Movimento retilíneo
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Diagramas de movimento orbital de um satélite ao redor da Terra, mostrando a velocidade e aceleração. |
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Movimento retilíneo é aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Nesse movimento a direção do vetor velocidade é constante.[1]
Índice
1 Tipos de movimento retilíneo
1.1 Movimento retilíneo uniforme
1.2 Movimento retilíneo uniformemente variado
2 Equações dos movimentos retilíneos
2.1 Equações do MRU
2.2 Equações do MRUV
3 Ver também
4 Referências
5 Ligações externas
Tipos de movimento retilíneo |
Os movimentos retilíneos mais comumente estudados são o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado.
Movimento retilíneo uniforme |
Ver artigo principal: Movimento retilíneo uniforme
No movimento retilíneo uniforme (MRU), o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e portanto a aceleração é nula. O corpo, ou ponto material, se desloca em distâncias iguais e em intervalos de tempo iguais, vale lembrar que, uma vez que não se tem aceleração, sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula (primeira lei de Newton - Lei da Inércia). Uma das características dele é que sua velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média.
Movimento retilíneo uniformemente variado |
Já o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), é o movimento em que o corpo sofre aceleração constante, mudando de velocidade num dado incremento ou decremento conhecido. Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de movimento retilíneo uniformemente acelerado. Caso a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento pode ser chamado de movimento retilíneo uniformemente retardado.
A queda livre dos corpos, em regiões próxima à Terra, é um movimento retilíneo uniformemente variado. Uma vez que nas proximidades da Terra o campo gravitacional pode ser considerado uniforme. O movimento retilíneo pode ainda variar sem uma ordem muito clara, quando a aceleração não for constante.
É importante salientar que no MCU (movimento circular uniforme) a força resultante não é nula. A força centrípeta dá a aceleração necessária para que o móvel mude sua direção sem mudar o módulo de sua velocidade. Porém, o vetor velocidade está constantemente mudando.
Equações dos movimentos retilíneos |
Em qualquer movimento retilíneo a velocidade média é:
vm=ΔsΔt{displaystyle v_{m}={frac {Delta s}{Delta t}}}
E a aceleração média é:
am=ΔvΔt{displaystyle a_{m}={frac {Delta v}{Delta t}}}
Para as equações, usa-se geralmente os símbolos to{displaystyle t_{o}},so{displaystyle s_{o}} e vo{displaystyle v_{o}} para o tempo, a posição e a velocidade iniciais respectivamente. O símbolo a{displaystyle a} representa a aceleração, t{displaystyle t} a variável tempo, s{displaystyle s} e v{displaystyle v} representam a posição e a velocidade em um determinado instante.
Equações do MRU |
Como v é constante no MRU a velocidade a qualquer instante é igual à velocidade média:
v=vm{displaystyle v=v_{m}}
Ou seja:
v=ΔsΔt{displaystyle v={frac {Delta s}{Delta t}}}
Como Δs= s−so{displaystyle Delta s= s-s_{o}} podemos transformar a equação acima em uma função da posição em relação ao tempo:
s=so+vt{displaystyle s=s_{o}+vt}
Note que a equação acima assume que to=0{displaystyle t_{o}=0}, se o valor inicial do tempo não for zero basta trocar t{displaystyle t} por Δt{displaystyle Delta t}. Essa é uma função linear, portanto o gráfico posição versus tempo seria uma reta, e a tangente do ângulo de inclinação dessa em relação ao eixo do tempo é o valor da velocidade.
Equações do MRUV |
No caso do MRUV a aceleração é constante, portanto:
a=am{displaystyle a=a_{m}}
Assim:
a=ΔvΔt{displaystyle a={frac {Delta v}{Delta t}}} => Δv=a.Δt{displaystyle {Delta v}=a.{Delta t}}
De forma similar ao que foi feito com o MRU, como Δv=v−vo{displaystyle Delta v=v-v_{o}} podemos escrever a função da velocidade em relação ao tempo, com a equação (1):
a.Δt=v−vo{displaystyle a.{Delta t}=v-v_{o}}
Assim,
v=vo+at{displaystyle v=v_{o}+at}
Essa é uma função linear, portanto sua representação num gráfico velocidade versus tempo é uma reta. A área entre essa reta e o eixo do tempo, em um intervalo temporal é o valor da distância percorrida nesse intervalo (a figura formada será um triângulo ou um trapézio). O coeficiente angular dessa reta em relação ao eixo do tempo é o valor da aceleração.
Para se encontrar a função da posição em relação ao tempo pode-se integrar a função v=vo+at{displaystyle v=v_{o}+at} em função do tempo:
s=so+vot+at22{displaystyle s=s_{o}+v_{o}t+{frac {at^{2}}{2}}}
Essa nova função é quadrática representando uma parábola no gráfico espaço versus tempo. A velocidade no instante t{displaystyle t} é igual ao coeficiente angular da reta tangente à parábola no ponto correspondente a t{displaystyle t}.
Manipulando-se as equações é possível encontrar a velocidade em função do deslocamento, a chamada equação de Torricelli:
v2=vo2+2aΔs{displaystyle v^{2}=v_{o}^{2}+2aDelta s}
Essa equação é particularmente útil quando se quer evitar a variável tempo. Analogamente, pode-se manipular as equações anteriores para se evitar a variável aceleração, chegando-se a:
Δs=v+vo2t{displaystyle Delta s={frac {v+v_{o}}{2}}t}
Ver também |
- Movimento
- Mecânica clássica
- Cinemática
- Momento linear
- Movimento circular
- Momento angular
- Movimento periódico
- Movimento parabólico
Referências
↑ Young, Hugh D.; Freedman, Roger A. (2016). Física. 1 14 ed. São Paulo: Pearson. p. 37. ISBN 978-85-430-0568-3
Ligações externas |
www.fisica.com - Site voltado ao ensino e a divulgação de Física, Astronomia e Tecnologia
www.adorofisica.com.br - Site destinado a aprendizagem de física.