Coke Zero 400

Multi tool use
Provas NASCAR - Monster Energy Cup |
---|
Provas ativas |
Sprint Unlimited |
Can-Am Duels |
Daytona 500 |
Folds of Honor QuikTrip 500 |
Kobalt 400 |
Good Sam 500 |
Auto Club 400 |
STP 500 |
Duck Commander 500 |
Food City 500 |
Toyota Owners 400 |
GEICO 500 |
SpongeBob SquarePants 400 |
NASCAR Sprint All-Star Race |
Coca-Cola 600 |
FedEx 400 |
Axalta "We Paint Winners" 400 |
Quicken Loans 400 |
Toyota/Save Mart 350 |
Coke Zero 400 |
Quaker State 400 |
Camping World RV Sales 301 |
Brickyard 400 |
Pennsylvania 400 |
Cheez-It 355 at The Glen |
Pure Michigan 400 |
Irwin Tools Night Race |
Bojangles' Southern 500 |
Federated Auto Parts 400 |
Provas dos Playoffs |
Round of 16 |
Chicagoland 400 |
Sylvania 300 |
AAA 400 |
Round of 12 |
Bank of America 500 |
CampingWorld.com 500 |
Hollywood Casino 400 |
Round of 8 |
Goody's Headache Relief Shot 500 |
AAA Texas 500 |
Quicken Loans Race for Heroes 500 |
Championship 4 |
Ford EcoBoost 400 |
Provas inativas/extintas |
Alamo 500 (1972-73) |
Budweiser 400 (1970-81) |
Budweiser NASCAR 400 (1979-81) |
Carolina Dodge Dealers 400(1952, 1957-2004) |
Coca-Cola 500 (Motegi) (1998) |
Coors 420 (1973-84) |
First Union 400 (1951-85) |
Kobalt Tools 500 (1960-2010) |
Los Angeles Times 500 (1971-72, 1974-80) |
Music City USA 420 (1973-80) |
Myers Brothers 200 (1962) |
Northern 300 (1958-59, 1967-72) |
Pepsi 420 (1958-84) |
Pepsi Max 400 (2004-2010) |
Pop Secret Microwave Popcorn 400 (1965-2003) |
Subway 400 (1966-2004) |
NASCAR Thunder 100 (1996-97) |
Tyson Holly Farms 400 (1949-96) |
Winston Western 500 (1958-87) |
A chamada 400 Milhas de Daytona(referida por razões de publicidade como Coke Zero 400) é a corrida no superoval encurtada para 400 milhas (644 km) realizada no Daytona International Speedway pela Monster Energy NASCAR Cup Series, também conhecida como Daytona 400. Realizada sempre na semana do 4 de Julho (Independência norte-americana) disputada desde 1959 como o segundo grande evento do circuito atrás da Daytona 500. Desde 1998 é realizada durante a noite e as 4 primeiras edições dessa prova foram corridas com 250 milhas de distância.
As "400 milhas de Daytona" (também chamado de Coke Zero 400 por causa da publicidade) é uma corrida da NASCAR Sprint Cup, que tem lugar no layout oval de 2,5 milhas (4 0 km) desde 1959 no Daytona International Speedway. A corrida tem uma duração de 160 voltas, 400 milhas (640 km), e é o segundo maior evento de carros que ocorre em Daytona na NASCAR Sprint Cup, com o outro sendo as 500 milhas de Daytona.
Nas quatro primeiras edições da corrida foram 100 voltas, portanto 250 milhas. Em seguida, estende-se a corrida em 1963 para 160 voltas, 400 milhas.
Desde a primeira corrida em 1959 até 1987, celebrou-se a corrida, em 4 de julho, que é o chamado "Independence Day". Desde 1988, a corrida foi realizada no primeiro sábado de julho, o mais próximo para o dia nacional. Desde 1998, é a primeira corrida de pista que ocorre à noite. [1][2]
Índice
1 Estatísticas e recordes da corrida
2 Estatísticas
2.1 Lista de vencedores da Daytona 400 por piloto, equipe e marca
2.2 Pilotos múltiplas vezes vencedores
2.3 Equipes múltiplas vezes vencedoras
2.4 Vitórias das marcas/montadoras
3 Ver também
Estatísticas e recordes da corrida |
David Pearson é o maior vencedor da corrida, com cinco vitórias, seguido por Cale Yarborough e Tony Stewart que tem quatro vitórias. Quanto as marcas, Chevrolet e Ford são os mais bem sucedidas.
Venceram as 500 Milhas de Daytona e as 400 Milhas de Daytona(Coke Zero 400) no mesmo ano
Piloto vencedor da Daytona 500/400 Milhas de Daytona | Anos |
---|---|
Fireball Roberts | 1962 |
Cale Yarborough | 1968 |
LeeRoy Yarbrough | 1969 |
Bobby Allison | 1982 |
Jimmie Johnson | 2013 |
Segue a lista, até fevereiro de 2015, os recordes das voltas e médias horárias de velocidade no circuito oval de 2,5 milhas (4 0 km) de Daytona, computados até esta data, a seguir. Ela inclui provas de divisões inferiores da NASCAR: NASCAR Xfinity Series e NASCAR Camping World Truck Series:[3]
Recorde | Ano | Data | Piloto | Marca | Tempo | Velocidade/Vel.Média |
---|---|---|---|---|---|---|
NASCAR Sprint Cup Series | ||||||
Volta de Classificação mais rápida | 1987 | 9 de fevereiro | Bill Elliott | Ford | 42.783 | 210,364 mph (338 548 km/h) |
A Daytona 500 mais rápida - 500 milhas (800 km) |
1980 | 17 de fevereiro | Buddy Baker | Oldsmobile | 2:48:55 | 177,602 mph (285 823 km/h) |
400 milhas (640 km) de Daytona mais rápida | 1980 | 4 de julho | Bobby Allison | Oldsmobile | 2:18:21 | 173,473 mph (279 178 km/h) |
250 milhas (400 km) de Daytona mais rápida | 1961 | 4 de julho | David Pearson | Pontiac | 1:37:13 | 154,294 mph (248 312 km/h) |
NASCAR Xfinity Series | ||||||
Volta de Classificação mais rápida | 1987 | Tommy Houston | Buick | 46.298 | 194,389 mph (312 839 km/h) |
|
300 milhas (480 km) mais rápida | 1985 | 16 de fevereiro | Geoff Bodine | Pontiac | 1:54:33 | 157,137 mph (252 887 km/h) |
250 milhas (400 km) mais rápida | 2003 | 4 de julho | Dale Earnhardt Jr. | Chevrolet | 1:37:35 | 153,715 mph (247 380 km/h) |
NASCAR Camping World Truck Series | ||||||
Volta de Classificação mais rápida | 2015 | 20 de fevereiro | Spencer Gallagher | Chevrolet | 47.332 | 190,146 mph (306 010 km/h) |
250 milhas (400 km) mais rápida | 2006 | 17 de fevereiro | Mark Martin | Ford | 1:42:18 | 146,622 mph (235 965 km/h) |
Estatísticas |
Coke Zero 400 | |
---|---|
Local |
Daytona International Speedway |
Patrocinador(es) principal(is) |
The Coca-Cola Company |
Ano de estreia |
1959 |
Distância |
400 milhas/644 km |
Voltas |
160 |
Nomes usados |
Firecracker 250 (1959-1962) |
Lista de vencedores da Daytona 400 por piloto, equipe e marca |
Ano |
Piloto |
Equipe |
Marca |
Distância da corrida |
Tempo |
Velocidade media (mph) |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|
Voltas |
Milhas (km) |
||||||
1959 |
Fireball Roberts |
Jim Stephens |
Pontiac |
100 |
250 (402.336) |
1:46:42 |
140.581 |
1960 |
Jack Smith |
Jack Smith |
Pontiac |
100 |
250 (402.336) |
1:42:09 |
146.842 |
1961 |
David Pearson |
John Masoni |
Pontiac |
100 |
250 (402.336) |
1:37:13 |
154.294 |
1962 |
Fireball Roberts |
Banjo Matthews |
Pontiac |
100 |
250 (402.336) |
1:37:36 |
153.688 |
1963 |
Fireball Roberts |
Holman-Moody |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:39:01 |
150.927 |
1964 |
A. J. Foyt |
Ray Nichels |
Dodge |
160 |
400 (643.737) |
2:38:28 |
151.451 |
1965 |
A. J. Foyt |
Wood Brothers |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:39:57 |
150.046 |
1966 |
Sam McQuagg |
Ray Nichels |
Dodge |
160 |
400 (643.737) |
2:36:02 |
153.813 |
1967 |
Cale Yarborough |
Wood Brothers |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:47:09 |
143.583 |
1968 |
Cale Yarborough |
Wood Brothers |
Mercury |
160 |
400 (643.737) |
2:23:30 |
167.247 |
1969 |
LeeRoy Yarbrough |
Junior Johnson |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:29:11 |
160.875 |
1970 |
Donnie Allison |
Banjo Matthews |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:27:56 |
162.235 |
1971 |
Bobby Isaac |
Nord Krauskopf |
Dodge |
160 |
400 (643.737) |
2:28:12 |
161.947 |
1972 |
David Pearson |
Wood Brothers |
Mercury |
160 |
400 (643.737) |
2:29:14 |
160.821 |
1973 |
David Pearson |
Wood Brothers |
Mercury |
160 |
400 (643.737) |
2:31:27 |
158.468 |
1974 |
David Pearson |
Wood Brothers |
Mercury |
160 |
400 (643.737) |
2:53:32 |
138.310 |
1975 |
Richard Petty |
Petty |
Dodge |
160 |
400 (643.737) |
2:31:32 |
158.381 |
1976 |
Cale Yarborough |
Junior Johnson |
Buick |
160 |
400 (643.737) |
2:29:06 |
160.966 |
1977* |
Richard Petty |
Petty |
Dodge |
160 |
400 (643.737) |
2:48:10 |
142.716 |
1978 |
David Pearson |
Wood Brothers |
Mercury |
160 |
400 (643.737) |
2:35:30 |
154.340 |
1979 |
Neil Bonnett |
Wood Brothers |
Mercury |
160 |
400 (643.737) |
2:18:49 |
172.890 |
1980 |
Bobby Allison |
Bud Moore |
Mercury |
160 |
400 (643.737) |
2:18:21 |
173.473 |
1981 |
Cale Yarborough |
M.C. Anderson |
Buick |
160 |
400 (643.737) |
2:48:32 |
142.588 |
1982 |
Bobby Allison |
DiGard |
Buick |
160 |
400 (643.737) |
2:27:09 |
163.099 |
1983 |
Buddy Baker |
Wood Brothers |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:23:20 |
167.442 |
1984 |
Richard Petty |
Mike Curb |
Pontiac |
160 |
400 (643.737) |
2:19:59 |
171.204 |
1985 |
Greg Sacks |
DiGard |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:31:12 |
158.730 |
1986 |
Tim Richmond |
Hendrick |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
3:01:56 |
131.916 |
1987 |
Bobby Allison |
Stavola Brothers |
Buick |
160 |
400 (643.737) |
2:29:00 |
161.074 |
1988 |
Bill Elliott |
Melling |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:26:58 |
163.302 |
1989 |
Davey Allison |
Robert Yates |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
3:01:32 |
132.207 |
1990 |
Dale Earnhardt |
Richard Childress |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:29:10 |
160.894 |
1991 |
Bill Elliott |
Melling Racing |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:30:50 |
159.116 |
1992 |
Ernie Irvan |
Morgan-McClure |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:20:47 |
170.457 |
1993 |
Dale Earnhardt |
Richard Childress |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:38:09 |
151.755 |
1994 |
Jimmy Spencer |
Junior Johnson |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:34:17 |
155.558 |
1995 |
Jeff Gordon |
Hendrick |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:23:44 |
166.976 |
1996 |
Sterling Marlin |
Morgan-McClure |
Chevrolet |
117* |
292.5 (470.733) |
1:48:36 |
161.602 |
1997 |
John Andretti |
Cale Yarborough |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:32:06 |
157.791 |
1998* |
Jeff Gordon |
Hendrick |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:46:02 |
144.549 |
1999 |
Dale Jarrett |
Robert Yates |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:21:50 |
169.213 |
2000 |
Jeff Burton |
Roush |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:41:32 |
148.576 |
2001 |
Dale Earnhardt, Jr. |
Dale Earnhardt |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:32:17 |
157.601 |
2002 |
Michael Waltrip |
Dale Earnhardt |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:56:32 |
135.952 |
2003 |
Greg Biffle |
Roush |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:24:29 |
166.109 |
2004 |
Jeff Gordon |
Hendrick |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:45:23 |
145.117 |
2005 |
Tony Stewart |
Joe Gibbs |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
3:03:11 |
131.016 |
2006 |
Tony Stewart |
Joe Gibbs |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:36:43 |
153.143 |
2007 |
Jamie McMurray |
Roush Fenway |
Ford |
160 |
400 (643.737) |
2:52:41 |
138.983 |
2008 |
Kyle Busch |
Joe Gibbs |
Toyota |
162* |
405 (651.784) |
2:55:23 |
138.554 |
2009 |
Tony Stewart |
Stewart-Haas |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:48:28 |
142.461 |
2010 |
Kevin Harvick |
Richard Childress |
Chevrolet |
166* |
415 (667.877) |
3:03:28 |
130.814 |
2011 |
David Ragan |
Roush Fenway |
Ford |
170* |
425 (683.971) |
2:39:53 |
159.491 |
2012 |
Tony Stewart |
Stewart-Haas |
Chevrolet |
160 |
400 (643.737) |
2:32:14 |
157.653 |
2013 |
Jimmie Johnson |
Hendrick |
Chevrolet |
161* |
402.5 (647.76) |
2:36:30 |
154.313 |
2014* |
Aric Almirola |
Richard Petty |
Ford |
112* |
280 (450.616) |
2:09:13 |
130.014 |
2015* |
Dale Earnhardt, Jr. |
Hendrick Motorsports |
Chevrolet |
161* |
402.5 (647.76) |
2:58:58 |
134.941 |
2016 |
Brad Keselowski |
Penske |
Ford |
161* |
402.5 (647.76) |
2:40:38 |
150.342 |
2017 |
Ricky Stenhouse Jr. |
Roush Fenway |
Ford |
163* |
407.5 (655.807) |
3:17:12 |
123.986 |
Pilotos múltiplas vezes vencedores |
Vitórias |
Pilotos |
Corridas vencidas |
---|---|---|
5 |
David Pearson |
1961, 1972, 1973, 1974, 1978 |
4 |
Cale Yarborough |
1967, 1968, 1976, 1981 |
Tony Stewart |
2005, 2006, 2009, 2012 |
|
3 |
Fireball Roberts |
1959, 1962, 1963 |
Richard Petty |
1975, 1977, 1984 |
|
Bobby Allison |
1980, 1982, 1987 |
|
Jeff Gordon |
1995, 1998, 2004 |
|
2 |
A. J. Foyt |
1964, 1965 |
Bill Elliott |
1988, 1991 |
|
Dale Earnhardt |
1990, 1993 |
|
Dale Earnhardt, Jr. |
2001, 2015 |
Equipes múltiplas vezes vencedoras |
Vitórias |
Equipe |
Corridas vencidas |
---|---|---|
9 |
Wood Brothers Racing |
1965, 1967, 1968, 1972, 1973, 1974, 1978, 1979, 1983 |
6 |
Hendrick Motorsports |
1986, 1995, 1998, 2004, 2013, 2015 |
4 |
Roush Fenway Racing |
2000, 2003, 2007, 2011 |
3 |
Junior Johnson & Associates |
1969, 1976, 1994 |
Richard Childress Racing |
1990, 1993, 2010 |
|
Joe Gibbs Racing |
2005, 2006, 2008 |
|
2 |
Banjo Matthews |
1962, 1970 |
Ray Nichels |
1964, 1966 |
|
Petty Enterprises |
1975, 1977 |
|
DiGard Motorsports |
1982, 1985 |
|
Melling Racing |
1988, 1991 |
|
Robert Yates Racing |
1989, 1999 |
|
Morgan-McClure Motorsports |
1992, 1996 |
|
Dale Earnhardt, Inc. |
2001, 2002 |
|
Stewart-Haas Racing |
2009, 2012 |
Vitórias das marcas/montadoras |
Vitórias |
Marca |
Corridas vencidas |
---|---|---|
18 |
Chevrolet |
1985, 1986, 1990, 1992, 1993, 1995, 1996, 1998, 2001, 2002, 2004, 2005, 2006, 2009, 2010, 2012, 2013, 2015 |
Ford |
1963, 1965, 1967, 1969, 1970, 1983, 1988, 1989, 1991, 1994, 1997, 1999, 2000, 2003, 2007, 2011, 2014, 2016 |
|
7 |
Mercury |
1968, 1972, 1973, 1974, 1978, 1973, 1980 |
5 |
Dodge |
1964, 1966, 1971, 1975, 1977 |
Pontiac |
1959, 1960, 1958, 1962, 1984 |
|
4 |
Buick |
1976, 1981, 1982, 1987 |
1 |
Toyota |
2008 |
Ver também |
- Advance Auto Parts Clash
- Can-Am Duel
- Daytona 500
- Lista de corridas da NASCAR Cup Series
|
↑ http://news.google.com/newspapers?id=JD4sAAAAIBAJ&sjid=jM4EAAAAIBAJ&pg=6919,944255&dq=firecracker+400+moved+to+saturday&hl=en
↑ http://news.google.com/newspapers?id=hrFDAAAAIBAJ&sjid=K68MAAAAIBAJ&pg=3518, 1397301
↑ «Race Results at Daytona International Speedway». racing-reference.info. Consultado em 22 de novembro de 2010
aQ 4,Sy3 dOTUWnFIzmJuGjq1SVuuXIpRHh1gxMzas4Rc9