ITA ![]() |
BEL ![]() |
JPN ![]() |
CHN ![]() |
BRA ![]() |
||||||||||
2007 |
F1.07 |
BMW P86/7 V8 |
B |
9 |
![]() |
4 |
4 |
4 |
Ret |
6 |
2 |
Ret |
5 |
6 |
6 |
3 |
4 |
4 |
5 |
14† |
7 |
6 |
101 |
2° |
||
10 |
![]() |
Ret |
18 |
6 |
4 |
5 |
Ret |
Inj |
4 |
4 |
7 |
5 |
8 |
5 |
9 |
7 |
Ret |
5 |
||||||||
![]() |
PT |
PT |
8 |
|||||||||||||||||||||||
BHR ![]() |
MYS ![]() |
AUS ![]() |
SMR ![]() |
EUR ![]() |
ESP ![]() |
MON ![]() |
GBR ![]() |
CAN ![]() |
EUA ![]() |
FRA ![]() |
GER ![]() |
HUN ![]() |
TUR ![]() |
ITA ![]() |
CHN ![]() |
JAP ![]() |
BRA ![]() |
|||||||||
2006 |
F1.06 |
BMW P86 V8 |
M |
16 |
![]() |
12 |
Ret |
4 |
13 |
10 |
8 |
7 |
7 |
7 |
Ret |
8 |
Ret |
3 |
14 |
8 |
7 |
8 |
17† |
36 |
5° |
|
17 |
![]() |
Ret |
7 |
6 |
12 |
8 |
12 |
14 |
8 |
Ret |
Ret |
11 |
Ret |
|||||||||||||
![]() |
PT |
PT |
PT |
PT |
PT |
PT |
PT |
PT |
PT |
PT |
PT |
PT |
DSQ |
12 |
3 |
13 |
9 |
9 |
Negrito = Pole.
Itálico = Melhor volta.
† Completou mais de 90% da distância da corrida.
↑1 Foi atribuído metade dos pontos. A corrida foi interrompida pelo mau tempo.
Referências
↑ BMW anuncia a compra da equipe Sauber de F-1 Folha Online.
↑ Kubica supera Massa no final e fica com pole
↑ Kubica vence, Ferrari erra e Massa é quinto
↑ BMW Sauber confirma dupla Heidfeld/Kubica para temporada 2009 Folha Online.
↑ BMW abandona Fórmula 1 no final do ano
↑ BMW confirma saída da F-1 e alega preocupação ambiental Folha Online.
↑ «Por enquanto, Sauber manterá BMW em seu nome». F1 Mania - MANIA DE VELOCIDADE. 10 de março de 2010
Ligações externas |
- Site Oficial
- Motor1.com. A história da BMW na Fórmula 1 resumida em 1 minuto
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