Leoš Janáček
Leoš Janáček | |
---|---|
![]() | |
Nascimento | 3 de julho de 1854 Hukvaldy |
Morte | 12 de agosto de 1928 (74 anos) Ostrava |
Cidadania | Império Austríaco, Tchecoslováquia |
Etnia | Tchecos |
Alma mater | Escola Superior de música e arte dramática Felix Mendelssohn Bartholdy |
Ocupação | compositor, musicólogo, pedagogo, maestro, músico, libretista |
Magnum opus | Jenůfa |
Religião | ateísmo |
Causa da morte | Pneumonia |
Assinatura | |
![]() | |
[edite no Wikidata] |

Janáček com sua esposa Zdenka em 1881

Leoš Janáček (AFI: [ˈlɛoʃ ˈjanaːtʃɛk], Hukvaldy, Morávia, 3 de julho de 1854 — Ostrava, 12 de agosto de 1928) foi um compositor tcheco.
Estudou em Brno, Praga, Leipzig, São Petersburgo (1870) e Viena (1879–80), onde foi aluno de Franz Krenn.
De 1881 até 1919 foi diretor do colégio de organistas em Brno. Dedicou-se desde cedo à crítica e à pesquisa de música folclórica, que empreendeu com Frantisek Bartos.
Entre 1884 e 1888, publicou o jornal Hudebni Listy. Sua primeira ópera, Šárka, era romântica, ao estilo de Wagner e Smetana.
Em 1896, visitou novamente a Rússia e influências desta viagem são evidentes em sua ópera Káťa Kabanová ("Kátia Kabanová"), de 1921 e na rapsódia orquestral Taras Bulba, de 1924.
Janáček havia criado um estilo checo com sua ópera Její pastorkyňa ("Sua Enteada"), posteriormente chamada Jenůfa. A representação desta obra em 1916 estabeleceu finalmente sua reputação de compositor. Entre suas obras também figuram as óperas: Věc Makropulos ("O Caso Makropulos"), de 1926, Z mrtvého domu ("Da Casa dos Mortos"), de 1927 e a sátira Výlety pana Broučka ("As excursões do Sr. Brouček"), de 1920.
No campo da música sacra escreveu a Missa Glagolítica, com letra em eslavo eclesiástico.
Sua última peça orquestral foi a famosa "Sinfonietta", inicialmente composta para uma competição de ginástica em Brno, transformando-se numa tributo à cidade. Constitui-se de cinco movimentos (Fanfarra, O Castelo, O Convento da Rainha, A Rua, A Prefeitura) no qual cada um remete a uma paisagem de determinada época. Ficou conhecida pela inclusão de doze trompetes e sutis contrapontos.
Ligações externas |
- Obras de Leoš Janáček no International Music Score Library Project