Katanga









Searchtool.svg


Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.




Localização da província na R. D. do Congo





Parlamento Provincial de Katanga.


Catanga (francês: Katanga; na literatura lusófona antiga Garanganja) foi uma província no sul da República Democrática do Congo. Durante 1971 e 1997, o seu nome oficial foi província de Shaba. De acordo com a nova constituição, a província foi substituída por quatro províncias menores a partir de Fevereiro de 2009. A sua capital regional era Lubumbashi (ex-Elisabethville em francês ou Elisabethstad em neerlandês). A sua área é de 518 000 km² (maior que a Califórnia e 16x maior que a Bélgica, a sua antiga potência colonial). Catanga tem uma população de cerca de 4,1 milhões de habitantes. A agricultura é muito comum nesta província. A parte leste da província é uma rica região mineira, a qual providencia cobalto, cobre, estanho, rádio, urânio e diamantes. A capital, Lubumbashi, é a segunda maior cidade do Congo.


No passado, Catanga lutou significantemente pela independência em relação ao resto do país. Em 2009, o nome sobreviverá apenas como Alto-Catanga (Haut-Katanga), uma das quatro novas províncias.


Logo a seguir à independência do Congo Belga, dada pela Bélgica, tentou ser também independente com a ajuda deste país, sob a liderança de Moïse Tshombe. Proclamou a independência em 11 de julho de 1960.


Apesar da guerra civil e da intervenção da ONU, em 1963, o governo central liderado por Kasavuvu, conseguiu que a região voltasse a ser integrada neste país, denominado Congo-Kinshasa, depois Zaire e actualmente República Democrática do Congo.





Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Democrática do Congo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

count number of partitions of a set with n elements into k subsets

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks