Companhia aérea de baixo custo









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Um 737 da companhia easyJet esperando para decolagem


Uma companhia aérea de baixo custo (ou low cost em inglês, terminologia comummente utilizada em Portugal) é uma companhia aérea que oferece baixas tarifas eliminando custos derivados de serviços tradicionais oferecidos aos passageiros, baseando-se na simplicidade do serviço sem distinção de classes. O conceito teve origem nos Estados Unidos e popularizou-se na Europa durante os anos noventa, tudo graças à liberalização do setor dos transportes aéreos no mercado norte-americano iniciada em 1978. Esta liberalização veio permitir que as companhias aéreas pudessem circular livremente, com total autonomia em termos de estabelecimento de preços, rotas e capacidade de transporte que, até aí, eram limitadas. O aparecimento das low cost na Europa apenas foi possível devido ao processo de liberalização do setor iniciado em 1987 e finalizado em 1997 que deu, tal como no caso norte-americano, total liberdade às companhias aéreas, o “ingrediente” essencial para o sucesso das low cost. A liberalização do transporte aéreo teve como metas a redução de preços, providenciar mais escolha aos consumidores e potenciar o crescimento regional. Surgiram assim as companhias low cost que praticavam preços mais reduzidos dos que eram praticados até então, alterando a forma como viajamos.


As companhias low cost têm um modelo baseado em custos unitários substancialmente inferiores relativamente ao outros tipos de companhias aéreas (tradicionais e charter), o que lhes permite praticar preços reduzidos, sendo esta a sua principal vantagem competitiva face às restantes companhias aéreas. Os preços reduzidos apenas são possíveis devido à simplificação de processos de gestão e à oferta de um serviço com características simplificadas, em que a única preocupação é oferecer o transporte aéreo a baixo preço. As low cost caracterizam-se pela aposta na utilização de aeroportos secundários, maior intensidade na utilização de aviões e tripulações, redução de custos de manutenção, mais lugares disponíveis por avião e tempos de paragem nos aeroportos reduzidos, permitindo obter uma redução de custos inferiores às tradicionais. Estas são geralmente conhecidas por companhias low cost, low fare, no-frills ou discount airlines. Estas designações pretendem definir companhias aéreas cujos respetivos custos são inferiores aos custos das companhias tradicionais. O modelo de negócio destas companhias caracteriza-se fundamentalmente pela simplicidade do produto, custos operativos baixos e um posicionamento específico, permitindo oferecer aos seus clientes tarifas mais baixas, não fornecendo muitos dos tradicionais serviços adicionais. O desenvolvimento destes serviços aéreos low cost resultou fundamentalmente no aumento do tráfego aéreo, evitando o desvio da procura existente para outros meios, uma vez que os preços baixos oferecidos pelas companhias low cost acabaram por atrair novos clientes para o mercado do transporte aéreo.


No Brasil, é possível fazer a compra de passagens desse tipo de companhia por meio de agência de viagens online. Atualmente, algumas companhias e fabricantes cogitam a possibilidade de transportar passageiros em pé[1].




Índice






  • 1 Modelo de negócio


  • 2 Companhias de baixo custo


    • 2.1 África


    • 2.2 América do Norte


    • 2.3 América do Sul


    • 2.4 Ásia


    • 2.5 Europa


    • 2.6 Médio Oriente


    • 2.7 Oceania




  • 3 Ver também


  • 4 Referências





Modelo de negócio |




Publicidade no interior de uma aeronave da Ryanair.




EasyJet A319, Airport Amsterdam Schiphol.


Uma companhia aérea de baixo custo normalmente segue o seguinte modelo de negócio:



  • oferece apenas uma classe em seus aviões (não há as tradicionais classes econômica, executiva e primeira-classe);

  • usa apenas um tipo de aeronave (normalmente o Airbus A320 ou o Boeing 737), reduzindo custos de treinamento e de serviços associados;

  • oferece um sistema simples de tarifação (à medida que a capacidade do avião vai se esgotando em determinado voo, as tarifas aumentam, o que recompensa reservas com antecedência);

  • não se oferecem lugares marcados (reserva de lugar), encorajando os passageiros a embarcar o mais rápido possível;

  • são escolhidos aeroportos com custos mais baratos e menos congestionados, normalmente sendo aeroportos secundários;

  • prefere-se voar em horários não-preferenciais (muito cedo pela manhã ou noite avançada), reduzindo custos e evitando atrasos devido ao intenso tráfego aéreo;

  • os voos são vendidos separadamente para cada trecho, não sendo possível conexão, o que transfere ao passageiro o ônus de voos cancelados ou atrasos (a companhia vende bilhetes sem escalas intermediárias de conexão e não se responsabiliza por combinações feitas pelos passageiros com outros voos da companhia ou de outra empresa);

  • ênfase na venda direta ao passageiros, especialmente pela Internet, evitando taxas e comissões pagas a agentes de viagem, operadoras turísticas e sistemas eletrônicos de reserva;

  • emissão preferencial de bilhetes eletrônicos ou viagem sem bilhete (apenas com número de reserva);

  • os funcionários exercem vários serviços, por exemplo, comissários de bordo também limpam o avião ou atendem os portões de embarque, o que reduz o custo com pessoal;

  • serviço de bordo gratuito é eliminado, sendo cobrado qualquer serviço diretamente do passageiro (bebidas, lanches, fones de ouvido);

  • agressiva política de redução do custo de combustível;

  • anuncia-se sempre preços separados, sem taxas de embarque e custos governamentais, fazendo com que o preço básico apareça sempre o mais baixo possível (exceto na União Europeia, onde é obrigatório anunciar o preço com todas as taxas).



Companhias de baixo custo |


A seguinte lista[2] compreende todas as companhias aéreas de baixo custo organizadas por país de origem.



África |









África do Sul



  • FlySafair

  • Kulula.com

  • Mango


 Angola


  • Sonair (Grupo Sonangol)

 Egito


  • Air Arabia Egypt





 Quênia



  • Fly540


  • Jambojet (pertence a Air Kenya e opera com o mesmo código IATA)


 Marrocos


  • Air Arabia Maroc



Tanzânia


  • Fastjet

 Zimbabwe


  • Zimbabwe flyafrica.com



América do Norte |









 Canadá



  • Air Canada Rouge

  • WestJet




 Estados Unidos



  • Allegiant Air

  • Frontier Airlines

  • JetBlue

  • Southwest Airlines

  • Spirit Airlines

  • Sun Country Airlines

  • Virgin America




 México



  • Interjet

  • Vivaaerobus.com

  • Volaris




América do Sul |







 Brasil



  • Azul

  • Gol Transportes Aéreos


 Argentina


  • Flybondi

 Chile


  • Sky Airline



 Colômbia



  • VivaColombia

  • Wingo




Ásia |









 Bangladesh



  • Biman Bangladesh Airlines

  • GMG Airlines

  • Novoair

  • United Airways

  • US-Bangla Airlines


 China



  • 9 Air

  • China United Airlines

  • Spring Airlines


 Coreia do Sul



  • Air Busan

  • Eastar Jet

  • Jeju Air

  • Jin Air

  • T'way Airlines


Filipinas



  • AirAsia Philippines

  • AirAsia Zest

  • Cebu Pacific

  • PAL Express

  • Tigerair Philippines


 Hong Kong



  • Hong Kong Express Airways


  • Jetstar Hong Kong (ainda não aprovada)




 Índia



  • Air India Express

  • AirAsia India

  • GoAir

  • IndiGo

  • SpiceJet


Indonésia



  • Citilink

  • Indonesia AirAsia

  • Indonesia AirAsia X

  • Lion Air


 Japão



  • Air Do


  • AirAsia Japan (ainda não aprovada)

  • Jetstar Japan

  • Peach

  • Skymark Airlines

  • Solaseed Air

  • Spring Airlines Japan

  • StarFlyer

  • Vanilla Air


 Malásia



  • AirAsia

  • AirAsia X

  • Firefly

  • Malindo Air


Mianmar


  • Golden Myanmar Airlines





 Quirguistão


  • Pegasus Asia

 Singapura



  • Jetstar Asia Airways

  • Scoot

  • Tigerair


Taiwan



  • Tigerair Taiwan

  • V Air


 Tailândia



  • Nok Air


  • NokScoot (a partir de 2015)

  • Solar Air

  • Thai AirAsia

  • Thai AirAsia X

  • Thai Lion Air

  • Thai Smile


  • Thai VietJet Air (a partir de 2015)


 Vietnã



  • Jetstar Pacific Airlines

  • VietJet Air




Europa |









 Alemanha


  • Germanwings

 Áustria


  • InterSky

Flag of Spain.svgEspanha



  • Iberia Express

  • Volotea

  • Vueling


 França



  • HOP!

  • Transavia.com France


 Hungria


  • Wizz Air

 Islândia


  • WOW air



 Irlanda



  • Aer Lingus

  • Ryanair


 Itália


  • Blue Panorama Airlines

 Letônia


  • AirBaltic

 Noruega


  • Norwegian Air Shuttle

 Países Baixos


  • Transavia.com

 Reino Unido



  • easyJet

  • Flybe

  • Jet2.com




 República Checa



  • SmartWings (pertence a Travel Service Airlines e opera com o mesmo código IATA)

Roménia


  • Blue Air

 Rússia


  • Pobeda

Suíça


  • easyJet Switzerland

 Turquia



  • Corendon Airlines

  • Pegasus Airlines




Médio Oriente |









Arábia Saudita


  • Flynas

 Bahrein


  • Bahrain Air



 Emirados Árabes



  • Air Arabia

  • flydubai


Iêmen


  • Felix Airways



 Israel


  • UP

Kuwait


  • Jazeera Airways



Oceania |



 Austrália



  • Jetstar Airways

  • Tigerair Australia




Ver também |


  • Terminal de companhia aérea de baixo custo


Referências




  1. http://economico.sapo.pt/noticias/viajar-de-aviao-em-pe-esta-nos-planos-da-ryanair_14593.html Viajar de avião em pé está nos planos da Ryanair - Sapo.pt


  2. http://www.voos-low-cost.pt/lista-de-companhias-aereas-de-baixo-custo/ Lista de companhias aéreas de baixo custo





  • Portal da aviação



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