Comprimento do arco




A determinação do comprimento de segmentos de arco irregular — também conhecido como retificação de uma curva — representou uma dificuldade histórica. Embora muitos métodos tenham sido utilizados para curvas específicas, o advento do cálculo levou a uma formulação geral que provê a solução em alguns casos.




Índice






  • 1 Definição precisa


  • 2 Métodos modernos


  • 3 Notas


  • 4 Referências





Definição precisa |


Arclength.svg

Escolher um finito número de pontos ao longo de uma curva e conectar cada um destes pontos com o próximo com uma linha reta. A soma do comprimento de cada um destes segmentos é o comprimento de um caminho polinomial.


Definição: O comprimento de uma curva é o menor número tal que o comprimento dos caminhos polinomiais nunca pode ultrapassar, não importando quanto juntos sejam colocados os pontos finais do segmentos.


Na linguagem matemática, o comprimento do arco é o supremo de todos comprimentos de um dado caminho polinomial.



Métodos modernos |


Considere uma função f(x){displaystyle f(x),}{displaystyle f(x),} tal que f(x){displaystyle f(x),}{displaystyle f(x),} e f′(x){displaystyle f'(x),}{displaystyle f'(x),} (isto é a derivada em relação a x) são contínuas em [ab] . O comprimento s de parte do gráfico de f entre x = a e x = b é dado pela fórmula:


s=∫ab1+[f′(x)]2dx.{displaystyle s=int _{a}^{b}{sqrt {1+[f'(x)]^{2}}},dx.}{displaystyle s=int _{a}^{b}{sqrt {1+[f'(x)]^{2}}},dx.}

a qual se deriva da fórmula da distância aproximada do comprimento do arco composto de muitos pequenos segmentos de reta. Como o número de segmentos tende para o infinito (pelo uso da integral) esta aproximação se torna um valor exato.


Se a curva é definida parametricamente por x=X(t){displaystyle x=X(t),}{displaystyle x=X(t),} e y=Y(t){displaystyle y=Y(t),}{displaystyle y=Y(t),}, então o comprimento do arco entre t = a e t = b é[1]


s=∫ab[X′(t)]2+[Y′(t)]2dt.{displaystyle s=int _{a}^{b}{sqrt {[X'(t)]^{2}+[Y'(t)]^{2}}},dt.}{displaystyle s=int _{a}^{b}{sqrt {[X'(t)]^{2}+[Y'(t)]^{2}}},dt.}

Deve-se notar que a definição acima só pode ser considerada rigorosa caso se prove que duas parametrizações distintas geram o mesmo comprimento de arco.



Notas |




  1. Carmo (2010), p. 7.



Referências |



  • Carmo, Manfredo Perdigão do (2010). Geometria Diferencial de Curvas e Superfícies 4 ed. Rio de Janeiro: SBM. ISBN 978-85-85818-26-5 



Popular posts from this blog

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks

Contact image not getting when fetch all contact list from iPhone by CNContact

Calculate evaluation metrics using cross_val_predict sklearn